O licenciando em música e o planejamento para a aula de música na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Magno Altieri Chaves de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33748
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) teve como temática o Planejamento das aulas de música na Educação Básica sob a ótica de licenciandos(as) em música. O objetivo geral está focado em investigar o Planejamento para as aulas de música, especificamente sob a ótica de licenciandos em Música da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para embasamento da pesquisa, busquei fundamentos em estudos e proposições da Educação e da Educação Musical. Sobre planejamento, visitei Romanelli (2014), Libâneo (2013), Freire (1996) e, sobre formação de professores, Silva Neta (2013), Gaulke (2013), Nóvoa (1995), Oliveira (2015) e Kandler, Gums e Schambeck (2014). Para saber o que já havia sido produzido sobre o assunto, revisei os Anais da ABEM, de 2008 a 2015. Quanto à metodologia, optei pela abordagem quantitativa, adotando, como método de investigação, o survey, com amostra não probabilística (BABBIE, 1999), a fim de, por meio de questionários, levantar informações sobre as características, ações e opiniões dos respondentes sobre o assunto. Os resultados indicaram a importância dos estágios para aproximar o licenciando da educação básica. Além disso, indicaram que os respondentes estão unindo o conteúdo musical com as vivências de seus alunos ainda no planejamento da aula e que, quando se trata de escola pública, fazem um planejamento diferenciado, levando sempre músicas cantadas para as aulas. Os respondentes demonstraram que avaliam seus alunos a cada passo e, também, por sua participação nas atividades. O planejamento parece ser, comumente, realizado na mesma semana em que a aula ocorre, e o Youtube, na maioria dos casos, é a maior fonte de inspiração dos respondentes neste processo. A elaboração das atividades tende a ser vista como algo de dificuldade mediana, sendo as aulas para o Ensino Médio aquelas em que encontram mais dificuldade para obter materiais de apoio - sendo a elaboração de atividades para a educação infantil, aquelas em que menos encontram dificuldades. Cabe frisar que, em sua grande parte, os respondentes indicaram preferir atuar no ensino especializado. E a esfera pública é aquela que mais os atrai para atuação futura. Considero que os resultados apresentados neste trabalho tenham evidenciado um pouco do contato de licenciandos em música com a educação básica, sobretudo no que se refere ao Planejamento de aulas e como este contexto figura em suas perspectivas atuais e futuras.
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Para embasamento da pesquisa, busquei fundamentos em estudos e proposições da Educação e da Educação Musical. Sobre planejamento, visitei Romanelli (2014), Libâneo (2013), Freire (1996) e, sobre formação de professores, Silva Neta (2013), Gaulke (2013), Nóvoa (1995), Oliveira (2015) e Kandler, Gums e Schambeck (2014). Para saber o que já havia sido produzido sobre o assunto, revisei os Anais da ABEM, de 2008 a 2015. Quanto à metodologia, optei pela abordagem quantitativa, adotando, como método de investigação, o survey, com amostra não probabilística (BABBIE, 1999), a fim de, por meio de questionários, levantar informações sobre as características, ações e opiniões dos respondentes sobre o assunto. Os resultados indicaram a importância dos estágios para aproximar o licenciando da educação básica. Além disso, indicaram que os respondentes estão unindo o conteúdo musical com as vivências de seus alunos ainda no planejamento da aula e que, quando se trata de escola pública, fazem um planejamento diferenciado, levando sempre músicas cantadas para as aulas. Os respondentes demonstraram que avaliam seus alunos a cada passo e, também, por sua participação nas atividades. O planejamento parece ser, comumente, realizado na mesma semana em que a aula ocorre, e o Youtube, na maioria dos casos, é a maior fonte de inspiração dos respondentes neste processo. A elaboração das atividades tende a ser vista como algo de dificuldade mediana, sendo as aulas para o Ensino Médio aquelas em que encontram mais dificuldade para obter materiais de apoio - sendo a elaboração de atividades para a educação infantil, aquelas em que menos encontram dificuldades. Cabe frisar que, em sua grande parte, os respondentes indicaram preferir atuar no ensino especializado. E a esfera pública é aquela que mais os atrai para atuação futura. Considero que os resultados apresentados neste trabalho tenham evidenciado um pouco do contato de licenciandos em música com a educação básica, sobretudo no que se refere ao Planejamento de aulas e como este contexto figura em suas perspectivas atuais e futuras.This work of course completion (TCC) had as its theme the planning of music classes in basic education from the perspective of graduates in music. The general objective is to investigate planning for music lessons, specifically from the perspective of graduates in Music from the School of Music of the Federal University of Rio Grande do Norte. For the background of the research, I found grounds in studies and propositions of Education and Music Education. On planning, I have visited Romanelli (2014), Libaneo (2013), Freire (1996) and teacher training, Silva Neta (2013), Gaulke (2013), Nóvoa (1995), Oliveira (2015) and Kandler, Gums and Schambeck (2014). To know what had already been produced on the subject, I reviewed the ABEM Annals, from 2008 to 2015, respectively. Regarding the methodology, I opted for the quantitative approach, adopting as a research method, the survey, with a non-probabilistic sample (BABBIE, 1999), in order to collect information on the characteristics, actions and opinions of the respondents subject matter. The results indicated the importance of the stages to approach the graduating of basic education. In addition, it was evidenced that the respondent graduates are uniting the musical content with the experiences of their students still in the planning of the class and that, when it comes to public school, they make a different planning and always take songs sung for their classes. Respondent graduates have demonstrated that they evaluate their students at every step taken and also by their participation in the activities. Planning seems to be usually done the same week as the lesson occurs, and YouTube, in most cases, is the greatest source of inspiration for respondents in this process. The elaboration of the activities tends to be seen as something of medium difficulty, with the classes for High School being those in which they find it more difficult to find support materials and, for children's education, those in which they least encounter difficulty. It should be noted that, for the most part, the respondents indicated that they prefer to work in specialized education, and the public sphere is the one that most attracts them to action in this context. Thus, I consider that the results, presented in this work, have shown us a bit of the reality among the graduating regarding the positioning about class planning and about what these classes would be like in general.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilLicenciatura em MúsicaPlanejamento de aulaEducação básicaFormação de professores de músicaClass planningMusic teacher trainingBasic educationO licenciando em música e o planejamento para a aula de música na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC_MAGNO_ALTIERI_CHAVES_DE_SOUSA_FINAL.pdfapplication/pdf1030384https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33748/1/TCC_MAGNO_ALTIERI_CHAVES_DE_SOUSA_FINAL.pdf3104205cccff1e8fa1a1034ef7ce8f27MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33748/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33748/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTTCC_MAGNO_ALTIERI_CHAVES_DE_SOUSA_FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain108863https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33748/4/TCC_MAGNO_ALTIERI_CHAVES_DE_SOUSA_FINAL.pdf.txt1db6ea506c6e3a72a09bfd8abcfe21e0MD54123456789/337482023-03-03 22:12:52.734oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-04T01:12:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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