Avaliação de eficiência de agências bancárias no nordeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Jefferson Bruno Soares de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47100
Resumo: A avaliação de desempenho tem sido uma ferramenta muito importante na gestão das empresas de qualquer setor de atuação. Atualmente, o mercado financeiro tem apresentado um ambiente muito competitivo no qual exige de ferramentas de controle gerencial. Para atender essa necessidade de mercado, a presente dissertação tem como objetivo geral avaliar a eficiência das agências bancárias por meio do modelo matemático de rede com o uso da Análise Envoltória de Dados para classificar na perspectiva micro (agências bancárias do estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte) as agências bancárias eficientes, ineficientes e as variáveis mais significativas para atingir um melhor desempenho de uma grande empresa do sistema bancário, no período de 2012 e 2013. Ao criar e intermediar os recursos, às instituições financeiras ampliam as possibilidades de diversificação da riqueza para indivíduos e firmas, além de oferecer serviços indispensáveis à operacionalização dos recursos de comércio e de capital. Justifica-se o uso dessa modelagem para avaliação de eficiência de modo micro a fim de permitir e identificar as informações para o melhor gerenciamento e a adequação do desempenho empresarial de cada agência bancária. O método de pesquisa aplicado é classificado quali-quanti com uma amostra subdividida de: 15 agências no Rio Grande do Norte e 28 agências no Estado da Paraíba. Em termos de modelagem, utilizou-se o modelo CCR e NDEA orientado ao output, a fim de aumentar as transações operacionais. O modelo de redes foi composto por três estágios: (1) avaliar a eficiência comercial – objetiva-se identificar as agências com o melhor nível operações de transações; (2) avaliar a eficiência de fidelização – objetiva-se identificar as agências mais eficientes no sistema de créditos na inadimplência da pessoa física e jurídica; e (3) avaliação total de eficiência. A partir disso, os resultados apontaram para sinalizar quais agências bancárias são eficiêntes e identificar os pontos críticos para que possa alavancar o desempenho das agências bancárias ineficientes, sobretudo pelo procedimento entre a localização e o desempenho local. Por fim, destacaram-se informações capazes de auxiliar os gestores de instituições financeiras, ressaltando a importância dos sistemas de desempenho e eficiência por meio das melhorias nos microprocessos organizacionais.
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Para atender essa necessidade de mercado, a presente dissertação tem como objetivo geral avaliar a eficiência das agências bancárias por meio do modelo matemático de rede com o uso da Análise Envoltória de Dados para classificar na perspectiva micro (agências bancárias do estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte) as agências bancárias eficientes, ineficientes e as variáveis mais significativas para atingir um melhor desempenho de uma grande empresa do sistema bancário, no período de 2012 e 2013. Ao criar e intermediar os recursos, às instituições financeiras ampliam as possibilidades de diversificação da riqueza para indivíduos e firmas, além de oferecer serviços indispensáveis à operacionalização dos recursos de comércio e de capital. Justifica-se o uso dessa modelagem para avaliação de eficiência de modo micro a fim de permitir e identificar as informações para o melhor gerenciamento e a adequação do desempenho empresarial de cada agência bancária. O método de pesquisa aplicado é classificado quali-quanti com uma amostra subdividida de: 15 agências no Rio Grande do Norte e 28 agências no Estado da Paraíba. Em termos de modelagem, utilizou-se o modelo CCR e NDEA orientado ao output, a fim de aumentar as transações operacionais. O modelo de redes foi composto por três estágios: (1) avaliar a eficiência comercial – objetiva-se identificar as agências com o melhor nível operações de transações; (2) avaliar a eficiência de fidelização – objetiva-se identificar as agências mais eficientes no sistema de créditos na inadimplência da pessoa física e jurídica; e (3) avaliação total de eficiência. A partir disso, os resultados apontaram para sinalizar quais agências bancárias são eficiêntes e identificar os pontos críticos para que possa alavancar o desempenho das agências bancárias ineficientes, sobretudo pelo procedimento entre a localização e o desempenho local. Por fim, destacaram-se informações capazes de auxiliar os gestores de instituições financeiras, ressaltando a importância dos sistemas de desempenho e eficiência por meio das melhorias nos microprocessos organizacionais.The performance evaluation has been a very important tool in the management of companies of any market sector. Currently, the financial market has had a very competitive environment in which there is a management control tools. To meet this market need, this study aims to evaluate the efficiency of bank branches level 4 on the micro perspective (branches of the state of Paraíba and Rio Grande do Norte) in order to classify the efficient banks, inefficient and the most significant variables to achieve a better performance of a great company of the banking system in 2012 and 2013, through mathematical modeling networks Analysis Data Envelopment. By creating and intermediate resources, financial institutions extend the wealth diversification opportunities for individuals and firms, and provide essential services to the operation of the resources of trade and capital. Justified the use of this model for micro mode efficiency rating to enable and identify information for better management and the adequacy of the business performance of each bank branch. The research method applied is rated qualitative and quantitative with a sample split of 15 agencies in Rio Grande do Norte and 28 branches in the state of Paraíba. In terms of modeling used the CCR-oriented model output in order to increase the operating transactions. The model network was composed of three stages: (1) assess the commercial efficiency - the objective is to identify the agencies with the best level transaction operations; (2) evaluate the loyalty efficiency - the objective is to identify the most efficient agencies in the credit system in default of individuals and companies; and (3) evaluation of overall efficiency. From this, the results pointed to signal which banks are efficient and identify the critical points so you can leverage the performance of inefficient banks, especially the procedure between the location and the local performance. Finally, stood out information that can help managers of financial institutions , emphasizing the importance of performance systems and efficiency through improvements in organizational.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOUFRNBrasilAnálise envoltória de dados (DEA)Instituição financeirasAvaliação de eficiênciaAvaliação de eficiência de agências bancárias no nordeste do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaoeficienciaagencias_Medeiros_2015.pdfapplication/pdf4084258https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47100/1/Avaliacaoeficienciaagencias_Medeiros_2015.pdfa85034b1273b05d547f8edfd9b4f5307MD51123456789/471002022-05-04 20:27:13.671oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47100Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-04T23:27:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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