Distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental: o caso da rede municipal de ensino do Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Andrea Rossely da Fonseca
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28140
Resumo: O presente trabalho trata da distorção idade-série de estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental, segunda etapa da Educação Básica brasileira. A investigação teve por objetivo analisar os fatores que impactam no fenômeno da distorção idade-série, na rede municipal de ensino do Natal/RN, sob a perspectiva de estudantes, de 15 a 17 anos, professores e coordenadores pedagógicos. Este estudo, com abordagem qualitativa, tem aporte teóricometodológico fundamentado em alguns autores da teoria histórico-cultural, de L. S. Vygotsky, e nas concepções de J. Dewey. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionário (com perguntas fechadas e abertas), ficha de identificação, entrevistas semiestruturadas e documentos oficiais (arquivos escolares). A pesquisa foi realizada em três escolas municipais da cidade do Natal, com 46 estudantes, 03 professores e 03 coordenadores pedagógicos. A condução do tratamento dos dados coletados, a análise e interpretação foi orientada pelos estudos de Bardin (1977) e Franco (2012), que tratam da técnica de pesquisa Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos evidenciaram que os fatores internos à escola predominam na construção do fenômeno investigado e apontaram indícios de que as dificuldades dos alunos assimilarem os conhecimentos curriculares da Matemática e da Língua Portuguesa são as principais causas do atraso no fluxo escolar, gerando a distorção idade-série; ressalta-se, também, que, no processo de alfabetização, se instaura um conjunto de dificuldades que irão interferir nas aprendizagens posteriores; a ausência de ações efetivas para a correção de fluxo, nos anos finais do Ensino Fundamental, contribui para a recorrência da distorção idade-série; existe uma imagem estigmatizada desses estudantes que parece impedir que sejam vistos como indivíduos capazes de ter sucesso escolar e se desenvolver como cidadãos. Do processo analítico e respectivos resultados, são apresentadas algumas proposições para minimizar a distorção idade-série na rede municipal do Natal.
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Este estudo, com abordagem qualitativa, tem aporte teóricometodológico fundamentado em alguns autores da teoria histórico-cultural, de L. S. Vygotsky, e nas concepções de J. Dewey. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionário (com perguntas fechadas e abertas), ficha de identificação, entrevistas semiestruturadas e documentos oficiais (arquivos escolares). A pesquisa foi realizada em três escolas municipais da cidade do Natal, com 46 estudantes, 03 professores e 03 coordenadores pedagógicos. A condução do tratamento dos dados coletados, a análise e interpretação foi orientada pelos estudos de Bardin (1977) e Franco (2012), que tratam da técnica de pesquisa Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos evidenciaram que os fatores internos à escola predominam na construção do fenômeno investigado e apontaram indícios de que as dificuldades dos alunos assimilarem os conhecimentos curriculares da Matemática e da Língua Portuguesa são as principais causas do atraso no fluxo escolar, gerando a distorção idade-série; ressalta-se, também, que, no processo de alfabetização, se instaura um conjunto de dificuldades que irão interferir nas aprendizagens posteriores; a ausência de ações efetivas para a correção de fluxo, nos anos finais do Ensino Fundamental, contribui para a recorrência da distorção idade-série; existe uma imagem estigmatizada desses estudantes que parece impedir que sejam vistos como indivíduos capazes de ter sucesso escolar e se desenvolver como cidadãos. Do processo analítico e respectivos resultados, são apresentadas algumas proposições para minimizar a distorção idade-série na rede municipal do Natal.This work focuses on the age-grade distortion of students in grades 6 to 9 of elementary education i.e. the final years of the second level of basic education in the Brazilian education system. By taking the perspective of 15 to 17 year-old students, teachers and pedagogical coordinators, the research analyzes factors which impact on age-grade distortion at municipal public schools in Natal/RN. This qualitative study borrows from the theoretical and methodological contributions of Vygotsky´s historical-cultural theory and Dewey´s conceptions. The sources used for collecting data were questionnaire with close and openended questions, identification forms, semi-structured interviews and official documents (school archives). The research was carried out with 46 students, 03 teachers and 03 pedagogical coordinators at three municipal public schools in Natal. Data collection, analysis and interpretation was based on the studies of Bardin (1977) and Franco (2012) on Content Analysis technique. The findings revealed that the school internal factors predominate in the construction of the phenomenon investigated as well as that students ́ difficulties to acquire curriculum knowledge about Mathematics and Portuguese are the main causes of school flow delay, which generates age-grade distortion; it was also observed that in the literacy process a number of difficulties arise and interfere further learning; the absence of effective actions for school flow correction in the final years of elementary school contributes to the incidence of age-grade distortion; there's a stigmatized image of these students preventing them from being seen as individuals who can succeed in school and develop as citizens. Finally, from the analysis and results some proposals are presented to minimize the age-grade distortion at municipal public schools in Natal.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODistorção Idade-SérieFluxo escolarEnsino fundamentalDistorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental: o caso da rede municipal de ensino do Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDistorçãoidade-série_Bezerra_2019.pdf.txtDistorçãoidade-série_Bezerra_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain237077https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28140/2/Distor%c3%a7%c3%a3oidade-s%c3%a9rie_Bezerra_2019.pdf.txtc042f7081e01665558d55b39569b6738MD52THUMBNAILDistorçãoidade-série_Bezerra_2019.pdf.jpgDistorçãoidade-série_Bezerra_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28140/3/Distor%c3%a7%c3%a3oidade-s%c3%a9rie_Bezerra_2019.pdf.jpgd164e0ad0b96e65c951df8a881355297MD53ORIGINALDistorçãoidade-série_Bezerra_2019.pdfapplication/pdf1337598https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28140/1/Distor%c3%a7%c3%a3oidade-s%c3%a9rie_Bezerra_2019.pdf941ea10d1d0c0bbc679e85a9a15fe47dMD51123456789/281402019-12-08 02:27:02.507oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28140Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-08T05:27:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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