Argumento de inclusão regional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Lorenna Mariele Bezerra de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47630
Resumo: A Universidade Federal do Rio Grande – UFRN como forma de implementar uma Política de Interiorização, visando colaborar com o desenvolvimento do interior onde seus campi estão localizados, criou o Argumento de Inclusão Regional – AIR como instrumento a ser utilizado pelos candidatos ao ingresso na graduação que residem nas cidades e arredores dos campi, não restringindo o seu alcance apenas ao Estado do Rio Grande do Norte, abrangendo também uma parte da Paraíba. O Objetivo do estudo reside na análise do AIR sob diversos aspectos, desde a sua concepção, passando pela sua implantação, utilização, comparação com outros instrumentos semelhantes aplicados por outras instituições de ensino, resultando em um exame pormenorizado do instrumento. O trabalho apresenta a natureza do AIR como Ação Afirmativa e discorre sobre os fundamentos desta, e a relaciona com o tema das Políticas Públicas, essenciais para o desenvolvimento da educação e do crescimento regional. A metodologia utilizada na pesquisa apresenta uma natureza predominantemente aplicada, tem como forma de pesquisa a exploratória, e no tocante a abordagem do problema é caracterizada por ser quali-quantitativa, e usa da pesquisa bibliográfica e documental como procedimentos técnicos. Após análise de dados e informações foi possível constatar que o AIR é efetivo no que se propõe, todavia ao verificar alguns critérios dos ingressos de alunos antes do seu advento ficou perceptível que não seria necessário se a forma de ingresso continuasse a ser o vestibular. Com uma nova forma de acesso ao ensino superior mais democrática e universal, vislumbrou-se a necessidade do AIR para combater a evasão e estimular o acesso da população da região ao ensino público. O resultado do trabalho indica que é necessário a criação de uma comissão para atualizar a Resolução nº 177/2013 – CONSEPE/UFRN.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47630A Universidade Federal do Rio Grande – UFRN como forma de implementar uma Política de Interiorização, visando colaborar com o desenvolvimento do interior onde seus campi estão localizados, criou o Argumento de Inclusão Regional – AIR como instrumento a ser utilizado pelos candidatos ao ingresso na graduação que residem nas cidades e arredores dos campi, não restringindo o seu alcance apenas ao Estado do Rio Grande do Norte, abrangendo também uma parte da Paraíba. O Objetivo do estudo reside na análise do AIR sob diversos aspectos, desde a sua concepção, passando pela sua implantação, utilização, comparação com outros instrumentos semelhantes aplicados por outras instituições de ensino, resultando em um exame pormenorizado do instrumento. O trabalho apresenta a natureza do AIR como Ação Afirmativa e discorre sobre os fundamentos desta, e a relaciona com o tema das Políticas Públicas, essenciais para o desenvolvimento da educação e do crescimento regional. A metodologia utilizada na pesquisa apresenta uma natureza predominantemente aplicada, tem como forma de pesquisa a exploratória, e no tocante a abordagem do problema é caracterizada por ser quali-quantitativa, e usa da pesquisa bibliográfica e documental como procedimentos técnicos. Após análise de dados e informações foi possível constatar que o AIR é efetivo no que se propõe, todavia ao verificar alguns critérios dos ingressos de alunos antes do seu advento ficou perceptível que não seria necessário se a forma de ingresso continuasse a ser o vestibular. Com uma nova forma de acesso ao ensino superior mais democrática e universal, vislumbrou-se a necessidade do AIR para combater a evasão e estimular o acesso da população da região ao ensino público. O resultado do trabalho indica que é necessário a criação de uma comissão para atualizar a Resolução nº 177/2013 – CONSEPE/UFRN.The Federal University of Rio Grande - UFRN, as a way to implement an Interiorization Policy, aiming to collaborate with the development of the interior where its campuses are located, created the Argument for Regional Inclusion - AIR as an instrument to be used by candidates for admission to graduation that reside in the cities and surroundings of the campuses, not restricting their reach only to the state of Rio Grande do Norte, but also covering a part of Paraíba. The objective of the study resides in the analysis of the AIR under several aspects, since his conception, through its implementation, use, comparison with other similar instruments applied by other educational institutions, resulting in a detailed examination of the instrument. The work presents the nature of AIR as Affirmative Action and discusses its foundations, and relates it to the theme of Public Policies, essential for the development of education and regional growth. The methodology used in the research has a predominantly applied nature, has an exploratory form of research, and regarding the approach to the problem is characterized by being quail-quantitative, and uses bibliographic and documentary research as technical procedures. After analyzing data and information, it was possible to verify that the AIR is effective in what it proposes, however, when verifying some criteria of student admissions before its advent, it was noticeable that it would not be necessary if the form of admission continued to be the entrance exam. With a new form of access to higher education that is more democratic and universal, the need for AIR to combat evasion and encourage the access of the region's population to public education was envisioned. The result of the work indicates that it is necessary to create a commission to update the Resolution nº 177/2013 – CONSEPE.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilArgumento de inclusãoAções AfirmativasPolíticas públicasAcesso ao ensino superiorBonificaçãoArgumento de inclusão regional na Universidade Federal do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALArgumentoinclusaoregional_Medeiros_2022.pdfapplication/pdf637211https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47630/1/Argumentoinclusaoregional_Medeiros_2022.pdfcad59bcd53933c9e767edb70cd5e714aMD51123456789/476302022-06-09 20:44:36.486oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47630Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-09T23:44:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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