Motivação para mobilidade residencial e satisfação do consumidor: um estudo comportamental de marketing no mercado local de imóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos Júnior, Geraldo Bezerra
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Infante, Vidal Sunción, Alexandre, Mauro Lemuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19164
Resumo: O trabalho procura identificar o perfil psico-sócio-demográfico dos consumidores (ao mesmo tempo proprietários e residentes em condomínios verticais fechados) do mercado local de imóveis, estabelecer quais as motivações, no estágio de reconhecimento das necessidades que influenciaram-nos a realizar uma mudança para um outro imóvel em condomínios verticais fechados e também caracterizar quais atributos dos imóveis levaram os proprietários à satisfação com os imóveis no estágio de pós-compra. Percebeu-se que o consumidor, de um modo geral, apresenta-se satisfeito quanto aos produtos imobiliários oferecidos, manifestando, entretanto, um certo desapontamento quanto à disponibilidade de bens e serviços direcionados ao lazer. Analisando os fatores motivacionais que determinam a compra é necessário destacar que a melhora na qualidade de vida e satisfação de necessidades não alcançadas são um elemento crucial. A aquisição de um novo imóvel não é apenas um bom investimento, significa para muitos dos proprietários a satisfação de suas ambições enquanto indivíduos
id UFRN_c17843219c06a740ccc306e7c1bcaa43
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19164
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Campos Júnior, Geraldo BezerraInfante, Vidal SunciónAlexandre, Mauro Lemuel2015-08-18T20:30:30Z2015-08-18T20:30:30Z2008CAMPOS JUNIOR, Geraldo Bezerra; INFANTE, Vidal Sunción; ALEXANDRE, Mauro Lemuel. Motivação para mobilidade residencial e satisfação do consumidor: um estudo comportamental de marketing no mercado local de imóveis. Interface, Natal, v. 5, p. 169-186, 2008. Disponível em: <http://www.ccsa.ufrn.br/ojs/index.php?journal=interface&page=article&op=view&path%5B%5D=76&path%5B%5D=75>. Acesso em: 22 maio 2015.2237-7506https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19164O trabalho procura identificar o perfil psico-sócio-demográfico dos consumidores (ao mesmo tempo proprietários e residentes em condomínios verticais fechados) do mercado local de imóveis, estabelecer quais as motivações, no estágio de reconhecimento das necessidades que influenciaram-nos a realizar uma mudança para um outro imóvel em condomínios verticais fechados e também caracterizar quais atributos dos imóveis levaram os proprietários à satisfação com os imóveis no estágio de pós-compra. Percebeu-se que o consumidor, de um modo geral, apresenta-se satisfeito quanto aos produtos imobiliários oferecidos, manifestando, entretanto, um certo desapontamento quanto à disponibilidade de bens e serviços direcionados ao lazer. Analisando os fatores motivacionais que determinam a compra é necessário destacar que a melhora na qualidade de vida e satisfação de necessidades não alcançadas são um elemento crucial. A aquisição de um novo imóvel não é apenas um bom investimento, significa para muitos dos proprietários a satisfação de suas ambições enquanto indivíduosComportamento do consumidorMercado imobiliárioMobilidade residencialMotivação para mobilidade residencial e satisfação do consumidor: um estudo comportamental de marketing no mercado local de imóveisMotivation to residential mobility and satisfaction of consumers a marketing behaviorial inquiny in the properties marketinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMotivaçãoMobilidadeResidencial_2008.pdfMotivaçãoMobilidadeResidencial_2008.pdfapplication/pdf267398https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19164/1/Motiva%c3%a7%c3%a3oMobilidadeResidencial_2008.pdf100471452720e30370b6529de48dd1bbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81563https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19164/2/license.txt2fca3d993fd069474a9dfb5156c39499MD52TEXTMotivaçãoMobilidadeResidencial_2008.pdf.txtMotivaçãoMobilidadeResidencial_2008.pdf.txtExtracted texttext/plain47871https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19164/7/Motiva%c3%a7%c3%a3oMobilidadeResidencial_2008.pdf.txt3692496d6fc1c296e7ad871df101caa4MD57THUMBNAILMotivaçãoMobilidadeResidencial_2008.pdf.jpgMotivaçãoMobilidadeResidencial_2008.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6616https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19164/8/Motiva%c3%a7%c3%a3oMobilidadeResidencial_2008.pdf.jpgbc4dff5e97b42981c584b429f74d95d8MD58123456789/191642017-11-03 00:44:04.874oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T03:44:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivação para mobilidade residencial e satisfação do consumidor: um estudo comportamental de marketing no mercado local de imóveis
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Motivation to residential mobility and satisfaction of consumers a marketing behaviorial inquiny in the properties market
title Motivação para mobilidade residencial e satisfação do consumidor: um estudo comportamental de marketing no mercado local de imóveis
spellingShingle Motivação para mobilidade residencial e satisfação do consumidor: um estudo comportamental de marketing no mercado local de imóveis
Campos Júnior, Geraldo Bezerra
Comportamento do consumidor
Mercado imobiliário
Mobilidade residencial
title_short Motivação para mobilidade residencial e satisfação do consumidor: um estudo comportamental de marketing no mercado local de imóveis
title_full Motivação para mobilidade residencial e satisfação do consumidor: um estudo comportamental de marketing no mercado local de imóveis
title_fullStr Motivação para mobilidade residencial e satisfação do consumidor: um estudo comportamental de marketing no mercado local de imóveis
title_full_unstemmed Motivação para mobilidade residencial e satisfação do consumidor: um estudo comportamental de marketing no mercado local de imóveis
title_sort Motivação para mobilidade residencial e satisfação do consumidor: um estudo comportamental de marketing no mercado local de imóveis
author Campos Júnior, Geraldo Bezerra
author_facet Campos Júnior, Geraldo Bezerra
Infante, Vidal Sunción
Alexandre, Mauro Lemuel
author_role author
author2 Infante, Vidal Sunción
Alexandre, Mauro Lemuel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos Júnior, Geraldo Bezerra
Infante, Vidal Sunción
Alexandre, Mauro Lemuel
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Mercado imobiliário
Mobilidade residencial
topic Comportamento do consumidor
Mercado imobiliário
Mobilidade residencial
description O trabalho procura identificar o perfil psico-sócio-demográfico dos consumidores (ao mesmo tempo proprietários e residentes em condomínios verticais fechados) do mercado local de imóveis, estabelecer quais as motivações, no estágio de reconhecimento das necessidades que influenciaram-nos a realizar uma mudança para um outro imóvel em condomínios verticais fechados e também caracterizar quais atributos dos imóveis levaram os proprietários à satisfação com os imóveis no estágio de pós-compra. Percebeu-se que o consumidor, de um modo geral, apresenta-se satisfeito quanto aos produtos imobiliários oferecidos, manifestando, entretanto, um certo desapontamento quanto à disponibilidade de bens e serviços direcionados ao lazer. Analisando os fatores motivacionais que determinam a compra é necessário destacar que a melhora na qualidade de vida e satisfação de necessidades não alcançadas são um elemento crucial. A aquisição de um novo imóvel não é apenas um bom investimento, significa para muitos dos proprietários a satisfação de suas ambições enquanto indivíduos
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-18T20:30:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-08-18T20:30:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPOS JUNIOR, Geraldo Bezerra; INFANTE, Vidal Sunción; ALEXANDRE, Mauro Lemuel. Motivação para mobilidade residencial e satisfação do consumidor: um estudo comportamental de marketing no mercado local de imóveis. Interface, Natal, v. 5, p. 169-186, 2008. Disponível em: <http://www.ccsa.ufrn.br/ojs/index.php?journal=interface&page=article&op=view&path%5B%5D=76&path%5B%5D=75>. Acesso em: 22 maio 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19164
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2237-7506
identifier_str_mv CAMPOS JUNIOR, Geraldo Bezerra; INFANTE, Vidal Sunción; ALEXANDRE, Mauro Lemuel. Motivação para mobilidade residencial e satisfação do consumidor: um estudo comportamental de marketing no mercado local de imóveis. Interface, Natal, v. 5, p. 169-186, 2008. Disponível em: <http://www.ccsa.ufrn.br/ojs/index.php?journal=interface&page=article&op=view&path%5B%5D=76&path%5B%5D=75>. Acesso em: 22 maio 2015.
2237-7506
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19164/1/Motiva%c3%a7%c3%a3oMobilidadeResidencial_2008.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19164/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19164/7/Motiva%c3%a7%c3%a3oMobilidadeResidencial_2008.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19164/8/Motiva%c3%a7%c3%a3oMobilidadeResidencial_2008.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 100471452720e30370b6529de48dd1bb
2fca3d993fd069474a9dfb5156c39499
3692496d6fc1c296e7ad871df101caa4
bc4dff5e97b42981c584b429f74d95d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117758586978304