As tecnologias no ensino de teatro em contexto pandêmico: práticas metodológicas no IFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo Neto, João Francisco de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58073
Resumo: Diante do contexto mundial estabelecido pela pandemia Covid-19, a Educação teve que se adaptar a outros espaços escolares e outras maneiras de presença e interação foram estabelecidas, de ensino que não era mais físico, e sim virtual. A referência de localização das escolas e universidades foi convertida para o ambiente particular de cada cidadão e cidadã dentro de suas casas. Assim, a interação entre docentes e discentes se deu por meio de telas definidas por dispositivos tecnológicos digitais como computadores, celulares e tablets. O espaço do ensino formal se deu por meios virtuais de aprendizagem em uma nova perspectiva de ensino, e didáticas foram sendo estabelecidas, para viabilizar o chamado Ensino Remoto Emergencial (ERE), determinado pelo governo federal como estratégia de manutenção das atividades de ensino. A presente pesquisa visou conhecer as ferramentas e as práticas metodológicas que estavam sendo desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias - IFRN pelos(as) docentes no ensino de Arte-Teatro e como estavam sendo vivenciadas pelos(as) alunos(as). Neste sentido, foram realizadas entrevistas com educadores do Instituto, que compartilharam suas experiências no contexto de ensino remoto e a essas foi acrescentada uma experiência pessoal de mediação junto ao Ensino Médio Técnico de Informática, possibilitando assim uma percepção própria do ensino de Teatro no contexto pandêmico e a aplicação de um questionário junto aos(às) estudantes com os(as) quais trabalhei. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica etnográfica, com base na autora Marli Eliza André (1995)e trouxe perspectivas e conceitos sobre as tecnologias e presença a partir das concepções de autores das artes da cena Jorge Dubatti (2016), Yara Rondon (2005) e da educação como Araújo Vilaça (2016). Apresentou também uma perspectiva histórica da presença da tecnologia no teatro, com autoras como Margot Berthold(2006) e Cibele Forjaz Simões(2018). A partir das informações relacionadas às práticas de ensino, dispositivos tecnológicos trabalhados e mediações de aulas realizadas, foram estabelecidos dados sobre possibilidades concretas para o ensino de práticas de teatro, processos artísticos, jogos teatrais, construção dramaturgia com intervenção direta das tecnologias digitais, que atenderam aos propósitos e necessidades do período estudado, podendo, no entanto, contribuir com as opções metodológicas de outros(as) docentes em suas escolhas para o ensino de Teatro.
id UFRN_c1cd3577997c9bf8ece5cdee3b8d8991
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58073
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Azevedo Neto, João Francisco dehttps://orcid.org/0000-0001-9773-098Xhttp://lattes.cnpq.br/3551365993359222Alves, Jefferson Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/1834832958808690Stazak, TharynMello, Mônica Vianna de2024-04-09T20:23:31Z2024-04-09T20:23:31Z2023-11-23AZEVEDO NETO, João Francisco de. As tecnologias no ensino de teatro em contexto pandêmico: práticas metodológicas no IFRN. Orientadora: Dra. Mônica Vianna de Mello. 2023. 69f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58073Diante do contexto mundial estabelecido pela pandemia Covid-19, a Educação teve que se adaptar a outros espaços escolares e outras maneiras de presença e interação foram estabelecidas, de ensino que não era mais físico, e sim virtual. A referência de localização das escolas e universidades foi convertida para o ambiente particular de cada cidadão e cidadã dentro de suas casas. Assim, a interação entre docentes e discentes se deu por meio de telas definidas por dispositivos tecnológicos digitais como computadores, celulares e tablets. O espaço do ensino formal se deu por meios virtuais de aprendizagem em uma nova perspectiva de ensino, e didáticas foram sendo estabelecidas, para viabilizar o chamado Ensino Remoto Emergencial (ERE), determinado pelo governo federal como estratégia de manutenção das atividades de ensino. A presente pesquisa visou conhecer as ferramentas e as práticas metodológicas que estavam sendo desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias - IFRN pelos(as) docentes no ensino de Arte-Teatro e como estavam sendo vivenciadas pelos(as) alunos(as). Neste sentido, foram realizadas entrevistas com educadores do Instituto, que compartilharam suas experiências no contexto de ensino remoto e a essas foi acrescentada uma experiência pessoal de mediação junto ao Ensino Médio Técnico de Informática, possibilitando assim uma percepção própria do ensino de Teatro no contexto pandêmico e a aplicação de um questionário junto aos(às) estudantes com os(as) quais trabalhei. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica etnográfica, com base na autora Marli Eliza André (1995)e trouxe perspectivas e conceitos sobre as tecnologias e presença a partir das concepções de autores das artes da cena Jorge Dubatti (2016), Yara Rondon (2005) e da educação como Araújo Vilaça (2016). Apresentou também uma perspectiva histórica da presença da tecnologia no teatro, com autoras como Margot Berthold(2006) e Cibele Forjaz Simões(2018). A partir das informações relacionadas às práticas de ensino, dispositivos tecnológicos trabalhados e mediações de aulas realizadas, foram estabelecidos dados sobre possibilidades concretas para o ensino de práticas de teatro, processos artísticos, jogos teatrais, construção dramaturgia com intervenção direta das tecnologias digitais, que atenderam aos propósitos e necessidades do período estudado, podendo, no entanto, contribuir com as opções metodológicas de outros(as) docentes em suas escolhas para o ensino de Teatro.Faced with the global context established by the Covid-19 pandemic, education had to adapt to other school spaces and other ways of presence and interaction were established, of teaching that was no longer physical, but virtual. The location of schools and universities was converted to the private environment of each citizen in their homes. Thus, the interaction between teachers and students took place through screens defined by digital technological devices such as computers, cell phones and tablets. The formal teaching space has been transformed into virtual learning environments in a new teaching perspective, and teaching methods have been established to make the so-called Emergency Remote Teaching (ERE) viable, determined by the federal government as a strategy for maintaining teaching activities. This research aimed to find out about the methodological tools and practices that were being developed at the Federal Institute of Education, Science and Technology - IFRN by teachers in the teaching of ArtTheatre and how they were being experienced by students. To this end, interviews were carried out with educators at the Institute, who shared their experiences in the context of remote teaching and to these was added a personal experience of mediation with the Technical High School of Informatics, thus enabling a perception of the teaching of Theater in the pandemic context and the application of a questionnaire with the students with whom I worked. The research adopted an ethnographic methodological approach, based on the author Marli Eliza André (1995) and brought perspectives and concepts about technologies ajtjpresence from the conceptions of authors of the arts of the scene Jorge Dubatti (2016), Yara Rondon ( 2005) and education such as Araújo Vilaça (2016). It also presented a historical perspective on the presence of technology in theater, with authors such as Margot Berthold and Cibele Forjaz Simões (2018). Based on the information related to teaching practices, technological devices used and class mediations carried out, data was established on concrete possibilities for teaching theater practices, artistic processes, theatrical games, dramaturgy construction with the direct intervention of digital technologies, which met the purposes and needs of the period studied, and may, however, contribute to the methodological options of other teachers in their choices for teaching theater.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESTecnologias digitaisEnsino remoto de teatroPráticas metodológicasAs tecnologias no ensino de teatro em contexto pandêmico: práticas metodológicas no IFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTecnologiasensinoteatro_AzevedoNeto_2023.pdfapplication/pdf841427https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58073/1/Tecnologiasensinoteatro_AzevedoNeto_2023.pdfe4e93d10d76f4d311e3acb4270f911e8MD51123456789/580732024-04-09 17:24:15.345oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58073Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-09T20:24:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As tecnologias no ensino de teatro em contexto pandêmico: práticas metodológicas no IFRN
title As tecnologias no ensino de teatro em contexto pandêmico: práticas metodológicas no IFRN
spellingShingle As tecnologias no ensino de teatro em contexto pandêmico: práticas metodológicas no IFRN
Azevedo Neto, João Francisco de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tecnologias digitais
Ensino remoto de teatro
Práticas metodológicas
title_short As tecnologias no ensino de teatro em contexto pandêmico: práticas metodológicas no IFRN
title_full As tecnologias no ensino de teatro em contexto pandêmico: práticas metodológicas no IFRN
title_fullStr As tecnologias no ensino de teatro em contexto pandêmico: práticas metodológicas no IFRN
title_full_unstemmed As tecnologias no ensino de teatro em contexto pandêmico: práticas metodológicas no IFRN
title_sort As tecnologias no ensino de teatro em contexto pandêmico: práticas metodológicas no IFRN
author Azevedo Neto, João Francisco de
author_facet Azevedo Neto, João Francisco de
author_role author
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9773-098X
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3551365993359222
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alves, Jefferson Fernandes
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1834832958808690
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Stazak, Tharyn
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo Neto, João Francisco de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mello, Mônica Vianna de
contributor_str_mv Mello, Mônica Vianna de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tecnologias digitais
Ensino remoto de teatro
Práticas metodológicas
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Ensino remoto de teatro
Práticas metodológicas
description Diante do contexto mundial estabelecido pela pandemia Covid-19, a Educação teve que se adaptar a outros espaços escolares e outras maneiras de presença e interação foram estabelecidas, de ensino que não era mais físico, e sim virtual. A referência de localização das escolas e universidades foi convertida para o ambiente particular de cada cidadão e cidadã dentro de suas casas. Assim, a interação entre docentes e discentes se deu por meio de telas definidas por dispositivos tecnológicos digitais como computadores, celulares e tablets. O espaço do ensino formal se deu por meios virtuais de aprendizagem em uma nova perspectiva de ensino, e didáticas foram sendo estabelecidas, para viabilizar o chamado Ensino Remoto Emergencial (ERE), determinado pelo governo federal como estratégia de manutenção das atividades de ensino. A presente pesquisa visou conhecer as ferramentas e as práticas metodológicas que estavam sendo desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias - IFRN pelos(as) docentes no ensino de Arte-Teatro e como estavam sendo vivenciadas pelos(as) alunos(as). Neste sentido, foram realizadas entrevistas com educadores do Instituto, que compartilharam suas experiências no contexto de ensino remoto e a essas foi acrescentada uma experiência pessoal de mediação junto ao Ensino Médio Técnico de Informática, possibilitando assim uma percepção própria do ensino de Teatro no contexto pandêmico e a aplicação de um questionário junto aos(às) estudantes com os(as) quais trabalhei. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica etnográfica, com base na autora Marli Eliza André (1995)e trouxe perspectivas e conceitos sobre as tecnologias e presença a partir das concepções de autores das artes da cena Jorge Dubatti (2016), Yara Rondon (2005) e da educação como Araújo Vilaça (2016). Apresentou também uma perspectiva histórica da presença da tecnologia no teatro, com autoras como Margot Berthold(2006) e Cibele Forjaz Simões(2018). A partir das informações relacionadas às práticas de ensino, dispositivos tecnológicos trabalhados e mediações de aulas realizadas, foram estabelecidos dados sobre possibilidades concretas para o ensino de práticas de teatro, processos artísticos, jogos teatrais, construção dramaturgia com intervenção direta das tecnologias digitais, que atenderam aos propósitos e necessidades do período estudado, podendo, no entanto, contribuir com as opções metodológicas de outros(as) docentes em suas escolhas para o ensino de Teatro.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-09T20:23:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-09T20:23:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AZEVEDO NETO, João Francisco de. As tecnologias no ensino de teatro em contexto pandêmico: práticas metodológicas no IFRN. Orientadora: Dra. Mônica Vianna de Mello. 2023. 69f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58073
identifier_str_mv AZEVEDO NETO, João Francisco de. As tecnologias no ensino de teatro em contexto pandêmico: práticas metodológicas no IFRN. Orientadora: Dra. Mônica Vianna de Mello. 2023. 69f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58073/1/Tecnologiasensinoteatro_AzevedoNeto_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e4e93d10d76f4d311e3acb4270f911e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832949445525504