Uma sequência didática de estatística e educação ambiental para professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52613 |
Resumo: | O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa que se restringe ao ensino de matemática relacionado ao conteúdo do 6º ano do Ensino Fundamental que envolve estatística e as formas que tais conteúdos são abordados por seus professores aos alunos desse nível de ensino. Delimitou-se o objeto de estudo como sendo a construção dos conhecimentos e habilidades sobre conceitos estatísticos na disciplina de matemática para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Tal delimitação foi posta para viabilizar a pesquisa dentro de tempo hábil que compreenndeu o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Nossa questão foco foi: Como construir uma Sequência Didática (SD) que auxilie o professor de matemática no ensino de conceitos estatísticos e, ao mesmo tempo, aborde noções de sustentabilidade ecológica junto aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental? Para respondê-la, estabeleceu-se como objetivo geral analisar como a Sequência Didática construída pode contribuir no ensino de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, foram determinados os seguintes: (1) disponibilizar aos professores de matemática uma Sequência Didática que aborde os conteúdos de estatística, pertinentes aos conhecimentos e habilidades previstos para o 6º ano do Ensino Fundamental, contextualizados com os conhecimentos inerentes à educação e conscientização ambiental; (2) divulgar a Sequência Didática, o Produto Educacional decorrente desse trabalho final de mestrado profissional, para uso no ensino de matemática. Como metodologia, a pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa e foi dividida em duas etapas: (1) pesquisa bibliográfica sobre a abordagem do conteúdo de estatística na disciplina de matemática, bem como sobre a Educação Ambiental a fim de levantar o referencial teórico que viabilizou a utilização de noções de meio ambiente e sustentabilidade como contexto no desenvolvimento de um Produto Educacional (PE) (exigência a ser cumprida por quem faz um mestrado profissional); (2) construção, aplicação e avaliação de um PE que compreende uma Sequência Didática que contextualiza o ensino dos conteúdos de estatística para o 6º ano do Ensino Fundamental com conhecimentos referentes ao meio ambiente. Na aplicação do PE, fizemos uso da técnica da observação participante e, para avaliação, utilizamos um questionário fechado que foi respondido pelos participantes da pesquisa (professores em formação inicial e continuada). Em conclusão, verificou-se que o ensino dos conteúdos de estatística costuma ser reproduzido de forma mecânica e sem considerar a construção de um pensamento crítico no ato de leitura e interpretação dos dados, fatos que descumprem o referencial didático estabelecido pelas normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento dos estudos escolares acerca da estatística na área da matemática. Além disso, averiguou-se que a Constituição Federal e a Lei nº 9.795/1999, ao disporem sobre a Educação Ambiental, tratam-na como obrigatória na escolha e manejo das estratégias pedagógicas de todas as disciplinas, incluindo-se, portanto, a matemática. Tais constatações demonstram a necessidade do desenvolvimento de materiais que cumpram o determinado e reforçam a relevância da construção e divulgação ampla do Produto Educacional proposto nesse estudo. |
id |
UFRN_c24e626fe61b68d2a2a22627e3576aea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52613 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Michelson Borges dehttp://lattes.cnpq.br/1707246102727510https://orcid.org/0000-0001-6124-7769http://lattes.cnpq.br/8693761992237347Cury, Fernando Guedeshttps://orcid.org/0000-0002-2941-4456http://lattes.cnpq.br/6258771568808939Assis, Márcia Maria Alves deGutierre, Liliane dos Santos2023-06-05T21:00:38Z2023-06-05T21:00:38Z2023-03-30ALMEIDA, Michelson Borges de. Uma sequência didática de estatística e educação ambiental para professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. Orientador: Liliane dos Santos Gutierre. 2023. 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52613O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa que se restringe ao ensino de matemática relacionado ao conteúdo do 6º ano do Ensino Fundamental que envolve estatística e as formas que tais conteúdos são abordados por seus professores aos alunos desse nível de ensino. Delimitou-se o objeto de estudo como sendo a construção dos conhecimentos e habilidades sobre conceitos estatísticos na disciplina de matemática para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Tal delimitação foi posta para viabilizar a pesquisa dentro de tempo hábil que compreenndeu o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Nossa questão foco foi: Como construir uma Sequência Didática (SD) que auxilie o professor de matemática no ensino de conceitos estatísticos e, ao mesmo tempo, aborde noções de sustentabilidade ecológica junto aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental? Para respondê-la, estabeleceu-se como objetivo geral analisar como a Sequência Didática construída pode contribuir no ensino de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, foram determinados os seguintes: (1) disponibilizar aos professores de matemática uma Sequência Didática que aborde os conteúdos de estatística, pertinentes aos conhecimentos e habilidades previstos para o 6º ano do Ensino Fundamental, contextualizados com os conhecimentos inerentes à educação e conscientização ambiental; (2) divulgar a Sequência Didática, o Produto Educacional decorrente desse trabalho final de mestrado profissional, para uso no ensino de matemática. Como metodologia, a pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa e foi dividida em duas etapas: (1) pesquisa bibliográfica sobre a abordagem do conteúdo de estatística na disciplina de matemática, bem como sobre a Educação Ambiental a fim de levantar o referencial teórico que viabilizou a utilização de noções de meio ambiente e sustentabilidade como contexto no desenvolvimento de um Produto Educacional (PE) (exigência a ser cumprida por quem faz um mestrado profissional); (2) construção, aplicação e avaliação de um PE que compreende uma Sequência Didática que contextualiza o ensino dos conteúdos de estatística para o 6º ano do Ensino Fundamental com conhecimentos referentes ao meio ambiente. Na aplicação do PE, fizemos uso da técnica da observação participante e, para avaliação, utilizamos um questionário fechado que foi respondido pelos participantes da pesquisa (professores em formação inicial e continuada). Em conclusão, verificou-se que o ensino dos conteúdos de estatística costuma ser reproduzido de forma mecânica e sem considerar a construção de um pensamento crítico no ato de leitura e interpretação dos dados, fatos que descumprem o referencial didático estabelecido pelas normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento dos estudos escolares acerca da estatística na área da matemática. Além disso, averiguou-se que a Constituição Federal e a Lei nº 9.795/1999, ao disporem sobre a Educação Ambiental, tratam-na como obrigatória na escolha e manejo das estratégias pedagógicas de todas as disciplinas, incluindo-se, portanto, a matemática. Tais constatações demonstram a necessidade do desenvolvimento de materiais que cumpram o determinado e reforçam a relevância da construção e divulgação ampla do Produto Educacional proposto nesse estudo.The present work is the result of research about mathematics teaching related to the content of the 6th grade of Elementary School that involves statistics and how contents are approached by their teachers to students at this level of education. The object of study was restricted to the construction of knowledge and skills about statistical concepts in the subject of mathematics for 6th grade of Elementary School. Delimitation was put to enable research within the space of time of the Professional Master's in Natural Sciences and Mathematics at the Federal University of Rio Grande do Norte (PPGECNM). Our focus question was: how to build a didactic sequence that helps the mathematics teacher in the construction of the learning of statistical concepts and, at the same time, approaches notions of ecological sustainability with 6 th grade of Elementary Schools students? To answer this question, it was established as a general objective to analyze how the didactic sequence constructed during the research can contribute to mathematics teaching in the 6th grade of Elementary School. As specific objectives, it was determined: (1) to make available to mathematics teachers a didactic sequence that works the contents of the statistics, relevant to the knowledge and determined for the 6th grade of Elementary School, contextualized with knowledge about education and awareness environmental; (2) to publicize the didactic sequence, the Educational Product resulting from this professional master's final work, for use in mathematics teaching. As a research methodology, this study was developed with a qualitative approach and was divided in two stages: (1) bibliographic research about the approach to the content in the mathematics subject, as well about Environmental Education to raise the theoretical framework that enabled the use of environment and sustainability's notions as a context in the development of an Educational Product (requisite to be fulfilled by anyone who is doing a professional Master's degree); (2) construction, application and evaluation of an Educational Product that comprises a didactic sequence that contextualizes the teaching of statistics contents for 6th year of Elementary School with environmental knowledge. In the application of the Educational Product, it used the technique of participant observation and for evaluation, it used a private questionnaire that was answered by the research participants (initial and continuing education). In conclusion, it was found that the teaching of statistics content is usually reproduced mechanically and without considering the construction of critical thinking in the act of reading and interpreting the data, facts that do not comply with the didactic reference established by the norms of the National Common Curricular Base (BNCC) for the development of school studies on statistics in the area of mathematics. In addition, it was found that the Federal Constitution and Law n. 9,795/1999, when talk about Environmental Education, treat it as mandatory in the choice and management of pedagogical strategies for all subjects, including, therefore, mathematics. This findings presents a broad need for the development of materials that meet this determination and reinforces the importance of the our Educational Product proposal of the construction and wide dissemination of this study.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilhttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58243CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino de estatísticaEnsino de matemáticaEducação ambientalSequência didáticaUma sequência didática de estatística e educação ambiental para professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSequenciadidaticaestatistica_Almeida_2023.pdfapplication/pdf3674698https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52613/1/Sequenciadidaticaestatistica_Almeida_2023.pdf4e57fb09a9e2cf5ea975045648d7ef9fMD51123456789/526132024-04-24 08:52:08.412oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52613Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-24T11:52:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma sequência didática de estatística e educação ambiental para professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental |
title |
Uma sequência didática de estatística e educação ambiental para professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Uma sequência didática de estatística e educação ambiental para professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental Almeida, Michelson Borges de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Ensino de estatística Ensino de matemática Educação ambiental Sequência didática |
title_short |
Uma sequência didática de estatística e educação ambiental para professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental |
title_full |
Uma sequência didática de estatística e educação ambiental para professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Uma sequência didática de estatística e educação ambiental para professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática de estatística e educação ambiental para professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
Uma sequência didática de estatística e educação ambiental para professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental |
author |
Almeida, Michelson Borges de |
author_facet |
Almeida, Michelson Borges de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1707246102727510 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6124-7769 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8693761992237347 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Cury, Fernando Guedes |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-2941-4456 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6258771568808939 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Assis, Márcia Maria Alves de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Michelson Borges de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gutierre, Liliane dos Santos |
contributor_str_mv |
Gutierre, Liliane dos Santos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Ensino de estatística Ensino de matemática Educação ambiental Sequência didática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de estatística Ensino de matemática Educação ambiental Sequência didática |
description |
O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa que se restringe ao ensino de matemática relacionado ao conteúdo do 6º ano do Ensino Fundamental que envolve estatística e as formas que tais conteúdos são abordados por seus professores aos alunos desse nível de ensino. Delimitou-se o objeto de estudo como sendo a construção dos conhecimentos e habilidades sobre conceitos estatísticos na disciplina de matemática para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Tal delimitação foi posta para viabilizar a pesquisa dentro de tempo hábil que compreenndeu o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Nossa questão foco foi: Como construir uma Sequência Didática (SD) que auxilie o professor de matemática no ensino de conceitos estatísticos e, ao mesmo tempo, aborde noções de sustentabilidade ecológica junto aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental? Para respondê-la, estabeleceu-se como objetivo geral analisar como a Sequência Didática construída pode contribuir no ensino de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, foram determinados os seguintes: (1) disponibilizar aos professores de matemática uma Sequência Didática que aborde os conteúdos de estatística, pertinentes aos conhecimentos e habilidades previstos para o 6º ano do Ensino Fundamental, contextualizados com os conhecimentos inerentes à educação e conscientização ambiental; (2) divulgar a Sequência Didática, o Produto Educacional decorrente desse trabalho final de mestrado profissional, para uso no ensino de matemática. Como metodologia, a pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa e foi dividida em duas etapas: (1) pesquisa bibliográfica sobre a abordagem do conteúdo de estatística na disciplina de matemática, bem como sobre a Educação Ambiental a fim de levantar o referencial teórico que viabilizou a utilização de noções de meio ambiente e sustentabilidade como contexto no desenvolvimento de um Produto Educacional (PE) (exigência a ser cumprida por quem faz um mestrado profissional); (2) construção, aplicação e avaliação de um PE que compreende uma Sequência Didática que contextualiza o ensino dos conteúdos de estatística para o 6º ano do Ensino Fundamental com conhecimentos referentes ao meio ambiente. Na aplicação do PE, fizemos uso da técnica da observação participante e, para avaliação, utilizamos um questionário fechado que foi respondido pelos participantes da pesquisa (professores em formação inicial e continuada). Em conclusão, verificou-se que o ensino dos conteúdos de estatística costuma ser reproduzido de forma mecânica e sem considerar a construção de um pensamento crítico no ato de leitura e interpretação dos dados, fatos que descumprem o referencial didático estabelecido pelas normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento dos estudos escolares acerca da estatística na área da matemática. Além disso, averiguou-se que a Constituição Federal e a Lei nº 9.795/1999, ao disporem sobre a Educação Ambiental, tratam-na como obrigatória na escolha e manejo das estratégias pedagógicas de todas as disciplinas, incluindo-se, portanto, a matemática. Tais constatações demonstram a necessidade do desenvolvimento de materiais que cumpram o determinado e reforçam a relevância da construção e divulgação ampla do Produto Educacional proposto nesse estudo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-05T21:00:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-05T21:00:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Michelson Borges de. Uma sequência didática de estatística e educação ambiental para professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. Orientador: Liliane dos Santos Gutierre. 2023. 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52613 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Michelson Borges de. Uma sequência didática de estatística e educação ambiental para professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. Orientador: Liliane dos Santos Gutierre. 2023. 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.uri.pt-BR.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52613/1/Sequenciadidaticaestatistica_Almeida_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e57fb09a9e2cf5ea975045648d7ef9f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832808369061888 |