A gestão do conhecimento e suas influências na capacidade de inovação das startups brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23695 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é desenvolver e validar um modelo estrutural que demonstre o inter-relacionamento dos processos chaves da gestão do conhecimento (criação, absorção, aplicação e compartilhamento) como determinantes da capacidade de inovação das startups brasileiras. Justifica-se este estudo devido o conhecimento ser a essência do processo de inovação, mas apesar das startups apresentarem como base a inovação, elas enfrentam barreiras relacionadas ao processo de gestão do conhecimento, e tal fator pode contribuir para as elevadas taxas de mortalidades diagnosticadas no país. Desta forma, busca-se por resultados que possibilitem auxiliar a tomada de decisão destas empresas e suas respectivas partes interessadas. A fundamentação teórica está pautada na discussão entre os temas: Inovação, Gestão do Conhecimento, Startups e Modelagem de Equações Estruturais. Ao desenvolver o referencial teórico, buscou-se analisar as correntes de pensamentos existentes entre os principais autores destas temáticas nas bases de dados Scopus e Web of Science. Com o embasamento teórico, as seguintes hipóteses foram formuladas: H1: A criação do conhecimento tem influencia positiva para a capacidade de inovação nas startups brasileiras; H2: A absorção do conhecimento tem influencia positiva para a capacidade de inovação nas startups brasileiras; H3: O aplicação do conhecimento tem influencia positiva para a capacidade de inovação nas startups brasileiras; H4: O compartilhamento do conhecimento tem influencia positiva para a capacidade de inovação nas startups brasileiras. Quanto aos aspectos metodológicos, este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualiquantitativa, de objetivo formalizado com método de interrogação e escopo de estudo de caso. A coleta de dados apresentou abrangência nacional, e foi realizada através de uma survey aplicada com as startups cadastradas na base de dados da ABStartups. A análise dos dados foi desenvolvida com o uso da Modelagem de Equações Estruturais. Como resultados obteve-se que os processos que dependem estritamente da própria organização, a criação e aplicação do conhecimento, apresentam maiores influências na capacidade de inovação das empresas. Um vez que a absorção e compartilhamento do conhecimento, ou seja, que apresentam influências de stakeholders acabam por apresentar efeito negativo no potencial inovador das organizações estudadas. |
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Justifica-se este estudo devido o conhecimento ser a essência do processo de inovação, mas apesar das startups apresentarem como base a inovação, elas enfrentam barreiras relacionadas ao processo de gestão do conhecimento, e tal fator pode contribuir para as elevadas taxas de mortalidades diagnosticadas no país. Desta forma, busca-se por resultados que possibilitem auxiliar a tomada de decisão destas empresas e suas respectivas partes interessadas. A fundamentação teórica está pautada na discussão entre os temas: Inovação, Gestão do Conhecimento, Startups e Modelagem de Equações Estruturais. Ao desenvolver o referencial teórico, buscou-se analisar as correntes de pensamentos existentes entre os principais autores destas temáticas nas bases de dados Scopus e Web of Science. Com o embasamento teórico, as seguintes hipóteses foram formuladas: H1: A criação do conhecimento tem influencia positiva para a capacidade de inovação nas startups brasileiras; H2: A absorção do conhecimento tem influencia positiva para a capacidade de inovação nas startups brasileiras; H3: O aplicação do conhecimento tem influencia positiva para a capacidade de inovação nas startups brasileiras; H4: O compartilhamento do conhecimento tem influencia positiva para a capacidade de inovação nas startups brasileiras. Quanto aos aspectos metodológicos, este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualiquantitativa, de objetivo formalizado com método de interrogação e escopo de estudo de caso. A coleta de dados apresentou abrangência nacional, e foi realizada através de uma survey aplicada com as startups cadastradas na base de dados da ABStartups. A análise dos dados foi desenvolvida com o uso da Modelagem de Equações Estruturais. Como resultados obteve-se que os processos que dependem estritamente da própria organização, a criação e aplicação do conhecimento, apresentam maiores influências na capacidade de inovação das empresas. Um vez que a absorção e compartilhamento do conhecimento, ou seja, que apresentam influências de stakeholders acabam por apresentar efeito negativo no potencial inovador das organizações estudadas.The objective of this research is to develop and validate a structural model that demonstrates the interrelationship of the key processes of knowledge management (creation, absorption, application and sharing) as determinants of innovation capacity of Brazilian startups. This study is justified because knowledge is the essence of the innovation process, although these companies present innovation as a basis, they face barriers related to the knowledge management process, and this factor can contribute to the high mortality rates diagnosed in the country. In this way, we search for results that allow us to help the decision-making of these companies and their respective stakeholders. The theoretical basis is based on the following themes: Innovation, Knowledge Management, Startups and Modeling of Structural Equations. In developing the theoretical framework we sought to analyze the currents of thought among the main authors of these themes in the Scopus and Web of Science databases. With the theoretical basis, the following hypotheses were formulated: H1: The creation of knowledge has a positive influence on the capacity of innovation in Brazilian startups; H2: The absorption of knowledge has a positive influence on the capacity of innovation in Brazilian startups; H3: The application of knowledge has a positive influence on the capacity of innovation in Brazilian startups; H4: Sharing knowledge has a positive influence on innovation capacity in Brazilian startups. Regarding the methodological aspects, this study is characterized as a qualitative-quantitative research, of formalized objective with interrogation method and scope of a case study. The collection of data will be national, and will be carried out through a survey applied with the startups registered in the AB Startups database. The analyze of the data will be developed using the Structural Equation Modeling. As results, it was obtained that the processes that depend strictly the own organization, the creation and application of the knowledge, show majors influences in the capacity of innovation of the companies. Since the absorption and sharing of knowledge, in other words, that present influences of stakeholders end up having a negative effect on the innovative potential of organizations studies.porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOInovaçãoGestão do conhecimentoStartupsModelagem de equações estruturaisA gestão do conhecimento e suas influências na capacidade de inovação das startups brasileirasHow knowlegde management influences the innovation capacity of brazilian startupsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRenataDeOliveiraMota_DISSERT.pdfRenataDeOliveiraMota_DISSERT.pdfapplication/pdf10214578https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23695/1/RenataDeOliveiraMota_DISSERT.pdf9ff8892d95bf2cc7b453bd9de3ef35bdMD51TEXTRenataDeOliveiraMota_DISSERT.pdf.txtRenataDeOliveiraMota_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain228263https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23695/4/RenataDeOliveiraMota_DISSERT.pdf.txt99ebdf6cb1beaae8580828bfa129c49dMD54THUMBNAILRenataDeOliveiraMota_DISSERT.pdf.jpgRenataDeOliveiraMota_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1821https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23695/5/RenataDeOliveiraMota_DISSERT.pdf.jpgb39023c66e924fff2b24324f31c71548MD55123456789/236952017-11-04 21:18:48.716oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23695Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-05T00:18:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O objetivo desta pesquisa é desenvolver e validar um modelo estrutural que demonstre o inter-relacionamento dos processos chaves da gestão do conhecimento (criação, absorção, aplicação e compartilhamento) como determinantes da capacidade de inovação das startups brasileiras. Justifica-se este estudo devido o conhecimento ser a essência do processo de inovação, mas apesar das startups apresentarem como base a inovação, elas enfrentam barreiras relacionadas ao processo de gestão do conhecimento, e tal fator pode contribuir para as elevadas taxas de mortalidades diagnosticadas no país. Desta forma, busca-se por resultados que possibilitem auxiliar a tomada de decisão destas empresas e suas respectivas partes interessadas. A fundamentação teórica está pautada na discussão entre os temas: Inovação, Gestão do Conhecimento, Startups e Modelagem de Equações Estruturais. Ao desenvolver o referencial teórico, buscou-se analisar as correntes de pensamentos existentes entre os principais autores destas temáticas nas bases de dados Scopus e Web of Science. Com o embasamento teórico, as seguintes hipóteses foram formuladas: H1: A criação do conhecimento tem influencia positiva para a capacidade de inovação nas startups brasileiras; H2: A absorção do conhecimento tem influencia positiva para a capacidade de inovação nas startups brasileiras; H3: O aplicação do conhecimento tem influencia positiva para a capacidade de inovação nas startups brasileiras; H4: O compartilhamento do conhecimento tem influencia positiva para a capacidade de inovação nas startups brasileiras. Quanto aos aspectos metodológicos, este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualiquantitativa, de objetivo formalizado com método de interrogação e escopo de estudo de caso. A coleta de dados apresentou abrangência nacional, e foi realizada através de uma survey aplicada com as startups cadastradas na base de dados da ABStartups. A análise dos dados foi desenvolvida com o uso da Modelagem de Equações Estruturais. Como resultados obteve-se que os processos que dependem estritamente da própria organização, a criação e aplicação do conhecimento, apresentam maiores influências na capacidade de inovação das empresas. Um vez que a absorção e compartilhamento do conhecimento, ou seja, que apresentam influências de stakeholders acabam por apresentar efeito negativo no potencial inovador das organizações estudadas. |
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