Metamorfoses: da leitura literária à produção textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Anne Nayara Raimundo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26178
Resumo: O objetivo deste trabalho foi implementar e analisar uma proposta de uma sequência didática que unisse leitura literária, produção textual e reflexão sobre a linguagem numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental com o intuito de contribuir para o alargamento literário dos discentes, inserindo-os em uma prática significativa de leitura e aprendizado da língua. Para a realização da pesquisa, com base na leitura literária, este trabalho fundamentou-se em Cândido (1995), Llosa (2004) e para os estudos dos mitos, usou-se o livro Metamorfoses, de Ovídio. Recorreu-se também à orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 2001) de Língua Portuguesa do ensino fundamental, para basearmos a aplicabilidade da tríade: leitura literária, produção textual e análise linguística em sala de aula. Em termos metodológicos, a investigação foi de natureza qualitativa e interventiva, ocorrendo em um contexto social concreto, para que os dados levantados chegassem a resultados esperados em uma perspectiva no que se refere ao ensino aprendizagem. Isso foi possível ao implementar a sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004). Para a geração de dados, utilizou-se os seguintes instrumentos: anotações de campo, rodas de leitura e respostas a perguntas, durante todo o processo de intervenção. Os resultados da pesquisa indicam que trabalhar o ensino sob a perspectiva que preconiza os PCNs considerando o professor como mediador, aluno, texto, contexto, organizando estratégias para motivar os alunos a participarem ativamente do processo de construção do sentido, levou-os a compreender e a interpretar os textos de modo mais proficiente de acordo com as quatro funções da literatura que nos informa Candido (1995). É fundamental a importância de o professor trabalhar o texto literário no ensino fundamental, motivando o discente a ir além da leitura tradicional na escola, trazendo contribuições para a educação literária dos adolescentes.
id UFRN_c36de23b20389f7d5ffd1d4881eb66e6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26178
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Guedes, Anne Nayara RaimundoRangel, Edna MariaSerrão, Raquel de AraújoOliveira, Andrey Pereira de2018-11-26T18:57:26Z2018-11-26T18:57:26Z2018-07-30GUEDES, Anne Nayara Raimundo. Metamorfoses: da leitura literária à produção textual. 2018. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26178O objetivo deste trabalho foi implementar e analisar uma proposta de uma sequência didática que unisse leitura literária, produção textual e reflexão sobre a linguagem numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental com o intuito de contribuir para o alargamento literário dos discentes, inserindo-os em uma prática significativa de leitura e aprendizado da língua. Para a realização da pesquisa, com base na leitura literária, este trabalho fundamentou-se em Cândido (1995), Llosa (2004) e para os estudos dos mitos, usou-se o livro Metamorfoses, de Ovídio. Recorreu-se também à orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 2001) de Língua Portuguesa do ensino fundamental, para basearmos a aplicabilidade da tríade: leitura literária, produção textual e análise linguística em sala de aula. Em termos metodológicos, a investigação foi de natureza qualitativa e interventiva, ocorrendo em um contexto social concreto, para que os dados levantados chegassem a resultados esperados em uma perspectiva no que se refere ao ensino aprendizagem. Isso foi possível ao implementar a sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004). Para a geração de dados, utilizou-se os seguintes instrumentos: anotações de campo, rodas de leitura e respostas a perguntas, durante todo o processo de intervenção. Os resultados da pesquisa indicam que trabalhar o ensino sob a perspectiva que preconiza os PCNs considerando o professor como mediador, aluno, texto, contexto, organizando estratégias para motivar os alunos a participarem ativamente do processo de construção do sentido, levou-os a compreender e a interpretar os textos de modo mais proficiente de acordo com as quatro funções da literatura que nos informa Candido (1995). É fundamental a importância de o professor trabalhar o texto literário no ensino fundamental, motivando o discente a ir além da leitura tradicional na escola, trazendo contribuições para a educação literária dos adolescentes.The objective of this work was to implement and analyze a proposal of a didactic sequence that unites literary reading, textual production and reflection on the language in a class of the 9th year of Elementary School with the intention of contributing to the literary enlargement of the students, inserting them into a meaningful practice of reading and learning the language. For the realization of the research, based on the literary reading, this work was based on Candido (1995), Llosa (2004) and for the studies of the myths, was used the book Metamorfoses, of Ovid. It was also used the orientation of the National Curriculum Parameters - PCN (BRASIL, 2001) of Portuguese Language of elementary school, to base the applicability of the triad: literary reading, textual production and linguistic analysis in the classroom. In methodological terms, the research was qualitative and interventional, occurring in a concrete social context, so that the data collected could reach expected results in a perspective regarding teaching learning. This was possible by implementing the didactic sequence proposed by Dolz and Schneuwly (2004). For the generation of data, the following instruments were used: field annotations, reading groups and answers to questions, throughout the intervention process. The results of the research indicate that working with teaching from the perspective of NCPs, considering the teacher as mediator, student, text, context, organizing strategies to motivate students to participate actively in the process of meaning construction, led them to understand and to interpret the texts in a more proficient manner according to the four functions of literature that Candido teaches (1995). It is fundamental the importance of the teacher working the literary text in elementary school, motivating the student to go beyond the traditional reading in the school, bringing contributions to the literary education of adolescents.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASSequência didáticaLeitura literáriaProdução textualReflexão sobre a linguagemMetamorfosesMitosMetamorfoses: da leitura literária à produção textualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMetamorfosesleituraliterária_Guedes_2018.pdf.txtMetamorfosesleituraliterária_Guedes_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain159859https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26178/2/Metamorfosesleituraliter%c3%a1ria_Guedes_2018.pdf.txt6cb532d6984f93592369890ce8be99ebMD52THUMBNAILMetamorfosesleituraliterária_Guedes_2018.pdf.jpgMetamorfosesleituraliterária_Guedes_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2935https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26178/3/Metamorfosesleituraliter%c3%a1ria_Guedes_2018.pdf.jpg8b371fc771448c6b0da192c44f77a06eMD53ORIGINALMetamorfosesleituraliterária_Guedes_2018.pdfapplication/pdf5807394https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26178/1/Metamorfosesleituraliter%c3%a1ria_Guedes_2018.pdfbe374839efd13570151ab69d2cdb8190MD51123456789/261782019-01-30 14:37:48.492oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26178Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T17:37:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metamorfoses: da leitura literária à produção textual
title Metamorfoses: da leitura literária à produção textual
spellingShingle Metamorfoses: da leitura literária à produção textual
Guedes, Anne Nayara Raimundo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Sequência didática
Leitura literária
Produção textual
Reflexão sobre a linguagem
Metamorfoses
Mitos
title_short Metamorfoses: da leitura literária à produção textual
title_full Metamorfoses: da leitura literária à produção textual
title_fullStr Metamorfoses: da leitura literária à produção textual
title_full_unstemmed Metamorfoses: da leitura literária à produção textual
title_sort Metamorfoses: da leitura literária à produção textual
author Guedes, Anne Nayara Raimundo
author_facet Guedes, Anne Nayara Raimundo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rangel, Edna Maria
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Serrão, Raquel de Araújo
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Anne Nayara Raimundo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Andrey Pereira de
contributor_str_mv Oliveira, Andrey Pereira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Sequência didática
Leitura literária
Produção textual
Reflexão sobre a linguagem
Metamorfoses
Mitos
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Leitura literária
Produção textual
Reflexão sobre a linguagem
Metamorfoses
Mitos
description O objetivo deste trabalho foi implementar e analisar uma proposta de uma sequência didática que unisse leitura literária, produção textual e reflexão sobre a linguagem numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental com o intuito de contribuir para o alargamento literário dos discentes, inserindo-os em uma prática significativa de leitura e aprendizado da língua. Para a realização da pesquisa, com base na leitura literária, este trabalho fundamentou-se em Cândido (1995), Llosa (2004) e para os estudos dos mitos, usou-se o livro Metamorfoses, de Ovídio. Recorreu-se também à orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 2001) de Língua Portuguesa do ensino fundamental, para basearmos a aplicabilidade da tríade: leitura literária, produção textual e análise linguística em sala de aula. Em termos metodológicos, a investigação foi de natureza qualitativa e interventiva, ocorrendo em um contexto social concreto, para que os dados levantados chegassem a resultados esperados em uma perspectiva no que se refere ao ensino aprendizagem. Isso foi possível ao implementar a sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004). Para a geração de dados, utilizou-se os seguintes instrumentos: anotações de campo, rodas de leitura e respostas a perguntas, durante todo o processo de intervenção. Os resultados da pesquisa indicam que trabalhar o ensino sob a perspectiva que preconiza os PCNs considerando o professor como mediador, aluno, texto, contexto, organizando estratégias para motivar os alunos a participarem ativamente do processo de construção do sentido, levou-os a compreender e a interpretar os textos de modo mais proficiente de acordo com as quatro funções da literatura que nos informa Candido (1995). É fundamental a importância de o professor trabalhar o texto literário no ensino fundamental, motivando o discente a ir além da leitura tradicional na escola, trazendo contribuições para a educação literária dos adolescentes.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-26T18:57:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-26T18:57:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUEDES, Anne Nayara Raimundo. Metamorfoses: da leitura literária à produção textual. 2018. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26178
identifier_str_mv GUEDES, Anne Nayara Raimundo. Metamorfoses: da leitura literária à produção textual. 2018. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26178/2/Metamorfosesleituraliter%c3%a1ria_Guedes_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26178/3/Metamorfosesleituraliter%c3%a1ria_Guedes_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26178/1/Metamorfosesleituraliter%c3%a1ria_Guedes_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6cb532d6984f93592369890ce8be99eb
8b371fc771448c6b0da192c44f77a06e
be374839efd13570151ab69d2cdb8190
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117677973504000