Literatura, memória e violência: análise dos romances Pilatos e Quase memória, de Carlos Heitor Cony

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edson Moisés de Araújo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55104
Resumo: Esta tese tem como objetos de análise os romances “Pilatos” (1974) e “Quase-memória” (1995), do escritor carioca Carlos Heitor Cony. Sobre eles, destaca-se a hipótese de que a memória e a violência podem ser categorias constituintes de uma imagem literária sobre as ações de repressão durante o regime militar (1964-1984). Assim, de modo específico, buscou-se a análise da formatação discursiva na construção da memória sobre o período ditatorial, considerando a exposição de cenas de violência presentes nas narrativas. Para isso, tomou-se como orientação teórica a compreensão do discurso literário preenchido por uma materialidade social (ADORNO, 2003; BAKHTIN, 2015; AUERBACH, 1987; CANDIDO, 2000; EAGLETON, 2011), além de considerar a obra de Cony enquanto uma literatura que apresenta marcações discursivas engajadas politicamente diante das representações sociais nos romances analisados (BENOÎT, 2002; DALCASTAGNÈ, 1996). Sobre a memória, buscou-se identificar e analisar os elementos que emergem nas narrativas para delinear uma imagem social sobre o período ditatorial, a partir de Benjamin (2013), considerando, de igual modo, as marcas e discursos de violência enquanto mecanismo de dominação (BOURDIEU, 1989). Portanto, compreende-se que esta tese possibilita compreender a obra de Cony, assim como sua posição enquanto intelectual inserido no cenário de produção literária durante e após o período ditatorial.
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Tese (doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55104Esta tese tem como objetos de análise os romances “Pilatos” (1974) e “Quase-memória” (1995), do escritor carioca Carlos Heitor Cony. Sobre eles, destaca-se a hipótese de que a memória e a violência podem ser categorias constituintes de uma imagem literária sobre as ações de repressão durante o regime militar (1964-1984). Assim, de modo específico, buscou-se a análise da formatação discursiva na construção da memória sobre o período ditatorial, considerando a exposição de cenas de violência presentes nas narrativas. Para isso, tomou-se como orientação teórica a compreensão do discurso literário preenchido por uma materialidade social (ADORNO, 2003; BAKHTIN, 2015; AUERBACH, 1987; CANDIDO, 2000; EAGLETON, 2011), além de considerar a obra de Cony enquanto uma literatura que apresenta marcações discursivas engajadas politicamente diante das representações sociais nos romances analisados (BENOÎT, 2002; DALCASTAGNÈ, 1996). Sobre a memória, buscou-se identificar e analisar os elementos que emergem nas narrativas para delinear uma imagem social sobre o período ditatorial, a partir de Benjamin (2013), considerando, de igual modo, as marcas e discursos de violência enquanto mecanismo de dominação (BOURDIEU, 1989). Portanto, compreende-se que esta tese possibilita compreender a obra de Cony, assim como sua posição enquanto intelectual inserido no cenário de produção literária durante e após o período ditatorial.This thesis focuses on the analysis of the novels Pilatos (1974) and Quase Memória (1995) by Brazilian writer Carlos Heitor Cony. We highlight the hypothesis that memory and violence can be constituent categories of a literary image concerning acts of repression, social interaction, and the reconstruction of the past. Specifically, we aim to analyze the discursive formatting in the construction of memory about social life, considering the exposure of scenes of violence present in the narratives. To do so, we adopt as theoretical guidance an understanding of literary discourse filled with social materiality (ADORNO, 2003; BAKHTIN, 2017; AUERBACH, 1987; CANDIDO, 2000; EAGLETON, 2011), and we also consider Cony's work as literature that presents politically engaged discursive markers in the face of social representations in the analyzed novels (BENOÎT, 2002; DALCASTAGNÈ, 1996). Regarding memory, our aim is to identify and analyze the elements that emerge in the narratives to outline a social image of social life, drawing from Halbwachs (2006), Bergson (1999), and Pollak (2006), while also considering the marks and discourses of violence as mechanisms of domination (BOURDIEU, 1989; HAN, 2017). Therefore, this thesis allows for an understanding of Cony's work and, specifically, the materiality of novels that address, with their particularities, a problematic and conflict-ridden social environment where the characters are confronted with challenging eventsUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós graduação em Estudos da LinguagemUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLiteratura engajadaCarlos Heitor ConyMemóriaViolênciaImagem socialRomanceEengaged literatureViolenceSocial imageLiteratura, memória e violência: análise dos romances Pilatos e Quase memória, de Carlos Heitor Conyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLiteraturaMemoriaViolencia_Silva_2023application/pdf966709https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55104/1/LiteraturaMemoriaViolencia_Silva_2023dd390e292046841e951ab779d0691ae6MD51123456789/551042023-10-25 16:47:16.964oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55104Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-10-25T19:47:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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