O Brasil é Asa Branca: imagens do espaço nacional na telenovela Roque Santeiro de Dias Gomes (1985)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28275 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto de pesquisa a telenovela Roque Santeiro, exibida em 1985 pela Rede Globo, considerada um dos maiores fenômenos de audiência da televisão brasileira. Tomando como ponto de partida a trajetória de vida e obra do seu principal autor Dias Gomes, o objetivo é analisar como a telenovela narrou, a partir de sua narrativa, personagens típicos, diálogos e uma série de outros elementos, uma imagem do Brasil como espaço nacional, ressaltando-a como um produto televisivo propício para difusão imagéticodiscursiva de uma ideia de nação, direcionada a uma comunidade imaginada, de acordo com o conceito elaborado por Benedict Anderson. Para isso, será necessário compreender a atmosfera política e cultural na qual estava inserido Dias Gomes, entre as décadas de 1950 e a primeira metade da década de 1960 quando, filiado ao Partido Comunista Brasileiro, aproximou-se da geração de artistas e intelectuais de esquerda que pensavam suas produções culturais a partir de um viés nacionalista e popular, procurando visibilizar o que seria a “essência nacional” através da arte engajada e revolucionária. Partindo dessa relação entre autor e obra, utilizaremos como fontes peças teatrais escritas por Dias Gomes, a autobiografia do autor, manifestos de movimentos culturais como os Centros Populares de Cultura e o Cinema Novo, impressos de revistas e jornais, a sinopse original de Roque Santeiro e a própria telenovela que foi ao ar em 1985, para entendermos a brasilidade apresentada por Roque Santeiro e o porquê de tamanha identificação do imaginário nacional com a telenovela. |
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Tomando como ponto de partida a trajetória de vida e obra do seu principal autor Dias Gomes, o objetivo é analisar como a telenovela narrou, a partir de sua narrativa, personagens típicos, diálogos e uma série de outros elementos, uma imagem do Brasil como espaço nacional, ressaltando-a como um produto televisivo propício para difusão imagéticodiscursiva de uma ideia de nação, direcionada a uma comunidade imaginada, de acordo com o conceito elaborado por Benedict Anderson. Para isso, será necessário compreender a atmosfera política e cultural na qual estava inserido Dias Gomes, entre as décadas de 1950 e a primeira metade da década de 1960 quando, filiado ao Partido Comunista Brasileiro, aproximou-se da geração de artistas e intelectuais de esquerda que pensavam suas produções culturais a partir de um viés nacionalista e popular, procurando visibilizar o que seria a “essência nacional” através da arte engajada e revolucionária. Partindo dessa relação entre autor e obra, utilizaremos como fontes peças teatrais escritas por Dias Gomes, a autobiografia do autor, manifestos de movimentos culturais como os Centros Populares de Cultura e o Cinema Novo, impressos de revistas e jornais, a sinopse original de Roque Santeiro e a própria telenovela que foi ao ar em 1985, para entendermos a brasilidade apresentada por Roque Santeiro e o porquê de tamanha identificação do imaginário nacional com a telenovela.Esta disertácion tiene como objeto de investigación la telenovela Roque Santeiro, emitida em 1985 por Rede Globo, considerada uno de los fenómenos de mayor audiencia de la televisión brasileña. Tomando como punto de partida la trayectoria de vida y trabajo de su autor principal, Dias Gomes, el objetivo es analisar cómo se construye la telenovela, a partir de su narrativa, los personajes típicos, los diálogos e una série de outros elementos, una cierta imagen de Brasil como espacio nacional, enfatizándolo como un producto televisivo conducente a la difusión imaginaria discursiva de una idea de nación, dirigida a una comunidad imaginada, de acuerdo con el concepto elaborado por Benedict Anderson. Para esto, será necesario compreender el ambiente político y cultural en el que se insertó Dias Gomes, entre la década de 1950 y la primera mitad de la década de 1960 cuando, afiliado al Partido Comunista Brasileño, se acercó a la generación de artistas e intelectuales de izquierda quienes pensaron sus producciones culturales desde un sesgo nacionalista y popular, buscando hacer visible lo que sería la “esencia nacional” a través del arte comprometido e revolucionario. Partiendo de esta relación entre autor y obra, utilizaremos como fuentes piezas de teatro escritas por Dias Gomes, la autobiografia del autor, manifestaciones de movimientos culturales como los Centro Populares de Cultura e Cinema Novo, impresos em revistas e periódicos, la sinopsis original de Roque Santeiro e la telenovela que se emitió em 1985, para compreender el carácter brasilenõ presentado por Roque Santeiro e por qué tal identificación de la imaginación nacional con la telenovela.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIADias GomesRoque SanteiroComunidade imaginadaO Brasil é Asa Branca: imagens do espaço nacional na telenovela Roque Santeiro de Dias Gomes (1985)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTBrasilAsaBranca_Pessoa_2019.pdf.txtBrasilAsaBranca_Pessoa_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain358767https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28275/2/BrasilAsaBranca_Pessoa_2019.pdf.txt8adb2d9f36c6da721e75e08735cb38dbMD52THUMBNAILBrasilAsaBranca_Pessoa_2019.pdf.jpgBrasilAsaBranca_Pessoa_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1089https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28275/3/BrasilAsaBranca_Pessoa_2019.pdf.jpg54bd85addc3264a24bb19fae3e141590MD53ORIGINALBrasilAsaBranca_Pessoa_2019.pdfapplication/pdf995743https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28275/1/BrasilAsaBranca_Pessoa_2019.pdf315e48388c9d0e5138aa7008573acb2fMD51123456789/282752020-01-19 04:50:49.659oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28275Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-19T07:50:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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