Conhecendo as partículas subatômicas através de um jogo educacional: viajando ao invisível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vanessa Cristina da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28762
Resumo: A física é uma ciência muito presente em nosso cotidiano. Mesmo assim lecionar essa disciplina não é tão trivial quanto parece. Existe diversas dificuldades encontradas pelo professor em sua prática docente, dentre estas está a capacidade de associar suas aulas a dinamicidade da sociedade atual. Pensando a cerca, essas foram as motivações para a criação de um jogo de tabuleiro- Viajando ao invisível”. Com o objetivo principal em apontar a possibilidade de aprendizagem, devido a sua utilização de maneira lúdica e dinâmica, sobre conceitos do modelo padrão das partículas. Assim foi necessário analisar e aperfeiçoar a jogabilidade em alunos do ensino médio na Escola Estadual João Tibúrcio, na turma da 3°série A do turno matutino, da rede regular de ensino localizada no município de Goianinha no Rio grande do Norte. Para isso foi feita uma análise quantitativa e qualitativa utilizando a vivência em sala de aula quanto o banco de dados adquiridos após a aplicação e comparação do Pré e o pós teste realizado durante a aplicação do produto educacional. Verificamos que os alunos melhoraram os conceitos tanto de partículas subatômicas como de história da ciência após a aplicação do jogo de tabuleiro. Após a intervenção pedagógica cerca de 70% alunos passaram a identificar algumas das partículas elementares e a existências das forças fundamentais. Devido a isso, obtivemos muitos relatos positivos da utilização do produto educacional por meio dos alunos, e que foi um incentivo para a busca de mais informações sobre o tema em outros meios de acesso ao conhecimento. Por esse motivo espera-se que o trabalho sirva como parâmetro para aplicação do jogo em outros ambientes para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao conteúdo de física das partículas.
id UFRN_c46e6106f2593d68f8117a434d643c43
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28762
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Vanessa Cristina daOliveira, Paulo Henrique Sousa deMaia Júnior, Francisco FrancinéLima, Alexsandro Pereira2020-04-06T20:13:37Z2020-04-06T20:13:37Z2019-07-30SILVA, Vanessa Cristina da. Conhecendo as partículas subatômicas através de um jogo educacional: viajando ao invisível. 2019. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28762A física é uma ciência muito presente em nosso cotidiano. Mesmo assim lecionar essa disciplina não é tão trivial quanto parece. Existe diversas dificuldades encontradas pelo professor em sua prática docente, dentre estas está a capacidade de associar suas aulas a dinamicidade da sociedade atual. Pensando a cerca, essas foram as motivações para a criação de um jogo de tabuleiro- Viajando ao invisível”. Com o objetivo principal em apontar a possibilidade de aprendizagem, devido a sua utilização de maneira lúdica e dinâmica, sobre conceitos do modelo padrão das partículas. Assim foi necessário analisar e aperfeiçoar a jogabilidade em alunos do ensino médio na Escola Estadual João Tibúrcio, na turma da 3°série A do turno matutino, da rede regular de ensino localizada no município de Goianinha no Rio grande do Norte. Para isso foi feita uma análise quantitativa e qualitativa utilizando a vivência em sala de aula quanto o banco de dados adquiridos após a aplicação e comparação do Pré e o pós teste realizado durante a aplicação do produto educacional. Verificamos que os alunos melhoraram os conceitos tanto de partículas subatômicas como de história da ciência após a aplicação do jogo de tabuleiro. Após a intervenção pedagógica cerca de 70% alunos passaram a identificar algumas das partículas elementares e a existências das forças fundamentais. Devido a isso, obtivemos muitos relatos positivos da utilização do produto educacional por meio dos alunos, e que foi um incentivo para a busca de mais informações sobre o tema em outros meios de acesso ao conhecimento. Por esse motivo espera-se que o trabalho sirva como parâmetro para aplicação do jogo em outros ambientes para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao conteúdo de física das partículas.Physics is a very present science in our daily lives. Even so, teaching this discipline is not as trivial as it seems. There are several difficulties encountered by the teacher in his teaching practice, among these is the ability to associate his classes with the dynamicity of the current society. Thinking about it, these were the motivations for creating a board game- "knowing the subatomic particles: Traveling to the Invisible." With the main objective to point out the possibility of learning, due to its use in a playful and dynamic way, on concepts of the standard particle model. Thus, it was necessary to analyze and improve the gameplay in high school students at the João Tibúrcio State School, in the 3rd grade A class of the morning shift, of the regular school network located in the city of Goianinha in Rio Grande do Norte. For this, a quantitative and qualitative analysis was performed using the experience in the classroom regarding the database acquired after the application and comparison of the Pre and posttest performed during the application of the educational product. We found that students improved both the concepts of subatomic particles and the history of science after the application of the board game. After the pedagogical intervention, about 70% of students began to identify some of the elementary particles and the existence of fundamental forces. Because of this, we have obtained many positive reports of the use of the educational product through the students, and that it was an incentive to search for more information on the subject in other means of access to knowledge. For this reason, it is expected that the work will serve as a parameter for the application of the game in other environments so that more and more people have access to the particle physics content.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEnsino de FísicaModelo padrãoJogo de tabuleiroConhecendo as partículas subatômicas através de um jogo educacional: viajando ao invisívelKnowing the subatomic particles: traveling to the invisibleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConhecendoparticulassubatomicas_Silva_2019.pdfapplication/pdf7201719https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28762/1/Conhecendoparticulassubatomicas_Silva_2019.pdfd533b214b9d0518eb249105204fdb401MD51TEXTConhecendoparticulassubatomicas_Silva_2019.pdf.txtConhecendoparticulassubatomicas_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain105413https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28762/2/Conhecendoparticulassubatomicas_Silva_2019.pdf.txt78bb419f6156d60b5b463d0d20602ccbMD52THUMBNAILConhecendoparticulassubatomicas_Silva_2019.pdf.jpgConhecendoparticulassubatomicas_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28762/3/Conhecendoparticulassubatomicas_Silva_2019.pdf.jpgfce06176d79ec044e74504992f041fcdMD53123456789/287622020-04-19 04:47:35.853oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28762Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-04-19T07:47:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conhecendo as partículas subatômicas através de um jogo educacional: viajando ao invisível
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Knowing the subatomic particles: traveling to the invisible
title Conhecendo as partículas subatômicas através de um jogo educacional: viajando ao invisível
spellingShingle Conhecendo as partículas subatômicas através de um jogo educacional: viajando ao invisível
Silva, Vanessa Cristina da
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino de Física
Modelo padrão
Jogo de tabuleiro
title_short Conhecendo as partículas subatômicas através de um jogo educacional: viajando ao invisível
title_full Conhecendo as partículas subatômicas através de um jogo educacional: viajando ao invisível
title_fullStr Conhecendo as partículas subatômicas através de um jogo educacional: viajando ao invisível
title_full_unstemmed Conhecendo as partículas subatômicas através de um jogo educacional: viajando ao invisível
title_sort Conhecendo as partículas subatômicas através de um jogo educacional: viajando ao invisível
author Silva, Vanessa Cristina da
author_facet Silva, Vanessa Cristina da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Paulo Henrique Sousa de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Maia Júnior, Francisco Franciné
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vanessa Cristina da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Alexsandro Pereira
contributor_str_mv Lima, Alexsandro Pereira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino de Física
Modelo padrão
Jogo de tabuleiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Modelo padrão
Jogo de tabuleiro
description A física é uma ciência muito presente em nosso cotidiano. Mesmo assim lecionar essa disciplina não é tão trivial quanto parece. Existe diversas dificuldades encontradas pelo professor em sua prática docente, dentre estas está a capacidade de associar suas aulas a dinamicidade da sociedade atual. Pensando a cerca, essas foram as motivações para a criação de um jogo de tabuleiro- Viajando ao invisível”. Com o objetivo principal em apontar a possibilidade de aprendizagem, devido a sua utilização de maneira lúdica e dinâmica, sobre conceitos do modelo padrão das partículas. Assim foi necessário analisar e aperfeiçoar a jogabilidade em alunos do ensino médio na Escola Estadual João Tibúrcio, na turma da 3°série A do turno matutino, da rede regular de ensino localizada no município de Goianinha no Rio grande do Norte. Para isso foi feita uma análise quantitativa e qualitativa utilizando a vivência em sala de aula quanto o banco de dados adquiridos após a aplicação e comparação do Pré e o pós teste realizado durante a aplicação do produto educacional. Verificamos que os alunos melhoraram os conceitos tanto de partículas subatômicas como de história da ciência após a aplicação do jogo de tabuleiro. Após a intervenção pedagógica cerca de 70% alunos passaram a identificar algumas das partículas elementares e a existências das forças fundamentais. Devido a isso, obtivemos muitos relatos positivos da utilização do produto educacional por meio dos alunos, e que foi um incentivo para a busca de mais informações sobre o tema em outros meios de acesso ao conhecimento. Por esse motivo espera-se que o trabalho sirva como parâmetro para aplicação do jogo em outros ambientes para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao conteúdo de física das partículas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-06T20:13:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-06T20:13:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Vanessa Cristina da. Conhecendo as partículas subatômicas através de um jogo educacional: viajando ao invisível. 2019. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28762
identifier_str_mv SILVA, Vanessa Cristina da. Conhecendo as partículas subatômicas através de um jogo educacional: viajando ao invisível. 2019. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28762/1/Conhecendoparticulassubatomicas_Silva_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28762/2/Conhecendoparticulassubatomicas_Silva_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28762/3/Conhecendoparticulassubatomicas_Silva_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d533b214b9d0518eb249105204fdb401
78bb419f6156d60b5b463d0d20602ccb
fce06176d79ec044e74504992f041fcd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117863260028928