A presença da oralidade em livros didáticos de língua inglesa: uma análise dos livros Brigdes e Way to English
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55051 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe uma análise de dois livros didáticos (doravante LD) delíngua inglesa (doravante LI) aprovados pelo Programa Nacional do Livro e doMaterial Didático (PNLD) ofertados para as escolas públicas brasileiras:Bridges e Way to English. Foram utilizados dois livros do 6º ano do ensinofundamental, no qual a maioria dos alunos de escola pública (doravante EP)têm seu primeiro contato com a LI em ambiente escolar. O objetivo da pesquisaé analisar e identificar as propostas de atividades que destacam a habilidadeda fala, speaking, presentes nos livros didáticos aprovados pelo PNLD. Ametodologia aplicada a essa pesquisa foi a qualitativa para realizar uma análisedescritiva. Durante a análise utilizamos o diagrama de Littlewood (2018) paracompreender a dinâmica do speaking nos LD e os obstáculos para uma efetivacompetência comunicativa na LI em ambiente escolar. O suporte teóricofundamenta-se em autores como Littlewood (2018); Leffa (1999; 2016); Oliveira(2014); Dörnyei (2011); Nunan (2003; 2009); Richards (2001); Tomlinson(2011); Paiva (2011) entre outros. Dentre as reflexões, destacam-se apresença excessiva da língua portuguesa em várias seções de speaking noslivros didáticos, atividades de produção oral com propostas de reflexão ediscussão em língua portuguesa e em alguns casos desconexa do conteúdoprévio abordado nas atividades de escrita, leitura e compreensão, além detarefas com exercícios mecânicos de repetição. Tais resultados apontam paraa dificuldade de promover interações espontâneas e situacionais baseadas nasseções de speaking e que poderiam impulsionar o desenvolvimento dacompetência comunicativa dos alunos em ambiente escolar.Palavras-chave: língua inglesa; habilidade oral - speaking; livro didático;atividades de língua inglesa. |
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Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55051Esta pesquisa propõe uma análise de dois livros didáticos (doravante LD) delíngua inglesa (doravante LI) aprovados pelo Programa Nacional do Livro e doMaterial Didático (PNLD) ofertados para as escolas públicas brasileiras:Bridges e Way to English. Foram utilizados dois livros do 6º ano do ensinofundamental, no qual a maioria dos alunos de escola pública (doravante EP)têm seu primeiro contato com a LI em ambiente escolar. O objetivo da pesquisaé analisar e identificar as propostas de atividades que destacam a habilidadeda fala, speaking, presentes nos livros didáticos aprovados pelo PNLD. Ametodologia aplicada a essa pesquisa foi a qualitativa para realizar uma análisedescritiva. Durante a análise utilizamos o diagrama de Littlewood (2018) paracompreender a dinâmica do speaking nos LD e os obstáculos para uma efetivacompetência comunicativa na LI em ambiente escolar. O suporte teóricofundamenta-se em autores como Littlewood (2018); Leffa (1999; 2016); Oliveira(2014); Dörnyei (2011); Nunan (2003; 2009); Richards (2001); Tomlinson(2011); Paiva (2011) entre outros. Dentre as reflexões, destacam-se apresença excessiva da língua portuguesa em várias seções de speaking noslivros didáticos, atividades de produção oral com propostas de reflexão ediscussão em língua portuguesa e em alguns casos desconexa do conteúdoprévio abordado nas atividades de escrita, leitura e compreensão, além detarefas com exercícios mecânicos de repetição. Tais resultados apontam paraa dificuldade de promover interações espontâneas e situacionais baseadas nasseções de speaking e que poderiam impulsionar o desenvolvimento dacompetência comunicativa dos alunos em ambiente escolar.Palavras-chave: língua inglesa; habilidade oral - speaking; livro didático;atividades de língua inglesa.This research proposes an analysis of two English textbooks (henceforth LD) approved by the Brazilian Textbook program (PNLD) offered to Brazilian public schools (hereafter EP): Bridges and Way to English. We used two books for the sixth grade of elementary school, in which most public school's students have their first contact with English in a school environment. The objective of this research is to analyze and identify the proposals of activities that highlight the speaking skill in the textbooks approved by PNLD. The methodology applied to this research was qualitative to perform descriptive analysis. During the analysis, we used Littlewood's diagram (2018) to understand the dynamics of speaking in the LD and the obstacles to the effective communicative competence in LI in a school environment. The theoretical support is based on authors such as Littlewood (2018); Leffa (1999; 2016); Oliveira (2014); Dörnyei (2011); Nunan (2003; 2009); Richards (2001); Tomlinson (2011); Paiva (2011) among others. Among the reflections, we highlight the excessive presence of the Portuguese language in several speaking sections in textbooks, oral production activities with proposals for reflection and discussion in the Portuguese language, and in some cases disconnected from the previous content addressed in writing, reading, and comprehension activities, and tasks with mechanical repetition exercises. Such results point to the difficulty of promoting spontaneous and situational interactions based on speaking sections which could boost the development of students' communicative competence in a school environmentUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em Estudos da LinguagemUFRNBrasillíngua inglesahabilidade oral - speakinglivro didáticoatividades de língua inglesaA presença da oralidade em livros didáticos de língua inglesa: uma análise dos livros Brigdes e Way to Englishinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPresencaoralidadelivros_Ferraz_2023.pdfapplication/pdf3540979https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55051/1/Presencaoralidadelivros_Ferraz_2023.pdfc200398946cd45b6bfd4067d758c4096MD51123456789/550512023-11-01 14:54:06.901oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55051Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-01T17:54:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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