Alfabetismo em saúde e fatores associados em gestantes adolescentes e adultas jovens residentes na região do Trairi no estado do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Allen Suzane de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31439
Resumo: Introdução: A alfabetização em saúde é a capacidade cognitiva de entender e interpretar o significado das informações de saúde na forma escrita, falada e digital, e o baixo nível de alfabetização em saúde tem sido associado a desfechos adversos em saúde. A gravidez na adolescência também está relacionada a piores resultados de saúde para a mãe e a criança quando comparadas à gravidez na vida adulta e o baixo alfabetismo em saúde pode ser um dos contribuintes para esses resultados. Objetivo: Avaliar o alfabetismo em saúde de gestantes adolescentes e adultas jovens de uma área rural do Nordeste do Brasil e os fatores associados. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo observacional e analítico, de caráter transversal, que faz parte de um estudo piloto longitudinal, o AMOR (Adolescence and Motherhood Research). A amostra foi composta por 41 gestantes adolescentes (13 a 18 anos) e 45 gestantes adultas jovens (23 a 28 anos) residentes na região do Trairi, localizada no estado do Rio Grande do Norte, que estavam no terceiro trimestre de sua primeira gravidez. O alfabetismo em saúde foi avaliado pelo Short Assesment of Health Literacy for Portuguese-Speaking Adults (SAHLPA, escore varia de 0-18 pontos, sendo inadequado se <15). Além disso, foram coletados dados sociodemográficos, informações sobre o pré-natal e suporte social pelo Social Networks and Social Support do International Mobility in Aging Study. Modelos de regressão linear múltipla foram usados para avaliar quais variáveis permaneceram associadas ao escore SAHLPA-18. Resultados: As adolescentes apresentaram piores escores do SAHLPA que as adultas (p<0,001), bem como maior porcentagem de alfabetismo inadequado (95,1% vs 53,3%, p<0,001). Na análise multivariada, piores resultados do alfabetismo em saúde também foram encontrados para as que referiram que o seu desempenho escolar era inferior quando comparado aos colegas (β= -2,843, p<0,001) e que relataram renda insuficiente (β= -2,775, p=0,014). Conclusão: Foram encontradas taxas elevadas de alfabetização em saúde inadequada, principalmente entre adolescentes. São necessárias políticas destinadas a melhorar o acesso à informação sobre saúde para as populações jovens de áreas rurais de baixa renda.
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A gravidez na adolescência também está relacionada a piores resultados de saúde para a mãe e a criança quando comparadas à gravidez na vida adulta e o baixo alfabetismo em saúde pode ser um dos contribuintes para esses resultados. Objetivo: Avaliar o alfabetismo em saúde de gestantes adolescentes e adultas jovens de uma área rural do Nordeste do Brasil e os fatores associados. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo observacional e analítico, de caráter transversal, que faz parte de um estudo piloto longitudinal, o AMOR (Adolescence and Motherhood Research). A amostra foi composta por 41 gestantes adolescentes (13 a 18 anos) e 45 gestantes adultas jovens (23 a 28 anos) residentes na região do Trairi, localizada no estado do Rio Grande do Norte, que estavam no terceiro trimestre de sua primeira gravidez. O alfabetismo em saúde foi avaliado pelo Short Assesment of Health Literacy for Portuguese-Speaking Adults (SAHLPA, escore varia de 0-18 pontos, sendo inadequado se <15). Além disso, foram coletados dados sociodemográficos, informações sobre o pré-natal e suporte social pelo Social Networks and Social Support do International Mobility in Aging Study. Modelos de regressão linear múltipla foram usados para avaliar quais variáveis permaneceram associadas ao escore SAHLPA-18. Resultados: As adolescentes apresentaram piores escores do SAHLPA que as adultas (p<0,001), bem como maior porcentagem de alfabetismo inadequado (95,1% vs 53,3%, p<0,001). Na análise multivariada, piores resultados do alfabetismo em saúde também foram encontrados para as que referiram que o seu desempenho escolar era inferior quando comparado aos colegas (β= -2,843, p<0,001) e que relataram renda insuficiente (β= -2,775, p=0,014). Conclusão: Foram encontradas taxas elevadas de alfabetização em saúde inadequada, principalmente entre adolescentes. São necessárias políticas destinadas a melhorar o acesso à informação sobre saúde para as populações jovens de áreas rurais de baixa renda.Introduction: Health literacy is the cognitive ability to understand and interpret the meaning of health information in written, spoken and digital, and low health literacy has been associated with adverse health outcomes. Adolescent pregnancy is also related to poorer health outcomes for mother and child compared to adulthood pregnancy and low health literacy may be a contributor to these outcomes. Objective: To evaluate health literacy of pregnant adolescents and young adults from rural area of northeastern Brazil and its associated factors. Methods: This is an observational and analytical cross-sectional study, which is part of a longitudinal pilot study, AMOR (Adolescence and Motherhood Research). The sample consisted of 41 pregnant adolescents (13 to 18 years old) and 45 pregnant young adults (23 to 28 years old) living in the Trairi region, located in the Rio Grande do Norte state, during the third trimester of their first pregnancy. Health literacy was assessed by the Short Assesment of Health Literacy for Portuguese-Speaking Adults (SAHLPA, score from 0-18, inadequate if <15). In addition, we collected sociodemographic data, prenatal information and social support though the Social Networks and Social Support of the International Mobility in Aging Study. Multiple linear regression models were used to assess which variables remained associated with the SAHLPA-18 score. Results: Adolescents had worse SAHLPA scores than adults (p <0.001), as well as a higher percentage of inadequate literacy (95.1% versus 53.3%, p <0.001). In the multivariate analysis, poorer health literacy results were also found among those who reported that their school performance was lower when compared to peers (β= -2.843, p <0.001) and who reporting insufficient income (β= -2.775, p =0.014). Conclusion: Higher rates of inadequate health literacy were found, mainly among adolescent mothers. Policies targeting to improve health information access for young populations from rural low-income areas are needed.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - FACISAUFRNBrasilGravidez na adolescênciaAlfabetização em saúdeMulheresAssistência pré-natalAlfabetismo em saúde e fatores associados em gestantes adolescentes e adultas jovens residentes na região do Trairi no estado do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAlfabetismosaudefatores_Franca_2020.pdf.txtAlfabetismosaudefatores_Franca_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain160853https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31439/2/Alfabetismosaudefatores_Franca_2020.pdf.txt8d671db717e052429bdb53ac61bd4fc8MD52THUMBNAILAlfabetismosaudefatores_Franca_2020.pdf.jpgAlfabetismosaudefatores_Franca_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31439/3/Alfabetismosaudefatores_Franca_2020.pdf.jpg6c30225f5572cd3aff7c478921280395MD53ORIGINALAlfabetismosaudefatores_Franca_2020.pdfapplication/pdf1683227https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31439/1/Alfabetismosaudefatores_Franca_2020.pdf9df9a3c0a3e2ee5f86f6d28535baf680MD51123456789/314392021-02-14 05:48:42.503oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31439Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-02-14T08:48:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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