Processo de incubação em economia solidária à luz de preceitos de autogestão: experiências de estudantes de graduação da OASIS/UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25771 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa consiste em analisar, à luz de preceitos de autogestão, processo de incubação em economia solidária tomando como base empírica vivências de estudantes do grupo Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias e Estudos no Terceiros Setor (OASIS/UFRN). O grupo OASIS desenvolve atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao fortalecimento de iniciativas coletivas junto a jovens e adultos, fundamentada em princípios da economia solidária, tanto por meio de projetos sociais de ação voluntária quanto pelo propósito de geração de trabalho e renda. O percurso metodológico da pesquisa contemplou, preliminarmente, revisão sistemática, no Portal de Periódicos Capes e no Repositório Institucional da UFRN de teses e dissertações, com o propóisito de qualificar o estado da arte em incubação em economia solidária. Em seguida ocorreu procedimento similar para qualificar a produção em autogestão, o que propiciou a seleção das categorias de análise. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa mediante estratégia de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de documentos e de entrevista semiestruturada e observação junto a alunos de graduação do grupo OASIS. Posteriormente, as informações coletadas foram transcritas e processados por meio de análise lexicográfica básica, apoiada no software IRAMUTEQ, resultando seis classes do corpus textual: a) contribuições; b) experiência; c) autogestão; d) incubadora; e) atividade e f) empreendimento. Tais classes foram então alinhadas às categorias de análise da organização autogestionária de Carvalho (1983) e Oliveira (1996), organizadas por Toledo (2008), quais sejam: tomada de decisões, divisão e participação no trabalho, relação com parceiros, conhecimento em autogestão e economia solidária, divisão do trabalho entre planejamento e execução, relações pessoais, hierarquização e educação. Os resultados apontam para a relevância social e pedagógica do tipo de trabalho realizado pelos estudantes de graduação tanto como contribuição para os empreendimentos por eles assessorados quanto em termos pedagógicos, de formação profissional e pessoal. Estudos futuros, sugere-se, podem progredir para sistematizar experiências de egressos, tanto do grupo acadêmico estudado quanto de congêneres, com o propósito de segmentar e aprofundar a natureza das competências formadas a partir de convivências em incubação em economia solidária e do acesso a leituras teóricas específicas no tema e, de modo ampliado, no domínio da gestão social. |
id |
UFRN_c57b5d0674d04f3c514f173f74d060cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25771 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Ana Paula BorbaSiqueira, Elisabete StradiottoCamelo, Gerda Lucia PinheiroSousa, Washington José de2018-09-05T22:45:52Z2018-09-05T22:45:52Z2018-06-29COSTA, Ana Paula Borba. Processo de incubação em economia solidária à luz de preceitos de autogestão: experiências de estudantes de graduação da OASIS/UFRN. 2018. 75f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25771O objetivo da pesquisa consiste em analisar, à luz de preceitos de autogestão, processo de incubação em economia solidária tomando como base empírica vivências de estudantes do grupo Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias e Estudos no Terceiros Setor (OASIS/UFRN). O grupo OASIS desenvolve atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao fortalecimento de iniciativas coletivas junto a jovens e adultos, fundamentada em princípios da economia solidária, tanto por meio de projetos sociais de ação voluntária quanto pelo propósito de geração de trabalho e renda. O percurso metodológico da pesquisa contemplou, preliminarmente, revisão sistemática, no Portal de Periódicos Capes e no Repositório Institucional da UFRN de teses e dissertações, com o propóisito de qualificar o estado da arte em incubação em economia solidária. Em seguida ocorreu procedimento similar para qualificar a produção em autogestão, o que propiciou a seleção das categorias de análise. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa mediante estratégia de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de documentos e de entrevista semiestruturada e observação junto a alunos de graduação do grupo OASIS. Posteriormente, as informações coletadas foram transcritas e processados por meio de análise lexicográfica básica, apoiada no software IRAMUTEQ, resultando seis classes do corpus textual: a) contribuições; b) experiência; c) autogestão; d) incubadora; e) atividade e f) empreendimento. Tais classes foram então alinhadas às categorias de análise da organização autogestionária de Carvalho (1983) e Oliveira (1996), organizadas por Toledo (2008), quais sejam: tomada de decisões, divisão e participação no trabalho, relação com parceiros, conhecimento em autogestão e economia solidária, divisão do trabalho entre planejamento e execução, relações pessoais, hierarquização e educação. Os resultados apontam para a relevância social e pedagógica do tipo de trabalho realizado pelos estudantes de graduação tanto como contribuição para os empreendimentos por eles assessorados quanto em termos pedagógicos, de formação profissional e pessoal. Estudos futuros, sugere-se, podem progredir para sistematizar experiências de egressos, tanto do grupo acadêmico estudado quanto de congêneres, com o propósito de segmentar e aprofundar a natureza das competências formadas a partir de convivências em incubação em economia solidária e do acesso a leituras teóricas específicas no tema e, de modo ampliado, no domínio da gestão social.The objective of the research is to analyze, in the light of precepts of self - management, incubation process in solidarity economy based on the experiences of students from the group Organization of Learning and Knowledge in Solidarity Initiatives and Studies in the Third Sector (OASIS/UFRN). The OASIS group develops integrated teaching, research and extension activities aimed at strengthening collective initiatives among young people and adults, based on principles of solidarity economy, both through voluntary social projects and the purpose of generating work and income. The methodological course of the research contemplated, preliminarily, a systematic review, in the Capes Periodical Portal and the UFRN Institutional Repository of theses and dissertations, with the purpose of qualifying the state of the art in incubation in solidarity economy. A similar procedure followed to qualify the production in self-management, which allowed the selection of the categories of analysis. This is a qualitative research using a case study strategy. Data were collected through documents and semistructured interviews and observation with undergraduate students of the OASIS group. Subsequently, the information collected was transcribed and processed by basic lexicographic analysis, supported by IRAMUTEQ software, resulting in six classes of the textual corpus: a) contributions; b) experience; c) self-management; d) incubator; e) activity and f) enterprise. These classes were then aligned to the categories of analysis of the self-management organization of Carvalho (1983) and Oliveira (1996), organized by Toledo (2008), namely: decision making, division and participation in work, relationship with partners, knowledge in self-management and solidarity economy, division of labor between planning and execution, personal relations, hierarchy and education. The results point to the social and pedagogical relevance of the type of work carried out by undergraduate students as a contribution to the projects they provide, as well as pedagogical, professional and personal training. Future studies, it is suggested, can progress to systematize the experiences of graduates from both the studied academic group and their counterparts, with the purpose of segmenting and deepening the nature of the competences formed from cohabitation in solidarity economy and access to readings theories and, in an extended way, in the field of social management.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOIncubadora socialMetodologia de incubaçãoAutogestãoIramuteqProcesso de incubação em economia solidária à luz de preceitos de autogestão: experiências de estudantes de graduação da OASIS/UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProcessoincubaçãoeconomia_Costa_2018.pdfapplication/pdf1293396https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25771/1/Processoincuba%c3%a7%c3%a3oeconomia_Costa_2018.pdf9b1c643f721cda5191c7ea3e6dfebb48MD51TEXTProcessoincubaçãoeconomia_Costa_2018.pdf.txtProcessoincubaçãoeconomia_Costa_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain171137https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25771/2/Processoincuba%c3%a7%c3%a3oeconomia_Costa_2018.pdf.txt7f4cb2bd0913019b1554a2bdb9c13d2aMD52THUMBNAILProcessoincubaçãoeconomia_Costa_2018.pdf.jpgProcessoincubaçãoeconomia_Costa_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2446https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25771/3/Processoincuba%c3%a7%c3%a3oeconomia_Costa_2018.pdf.jpge1016a9b90aec30871423a815267f656MD53123456789/257712019-01-29 23:32:46.712oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25771Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T02:32:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processo de incubação em economia solidária à luz de preceitos de autogestão: experiências de estudantes de graduação da OASIS/UFRN |
title |
Processo de incubação em economia solidária à luz de preceitos de autogestão: experiências de estudantes de graduação da OASIS/UFRN |
spellingShingle |
Processo de incubação em economia solidária à luz de preceitos de autogestão: experiências de estudantes de graduação da OASIS/UFRN Costa, Ana Paula Borba CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Incubadora social Metodologia de incubação Autogestão Iramuteq |
title_short |
Processo de incubação em economia solidária à luz de preceitos de autogestão: experiências de estudantes de graduação da OASIS/UFRN |
title_full |
Processo de incubação em economia solidária à luz de preceitos de autogestão: experiências de estudantes de graduação da OASIS/UFRN |
title_fullStr |
Processo de incubação em economia solidária à luz de preceitos de autogestão: experiências de estudantes de graduação da OASIS/UFRN |
title_full_unstemmed |
Processo de incubação em economia solidária à luz de preceitos de autogestão: experiências de estudantes de graduação da OASIS/UFRN |
title_sort |
Processo de incubação em economia solidária à luz de preceitos de autogestão: experiências de estudantes de graduação da OASIS/UFRN |
author |
Costa, Ana Paula Borba |
author_facet |
Costa, Ana Paula Borba |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Siqueira, Elisabete Stradiotto |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Camelo, Gerda Lucia Pinheiro |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Paula Borba |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sousa, Washington José de |
contributor_str_mv |
Sousa, Washington José de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Incubadora social Metodologia de incubação Autogestão Iramuteq |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Incubadora social Metodologia de incubação Autogestão Iramuteq |
description |
O objetivo da pesquisa consiste em analisar, à luz de preceitos de autogestão, processo de incubação em economia solidária tomando como base empírica vivências de estudantes do grupo Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias e Estudos no Terceiros Setor (OASIS/UFRN). O grupo OASIS desenvolve atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao fortalecimento de iniciativas coletivas junto a jovens e adultos, fundamentada em princípios da economia solidária, tanto por meio de projetos sociais de ação voluntária quanto pelo propósito de geração de trabalho e renda. O percurso metodológico da pesquisa contemplou, preliminarmente, revisão sistemática, no Portal de Periódicos Capes e no Repositório Institucional da UFRN de teses e dissertações, com o propóisito de qualificar o estado da arte em incubação em economia solidária. Em seguida ocorreu procedimento similar para qualificar a produção em autogestão, o que propiciou a seleção das categorias de análise. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa mediante estratégia de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de documentos e de entrevista semiestruturada e observação junto a alunos de graduação do grupo OASIS. Posteriormente, as informações coletadas foram transcritas e processados por meio de análise lexicográfica básica, apoiada no software IRAMUTEQ, resultando seis classes do corpus textual: a) contribuições; b) experiência; c) autogestão; d) incubadora; e) atividade e f) empreendimento. Tais classes foram então alinhadas às categorias de análise da organização autogestionária de Carvalho (1983) e Oliveira (1996), organizadas por Toledo (2008), quais sejam: tomada de decisões, divisão e participação no trabalho, relação com parceiros, conhecimento em autogestão e economia solidária, divisão do trabalho entre planejamento e execução, relações pessoais, hierarquização e educação. Os resultados apontam para a relevância social e pedagógica do tipo de trabalho realizado pelos estudantes de graduação tanto como contribuição para os empreendimentos por eles assessorados quanto em termos pedagógicos, de formação profissional e pessoal. Estudos futuros, sugere-se, podem progredir para sistematizar experiências de egressos, tanto do grupo acadêmico estudado quanto de congêneres, com o propósito de segmentar e aprofundar a natureza das competências formadas a partir de convivências em incubação em economia solidária e do acesso a leituras teóricas específicas no tema e, de modo ampliado, no domínio da gestão social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-05T22:45:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-09-05T22:45:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Ana Paula Borba. Processo de incubação em economia solidária à luz de preceitos de autogestão: experiências de estudantes de graduação da OASIS/UFRN. 2018. 75f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25771 |
identifier_str_mv |
COSTA, Ana Paula Borba. Processo de incubação em economia solidária à luz de preceitos de autogestão: experiências de estudantes de graduação da OASIS/UFRN. 2018. 75f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25771/1/Processoincuba%c3%a7%c3%a3oeconomia_Costa_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25771/2/Processoincuba%c3%a7%c3%a3oeconomia_Costa_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25771/3/Processoincuba%c3%a7%c3%a3oeconomia_Costa_2018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9b1c643f721cda5191c7ea3e6dfebb48 7f4cb2bd0913019b1554a2bdb9c13d2a e1016a9b90aec30871423a815267f656 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117723375796224 |