As multifacetas do medo cósmico e o pacto ficcional Weird em H.P. Lovecraft

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kleiton da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28399
Resumo: O presente estudo analisa as multifacetas do medo cósmico, como elemento estilístico, nas narrativas What the Moon Brings (1922), The Colour Out of Space (1927), The Shadow Over Innsmouth (1931) e At the Mountains of Madness (1931) do autor norte-americano Howard Phillips Lovecraft (1890–1937). O discurso presente em narrativas da ficção weird leva ao medo cósmico por intermédio do pacto ficcional entre o narrador e o leitor e pelas categorias de análise que contribuem para a construção de uma atmosfera de medo e horror presente no enredo das narrativas propostas. A identificação desse pacto ficcional e dessas categorias de análise fornecem os procedimentos adotados pela escrita do autor para estabelecer o medo cósmico na configuração das narrativas pertencentes ao corpus. Tendo em vista esta literatura, o gênero weird aproxima-se do Fantástico por desestabilizar a realidade, diante das perspectivas de Roas (2014) e dos princípios teóricos de Todorov (2010). O trabalho investiga temas importantes na configuração e ambientação dos contos, assim como explora e observa o papel do narrador e das categorias do medo cósmico, como parte do universo da ficção weird e gênero próprio da literatura fantástica. Considera-se a temática do medo cósmico presente nas narrativas analisadas diante das teorias do conto weird, por Joshi (2003); do leitor, por Jauss (1979) e Iser (1979); do leitor modelo por Eco (1979); e do ponto de vista na ficção, por Friedman (1967). Assim, com enfoque no pacto ficcional entre o narrador e o leitor, as categorias de medo cósmico surgem por intermédio do discurso do narrador e do seu comportamento, dos personagens, do enredo e da linguagem, da forma e do corpo do texto, que integram o sentimento de horror na definição da realidade, frente a uma atmosfera que remete ao medo cósmico. Conclui-se que o medo cósmico é parte indispensável das narrativas weird. A sua percepção por parte do leitor faz-se presente no conto mediante a aceitação do que é apresentado pelo narrador, a estética textual, aos elementos que se mostram sob a forma de categorias, a capacidade de proporcionar a desestabilização da realidade conhecida pelo leitor a fim de que ele duvide dos fenômenos apresentados e que os personagens sejam recursos com os quais o leitor possa se identificar.
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O discurso presente em narrativas da ficção weird leva ao medo cósmico por intermédio do pacto ficcional entre o narrador e o leitor e pelas categorias de análise que contribuem para a construção de uma atmosfera de medo e horror presente no enredo das narrativas propostas. A identificação desse pacto ficcional e dessas categorias de análise fornecem os procedimentos adotados pela escrita do autor para estabelecer o medo cósmico na configuração das narrativas pertencentes ao corpus. Tendo em vista esta literatura, o gênero weird aproxima-se do Fantástico por desestabilizar a realidade, diante das perspectivas de Roas (2014) e dos princípios teóricos de Todorov (2010). O trabalho investiga temas importantes na configuração e ambientação dos contos, assim como explora e observa o papel do narrador e das categorias do medo cósmico, como parte do universo da ficção weird e gênero próprio da literatura fantástica. Considera-se a temática do medo cósmico presente nas narrativas analisadas diante das teorias do conto weird, por Joshi (2003); do leitor, por Jauss (1979) e Iser (1979); do leitor modelo por Eco (1979); e do ponto de vista na ficção, por Friedman (1967). Assim, com enfoque no pacto ficcional entre o narrador e o leitor, as categorias de medo cósmico surgem por intermédio do discurso do narrador e do seu comportamento, dos personagens, do enredo e da linguagem, da forma e do corpo do texto, que integram o sentimento de horror na definição da realidade, frente a uma atmosfera que remete ao medo cósmico. Conclui-se que o medo cósmico é parte indispensável das narrativas weird. A sua percepção por parte do leitor faz-se presente no conto mediante a aceitação do que é apresentado pelo narrador, a estética textual, aos elementos que se mostram sob a forma de categorias, a capacidade de proporcionar a desestabilização da realidade conhecida pelo leitor a fim de que ele duvide dos fenômenos apresentados e que os personagens sejam recursos com os quais o leitor possa se identificar.The present study analyzes many aspects of cosmic horror as a style in the narratives What the Moon Brings (1922), The Color Out of Space (1927), The Shadow Over Innsmouth (1931) and At the Mountains of Madness (1931) by the American author Howard Phillips Lovecraft (1890- 1937). The discourse presented in the narratives of weird fiction leads to cosmic horror through the fictional pact between the narrator and the reader, plus the categories of analysis that contribute to the construction of an atmosphere related to fear and horror presented in the plot of the proposed narratives. The fictional pact and the categories of analysis provide the procedures accepted by the author’s writing to establish the cosmic horror through the configuration of the stories that take part of the corpus. In view of this, we approach this genre with the Fantastic literature, since it affects reality, considering the overview of Roas (2014) and Todorov’s (2010) theoretical principles. The work investigates important themes in the configuration and setting of the stories, as well as explores and observes the role of the narrator and the categories of cosmic horror, as part of the universe of weird fiction and genre of Fantastic literature. It is considered the theme of the cosmic horror presented in the narratives before the theories of the weird story, by Joshi (2003); the reader, by Jauss (1979) and Iser (1979); the role of the reader by Eco (1979); and from the point of view in fiction, by Friedman (1967). Thus, focusing on the fictional pact between the narrator and the reader, the categories of cosmic horror arise through the narrator’s discourse and his behavior, the characters, the plot and the language, the form and the body of the text, that integrate the feeling of horror when they are defining reality, before an atmosphere that refers to the cosmic horror. It has been concluded that cosmic horror is an essential part from the weird narratives. Its perception on the reader’s aspect is presented in the story through the acceptance of what is presented by the narrator, by the textual aesthetics, and by the elements that are shown in the form of categories, the ability to affect reality known, so that the reader may question the phenomenon presented and that the characters may be seen as resources by the reader.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAMedo cósmicoFicção weirdLiteratura fantásticaNarradorLeitorH.P. LovecrafAs multifacetas do medo cósmico e o pacto ficcional Weird em H.P. Lovecraftinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMultifacetasmedocosmico_Silva_2019.pdfapplication/pdf459145https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28399/1/Multifacetasmedocosmico_Silva_2019.pdfc9de8ff6f63fa497a792ca1942d92952MD51TEXTMultifacetasmedocosmico_Silva_2019.pdf.txtMultifacetasmedocosmico_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain203986https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28399/2/Multifacetasmedocosmico_Silva_2019.pdf.txt64aff1b96b066340f053f516ce98e0b6MD52THUMBNAILMultifacetasmedocosmico_Silva_2019.pdf.jpgMultifacetasmedocosmico_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1162https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28399/3/Multifacetasmedocosmico_Silva_2019.pdf.jpgbfd56fef353c279c0e6e81ddc31bddfaMD53123456789/283992020-02-09 04:27:41.974oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28399Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-09T07:27:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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