As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28252 |
Resumo: | A presente dissertação objetiva compreender as relações políticas-pedagógicas entre os Diretores (Administrativo-Financeiro e Pedagógico) e os Conselheiros da Escola Muncipal Chico Santeiro-Natal/RN, no perído de 2015 a 2017. Assumimos o Materialismo Histórico e Dialético como método de pesquisa e nos orientamos pela seguinte questão: como acontecem as relações políticas-pedagógicas entre Diretores e Conselheiros? Para responder esta pergunta, tomamos a Direção e o Conselho Escolar, dois orgãos máximos e deliberativos da escola estudada, como base empírica e dialogamos principalmente com FREIRE (2011); FANON (1968); HOLANDA (1995); ARISTÓTELES (2000) e MARX & ENGELS (2000). A pesquisa demonstrou que tais relações são fundamentadas na lógica colonizadora do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, servindo de obstáculo para que o coletivo se auto-organize no momento das tomadas de decisões. Contudo, mesmo as relações políticas-pedagógicas transcorrendo num ambiente de conflitos ancorados por interesses individuais e coletivos, apresentam uma síntese dialética: o cuidado como um mecanismo agregador das intenções políticas e das práticas pedagógicas entre os Diretores e Conselheiros da referida escola. |
id |
UFRN_c60e5f807d097ab9b203903966cc49b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28252 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Santiago, Luan Presley MendonçaMedeiros, Arilene Maria Soares deSilva, Francisco Canindé daGuedes, Gilmar BarbosaSilva, Rute Regis de Oliveira daBarbosa Júnior, Walter Pinheiro2020-01-15T21:34:21Z2020-01-15T21:34:21Z2019-02-28SANTIAGO, Luan Presley Mendonça. As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017). 2019. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28252A presente dissertação objetiva compreender as relações políticas-pedagógicas entre os Diretores (Administrativo-Financeiro e Pedagógico) e os Conselheiros da Escola Muncipal Chico Santeiro-Natal/RN, no perído de 2015 a 2017. Assumimos o Materialismo Histórico e Dialético como método de pesquisa e nos orientamos pela seguinte questão: como acontecem as relações políticas-pedagógicas entre Diretores e Conselheiros? Para responder esta pergunta, tomamos a Direção e o Conselho Escolar, dois orgãos máximos e deliberativos da escola estudada, como base empírica e dialogamos principalmente com FREIRE (2011); FANON (1968); HOLANDA (1995); ARISTÓTELES (2000) e MARX & ENGELS (2000). A pesquisa demonstrou que tais relações são fundamentadas na lógica colonizadora do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, servindo de obstáculo para que o coletivo se auto-organize no momento das tomadas de decisões. Contudo, mesmo as relações políticas-pedagógicas transcorrendo num ambiente de conflitos ancorados por interesses individuais e coletivos, apresentam uma síntese dialética: o cuidado como um mecanismo agregador das intenções políticas e das práticas pedagógicas entre os Diretores e Conselheiros da referida escola.This dissertation aims to understand the political-pedagogical relationship between the directors (administrative-financial and pedagogic) and the counselors of the Chico Santeiro’s municipal school in Natal city, RN, since 2015 to 2017. As a method of research, we assumed dialectical historical materialism, which guided us to the following question: How do happen the political-pedagogical relations between principals and counselors? As an empirical basis, to answer this question, the Board and the School Council were analyzed, two maximum and deliberative organs of the studied school, dialoguing with the theories of Freire (2011); Fanon (1968); Fernandes (1995); Aristotle (2000); Marx and Engels (2000). The research showed that these relationships are based on the colonizing logic of the popular saying, serving as an osbstacle to allow the collective to be self-educated at the moment of decision making. However, the same pedagogical political policies take place in an environment of conflict anchored by individual and collective interests, presenting a chemical dial: or care as an aggregating mechanism of political intentions and pedagogical practices among school principals and counselors.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORelações políticas-pedagógicasConflitoCuidadoAs relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTRelacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf.txtRelacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain177627https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28252/2/Relacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf.txtf09f66387af3be6d7aff0a303abc6d59MD52THUMBNAILRelacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf.jpgRelacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1979https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28252/3/Relacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf.jpg15082a441e84edb128cc7a161e3534aaMD53ORIGINALRelacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdfapplication/pdf1173852https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28252/1/Relacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdfb94c9a8d7fa0b774c3fd6011d8bda3abMD51123456789/282522020-01-19 04:50:16.313oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28252Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-19T07:50:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017) |
title |
As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017) |
spellingShingle |
As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017) Santiago, Luan Presley Mendonça CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Relações políticas-pedagógicas Conflito Cuidado |
title_short |
As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017) |
title_full |
As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017) |
title_fullStr |
As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017) |
title_full_unstemmed |
As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017) |
title_sort |
As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017) |
author |
Santiago, Luan Presley Mendonça |
author_facet |
Santiago, Luan Presley Mendonça |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Medeiros, Arilene Maria Soares de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Francisco Canindé da |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Guedes, Gilmar Barbosa |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Silva, Rute Regis de Oliveira da |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Luan Presley Mendonça |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa Júnior, Walter Pinheiro |
contributor_str_mv |
Barbosa Júnior, Walter Pinheiro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Relações políticas-pedagógicas Conflito Cuidado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações políticas-pedagógicas Conflito Cuidado |
description |
A presente dissertação objetiva compreender as relações políticas-pedagógicas entre os Diretores (Administrativo-Financeiro e Pedagógico) e os Conselheiros da Escola Muncipal Chico Santeiro-Natal/RN, no perído de 2015 a 2017. Assumimos o Materialismo Histórico e Dialético como método de pesquisa e nos orientamos pela seguinte questão: como acontecem as relações políticas-pedagógicas entre Diretores e Conselheiros? Para responder esta pergunta, tomamos a Direção e o Conselho Escolar, dois orgãos máximos e deliberativos da escola estudada, como base empírica e dialogamos principalmente com FREIRE (2011); FANON (1968); HOLANDA (1995); ARISTÓTELES (2000) e MARX & ENGELS (2000). A pesquisa demonstrou que tais relações são fundamentadas na lógica colonizadora do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, servindo de obstáculo para que o coletivo se auto-organize no momento das tomadas de decisões. Contudo, mesmo as relações políticas-pedagógicas transcorrendo num ambiente de conflitos ancorados por interesses individuais e coletivos, apresentam uma síntese dialética: o cuidado como um mecanismo agregador das intenções políticas e das práticas pedagógicas entre os Diretores e Conselheiros da referida escola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-15T21:34:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-15T21:34:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTIAGO, Luan Presley Mendonça. As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017). 2019. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28252 |
identifier_str_mv |
SANTIAGO, Luan Presley Mendonça. As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017). 2019. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28252/2/Relacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28252/3/Relacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28252/1/Relacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f09f66387af3be6d7aff0a303abc6d59 15082a441e84edb128cc7a161e3534aa b94c9a8d7fa0b774c3fd6011d8bda3ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832629182103552 |