As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Luan Presley Mendonça
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28252
Resumo: A presente dissertação objetiva compreender as relações políticas-pedagógicas entre os Diretores (Administrativo-Financeiro e Pedagógico) e os Conselheiros da Escola Muncipal Chico Santeiro-Natal/RN, no perído de 2015 a 2017. Assumimos o Materialismo Histórico e Dialético como método de pesquisa e nos orientamos pela seguinte questão: como acontecem as relações políticas-pedagógicas entre Diretores e Conselheiros? Para responder esta pergunta, tomamos a Direção e o Conselho Escolar, dois orgãos máximos e deliberativos da escola estudada, como base empírica e dialogamos principalmente com FREIRE (2011); FANON (1968); HOLANDA (1995); ARISTÓTELES (2000) e MARX & ENGELS (2000). A pesquisa demonstrou que tais relações são fundamentadas na lógica colonizadora do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, servindo de obstáculo para que o coletivo se auto-organize no momento das tomadas de decisões. Contudo, mesmo as relações políticas-pedagógicas transcorrendo num ambiente de conflitos ancorados por interesses individuais e coletivos, apresentam uma síntese dialética: o cuidado como um mecanismo agregador das intenções políticas e das práticas pedagógicas entre os Diretores e Conselheiros da referida escola.
id UFRN_c60e5f807d097ab9b203903966cc49b8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28252
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santiago, Luan Presley MendonçaMedeiros, Arilene Maria Soares deSilva, Francisco Canindé daGuedes, Gilmar BarbosaSilva, Rute Regis de Oliveira daBarbosa Júnior, Walter Pinheiro2020-01-15T21:34:21Z2020-01-15T21:34:21Z2019-02-28SANTIAGO, Luan Presley Mendonça. As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017). 2019. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28252A presente dissertação objetiva compreender as relações políticas-pedagógicas entre os Diretores (Administrativo-Financeiro e Pedagógico) e os Conselheiros da Escola Muncipal Chico Santeiro-Natal/RN, no perído de 2015 a 2017. Assumimos o Materialismo Histórico e Dialético como método de pesquisa e nos orientamos pela seguinte questão: como acontecem as relações políticas-pedagógicas entre Diretores e Conselheiros? Para responder esta pergunta, tomamos a Direção e o Conselho Escolar, dois orgãos máximos e deliberativos da escola estudada, como base empírica e dialogamos principalmente com FREIRE (2011); FANON (1968); HOLANDA (1995); ARISTÓTELES (2000) e MARX & ENGELS (2000). A pesquisa demonstrou que tais relações são fundamentadas na lógica colonizadora do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, servindo de obstáculo para que o coletivo se auto-organize no momento das tomadas de decisões. Contudo, mesmo as relações políticas-pedagógicas transcorrendo num ambiente de conflitos ancorados por interesses individuais e coletivos, apresentam uma síntese dialética: o cuidado como um mecanismo agregador das intenções políticas e das práticas pedagógicas entre os Diretores e Conselheiros da referida escola.This dissertation aims to understand the political-pedagogical relationship between the directors (administrative-financial and pedagogic) and the counselors of the Chico Santeiro’s municipal school in Natal city, RN, since 2015 to 2017. As a method of research, we assumed dialectical historical materialism, which guided us to the following question: How do happen the political-pedagogical relations between principals and counselors? As an empirical basis, to answer this question, the Board and the School Council were analyzed, two maximum and deliberative organs of the studied school, dialoguing with the theories of Freire (2011); Fanon (1968); Fernandes (1995); Aristotle (2000); Marx and Engels (2000). The research showed that these relationships are based on the colonizing logic of the popular saying, serving as an osbstacle to allow the collective to be self-educated at the moment of decision making. However, the same pedagogical political policies take place in an environment of conflict anchored by individual and collective interests, presenting a chemical dial: or care as an aggregating mechanism of political intentions and pedagogical practices among school principals and counselors.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORelações políticas-pedagógicasConflitoCuidadoAs relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTRelacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf.txtRelacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain177627https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28252/2/Relacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf.txtf09f66387af3be6d7aff0a303abc6d59MD52THUMBNAILRelacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf.jpgRelacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1979https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28252/3/Relacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf.jpg15082a441e84edb128cc7a161e3534aaMD53ORIGINALRelacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdfapplication/pdf1173852https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28252/1/Relacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdfb94c9a8d7fa0b774c3fd6011d8bda3abMD51123456789/282522020-01-19 04:50:16.313oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28252Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-19T07:50:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017)
title As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017)
spellingShingle As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017)
Santiago, Luan Presley Mendonça
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Relações políticas-pedagógicas
Conflito
Cuidado
title_short As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017)
title_full As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017)
title_fullStr As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017)
title_full_unstemmed As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017)
title_sort As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017)
author Santiago, Luan Presley Mendonça
author_facet Santiago, Luan Presley Mendonça
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Medeiros, Arilene Maria Soares de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Francisco Canindé da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Guedes, Gilmar Barbosa
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Rute Regis de Oliveira da
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Luan Presley Mendonça
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa Júnior, Walter Pinheiro
contributor_str_mv Barbosa Júnior, Walter Pinheiro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Relações políticas-pedagógicas
Conflito
Cuidado
dc.subject.por.fl_str_mv Relações políticas-pedagógicas
Conflito
Cuidado
description A presente dissertação objetiva compreender as relações políticas-pedagógicas entre os Diretores (Administrativo-Financeiro e Pedagógico) e os Conselheiros da Escola Muncipal Chico Santeiro-Natal/RN, no perído de 2015 a 2017. Assumimos o Materialismo Histórico e Dialético como método de pesquisa e nos orientamos pela seguinte questão: como acontecem as relações políticas-pedagógicas entre Diretores e Conselheiros? Para responder esta pergunta, tomamos a Direção e o Conselho Escolar, dois orgãos máximos e deliberativos da escola estudada, como base empírica e dialogamos principalmente com FREIRE (2011); FANON (1968); HOLANDA (1995); ARISTÓTELES (2000) e MARX & ENGELS (2000). A pesquisa demonstrou que tais relações são fundamentadas na lógica colonizadora do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, servindo de obstáculo para que o coletivo se auto-organize no momento das tomadas de decisões. Contudo, mesmo as relações políticas-pedagógicas transcorrendo num ambiente de conflitos ancorados por interesses individuais e coletivos, apresentam uma síntese dialética: o cuidado como um mecanismo agregador das intenções políticas e das práticas pedagógicas entre os Diretores e Conselheiros da referida escola.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-15T21:34:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-15T21:34:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTIAGO, Luan Presley Mendonça. As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017). 2019. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28252
identifier_str_mv SANTIAGO, Luan Presley Mendonça. As relações políticas-pedagógicas da Escola Municipal Chico Santeiro: os diretores e os conselheiros escolares (2015-2017). 2019. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28252/2/Relacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28252/3/Relacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28252/1/Relacoespolticaspedagogicas_Santiago_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f09f66387af3be6d7aff0a303abc6d59
15082a441e84edb128cc7a161e3534aa
b94c9a8d7fa0b774c3fd6011d8bda3ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832629182103552