Acidente de moto em Picos: uma análise de causalidades sociais inerentes aos acidentes de trânsito envolvendo motocicletas
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26397 |
Resumo: | No trabalho que à frente se desenha, procuramos analisar os acidentes de transportes, com o foco nos que aconteceram envolvendo motocicletas, na cidade de Picos-PI, principalmente no período temporal referente aos anos de 2013, 2014 e 2015. Tentamos delinear possíveis relações entre as matrizes culturais dos indivíduos como estruturara geradora de sentido [no entendimento weberiano de sentido] – para o comportamento dos atores sociais no trânsito. A busca da pesquisa foi de entender se esses comportamentos orientados por sentidos seriam capazes de gerar comportamentos que amplificasse as possibilidades de um acidente ocorrer. A estrutura metodológica utilizada contou como ponto de partida para a estruturação empírica, da construção e aplicação de uma pesquisa de vitimização sobre acidentes de trânsito em Picos. Objetivávamos assim, entender o grau do problema “acidentes de trânsito” com foco nos que ocorreram com motocicletas. Para a busca de interpretação sociológica do problema focalizado, percorremos a trilha do aparato teórico do sociólogo Bernar Lahire, esse autor nos forneceu a estrutura básica para a construção dos retratos sociológicos de algumas das vítimas fatais do fenômeno em causa, servindo também de base para o “retrato” sociológico da maneira que ocorreu o acidente. Utilizamos também a estrutura analítica weberiana dos tipos ideais para seguirmos as relações sociais existentes no trânsito e desenhá-lo como ambiente de comportamento, seguindo para esse “focalizar” interpretativo os apontamentos de Goffman. Soma-se criticamente a essa estrutura analítica a teoria de habitus de Bourdieu desenhando, deste modo, nossa ferramenta metodológica. |
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Melo, Heleonardo Dantas deCosta, Homero de OliveiraPaiva, Irene Alves deOliveira, Hilderline Câmara deSilva, Kilder Barbosa daLopes Júnior, Edmilson2018-12-27T17:21:20Z2018-12-27T17:21:20Z2017-08-25MELO, Heleonardo Dantas de. Acidente de moto em Picos: uma análise de causalidades sociais inerentes aos acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. 2017. 154f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26397No trabalho que à frente se desenha, procuramos analisar os acidentes de transportes, com o foco nos que aconteceram envolvendo motocicletas, na cidade de Picos-PI, principalmente no período temporal referente aos anos de 2013, 2014 e 2015. Tentamos delinear possíveis relações entre as matrizes culturais dos indivíduos como estruturara geradora de sentido [no entendimento weberiano de sentido] – para o comportamento dos atores sociais no trânsito. A busca da pesquisa foi de entender se esses comportamentos orientados por sentidos seriam capazes de gerar comportamentos que amplificasse as possibilidades de um acidente ocorrer. A estrutura metodológica utilizada contou como ponto de partida para a estruturação empírica, da construção e aplicação de uma pesquisa de vitimização sobre acidentes de trânsito em Picos. Objetivávamos assim, entender o grau do problema “acidentes de trânsito” com foco nos que ocorreram com motocicletas. Para a busca de interpretação sociológica do problema focalizado, percorremos a trilha do aparato teórico do sociólogo Bernar Lahire, esse autor nos forneceu a estrutura básica para a construção dos retratos sociológicos de algumas das vítimas fatais do fenômeno em causa, servindo também de base para o “retrato” sociológico da maneira que ocorreu o acidente. Utilizamos também a estrutura analítica weberiana dos tipos ideais para seguirmos as relações sociais existentes no trânsito e desenhá-lo como ambiente de comportamento, seguindo para esse “focalizar” interpretativo os apontamentos de Goffman. Soma-se criticamente a essa estrutura analítica a teoria de habitus de Bourdieu desenhando, deste modo, nossa ferramenta metodológica.In the paper that follows, we look at transport accidents, focusing on those that happened involving motorcycles, in the city of Picos-PI, mainly in the time period for the years 2013, 2014 and 2015. We tried to delineate possible relationships between the Cultural arrays of individuals as a meaning-generating structure [in the Weberian understanding of meaning] - for actions in traffic. The search of the research was to understand if these actions, thus oriented, would be possible to generate behaviors that amplified the possibilities of an accident to occur. The methodological framework used is a starting point for the construction and application of a victimization survey on traffic accidents in Picos. We thus aimed to understand the degree of the problem "traffic accidents" focusing on those that occurred with motorcycles. In order to search for a sociological interpretation of the focused problem, we follow the path of the theoretical apparatus of the sociologist Bernar Lahire. This author has provided us with the basic structure for the construction of the sociological portraits of some of the fatal victims of the phenomena in question, it also served as the basis for a sociological portrait of the way the accident occurred. We also use the Weberian analytical framework of ideal types to follow the social relations existing in the transits and to design it as an environment of behavior, following to this interpretive "focus" Goffman's notes. Bourdieu's habitus theory is critically summed up to this analytical framework. In this way, we design our methodological tool.porCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISAcidentesMotosPicosTrânsitoCulturaAcidente de moto em Picos: uma análise de causalidades sociais inerentes aos acidentes de trânsito envolvendo motocicletasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAcidentemotoPicos_Melo_2018.pdf.txtAcidentemotoPicos_Melo_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain541353https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26397/2/AcidentemotoPicos_Melo_2018.pdf.txta5e6cc24d4b420ef2143dc9d072a3f04MD52THUMBNAILAcidentemotoPicos_Melo_2018.pdf.jpgAcidentemotoPicos_Melo_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1710https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26397/3/AcidentemotoPicos_Melo_2018.pdf.jpge0476cd5e61535f08730be2082891a22MD53TEXTAcidentemotoPicos_Melo_2018.pdf.txtAcidentemotoPicos_Melo_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain541353https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26397/2/AcidentemotoPicos_Melo_2018.pdf.txta5e6cc24d4b420ef2143dc9d072a3f04MD52THUMBNAILAcidentemotoPicos_Melo_2018.pdf.jpgAcidentemotoPicos_Melo_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1710https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26397/3/AcidentemotoPicos_Melo_2018.pdf.jpge0476cd5e61535f08730be2082891a22MD53ORIGINALAcidentemotoPicos_Melo_2018.pdfapplication/pdf6121284https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26397/1/AcidentemotoPicos_Melo_2018.pdff5c24b03b1bf67a6ca3e20aa1de77e49MD51123456789/263972019-01-30 12:18:21.037oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26397Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T15:18:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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