Conexões de saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estevão, Ady Canário de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20543
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas discursivas inclusivas dos estudantes habitantes do Programa Conexões de Saberes em uma universidade pública. A pesquisa situa-se no âmbito da Linguística Aplicada, área do conhecimento que toma como foco a linguagem sob o olhar interdisciplinar e constitui-se por um corpus composto pelo perfil, memoriais e entrevista coletiva. Essa investigação, no campo das humanidades, tomou a perspectiva teórica da análise do discurso francesa, a partir dos postulados de Michel Pêcheux sobre discurso, interdiscurso, memória discursiva e produção de sentido, entrecruzando com os estudos educacionais e sociais sobre as políticas públicas de ações afirmativas. Compreendendo a linguagem como uma prática discursiva, a análise do discurso revelou efeitos de sentido na construção de saberes e fazeres dos estudantes oriundos de espaços populares impactados pelo programa. Conclui-se que o discurso dos estudantes produz uma discursividade inscrita em enunciados sobre as vivências, trajetórias e experiências quanto ao acesso e permanência na universidade.
id UFRN_c6e772ab399a9742b12610d91fd651bb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20543
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Estevão, Ady Canário de Souzahttp://lattes.cnpq.br/2661324075394215Alves, Jefferson Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/1834832958808690Mafra, Luciana Dantashttp://lattes.cnpq.br/5879050741743541Batista, Maria do Socorro da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4884349926093737Silva, Marluce Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/4463809499714404Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de2016-05-31T21:26:23Z2016-05-31T21:26:23Z2015-05-29ESTEVÃO, Ady Canário de Souza. Conexões de saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantes. 2015. 209 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20543Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas discursivas inclusivas dos estudantes habitantes do Programa Conexões de Saberes em uma universidade pública. A pesquisa situa-se no âmbito da Linguística Aplicada, área do conhecimento que toma como foco a linguagem sob o olhar interdisciplinar e constitui-se por um corpus composto pelo perfil, memoriais e entrevista coletiva. Essa investigação, no campo das humanidades, tomou a perspectiva teórica da análise do discurso francesa, a partir dos postulados de Michel Pêcheux sobre discurso, interdiscurso, memória discursiva e produção de sentido, entrecruzando com os estudos educacionais e sociais sobre as políticas públicas de ações afirmativas. Compreendendo a linguagem como uma prática discursiva, a análise do discurso revelou efeitos de sentido na construção de saberes e fazeres dos estudantes oriundos de espaços populares impactados pelo programa. Conclui-se que o discurso dos estudantes produz uma discursividade inscrita em enunciados sobre as vivências, trajetórias e experiências quanto ao acesso e permanência na universidade.This paper aims at studying inclusive discursive practices of students participating in the Program Conexões de Saberes in a public university. This study is in the field of Applied Linguistics, which aims at language while interdisciplinarity and it is composed of a corpus with Profile, Memorials and Group interview. This study, while Humanities, conforms to the French Discourse Analysis theoretical framework, according Michel Pêcheux’s discourse, interdiscourse, discursive memory and meaning production, cross-connected with educational and social studies on public affirmative action policies. By understanding language as a discoursive practice, the discourse analysis showed meaning effects in the construction of the traditional knowledge of students from common spaces reached by the program. It is concluded that the students’ speech brings a discourse present in enunciates on experiences and stories about accessing and staying in the university.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALinguística aplicadaEstudantes popularesUniversidadePolíticas públicasPráticas sociaisConexões de saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAdyCanarioDeSouzaEstevao_TESE.pdfAdyCanarioDeSouzaEstevao_TESE.pdfapplication/pdf2550736https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20543/1/AdyCanarioDeSouzaEstevao_TESE.pdf87599ca938a8e091c90312248bb01783MD51TEXTAdyCanarioDeSouzaEstevao_TESE.pdf.txtAdyCanarioDeSouzaEstevao_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain392244https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20543/6/AdyCanarioDeSouzaEstevao_TESE.pdf.txt9737bd2bb5b981d44e03388c4e545e2fMD56THUMBNAILAdyCanarioDeSouzaEstevao_TESE.pdf.jpgAdyCanarioDeSouzaEstevao_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6374https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20543/7/AdyCanarioDeSouzaEstevao_TESE.pdf.jpg3914410b354ddfd128a35d8d50303455MD57123456789/205432017-11-02 17:17:05.503oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20543Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T20:17:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conexões de saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantes
title Conexões de saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantes
spellingShingle Conexões de saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantes
Estevão, Ady Canário de Souza
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Linguística aplicada
Estudantes populares
Universidade
Políticas públicas
Práticas sociais
title_short Conexões de saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantes
title_full Conexões de saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantes
title_fullStr Conexões de saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantes
title_full_unstemmed Conexões de saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantes
title_sort Conexões de saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantes
author Estevão, Ady Canário de Souza
author_facet Estevão, Ady Canário de Souza
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2661324075394215
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alves, Jefferson Fernandes
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1834832958808690
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Mafra, Luciana Dantas
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5879050741743541
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Batista, Maria do Socorro da Silva
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4884349926093737
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Marluce Pereira da
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4463809499714404
dc.contributor.author.fl_str_mv Estevão, Ady Canário de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de
contributor_str_mv Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Linguística aplicada
Estudantes populares
Universidade
Políticas públicas
Práticas sociais
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Estudantes populares
Universidade
Políticas públicas
Práticas sociais
description Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas discursivas inclusivas dos estudantes habitantes do Programa Conexões de Saberes em uma universidade pública. A pesquisa situa-se no âmbito da Linguística Aplicada, área do conhecimento que toma como foco a linguagem sob o olhar interdisciplinar e constitui-se por um corpus composto pelo perfil, memoriais e entrevista coletiva. Essa investigação, no campo das humanidades, tomou a perspectiva teórica da análise do discurso francesa, a partir dos postulados de Michel Pêcheux sobre discurso, interdiscurso, memória discursiva e produção de sentido, entrecruzando com os estudos educacionais e sociais sobre as políticas públicas de ações afirmativas. Compreendendo a linguagem como uma prática discursiva, a análise do discurso revelou efeitos de sentido na construção de saberes e fazeres dos estudantes oriundos de espaços populares impactados pelo programa. Conclui-se que o discurso dos estudantes produz uma discursividade inscrita em enunciados sobre as vivências, trajetórias e experiências quanto ao acesso e permanência na universidade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-31T21:26:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-05-31T21:26:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ESTEVÃO, Ady Canário de Souza. Conexões de saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantes. 2015. 209 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20543
identifier_str_mv ESTEVÃO, Ady Canário de Souza. Conexões de saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantes. 2015. 209 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20543/1/AdyCanarioDeSouzaEstevao_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20543/6/AdyCanarioDeSouzaEstevao_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20543/7/AdyCanarioDeSouzaEstevao_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 87599ca938a8e091c90312248bb01783
9737bd2bb5b981d44e03388c4e545e2f
3914410b354ddfd128a35d8d50303455
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117501742481408