Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39745 |
Resumo: | Analisa a estrutura curricular dos cursos de graduação em Biblioteconomia existentes nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste, identificando a existência de disciplinas voltadas ao marketing. Caracteriza o marketing em relação ao seu conceito, evolução e funções. Descreve a evolução da abordagem do marketing na literatura biblioteconômica brasileira. Analisa a aplicação do marketing em unidades de informação, destacando os obstáculos encontrados para sua aplicabilidade. Fala também das vantagens da sua aplicação, onde problemas são identificados, soluções podem ser tomadas, atendendo os desejos e anseios de seus clientes, promovendo um perfeito processo de troca de valores entre biblioteca e usuário. Discorre sobre o papel do bibliotecário no processo, salientando a necessidade de que tenha em sua formação académica, conhecimento sobre marketing em unidades de informação. Em termos de procedimentos metodológicos, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e a pesquisa em websites dos Cursos de Graduação em Biblioteconomia do Nordeste. |
id |
UFRN_c6f2703156b6a2ff16f4370bbfcf78ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/39745 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, José Gláucio Brito Tavares deCarvalho, Andréa Vasconcelos2012-03-07T12:00:58Z2021-09-29T11:13:44Z2012-03-07T12:00:58Z2021-09-29T11:13:44Z2005-01-13OLIVEIRA, José Gláucio Brito Tavares de. Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste. 2005. 52f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2005.200111740https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39745Analisa a estrutura curricular dos cursos de graduação em Biblioteconomia existentes nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste, identificando a existência de disciplinas voltadas ao marketing. Caracteriza o marketing em relação ao seu conceito, evolução e funções. Descreve a evolução da abordagem do marketing na literatura biblioteconômica brasileira. Analisa a aplicação do marketing em unidades de informação, destacando os obstáculos encontrados para sua aplicabilidade. Fala também das vantagens da sua aplicação, onde problemas são identificados, soluções podem ser tomadas, atendendo os desejos e anseios de seus clientes, promovendo um perfeito processo de troca de valores entre biblioteca e usuário. Discorre sobre o papel do bibliotecário no processo, salientando a necessidade de que tenha em sua formação académica, conhecimento sobre marketing em unidades de informação. Em termos de procedimentos metodológicos, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e a pesquisa em websites dos Cursos de Graduação em Biblioteconomia do Nordeste.porBiblioteconomiaBiblioteconomiaGraduação do BibliotecárioMarketing em Unidades de InformaçãoFunções do MarketingMarketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJoséGBTO_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain74183https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/1/Jos%c3%a9GBTO_Monografia.pdf.txt56971c245c5bfca0356ef053b0a2ef4fMD51MarketingEmUnidades_Oliveira_2005.pdf.txtExtracted texttext/plain74183https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/2/MarketingEmUnidades_Oliveira_2005.pdf.txt56971c245c5bfca0356ef053b0a2ef4fMD52ORIGINALMarketingEmUnidades_Oliveira_2005.pdfTexto completoapplication/pdf795589https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/3/MarketingEmUnidades_Oliveira_2005.pdf82a6dd96ba48df8f8dec980ad1b23e7fMD53CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream52https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54license_textapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/5/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD55license_rdfapplication/octet-stream23898https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/6/license_rdfe363e809996cf46ada20da1accfcd9c7MD56LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/7/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD57123456789/397452021-09-29 08:13:45.156oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T11:13:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste |
title |
Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste |
spellingShingle |
Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste Oliveira, José Gláucio Brito Tavares de Graduação do Bibliotecário Marketing em Unidades de Informação Funções do Marketing Biblioteconomia |
title_short |
Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste |
title_full |
Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste |
title_fullStr |
Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste |
title_full_unstemmed |
Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste |
title_sort |
Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste |
author |
Oliveira, José Gláucio Brito Tavares de |
author_facet |
Oliveira, José Gláucio Brito Tavares de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, José Gláucio Brito Tavares de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Andréa Vasconcelos |
contributor_str_mv |
Carvalho, Andréa Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Graduação do Bibliotecário Marketing em Unidades de Informação Funções do Marketing |
topic |
Graduação do Bibliotecário Marketing em Unidades de Informação Funções do Marketing Biblioteconomia |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Biblioteconomia |
description |
Analisa a estrutura curricular dos cursos de graduação em Biblioteconomia existentes nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste, identificando a existência de disciplinas voltadas ao marketing. Caracteriza o marketing em relação ao seu conceito, evolução e funções. Descreve a evolução da abordagem do marketing na literatura biblioteconômica brasileira. Analisa a aplicação do marketing em unidades de informação, destacando os obstáculos encontrados para sua aplicabilidade. Fala também das vantagens da sua aplicação, onde problemas são identificados, soluções podem ser tomadas, atendendo os desejos e anseios de seus clientes, promovendo um perfeito processo de troca de valores entre biblioteca e usuário. Discorre sobre o papel do bibliotecário no processo, salientando a necessidade de que tenha em sua formação académica, conhecimento sobre marketing em unidades de informação. Em termos de procedimentos metodológicos, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e a pesquisa em websites dos Cursos de Graduação em Biblioteconomia do Nordeste. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-01-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-07T12:00:58Z 2021-09-29T11:13:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-03-07T12:00:58Z 2021-09-29T11:13:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, José Gláucio Brito Tavares de. Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste. 2005. 52f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39745 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
200111740 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, José Gláucio Brito Tavares de. Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste. 2005. 52f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2005. 200111740 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteconomia |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteconomia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/1/Jos%c3%a9GBTO_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/2/MarketingEmUnidades_Oliveira_2005.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/3/MarketingEmUnidades_Oliveira_2005.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/4/license_url https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/5/license_text https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/6/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/7/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
56971c245c5bfca0356ef053b0a2ef4f 56971c245c5bfca0356ef053b0a2ef4f 82a6dd96ba48df8f8dec980ad1b23e7f 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 e3f2560beca4d66ff319e25382393450 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117626577551360 |