Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Gláucio Brito Tavares de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39745
Resumo: Analisa a estrutura curricular dos cursos de graduação em Biblioteconomia existentes nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste, identificando a existência de disciplinas voltadas ao marketing. Caracteriza o marketing em relação ao seu conceito, evolução e funções. Descreve a evolução da abordagem do marketing na literatura biblioteconômica brasileira. Analisa a aplicação do marketing em unidades de informação, destacando os obstáculos encontrados para sua aplicabilidade. Fala também das vantagens da sua aplicação, onde problemas são identificados, soluções podem ser tomadas, atendendo os desejos e anseios de seus clientes, promovendo um perfeito processo de troca de valores entre biblioteca e usuário. Discorre sobre o papel do bibliotecário no processo, salientando a necessidade de que tenha em sua formação académica, conhecimento sobre marketing em unidades de informação. Em termos de procedimentos metodológicos, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e a pesquisa em websites dos Cursos de Graduação em Biblioteconomia do Nordeste.
id UFRN_c6f2703156b6a2ff16f4370bbfcf78ed
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/39745
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, José Gláucio Brito Tavares deCarvalho, Andréa Vasconcelos2012-03-07T12:00:58Z2021-09-29T11:13:44Z2012-03-07T12:00:58Z2021-09-29T11:13:44Z2005-01-13OLIVEIRA, José Gláucio Brito Tavares de. Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste. 2005. 52f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2005.200111740https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39745Analisa a estrutura curricular dos cursos de graduação em Biblioteconomia existentes nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste, identificando a existência de disciplinas voltadas ao marketing. Caracteriza o marketing em relação ao seu conceito, evolução e funções. Descreve a evolução da abordagem do marketing na literatura biblioteconômica brasileira. Analisa a aplicação do marketing em unidades de informação, destacando os obstáculos encontrados para sua aplicabilidade. Fala também das vantagens da sua aplicação, onde problemas são identificados, soluções podem ser tomadas, atendendo os desejos e anseios de seus clientes, promovendo um perfeito processo de troca de valores entre biblioteca e usuário. Discorre sobre o papel do bibliotecário no processo, salientando a necessidade de que tenha em sua formação académica, conhecimento sobre marketing em unidades de informação. Em termos de procedimentos metodológicos, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e a pesquisa em websites dos Cursos de Graduação em Biblioteconomia do Nordeste.porBiblioteconomiaBiblioteconomiaGraduação do BibliotecárioMarketing em Unidades de InformaçãoFunções do MarketingMarketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJoséGBTO_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain74183https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/1/Jos%c3%a9GBTO_Monografia.pdf.txt56971c245c5bfca0356ef053b0a2ef4fMD51MarketingEmUnidades_Oliveira_2005.pdf.txtExtracted texttext/plain74183https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/2/MarketingEmUnidades_Oliveira_2005.pdf.txt56971c245c5bfca0356ef053b0a2ef4fMD52ORIGINALMarketingEmUnidades_Oliveira_2005.pdfTexto completoapplication/pdf795589https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/3/MarketingEmUnidades_Oliveira_2005.pdf82a6dd96ba48df8f8dec980ad1b23e7fMD53CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream52https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54license_textapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/5/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD55license_rdfapplication/octet-stream23898https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/6/license_rdfe363e809996cf46ada20da1accfcd9c7MD56LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/7/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD57123456789/397452021-09-29 08:13:45.156oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T11:13:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste
title Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste
spellingShingle Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste
Oliveira, José Gláucio Brito Tavares de
Graduação do Bibliotecário
Marketing em Unidades de Informação
Funções do Marketing
Biblioteconomia
title_short Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste
title_full Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste
title_fullStr Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste
title_full_unstemmed Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste
title_sort Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste
author Oliveira, José Gláucio Brito Tavares de
author_facet Oliveira, José Gláucio Brito Tavares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, José Gláucio Brito Tavares de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Andréa Vasconcelos
contributor_str_mv Carvalho, Andréa Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Graduação do Bibliotecário
Marketing em Unidades de Informação
Funções do Marketing
topic Graduação do Bibliotecário
Marketing em Unidades de Informação
Funções do Marketing
Biblioteconomia
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Biblioteconomia
description Analisa a estrutura curricular dos cursos de graduação em Biblioteconomia existentes nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste, identificando a existência de disciplinas voltadas ao marketing. Caracteriza o marketing em relação ao seu conceito, evolução e funções. Descreve a evolução da abordagem do marketing na literatura biblioteconômica brasileira. Analisa a aplicação do marketing em unidades de informação, destacando os obstáculos encontrados para sua aplicabilidade. Fala também das vantagens da sua aplicação, onde problemas são identificados, soluções podem ser tomadas, atendendo os desejos e anseios de seus clientes, promovendo um perfeito processo de troca de valores entre biblioteca e usuário. Discorre sobre o papel do bibliotecário no processo, salientando a necessidade de que tenha em sua formação académica, conhecimento sobre marketing em unidades de informação. Em termos de procedimentos metodológicos, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e a pesquisa em websites dos Cursos de Graduação em Biblioteconomia do Nordeste.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-01-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-07T12:00:58Z
2021-09-29T11:13:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-07T12:00:58Z
2021-09-29T11:13:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, José Gláucio Brito Tavares de. Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste. 2005. 52f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39745
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 200111740
identifier_str_mv OLIVEIRA, José Gláucio Brito Tavares de. Marketing em Unidades de Informação: análise da estrutura curricular dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste. 2005. 52f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2005.
200111740
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteconomia
publisher.none.fl_str_mv Biblioteconomia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/1/Jos%c3%a9GBTO_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/2/MarketingEmUnidades_Oliveira_2005.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/3/MarketingEmUnidades_Oliveira_2005.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/4/license_url
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/5/license_text
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/6/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39745/7/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 56971c245c5bfca0356ef053b0a2ef4f
56971c245c5bfca0356ef053b0a2ef4f
82a6dd96ba48df8f8dec980ad1b23e7f
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7
e3f2560beca4d66ff319e25382393450
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117626577551360