Concepções e práticas em torno da educação integral na escola estadual de educação integral em tempo integral Barão de Ceará-Mirim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Suelen Suerda Morais da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42563
Resumo: Neste artigo propomos uma discussão sobre as políticas públicas que norteiam as Escola de Educação Integral em Tempo Integral da rede estadual do Rio Grande do Norte e os aspectos pedagógicos que as formam. Para tal estudo utilizamos como campo de pesquisa a Escola Estadual de Educação Integral em Tempo Integral Barão de Ceará-Mirim, onde percorremos brevemente como essa instituição centenária perpassou diversas modificações na estrutura e nomenclatura até chegar aos dias atuais como escola integral, fazendo uso de documentações, escritos e observação participante. Assim, a instituição almeja superar a ideia de ser apenas mais tempo na escola, tornando esse tempo de permanência útil, agradável, não apenas sendo preenchido por atividades desconectadas. Sua proposta é que as disciplinas e as oficinas estejam interligadas, proporcionando a esses aprendizes não apenas desenvolvimento intelectual, mas motor, físico, mental, cultural, conhecimentos que os tornem cada vez mais cidadãos. Assim, concluímos que a escola integral apresenta-se como uma alternativa para melhorar os índices educacionais, mas como está sendo empregada falta muita estrutura física, que os professores possam ser integrais para que a escola não viva dois momentos e sim a continuação do turno, acesso a informação para os alunos poderem realizar pesquisas, aulas de campo para poderem assim vivenciarem o estudo da prática associado à teoria.
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