Uso pedagógico do ábaco romano para ensino do algoritmo de multiplicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19492 |
Resumo: | O presente trabalho descreve a construção de uma alternativa didática a partir de uma abordagem histórica com o uso do ábaco romano para o ensino de multiplicação para alunos do 2º ano do ensino fundamental, por meio de atividades que vai desde a representação dos números até a multiplicação com o ábaco romano, com o intuito de que os alunos aprendam o algoritmo de multiplicação. Foi utilizado como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, visto que o objeto de pesquisa se ajusta aos objetivos dessa modalidade de pesquisa. Quanto aos procedimentos, a pesquisa pode ser tratada como uma pesquisa-ação, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a observação, o diário de bordo, questionários, entrevista e a análise documental. O tratamento e análise dos dados colhidos por meio das atividades foram classificados e quantificados em quadros para facilitar a visualização, a interpretação, a compreensão, a análise desses dados e depois transposto para gráficos. A análise confirmou os objetivos da pesquisa e contribuiu para indicar o uso pedagógico do ábaco romano para o ensino do algoritmo de multiplicação através de um corpo de atividades. Assim, pode-se considerar que este produto educacional trará importantes contribuições para o ensino desse conteúdo matemático, na Educação Básica, sobretudo, com relação ao processo de multiplicação. |
id |
UFRN_c78ebd7046e8666b530a1f8ce8c36f37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19492 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Ibiapina, Wilter Freitashttp://lattes.cnpq.br/4739080071880179http://lattes.cnpq.br/2466525106349625Noronha, Claudianny Amorimhttp://lattes.cnpq.br/3258090174478169Silva, Georgiane Amorimhttp://lattes.cnpq.br/2101604345855008Fossa, John Andrew2015-12-18T19:45:40Z2015-12-18T19:45:40Z2014-07-17IBIAPINA, Wilter Freitas. Uso pedagógico do ábaco romano para ensino do algoritmo de multiplicação. 2014. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19492O presente trabalho descreve a construção de uma alternativa didática a partir de uma abordagem histórica com o uso do ábaco romano para o ensino de multiplicação para alunos do 2º ano do ensino fundamental, por meio de atividades que vai desde a representação dos números até a multiplicação com o ábaco romano, com o intuito de que os alunos aprendam o algoritmo de multiplicação. Foi utilizado como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, visto que o objeto de pesquisa se ajusta aos objetivos dessa modalidade de pesquisa. Quanto aos procedimentos, a pesquisa pode ser tratada como uma pesquisa-ação, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a observação, o diário de bordo, questionários, entrevista e a análise documental. O tratamento e análise dos dados colhidos por meio das atividades foram classificados e quantificados em quadros para facilitar a visualização, a interpretação, a compreensão, a análise desses dados e depois transposto para gráficos. A análise confirmou os objetivos da pesquisa e contribuiu para indicar o uso pedagógico do ábaco romano para o ensino do algoritmo de multiplicação através de um corpo de atividades. Assim, pode-se considerar que este produto educacional trará importantes contribuições para o ensino desse conteúdo matemático, na Educação Básica, sobretudo, com relação ao processo de multiplicação.This dissertation describes the construction of a alternative didactic incorporating a historical approach with the use of the Roman abacus for teaching multiplication to students of 2nd year of elementary school, through activities ranging from the representation of numbers to multiplying with the Roman abacus, for learning the multiplication algorithm. Qualitative research was used as a methodological approach since the research object fits the goals of this research mode. Concerning the procedures, the research can be seen as a teaching experiment developed within the school environment. The instruments used for data collection were: observation, logbook, questionnaires, interviews and document analysis. The processing and analysis of data collected through the activities were classified and quantified in tables for easy viewing, interpretation, understanding, analysis of data and then transposed to charts. The analysis confirmed the research objectives and contributed to indicate the pedagogical use of the Roman abacus for teaching multiplication algorithm through several activities. Thus, it can be considered that this educational product will have important contributions for the teaching of this mathematical content, in Basic Education, particularly regarding to the multiplication processCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaÁbaco romanoMultiplicaçãoAlgoritmoAtividadesUso pedagógico do ábaco romano para ensino do algoritmo de multiplicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALWilterFreitasIbiapina_DISSERT.pdfWilterFreitasIbiapina_DISSERT.pdfapplication/pdf4648495https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19492/1/WilterFreitasIbiapina_DISSERT.pdfd99378f90ed9f8487b15f5bc9292421eMD51TEXTWilterFreitasIbiapina_DISSERT.pdf.txtWilterFreitasIbiapina_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain305153https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19492/6/WilterFreitasIbiapina_DISSERT.pdf.txt542973d283838468cbab2102922aadfdMD56THUMBNAILWilterFreitasIbiapina_DISSERT.pdf.jpgWilterFreitasIbiapina_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg11051https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19492/7/WilterFreitasIbiapina_DISSERT.pdf.jpg74410bc23c8a89932246ab2b861e49c6MD57123456789/194922017-11-02 12:39:42.037oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19492Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T15:39:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso pedagógico do ábaco romano para ensino do algoritmo de multiplicação |
title |
Uso pedagógico do ábaco romano para ensino do algoritmo de multiplicação |
spellingShingle |
Uso pedagógico do ábaco romano para ensino do algoritmo de multiplicação Ibiapina, Wilter Freitas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática Ábaco romano Multiplicação Algoritmo Atividades |
title_short |
Uso pedagógico do ábaco romano para ensino do algoritmo de multiplicação |
title_full |
Uso pedagógico do ábaco romano para ensino do algoritmo de multiplicação |
title_fullStr |
Uso pedagógico do ábaco romano para ensino do algoritmo de multiplicação |
title_full_unstemmed |
Uso pedagógico do ábaco romano para ensino do algoritmo de multiplicação |
title_sort |
Uso pedagógico do ábaco romano para ensino do algoritmo de multiplicação |
author |
Ibiapina, Wilter Freitas |
author_facet |
Ibiapina, Wilter Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4739080071880179 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2466525106349625 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Noronha, Claudianny Amorim |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3258090174478169 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Georgiane Amorim |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2101604345855008 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ibiapina, Wilter Freitas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fossa, John Andrew |
contributor_str_mv |
Fossa, John Andrew |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática Ábaco romano Multiplicação Algoritmo Atividades |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ábaco romano Multiplicação Algoritmo Atividades |
description |
O presente trabalho descreve a construção de uma alternativa didática a partir de uma abordagem histórica com o uso do ábaco romano para o ensino de multiplicação para alunos do 2º ano do ensino fundamental, por meio de atividades que vai desde a representação dos números até a multiplicação com o ábaco romano, com o intuito de que os alunos aprendam o algoritmo de multiplicação. Foi utilizado como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, visto que o objeto de pesquisa se ajusta aos objetivos dessa modalidade de pesquisa. Quanto aos procedimentos, a pesquisa pode ser tratada como uma pesquisa-ação, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a observação, o diário de bordo, questionários, entrevista e a análise documental. O tratamento e análise dos dados colhidos por meio das atividades foram classificados e quantificados em quadros para facilitar a visualização, a interpretação, a compreensão, a análise desses dados e depois transposto para gráficos. A análise confirmou os objetivos da pesquisa e contribuiu para indicar o uso pedagógico do ábaco romano para o ensino do algoritmo de multiplicação através de um corpo de atividades. Assim, pode-se considerar que este produto educacional trará importantes contribuições para o ensino desse conteúdo matemático, na Educação Básica, sobretudo, com relação ao processo de multiplicação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-18T19:45:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-18T19:45:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
IBIAPINA, Wilter Freitas. Uso pedagógico do ábaco romano para ensino do algoritmo de multiplicação. 2014. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19492 |
identifier_str_mv |
IBIAPINA, Wilter Freitas. Uso pedagógico do ábaco romano para ensino do algoritmo de multiplicação. 2014. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19492/1/WilterFreitasIbiapina_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19492/6/WilterFreitasIbiapina_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19492/7/WilterFreitasIbiapina_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d99378f90ed9f8487b15f5bc9292421e 542973d283838468cbab2102922aadfd 74410bc23c8a89932246ab2b861e49c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117896857452544 |