Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia (AMEMT)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Felipe Costa da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32854
Resumo: Introdução: As Tecnologias de Informação e Comunicação contribuem diretamente na melhoria de processos e sobretudo quando inseridos no ensino. Com a expansão das referidas tecnologias, as formas de capacitação e atualização dos profissionais de saúde estão sendo modificadas, melhoradas e ganhando destaque através do ensino mediado por tecnologia. Objetivo: Sumarizar os recursos educacionais do ensino mediado por tecnologia que contribuem na formação e educação permanente dos profissionais de saúde. Metodologia: A presente dissertação se constituiu em 3 etapas, Revisão sistemática com estratégia de busca nas bases de dados eletrônicas PUBMED, LILACS, SCOPUS, WEB OF SCIENCE, construção de um instrumento de avaliação de módulos educacionais e por fim construção de um artigo cientifico apresentando o instrumento. Resultados: Como resultados de todo o processo, foi sumarizado os recursos mais usados na educação permanente dos profissionais de saúde através da revisão sistemática, construído o instrumento Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia e apresentado seu uso através de um artigo publicado. Conclusão: A partir da revisão sistemática percebe-se que uso de recursos mediado por tecnologia é eficaz nos processos formativos do profissional de saúde, quanto aos recursos os principais destaques são os vídeos, módulos educacionais e estudos de casos clínicos. Pretende-se, a partir desse instrumento, após validado, contribuir com a avaliação de cursos e módulos a distância oferecendo assim maior qualidade nos processos de ensino/aprendizagem no campo da saúde.
id UFRN_c7b503b270d7de8c28caa623c020d936
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32854
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, José Felipe Costa dahttp://lattes.cnpq.br/2417859765233181http://lattes.cnpq.br/0353536075419724Cortez, Lyane Ramalhohttp://lattes.cnpq.br/3851476293314525Lins, Hertz Wilton de Castrohttp://lattes.cnpq.br/7712686175574736Valença, Cecilia Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/2788316719185705Melo, Illana Louise Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/0775872968532285Silva, José Adailton da2021-07-09T15:07:44Z2021-07-09T15:07:44Z2021-05-11SILVA, José Felipe Costa da. Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia (AMEMT). 2021. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32854Introdução: As Tecnologias de Informação e Comunicação contribuem diretamente na melhoria de processos e sobretudo quando inseridos no ensino. Com a expansão das referidas tecnologias, as formas de capacitação e atualização dos profissionais de saúde estão sendo modificadas, melhoradas e ganhando destaque através do ensino mediado por tecnologia. Objetivo: Sumarizar os recursos educacionais do ensino mediado por tecnologia que contribuem na formação e educação permanente dos profissionais de saúde. Metodologia: A presente dissertação se constituiu em 3 etapas, Revisão sistemática com estratégia de busca nas bases de dados eletrônicas PUBMED, LILACS, SCOPUS, WEB OF SCIENCE, construção de um instrumento de avaliação de módulos educacionais e por fim construção de um artigo cientifico apresentando o instrumento. Resultados: Como resultados de todo o processo, foi sumarizado os recursos mais usados na educação permanente dos profissionais de saúde através da revisão sistemática, construído o instrumento Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia e apresentado seu uso através de um artigo publicado. Conclusão: A partir da revisão sistemática percebe-se que uso de recursos mediado por tecnologia é eficaz nos processos formativos do profissional de saúde, quanto aos recursos os principais destaques são os vídeos, módulos educacionais e estudos de casos clínicos. Pretende-se, a partir desse instrumento, após validado, contribuir com a avaliação de cursos e módulos a distância oferecendo assim maior qualidade nos processos de ensino/aprendizagem no campo da saúde.Introduction: Information and Communication Technologies directly contribute to the improvement of processes and especially when inserted in teaching. With the expansion of these technologies, the ways of training and updating health professionals are being modified, improved and gaining prominence through technology-mediated education. Objective: Summarize the educational resources of technology-mediated education that contribute to the training and continuing education of health professionals. Methodology: This dissertation consisted of 3 steps, Systematic review with search strategy in electronic databases PUBMED, LILACS, SCOPUS, WEB OF SCIENCE, construction of an instrument for evaluating educational modules and finally construction of a scientific article presenting the instrument. Results: As result of the entire process, the most used resources in the continuing education of health professionals were summarized through a systematic review, the instrument Assessment of Educational Modules Mediated by Technology was constructed and its use presented through a published article. Conclusion: From the systematic review it is clear that the use of resources mediated by technology is effective in the training processes of health professionals, as for resources, the main highlights are videos, educational modules and clinical case studies. It is intended, from this instrument, after being validated, to contribute to the evaluation of distance courses and modules, thus offering greater quality in the teaching/learning processes in the field of health.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E INOVAÇÃO EM SAÚDEUFRNBrasilEducação à distânciaEducação continuadaTecnologia educacionalRecursos audiovisuaisPessoal de saúdeAvaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia (AMEMT)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaoModulosEducacionais_Silva_2021.pdfapplication/pdf1123519https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32854/1/AvaliacaoModulosEducacionais_Silva_2021.pdf7acf8d3628c6d9cf0fc2b66a9839d5d7MD51123456789/328542021-07-09 12:08:33.998oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32854Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-07-09T15:08:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia (AMEMT)
title Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia (AMEMT)
spellingShingle Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia (AMEMT)
Silva, José Felipe Costa da
Educação à distância
Educação continuada
Tecnologia educacional
Recursos audiovisuais
Pessoal de saúde
title_short Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia (AMEMT)
title_full Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia (AMEMT)
title_fullStr Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia (AMEMT)
title_full_unstemmed Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia (AMEMT)
title_sort Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia (AMEMT)
author Silva, José Felipe Costa da
author_facet Silva, José Felipe Costa da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2417859765233181
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0353536075419724
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lins, Hertz Wilton de Castro
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7712686175574736
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Valença, Cecilia Nogueira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2788316719185705
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Melo, Illana Louise Pereira de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0775872968532285
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Felipe Costa da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Cortez, Lyane Ramalho
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3851476293314525
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, José Adailton da
contributor_str_mv Cortez, Lyane Ramalho
Silva, José Adailton da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância
Educação continuada
Tecnologia educacional
Recursos audiovisuais
Pessoal de saúde
topic Educação à distância
Educação continuada
Tecnologia educacional
Recursos audiovisuais
Pessoal de saúde
description Introdução: As Tecnologias de Informação e Comunicação contribuem diretamente na melhoria de processos e sobretudo quando inseridos no ensino. Com a expansão das referidas tecnologias, as formas de capacitação e atualização dos profissionais de saúde estão sendo modificadas, melhoradas e ganhando destaque através do ensino mediado por tecnologia. Objetivo: Sumarizar os recursos educacionais do ensino mediado por tecnologia que contribuem na formação e educação permanente dos profissionais de saúde. Metodologia: A presente dissertação se constituiu em 3 etapas, Revisão sistemática com estratégia de busca nas bases de dados eletrônicas PUBMED, LILACS, SCOPUS, WEB OF SCIENCE, construção de um instrumento de avaliação de módulos educacionais e por fim construção de um artigo cientifico apresentando o instrumento. Resultados: Como resultados de todo o processo, foi sumarizado os recursos mais usados na educação permanente dos profissionais de saúde através da revisão sistemática, construído o instrumento Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia e apresentado seu uso através de um artigo publicado. Conclusão: A partir da revisão sistemática percebe-se que uso de recursos mediado por tecnologia é eficaz nos processos formativos do profissional de saúde, quanto aos recursos os principais destaques são os vídeos, módulos educacionais e estudos de casos clínicos. Pretende-se, a partir desse instrumento, após validado, contribuir com a avaliação de cursos e módulos a distância oferecendo assim maior qualidade nos processos de ensino/aprendizagem no campo da saúde.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-09T15:07:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-09T15:07:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, José Felipe Costa da. Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia (AMEMT). 2021. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32854
identifier_str_mv SILVA, José Felipe Costa da. Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia (AMEMT). 2021. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E INOVAÇÃO EM SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32854/1/AvaliacaoModulosEducacionais_Silva_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7acf8d3628c6d9cf0fc2b66a9839d5d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117782891921408