Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Catiane Lopes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52255
Resumo: A inovação no sistema de ensino surge para repaginar um modelo educacional recorrente de décadas passadas. O uso de Metodologias Ativas (MAs), Tecnologias Educacionais (TEs) e das Tecnologias Digitais da Informação eComunicação (TDICs) no ensino, atualmente, tem sido forte aliado no processo de ensino-aprendizagem e também ferramenta essencial e inspiradora para os novos paradigmas educacionais. A problemática apresentada neste estudo decorre das apreciações teóricas e práticas acerca do ensino mediado, na maioria das vezes, pela ausência de práticas pedagógicas inovadoras na formação docente dos alunos da pós-graduação, refletida pelas limitações do corpo docente sobre o uso de tecnologias para o ensino. Diante disso, o professor universitário, enquanto formador de educadores, necessita estar em constante interação com as tendências educacionais, com novos sistemas de trabalho, reinventar-se constantemente, além de criar novas proposições metodológicas em sala de aula, sobretudo quando reflete-se sobre o novo cenário mundial. Neste contexto, o objetivo que norteia esta pesquisa é analisar a percepção do docente da pós-graduação em turismo no Brasil sobre o uso de metodologias ativas, tecnologias educacionais e tecnologias digitais da informação e comunicação como práticas pedagógicas inovadoras para o ensino. O corpus desta pesquisa é contribuir para que os professores alinhem suas metodologias de ensino ao cenário de inovações do século XXI. Além disso, espera-se que este estudo auxilie na formação do discente em seu processo de aprendizagem enquanto aluno, e que reflitam sobre a aplicabilidade de métodos que potencializem os conteúdos que serão desenvolvidos em suas salas de aula, durante a carreira docente. O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo, e de abordagem quantitativa. O levantamento teórico foi realizado por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que embasa a proposta apresentada, e que confirmou a necessidade de realização deste estudo na área do ensino de Turismo. Sobre o instrumento de pesquisa, o mesmo está fundamentado, principalmente, no modelo do Conhecimento Tecnológico do Conteúdo Pedagógico - Technological Pedagogical Content Knowledge - (TPACK), que tem sido utilizado em diversas pesquisas na área da educação para identificar tipos de conhecimentos que devem convergir para que docentes possam alinhar suas práticas pedagógicas ao uso de MAs, TEs e TDICs em suas propostas de ensino. Os dados foram analisados através da análise descritiva e de conteúdo com auxílio do software estatístico SPSS. Dentro do campo dos resultados a pesquisa indicou que, nos últimos tempos, houve uma significativa aceleração no processo de inserção de MAs, TEs e o uso das TDICs no ensino, sobretudo no ensino superior, desencadeando novas práticas pedagógicas. Porém, o cenário aponta que, ainda, existem grandes desafios, em termos de infraestrutura adequada, formação do professor, implantação de novos métodos e propostas de ensino, revisão de currículo, entre outros desafios que precisam ser superados.
id UFRN_c86aca965be97c44cc632fbed69d2241
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52255
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Catiane Lopes de07271507400http://lattes.cnpq.br/980412008711976901238166458http://lattes.cnpq.br/2679486695792235Mendes Filho, Luiz Augusto Machado50367811472http://lattes.cnpq.br/7785924812425468Marques Junior, Sergio12345018801http://lattes.cnpq.br/3095760811566254Almeida, Juliana Vieira de62177818400http://lattes.cnpq.br/9272504166025931Milito, Marcelo Chiarelli06319811447http://lattes.cnpq.br/8390923752879471Barreto, Leilianne Michelle Trindade Da Silva2023-05-04T21:14:51Z2023-05-04T21:14:51Z2022-12-20LIMA, Catiane Lopes de. Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino. Orientadora: Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto. 2022. 175 f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52255A inovação no sistema de ensino surge para repaginar um modelo educacional recorrente de décadas passadas. O uso de Metodologias Ativas (MAs), Tecnologias Educacionais (TEs) e das Tecnologias Digitais da Informação eComunicação (TDICs) no ensino, atualmente, tem sido forte aliado no processo de ensino-aprendizagem e também ferramenta essencial e inspiradora para os novos paradigmas educacionais. A problemática apresentada neste estudo decorre das apreciações teóricas e práticas acerca do ensino mediado, na maioria das vezes, pela ausência de práticas pedagógicas inovadoras na formação docente dos alunos da pós-graduação, refletida pelas limitações do corpo docente sobre o uso de tecnologias para o ensino. Diante disso, o professor universitário, enquanto formador de educadores, necessita estar em constante interação com as tendências educacionais, com novos sistemas de trabalho, reinventar-se constantemente, além de criar novas proposições metodológicas em sala de aula, sobretudo quando reflete-se sobre o novo cenário mundial. Neste contexto, o objetivo que norteia esta pesquisa é analisar a percepção do docente da pós-graduação em turismo no Brasil sobre o uso de metodologias ativas, tecnologias educacionais e tecnologias digitais da informação e comunicação como práticas pedagógicas inovadoras para o ensino. O corpus desta pesquisa é contribuir para que os professores alinhem suas metodologias de ensino ao cenário de inovações do século XXI. Além disso, espera-se que este estudo auxilie na formação do discente em seu processo de aprendizagem enquanto aluno, e que reflitam sobre a aplicabilidade de métodos que potencializem os conteúdos que serão desenvolvidos em suas salas de aula, durante a carreira docente. O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo, e de abordagem quantitativa. O levantamento teórico foi realizado por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que embasa a proposta apresentada, e que confirmou a necessidade de realização deste estudo na área do ensino de Turismo. Sobre o instrumento de pesquisa, o mesmo está fundamentado, principalmente, no modelo do Conhecimento Tecnológico do Conteúdo Pedagógico - Technological Pedagogical Content Knowledge - (TPACK), que tem sido utilizado em diversas pesquisas na área da educação para identificar tipos de conhecimentos que devem convergir para que docentes possam alinhar suas práticas pedagógicas ao uso de MAs, TEs e TDICs em suas propostas de ensino. Os dados foram analisados através da análise descritiva e de conteúdo com auxílio do software estatístico SPSS. Dentro do campo dos resultados a pesquisa indicou que, nos últimos tempos, houve uma significativa aceleração no processo de inserção de MAs, TEs e o uso das TDICs no ensino, sobretudo no ensino superior, desencadeando novas práticas pedagógicas. Porém, o cenário aponta que, ainda, existem grandes desafios, em termos de infraestrutura adequada, formação do professor, implantação de novos métodos e propostas de ensino, revisão de currículo, entre outros desafios que precisam ser superados.Innovation in the educational system arises in order to redesign a recurrent educational model from past decades. Currently, the use of Active Methodologies (AMs), Educational Technologies (ETs), and Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in teaching has been a strong ally in the teaching-learning process, and also an essential and inspiring tool for the new educational paradigms. The issue presented in this study relies on theoretical and practical assessments upon mediated teaching, mostly due to the absence of innovative pedagogical practices in the teaching training of postgraduate students, reflected by the teachers’ limitations on the use of technologies in teaching. Therefore, college professors, as educators’ trainers, need to be in constant interaction with educational trends, new work systems, and continuous reinvention, as well as creating new methodological propositions in the classroom, especially when reflecting on the new world scenario. In this context, this research aims to analyze the perception of postgraduate professors in Tourism in Brazil upon the use of Active Methodologies, Educational Technologies, and Digital Information and Communication Technologies as innovative pedagogical practices in teaching. The corpus of the research is designed to help professors align their teaching methodologies with the scenario of innovations of the twenty-first century. Moreover, it is expected that this study assists students’ formation with regard to their learning process as students, and that they reflect on the applicability of methods that enhance the contents which will be developed in the classroom during their teaching career. This study has an exploratory-descriptive nature and a quantitative approach. The theoretical survey was carried out through a Systematic Literature Review (SLR), which supported the presented proposal and confirmed the need to carry out this study in the field of Tourism teaching. The research instrument is mainly based on the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) model, which has been used in several studies in the educational field to identify types of knowledge that should converge so that teachers may align their pedagogical practices to the use of AMs, ETs, and DICTs in their teaching proposals. The data were analyzed through both descriptive and content analyses with the aid of SPSS statistical software. From the results, the research indicated that in recent times there has been a significant acceleration in the insertion process of AMs, ETs, and the use of DICTs in teaching, especially in higher education, which promotes new pedagogical practices. However, the scenario indicates that there are still great challenges in terms of adequate infrastructure, teacher training, implementation of new teaching methods and proposals, and curriculum revision, among other challenges that also need to be overcomeUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em TurismoUFRNBrasilturismoensinopráticas pedagógicaspós-graduaçãometodologias ativasModelo TPACK.tecnologias educacionaistecnologias digitais da informação e comunicaçãotourismteaching pedagogical practicespostgraduate programactive methodologieseducational technologies.digital information and communication technologiesTPACK model.Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPraticasPedagogicasInovadorasPPGT_Lima_2023.pdfapplication/pdf3172803https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52255/1/PraticasPedagogicasInovadorasPPGT_Lima_2023.pdfe7cc7548de4ca7116924fa52a674e4dbMD51123456789/522552023-05-04 18:16:59.988oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52255Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-04T21:16:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino
title Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino
spellingShingle Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino
Lima, Catiane Lopes de
turismo
ensino
práticas pedagógicas
pós-graduação
metodologias ativas
Modelo TPACK.
tecnologias educacionais
tecnologias digitais da informação e comunicação
tourism
teaching pedagogical practices
postgraduate program
active methodologies
educational technologies.
digital information and communication technologies
TPACK model.
title_short Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino
title_full Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino
title_fullStr Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino
title_sort Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino
author Lima, Catiane Lopes de
author_facet Lima, Catiane Lopes de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv 07271507400
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9804120087119769
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv 01238166458
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2679486695792235
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv 50367811472
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7785924812425468
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Marques Junior, Sergio
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv 12345018801
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3095760811566254
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Almeida, Juliana Vieira de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv 62177818400
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9272504166025931
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Milito, Marcelo Chiarelli
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv 06319811447
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8390923752879471
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Catiane Lopes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barreto, Leilianne Michelle Trindade Da Silva
contributor_str_mv Barreto, Leilianne Michelle Trindade Da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv turismo
ensino
práticas pedagógicas
pós-graduação
metodologias ativas
Modelo TPACK.
tecnologias educacionais
tecnologias digitais da informação e comunicação
tourism
teaching pedagogical practices
postgraduate program
active methodologies
educational technologies.
digital information and communication technologies
TPACK model.
topic turismo
ensino
práticas pedagógicas
pós-graduação
metodologias ativas
Modelo TPACK.
tecnologias educacionais
tecnologias digitais da informação e comunicação
tourism
teaching pedagogical practices
postgraduate program
active methodologies
educational technologies.
digital information and communication technologies
TPACK model.
description A inovação no sistema de ensino surge para repaginar um modelo educacional recorrente de décadas passadas. O uso de Metodologias Ativas (MAs), Tecnologias Educacionais (TEs) e das Tecnologias Digitais da Informação eComunicação (TDICs) no ensino, atualmente, tem sido forte aliado no processo de ensino-aprendizagem e também ferramenta essencial e inspiradora para os novos paradigmas educacionais. A problemática apresentada neste estudo decorre das apreciações teóricas e práticas acerca do ensino mediado, na maioria das vezes, pela ausência de práticas pedagógicas inovadoras na formação docente dos alunos da pós-graduação, refletida pelas limitações do corpo docente sobre o uso de tecnologias para o ensino. Diante disso, o professor universitário, enquanto formador de educadores, necessita estar em constante interação com as tendências educacionais, com novos sistemas de trabalho, reinventar-se constantemente, além de criar novas proposições metodológicas em sala de aula, sobretudo quando reflete-se sobre o novo cenário mundial. Neste contexto, o objetivo que norteia esta pesquisa é analisar a percepção do docente da pós-graduação em turismo no Brasil sobre o uso de metodologias ativas, tecnologias educacionais e tecnologias digitais da informação e comunicação como práticas pedagógicas inovadoras para o ensino. O corpus desta pesquisa é contribuir para que os professores alinhem suas metodologias de ensino ao cenário de inovações do século XXI. Além disso, espera-se que este estudo auxilie na formação do discente em seu processo de aprendizagem enquanto aluno, e que reflitam sobre a aplicabilidade de métodos que potencializem os conteúdos que serão desenvolvidos em suas salas de aula, durante a carreira docente. O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo, e de abordagem quantitativa. O levantamento teórico foi realizado por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que embasa a proposta apresentada, e que confirmou a necessidade de realização deste estudo na área do ensino de Turismo. Sobre o instrumento de pesquisa, o mesmo está fundamentado, principalmente, no modelo do Conhecimento Tecnológico do Conteúdo Pedagógico - Technological Pedagogical Content Knowledge - (TPACK), que tem sido utilizado em diversas pesquisas na área da educação para identificar tipos de conhecimentos que devem convergir para que docentes possam alinhar suas práticas pedagógicas ao uso de MAs, TEs e TDICs em suas propostas de ensino. Os dados foram analisados através da análise descritiva e de conteúdo com auxílio do software estatístico SPSS. Dentro do campo dos resultados a pesquisa indicou que, nos últimos tempos, houve uma significativa aceleração no processo de inserção de MAs, TEs e o uso das TDICs no ensino, sobretudo no ensino superior, desencadeando novas práticas pedagógicas. Porém, o cenário aponta que, ainda, existem grandes desafios, em termos de infraestrutura adequada, formação do professor, implantação de novos métodos e propostas de ensino, revisão de currículo, entre outros desafios que precisam ser superados.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-04T21:14:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-04T21:14:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Catiane Lopes de. Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino. Orientadora: Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto. 2022. 175 f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52255
identifier_str_mv LIMA, Catiane Lopes de. Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino. Orientadora: Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto. 2022. 175 f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Turismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52255/1/PraticasPedagogicasInovadorasPPGT_Lima_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e7cc7548de4ca7116924fa52a674e4db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832780696092672