Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52255 |
Resumo: | A inovação no sistema de ensino surge para repaginar um modelo educacional recorrente de décadas passadas. O uso de Metodologias Ativas (MAs), Tecnologias Educacionais (TEs) e das Tecnologias Digitais da Informação eComunicação (TDICs) no ensino, atualmente, tem sido forte aliado no processo de ensino-aprendizagem e também ferramenta essencial e inspiradora para os novos paradigmas educacionais. A problemática apresentada neste estudo decorre das apreciações teóricas e práticas acerca do ensino mediado, na maioria das vezes, pela ausência de práticas pedagógicas inovadoras na formação docente dos alunos da pós-graduação, refletida pelas limitações do corpo docente sobre o uso de tecnologias para o ensino. Diante disso, o professor universitário, enquanto formador de educadores, necessita estar em constante interação com as tendências educacionais, com novos sistemas de trabalho, reinventar-se constantemente, além de criar novas proposições metodológicas em sala de aula, sobretudo quando reflete-se sobre o novo cenário mundial. Neste contexto, o objetivo que norteia esta pesquisa é analisar a percepção do docente da pós-graduação em turismo no Brasil sobre o uso de metodologias ativas, tecnologias educacionais e tecnologias digitais da informação e comunicação como práticas pedagógicas inovadoras para o ensino. O corpus desta pesquisa é contribuir para que os professores alinhem suas metodologias de ensino ao cenário de inovações do século XXI. Além disso, espera-se que este estudo auxilie na formação do discente em seu processo de aprendizagem enquanto aluno, e que reflitam sobre a aplicabilidade de métodos que potencializem os conteúdos que serão desenvolvidos em suas salas de aula, durante a carreira docente. O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo, e de abordagem quantitativa. O levantamento teórico foi realizado por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que embasa a proposta apresentada, e que confirmou a necessidade de realização deste estudo na área do ensino de Turismo. Sobre o instrumento de pesquisa, o mesmo está fundamentado, principalmente, no modelo do Conhecimento Tecnológico do Conteúdo Pedagógico - Technological Pedagogical Content Knowledge - (TPACK), que tem sido utilizado em diversas pesquisas na área da educação para identificar tipos de conhecimentos que devem convergir para que docentes possam alinhar suas práticas pedagógicas ao uso de MAs, TEs e TDICs em suas propostas de ensino. Os dados foram analisados através da análise descritiva e de conteúdo com auxílio do software estatístico SPSS. Dentro do campo dos resultados a pesquisa indicou que, nos últimos tempos, houve uma significativa aceleração no processo de inserção de MAs, TEs e o uso das TDICs no ensino, sobretudo no ensino superior, desencadeando novas práticas pedagógicas. Porém, o cenário aponta que, ainda, existem grandes desafios, em termos de infraestrutura adequada, formação do professor, implantação de novos métodos e propostas de ensino, revisão de currículo, entre outros desafios que precisam ser superados. |
id |
UFRN_c86aca965be97c44cc632fbed69d2241 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52255 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Catiane Lopes de07271507400http://lattes.cnpq.br/980412008711976901238166458http://lattes.cnpq.br/2679486695792235Mendes Filho, Luiz Augusto Machado50367811472http://lattes.cnpq.br/7785924812425468Marques Junior, Sergio12345018801http://lattes.cnpq.br/3095760811566254Almeida, Juliana Vieira de62177818400http://lattes.cnpq.br/9272504166025931Milito, Marcelo Chiarelli06319811447http://lattes.cnpq.br/8390923752879471Barreto, Leilianne Michelle Trindade Da Silva2023-05-04T21:14:51Z2023-05-04T21:14:51Z2022-12-20LIMA, Catiane Lopes de. Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino. Orientadora: Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto. 2022. 175 f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52255A inovação no sistema de ensino surge para repaginar um modelo educacional recorrente de décadas passadas. O uso de Metodologias Ativas (MAs), Tecnologias Educacionais (TEs) e das Tecnologias Digitais da Informação eComunicação (TDICs) no ensino, atualmente, tem sido forte aliado no processo de ensino-aprendizagem e também ferramenta essencial e inspiradora para os novos paradigmas educacionais. A problemática apresentada neste estudo decorre das apreciações teóricas e práticas acerca do ensino mediado, na maioria das vezes, pela ausência de práticas pedagógicas inovadoras na formação docente dos alunos da pós-graduação, refletida pelas limitações do corpo docente sobre o uso de tecnologias para o ensino. Diante disso, o professor universitário, enquanto formador de educadores, necessita estar em constante interação com as tendências educacionais, com novos sistemas de trabalho, reinventar-se constantemente, além de criar novas proposições metodológicas em sala de aula, sobretudo quando reflete-se sobre o novo cenário mundial. Neste contexto, o objetivo que norteia esta pesquisa é analisar a percepção do docente da pós-graduação em turismo no Brasil sobre o uso de metodologias ativas, tecnologias educacionais e tecnologias digitais da informação e comunicação como práticas pedagógicas inovadoras para o ensino. O corpus desta pesquisa é contribuir para que os professores alinhem suas metodologias de ensino ao cenário de inovações do século XXI. Além disso, espera-se que este estudo auxilie na formação do discente em seu processo de aprendizagem enquanto aluno, e que reflitam sobre a aplicabilidade de métodos que potencializem os conteúdos que serão desenvolvidos em suas salas de aula, durante a carreira docente. O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo, e de abordagem quantitativa. O levantamento teórico foi realizado por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que embasa a proposta apresentada, e que confirmou a necessidade de realização deste estudo na área do ensino de Turismo. Sobre o instrumento de pesquisa, o mesmo está fundamentado, principalmente, no modelo do Conhecimento Tecnológico do Conteúdo Pedagógico - Technological Pedagogical Content Knowledge - (TPACK), que tem sido utilizado em diversas pesquisas na área da educação para identificar tipos de conhecimentos que devem convergir para que docentes possam alinhar suas práticas pedagógicas ao uso de MAs, TEs e TDICs em suas propostas de ensino. Os dados foram analisados através da análise descritiva e de conteúdo com auxílio do software estatístico SPSS. Dentro do campo dos resultados a pesquisa indicou que, nos últimos tempos, houve uma significativa aceleração no processo de inserção de MAs, TEs e o uso das TDICs no ensino, sobretudo no ensino superior, desencadeando novas práticas pedagógicas. Porém, o cenário aponta que, ainda, existem grandes desafios, em termos de infraestrutura adequada, formação do professor, implantação de novos métodos e propostas de ensino, revisão de currículo, entre outros desafios que precisam ser superados.Innovation in the educational system arises in order to redesign a recurrent educational model from past decades. Currently, the use of Active Methodologies (AMs), Educational Technologies (ETs), and Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in teaching has been a strong ally in the teaching-learning process, and also an essential and inspiring tool for the new educational paradigms. The issue presented in this study relies on theoretical and practical assessments upon mediated teaching, mostly due to the absence of innovative pedagogical practices in the teaching training of postgraduate students, reflected by the teachers’ limitations on the use of technologies in teaching. Therefore, college professors, as educators’ trainers, need to be in constant interaction with educational trends, new work systems, and continuous reinvention, as well as creating new methodological propositions in the classroom, especially when reflecting on the new world scenario. In this context, this research aims to analyze the perception of postgraduate professors in Tourism in Brazil upon the use of Active Methodologies, Educational Technologies, and Digital Information and Communication Technologies as innovative pedagogical practices in teaching. The corpus of the research is designed to help professors align their teaching methodologies with the scenario of innovations of the twenty-first century. Moreover, it is expected that this study assists students’ formation with regard to their learning process as students, and that they reflect on the applicability of methods that enhance the contents which will be developed in the classroom during their teaching career. This study has an exploratory-descriptive nature and a quantitative approach. The theoretical survey was carried out through a Systematic Literature Review (SLR), which supported the presented proposal and confirmed the need to carry out this study in the field of Tourism teaching. The research instrument is mainly based on the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) model, which has been used in several studies in the educational field to identify types of knowledge that should converge so that teachers may align their pedagogical practices to the use of AMs, ETs, and DICTs in their teaching proposals. The data were analyzed through both descriptive and content analyses with the aid of SPSS statistical software. From the results, the research indicated that in recent times there has been a significant acceleration in the insertion process of AMs, ETs, and the use of DICTs in teaching, especially in higher education, which promotes new pedagogical practices. However, the scenario indicates that there are still great challenges in terms of adequate infrastructure, teacher training, implementation of new teaching methods and proposals, and curriculum revision, among other challenges that also need to be overcomeUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em TurismoUFRNBrasilturismoensinopráticas pedagógicaspós-graduaçãometodologias ativasModelo TPACK.tecnologias educacionaistecnologias digitais da informação e comunicaçãotourismteaching pedagogical practicespostgraduate programactive methodologieseducational technologies.digital information and communication technologiesTPACK model.Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPraticasPedagogicasInovadorasPPGT_Lima_2023.pdfapplication/pdf3172803https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52255/1/PraticasPedagogicasInovadorasPPGT_Lima_2023.pdfe7cc7548de4ca7116924fa52a674e4dbMD51123456789/522552023-05-04 18:16:59.988oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52255Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-04T21:16:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino |
title |
Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino Lima, Catiane Lopes de turismo ensino práticas pedagógicas pós-graduação metodologias ativas Modelo TPACK. tecnologias educacionais tecnologias digitais da informação e comunicação tourism teaching pedagogical practices postgraduate program active methodologies educational technologies. digital information and communication technologies TPACK model. |
title_short |
Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino |
title_full |
Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino |
title_sort |
Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino |
author |
Lima, Catiane Lopes de |
author_facet |
Lima, Catiane Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
07271507400 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9804120087119769 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
01238166458 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2679486695792235 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Mendes Filho, Luiz Augusto Machado |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
50367811472 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7785924812425468 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Marques Junior, Sergio |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
12345018801 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3095760811566254 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Almeida, Juliana Vieira de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
62177818400 |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9272504166025931 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Milito, Marcelo Chiarelli |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
06319811447 |
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8390923752879471 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Catiane Lopes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barreto, Leilianne Michelle Trindade Da Silva |
contributor_str_mv |
Barreto, Leilianne Michelle Trindade Da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
turismo ensino práticas pedagógicas pós-graduação metodologias ativas Modelo TPACK. tecnologias educacionais tecnologias digitais da informação e comunicação tourism teaching pedagogical practices postgraduate program active methodologies educational technologies. digital information and communication technologies TPACK model. |
topic |
turismo ensino práticas pedagógicas pós-graduação metodologias ativas Modelo TPACK. tecnologias educacionais tecnologias digitais da informação e comunicação tourism teaching pedagogical practices postgraduate program active methodologies educational technologies. digital information and communication technologies TPACK model. |
description |
A inovação no sistema de ensino surge para repaginar um modelo educacional recorrente de décadas passadas. O uso de Metodologias Ativas (MAs), Tecnologias Educacionais (TEs) e das Tecnologias Digitais da Informação eComunicação (TDICs) no ensino, atualmente, tem sido forte aliado no processo de ensino-aprendizagem e também ferramenta essencial e inspiradora para os novos paradigmas educacionais. A problemática apresentada neste estudo decorre das apreciações teóricas e práticas acerca do ensino mediado, na maioria das vezes, pela ausência de práticas pedagógicas inovadoras na formação docente dos alunos da pós-graduação, refletida pelas limitações do corpo docente sobre o uso de tecnologias para o ensino. Diante disso, o professor universitário, enquanto formador de educadores, necessita estar em constante interação com as tendências educacionais, com novos sistemas de trabalho, reinventar-se constantemente, além de criar novas proposições metodológicas em sala de aula, sobretudo quando reflete-se sobre o novo cenário mundial. Neste contexto, o objetivo que norteia esta pesquisa é analisar a percepção do docente da pós-graduação em turismo no Brasil sobre o uso de metodologias ativas, tecnologias educacionais e tecnologias digitais da informação e comunicação como práticas pedagógicas inovadoras para o ensino. O corpus desta pesquisa é contribuir para que os professores alinhem suas metodologias de ensino ao cenário de inovações do século XXI. Além disso, espera-se que este estudo auxilie na formação do discente em seu processo de aprendizagem enquanto aluno, e que reflitam sobre a aplicabilidade de métodos que potencializem os conteúdos que serão desenvolvidos em suas salas de aula, durante a carreira docente. O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo, e de abordagem quantitativa. O levantamento teórico foi realizado por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que embasa a proposta apresentada, e que confirmou a necessidade de realização deste estudo na área do ensino de Turismo. Sobre o instrumento de pesquisa, o mesmo está fundamentado, principalmente, no modelo do Conhecimento Tecnológico do Conteúdo Pedagógico - Technological Pedagogical Content Knowledge - (TPACK), que tem sido utilizado em diversas pesquisas na área da educação para identificar tipos de conhecimentos que devem convergir para que docentes possam alinhar suas práticas pedagógicas ao uso de MAs, TEs e TDICs em suas propostas de ensino. Os dados foram analisados através da análise descritiva e de conteúdo com auxílio do software estatístico SPSS. Dentro do campo dos resultados a pesquisa indicou que, nos últimos tempos, houve uma significativa aceleração no processo de inserção de MAs, TEs e o uso das TDICs no ensino, sobretudo no ensino superior, desencadeando novas práticas pedagógicas. Porém, o cenário aponta que, ainda, existem grandes desafios, em termos de infraestrutura adequada, formação do professor, implantação de novos métodos e propostas de ensino, revisão de currículo, entre outros desafios que precisam ser superados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-04T21:14:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-04T21:14:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Catiane Lopes de. Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino. Orientadora: Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto. 2022. 175 f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52255 |
identifier_str_mv |
LIMA, Catiane Lopes de. Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino. Orientadora: Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto. 2022. 175 f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Turismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52255/1/PraticasPedagogicasInovadorasPPGT_Lima_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e7cc7548de4ca7116924fa52a674e4db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832780696092672 |