Influência da adesão ao novo mercado sobre o custo de capital de terceiros em empresas brasileiras listadas na Bm&Fbovespa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Deywison Marciel Queiroga de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41395
Resumo: A busca por boas práticas de Governança Corporativa tem assumido papel de destaque no ambiente corporativo tanto brasileiro quanto internacional, gerando benefícios tanto para as empresas que aderem a tais práticas quanto para os investidores. Dentre os benefícios para as companhias citados pela literatura está a redução do custo de capital de terceiros. Sabendo-se da importância deste capital como fonte de financiamento empresarial, este estudo objetiva verificar se a adesão ao Novo Mercado de Governança Corporativa da BM&FBovespa refletiu em redução do custo da dívida em companhias não-financeiras de capital aberto que se listaram no Novo Mercado no período de 2010 a 2016. A amostra final foi composta por 36 companhias, sendo a variável dependente o Custo de Capital de Terceiros, e as independentes o Tamanho, Retorno Sobre Ativos, Endividamento Total, Tangibilidade, Maturidade, Alavancagem, Ativos Sob Vendas, emissão de ADR na bolsa de Nova Iorque, ser auditada por uma Big Four e adesão ao Novo Mercado. Foi utilizado um Modelo Linear Generalizado para a análise econométrica. Através da regressão, não se observou significância estatística entre aderir ao Novo Mercado e redução do custo da dívida, assim como entre Tamanho, Retorno Sobre Ativos Tangibilidade e ser auditada por uma Big Four. No entanto, em relação ao Custo do Capital de Terceiros foi observado associação positiva para o Endividamento Total e negativa para Maturidade, Alavancagem, Ativo Sob Vendas e emissão de ADR na NYSE.
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