Aprimoramento do processo produtivo de uma empresa de pavers em Natal/RN: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40747 |
Resumo: | Sabe-se que o concreto é um material largamente utilizado na indústria da construção e que, entre diversas aplicações desse material, se insere a fabricação de pré-moldados, especificamente os pavers. Sabe-se também que o concreto precisa ter um controle tecnológico para garantir qualidade, segurança e economia. Por apresentar deficiências nesse aspecto, tomou-se, pois, o processo produtivo de uma empresa especializada em peças para pavimentação intertravada em Natal/RN como objeto desta pesquisa. Justifica-se, assim, este trabalho tanto por aplicar conhecimentos da Engenharia Civil a fim de propor melhorias em uma situação-problema quanto por servir de encaminhamento em pesquisas futuras no controle de qualidade de pavers. Objetivou-se, neste trabalho, identificar as causas da perda de resistência dos blocos para pavimentação intertravada, sugerindo soluções economicamente viáveis. Para tanto, procedeu-se à revisão teórica de estudos sobre controle tecnológico do concreto (BAUER, 2000; HELENE e TERZIAN, 1992) e recorreu-se a estudos de campo e a coleta de materiais (peças e insumos), com a finalidade de realizar ensaios para avaliar a qualidade. Analisaram-se as condições de estocagem e caracterização dos materiais, de mistura, de dosagem, de lançamento, de adensamento, de transporte e de cura. Durante a pesquisa, determinou-se o traço médio em massa utilizado na obra: 1:4,67:4,90:0,80. Partindo dessa proporção, realizou-se a produção de blocos nas condições ideais de laboratório de modo a determinar a resistência característica e compará-la com a resistência característica dos corpos de prova produzidos na central de produção. Concluiu-se que, mesmo corrigindo as falhas presentes no processo produtivo, as peças não irão atingir a resistência mínima de 35 MPa em virtude da qualidade do traço usado. |
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Nunes, Ueslei SilvaAlmeida, Marcos LacerdaAraújo, Rísia AmaralSouza, Paulo Alysson Brilhante Faheina de2019-12-09T17:44:09Z2021-09-29T14:36:56Z2019-12-09T17:44:09Z2021-09-29T14:36:56Z2019-11-272015022779NUNES, Ueslei Silva. Aprimoramento do processo produtivo de uma empresa de pavers em Natal/RN: um estudo de caso. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40747Sabe-se que o concreto é um material largamente utilizado na indústria da construção e que, entre diversas aplicações desse material, se insere a fabricação de pré-moldados, especificamente os pavers. Sabe-se também que o concreto precisa ter um controle tecnológico para garantir qualidade, segurança e economia. Por apresentar deficiências nesse aspecto, tomou-se, pois, o processo produtivo de uma empresa especializada em peças para pavimentação intertravada em Natal/RN como objeto desta pesquisa. Justifica-se, assim, este trabalho tanto por aplicar conhecimentos da Engenharia Civil a fim de propor melhorias em uma situação-problema quanto por servir de encaminhamento em pesquisas futuras no controle de qualidade de pavers. Objetivou-se, neste trabalho, identificar as causas da perda de resistência dos blocos para pavimentação intertravada, sugerindo soluções economicamente viáveis. Para tanto, procedeu-se à revisão teórica de estudos sobre controle tecnológico do concreto (BAUER, 2000; HELENE e TERZIAN, 1992) e recorreu-se a estudos de campo e a coleta de materiais (peças e insumos), com a finalidade de realizar ensaios para avaliar a qualidade. Analisaram-se as condições de estocagem e caracterização dos materiais, de mistura, de dosagem, de lançamento, de adensamento, de transporte e de cura. Durante a pesquisa, determinou-se o traço médio em massa utilizado na obra: 1:4,67:4,90:0,80. Partindo dessa proporção, realizou-se a produção de blocos nas condições ideais de laboratório de modo a determinar a resistência característica e compará-la com a resistência característica dos corpos de prova produzidos na central de produção. Concluiu-se que, mesmo corrigindo as falhas presentes no processo produtivo, as peças não irão atingir a resistência mínima de 35 MPa em virtude da qualidade do traço usado.Concrete is known to be a material widely used in the construction industry and which, among many applications, there is the manufacturing of precast concrete, more specifically the pavers. It is also known concrete needs to include technological management in order to ensure quality, safety and saving. Due to such limitation, the production process of a company specialized in interlocking paving components based in Natal. RN is the study object of this research. This study is justified by the application of the knowledge acquired in the Civil Engineering course to indicate improvements in a problem situation, as well as by guiding future researches on quality control of pavers. Therefore, the theoretical review of studies on the technological control of the concrete (BAUER, 2000; HELENE e TERZIAN, 1992) was carried out and field study and collecting materials (components and inputs) to manage trials to assess quality. Conditions of material storage and characterization, of mixing, of dosing, of releasing, of densification, of conveying and of curing were analyzed. During the study, the average mass mixtures used at the construction site were determined: 1:4, 67:4, 90:0 and 80. Based on such proportions, the manufacturing of concrete blocks in ideal laboratory conditions was conducted in order to determine the characteristic resistance and compare it with the one presented by test specimens created at the production center. In conclusion, the components will not reach the minimum resistance of 35 MPa due to the quality of the used mixtures, even though the flaws in the production process are corrected.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia CivilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPaversControle tecnológicoConcretoPré-moldadosPavimentaçãoAprimoramento do processo produtivo de uma empresa de pavers em Natal/RN: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAprimoramentodoprocessoprodutivo_Nunes_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain117628https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40747/1/Aprimoramentodoprocessoprodutivo_Nunes_2019.pdf.txtc270a49cb205207a4a3e09634a170c9dMD51ORIGINALAprimoramentodoprocessoprodutivo_Nunes_2019.pdfMonografiaapplication/pdf3218785https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40747/2/Aprimoramentodoprocessoprodutivo_Nunes_2019.pdf6959f3fcf87ad1949d17f4d127edf424MD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40747/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40747/4/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD54123456789/407472021-09-29 11:36:56.4oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T14:36:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Sabe-se que o concreto é um material largamente utilizado na indústria da construção e que, entre diversas aplicações desse material, se insere a fabricação de pré-moldados, especificamente os pavers. Sabe-se também que o concreto precisa ter um controle tecnológico para garantir qualidade, segurança e economia. Por apresentar deficiências nesse aspecto, tomou-se, pois, o processo produtivo de uma empresa especializada em peças para pavimentação intertravada em Natal/RN como objeto desta pesquisa. Justifica-se, assim, este trabalho tanto por aplicar conhecimentos da Engenharia Civil a fim de propor melhorias em uma situação-problema quanto por servir de encaminhamento em pesquisas futuras no controle de qualidade de pavers. Objetivou-se, neste trabalho, identificar as causas da perda de resistência dos blocos para pavimentação intertravada, sugerindo soluções economicamente viáveis. Para tanto, procedeu-se à revisão teórica de estudos sobre controle tecnológico do concreto (BAUER, 2000; HELENE e TERZIAN, 1992) e recorreu-se a estudos de campo e a coleta de materiais (peças e insumos), com a finalidade de realizar ensaios para avaliar a qualidade. Analisaram-se as condições de estocagem e caracterização dos materiais, de mistura, de dosagem, de lançamento, de adensamento, de transporte e de cura. Durante a pesquisa, determinou-se o traço médio em massa utilizado na obra: 1:4,67:4,90:0,80. Partindo dessa proporção, realizou-se a produção de blocos nas condições ideais de laboratório de modo a determinar a resistência característica e compará-la com a resistência característica dos corpos de prova produzidos na central de produção. Concluiu-se que, mesmo corrigindo as falhas presentes no processo produtivo, as peças não irão atingir a resistência mínima de 35 MPa em virtude da qualidade do traço usado. |
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