Epigenética, biologia e saberes da tradição: uma ética para as ciências e para a vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Carlos Eduardo Campos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57606
Resumo: A vida existe e acontece a partir de um conjunto variado de interrelações e interdependências, de modo que a definir apenas a partir daquilo que é esquadrinhado, observável e manipulável em laboratório constitui um tipo de reducionismo que serve muito mais à confirmação de pressupostos teórico-epistemológicos da Biologia enquanto disciplina do que à descrição do que de fato significa viver e ser vivo. Sendo assim, em nome de uma compreensão mais adequada da realidade e na busca por elaborar discursos que reconheçam suas debilidades para evitar falsas autossuficiências, torna-se necessário ampliar as perspectivas a fim de conceber e reconhecer a importância de elementos que escapam do controle institucional e disciplinar das técnicas científicas. A esse compromisso de ampliar o repertório interpretativo e discursivo esta tese se dedica, de sorte a criticar o determinismo característico das Ciências Biológicas e oferecer alternativas a esse determinismo a partir das reflexões suscitadas pela epigenética, um ramo de estudos, pesquisas e produções relativamente recente na história da Biologia, cujo surgimento e cuja consolidação na comunidade acadêmica confrontou os paradigmas teóricos que antes eram tratados como definitivos. Para esse ramo de estudos, os seres vivos e suas particularidades são definidos tanto por aspectos internos quanto por múltiplos aspectos externos, ou seja, os organismos vivos se constituem a partir de correlações entre ambiente e ambiência, entre condições de sobrevivência e características individuais, de modo que cada um desses termos é tanto mais causa quanto efeito dos modos de vida e das feições que cada ser vivo possui. Ao fazer essa discussão, este trabalho apresenta os marcos históricos e os principais pressupostos da Biologia e da epigenética para demonstrar as aberturas possíveis que esta última possibilita à racionalidade da primeira. Nesse sentido, o texto elabora uma revisão bibliográfica sobre os temas e apresenta seus expoentes, discute suas ideias e as tensiona no intuito de compor um panorama geral dos temas e das questões mais importantes que envolvem esses campos do conhecimento, utilizando figuras e gráficos para ilustrar cada um dos pontos sustentados. Além da revisão bibliográfica, esta pesquisa também recorreu aos saberes da tradição como experiência fundamental para se relacionar e compreender melhor a natureza e aquilo que vive. Esses saberes, nesta tese, foram representados por Francisco Lucas da Silva e por sua íntima relação com a Lagoa do Piató, em Assú, no Rio Grande do Norte. Por meio de descrições do cotidiano e de transcrições de práticas e saberes, foi possível concluir que na natureza só existe o complexo, ou seja, aquilo que é formado por muitas partes que, mesmo distintas, interligam-se, de sorte que todas as coisas que podem ser apresentadas como simples são, na verdade, dados simplificados e fragmentados da realidade. É necessário, portanto, reformar o pensamento para atender às necessidades de mudanças éticas e políticas. Por isso, mais do que uma contribuição teórica, esta tese, tendo como referência as Ciências da Complexidade, propõe agendas para outra maneira de pensar, ser e compreender.
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57606A vida existe e acontece a partir de um conjunto variado de interrelações e interdependências, de modo que a definir apenas a partir daquilo que é esquadrinhado, observável e manipulável em laboratório constitui um tipo de reducionismo que serve muito mais à confirmação de pressupostos teórico-epistemológicos da Biologia enquanto disciplina do que à descrição do que de fato significa viver e ser vivo. Sendo assim, em nome de uma compreensão mais adequada da realidade e na busca por elaborar discursos que reconheçam suas debilidades para evitar falsas autossuficiências, torna-se necessário ampliar as perspectivas a fim de conceber e reconhecer a importância de elementos que escapam do controle institucional e disciplinar das técnicas científicas. A esse compromisso de ampliar o repertório interpretativo e discursivo esta tese se dedica, de sorte a criticar o determinismo característico das Ciências Biológicas e oferecer alternativas a esse determinismo a partir das reflexões suscitadas pela epigenética, um ramo de estudos, pesquisas e produções relativamente recente na história da Biologia, cujo surgimento e cuja consolidação na comunidade acadêmica confrontou os paradigmas teóricos que antes eram tratados como definitivos. Para esse ramo de estudos, os seres vivos e suas particularidades são definidos tanto por aspectos internos quanto por múltiplos aspectos externos, ou seja, os organismos vivos se constituem a partir de correlações entre ambiente e ambiência, entre condições de sobrevivência e características individuais, de modo que cada um desses termos é tanto mais causa quanto efeito dos modos de vida e das feições que cada ser vivo possui. Ao fazer essa discussão, este trabalho apresenta os marcos históricos e os principais pressupostos da Biologia e da epigenética para demonstrar as aberturas possíveis que esta última possibilita à racionalidade da primeira. Nesse sentido, o texto elabora uma revisão bibliográfica sobre os temas e apresenta seus expoentes, discute suas ideias e as tensiona no intuito de compor um panorama geral dos temas e das questões mais importantes que envolvem esses campos do conhecimento, utilizando figuras e gráficos para ilustrar cada um dos pontos sustentados. Além da revisão bibliográfica, esta pesquisa também recorreu aos saberes da tradição como experiência fundamental para se relacionar e compreender melhor a natureza e aquilo que vive. Esses saberes, nesta tese, foram representados por Francisco Lucas da Silva e por sua íntima relação com a Lagoa do Piató, em Assú, no Rio Grande do Norte. Por meio de descrições do cotidiano e de transcrições de práticas e saberes, foi possível concluir que na natureza só existe o complexo, ou seja, aquilo que é formado por muitas partes que, mesmo distintas, interligam-se, de sorte que todas as coisas que podem ser apresentadas como simples são, na verdade, dados simplificados e fragmentados da realidade. É necessário, portanto, reformar o pensamento para atender às necessidades de mudanças éticas e políticas. Por isso, mais do que uma contribuição teórica, esta tese, tendo como referência as Ciências da Complexidade, propõe agendas para outra maneira de pensar, ser e compreender.Life exists and happens from a varied set of interrelationships and interdependencies, so that to define it only from what is scrutinized, observable and manipulable in the laboratory is a kind of reductionism that serves much more to confirm the theoretical and epistemological assumptions of biology as a discipline than to describe what it actually means to live and be alive. Thus, in the name of a more adequate understanding of reality and in the search for elaborating discourses that recognize its weaknesses in order to avoid false self-sufficiency, it becomes necessary to broaden perspectives in order to conceive and recognize the importance of elements that escape the institutional and disciplinary control of scientific techniques. This thesis is dedicated to this commitment of broadening the interpretative and discursive repertoire, in order to criticize the determinism characteristic of Biological Sciences and offer alternatives to this determinism based on the reflections raised by epigenetics, a relatively recent branch of studies, researches and productions in the history of Biology, whose emergence and consolidation in the academic community confronted the theoretical paradigms that were previously treated as definitive. For this branch of studies, living beings and their particularities are defined both by internal aspects and by multiple external aspects, that is, living organisms are constituted from correlations between environment and ambience, between survival conditions and individual characteristics, so that each one of these terms is both cause and effect of the ways of life and the features that each living being has. In making this discussion, this paper presents the historical landmarks and the main assumptions of biology and epigenetics to demonstrate the possible openings that the latter allows to the rationality of the former. In this sense, the text elaborates a bibliographical review on the themes and presents its exponents, discusses their ideas and tensions them in order to compose a general panorama of the themes and the most important questions involving these fields of knowledge, using figures and graphics to illustrate each of the sustained points. Besides the literature review, this research also resorted to the knowledge of tradition as a fundamental experience for relating to and better understanding nature and what lives. This knowledge, in this thesis, was represented by Francisco Lucas da Silva and his close relationship with the Lagoa do Piató, in Assú, Rio Grande do Norte. Through descriptions of daily life and transcriptions of practices and knowledge, it was possible to conclude that in nature only the complex exists, that is, that which is formed by many parts that, though distinct, are interconnected, so that all things that can be presented as simple are, in fact, simplified and fragmented data of reality. It is necessary, therefore, to reform thinking to meet the needs of ethical and political change. Therefore, more than a theoretical contribution, this thesis, with reference to Complexity Science, proposes agendas for another way of thinking, being and understanding.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOVidaBiologiaEpigenéticaComplexidadeSaberes da tradiçãoEpigenética, biologia e saberes da tradição: uma ética para as ciências e para a vidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEpigeneticabiologiasaberes_Freire_2023.pdfapplication/pdf11341655https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57606/1/Epigeneticabiologiasaberes_Freire_2023.pdf7e64358e92e70524dd3dfc5465730b2cMD51123456789/576062024-02-15 18:28:10.176oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57606Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-02-15T21:28:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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