A organização do ensino primário nacional e a disseminação das escolas de primeiras letras na Cidade do Príncipe (1808-1889)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26839 |
Resumo: | O presente trabalho analisa os processos de institucionalização escolar e expansão das Escolas de Primeiras Letras ocorridos no Brasil, partindo da província norte-riograndense e, precisamente, da Cidade do Príncipe, atualmente nomeada Caicó. O recorte temporal inicia em 1808, com a chegada da Família Real ao Brasil e suas influências no cenário educacional brasileiro, e se encerra em 1889, ano em que se instaura a República e encerra o governo monárquico. A escola primária unitária foi o modelo de instituição escolar disseminado no período imperial, tratava-se de um ambiente formativo para atender a instrução elementar, sendo este regido por um único professor. Essa era a principal característica daquelas que funcionavam em espaços distintos, na maioria das vezes, dentro das casas dos próprios professores, que cediam um cômodo para seu funcionamento. Tal modelo expandiu-se por grande parte do território brasileiro, tanto na esfera pública quanto na privada, mas com o principal objetivo de ofertar o ensino elementar às crianças e jovens. Cresceram numericamente tanto as instituições destinadas ao sexo masculino quanto as do feminino, estas em menor escala, mas com significativos avanços. Para a realização do trabalho, partimos da pesquisa bibliográfica e documental, numa perspectiva de cruzamento de fontes, para conseguir analisar a complexidade do objeto. Nossas principais fontes foram as legislações educacionais, dados demográficos, relatórios provinciais e registros inventariais. Para associação dos dados levantados, utilizamos o procedimento de cruzamento de fontes. Além destas, utilizamos dois trabalhos relevantes para a historiografia educacional norte-rio-grandense, o livro de Nestor dos Santos Lima (1927) e a dissertação de Maria Marta de Araújo (1979). Os principais autores que subsidiaram o estudo foram: Almeida (1989), Saviani (2008), Trindade (2010), Cascudo (1984), Stamatto (2012), Macêdo (2015), Medeiros Neta (2011), Magalhães (2004). A análise evidenciou que as Escolas de Primeiras Letras marcaram o processo de institucionalização educacional, reafirmando-se enquanto modelo escolar unitário com a expansão das unidades em grande parte do território nacional. Sem entrar no mérito da qualidade do ensino, conclui-se que essas escolas representaram oportunidades de a população adquirir os conhecimentos elementares por meio de espaços escolares criados para tal finalidade. |
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Santos, Gillyane Dantas dosNascimento, Francinaide de Lima SilvaCarvalho, Maria Elizete GuimarãesMedeiros Neta, Olivia Morais deGarcia, Tânia Cristina MeiraStamatto, Maria Inês Sucupira2019-04-04T23:00:14Z2019-04-04T23:00:14Z2019-02-21SANTOS, Gillyane Dantas dos. A organização do ensino primário nacional e a disseminação das escolas de primeiras letras na Cidade do Príncipe (1808-1889). 2019. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26839O presente trabalho analisa os processos de institucionalização escolar e expansão das Escolas de Primeiras Letras ocorridos no Brasil, partindo da província norte-riograndense e, precisamente, da Cidade do Príncipe, atualmente nomeada Caicó. O recorte temporal inicia em 1808, com a chegada da Família Real ao Brasil e suas influências no cenário educacional brasileiro, e se encerra em 1889, ano em que se instaura a República e encerra o governo monárquico. A escola primária unitária foi o modelo de instituição escolar disseminado no período imperial, tratava-se de um ambiente formativo para atender a instrução elementar, sendo este regido por um único professor. Essa era a principal característica daquelas que funcionavam em espaços distintos, na maioria das vezes, dentro das casas dos próprios professores, que cediam um cômodo para seu funcionamento. Tal modelo expandiu-se por grande parte do território brasileiro, tanto na esfera pública quanto na privada, mas com o principal objetivo de ofertar o ensino elementar às crianças e jovens. Cresceram numericamente tanto as instituições destinadas ao sexo masculino quanto as do feminino, estas em menor escala, mas com significativos avanços. Para a realização do trabalho, partimos da pesquisa bibliográfica e documental, numa perspectiva de cruzamento de fontes, para conseguir analisar a complexidade do objeto. Nossas principais fontes foram as legislações educacionais, dados demográficos, relatórios provinciais e registros inventariais. Para associação dos dados levantados, utilizamos o procedimento de cruzamento de fontes. Além destas, utilizamos dois trabalhos relevantes para a historiografia educacional norte-rio-grandense, o livro de Nestor dos Santos Lima (1927) e a dissertação de Maria Marta de Araújo (1979). Os principais autores que subsidiaram o estudo foram: Almeida (1989), Saviani (2008), Trindade (2010), Cascudo (1984), Stamatto (2012), Macêdo (2015), Medeiros Neta (2011), Magalhães (2004). A análise evidenciou que as Escolas de Primeiras Letras marcaram o processo de institucionalização educacional, reafirmando-se enquanto modelo escolar unitário com a expansão das unidades em grande parte do território nacional. Sem entrar no mérito da qualidade do ensino, conclui-se que essas escolas representaram oportunidades de a população adquirir os conhecimentos elementares por meio de espaços escolares criados para tal finalidade.The present paper analyzes the processes of scholar institutionalization and expansion of Escolas de Primeiras Letras in Brazil, province of Rio Grande do Norte and Cidade do Príncipe. The temporal clipping starts in 1808, with the arrival of the Royal Family in Brazil and their influences in brazilian‟s educational scenery, and ends in 1889, with the republic‟s establishment and closure of monarchist government. The primary unitary school was the model of scholar institution widespread in the imperial period, it was a formative environment to comply with elementary instruction, being conducted by a single teacher. This was the main characteristic of those whom worked in distinct spaces, most of times, inside teacher‟s own houses rooms in order to function. Such template expanded itself throughout the brazilian territory in both public and private realms, however with the main goal offering elementary instruction to the young and adult. The institutions grew numerically, both the destined to male public as well as those destined to the female, those however in a lesser scale, but with significant advances. In order to accomplish the paper, we started with the bibliographical and documental researches, in a source crossing perspective to analyze the object‟s complexity. Our main sources were the educational legislations, demographic data, provincial reports and inventory records,to assicatie the data collected, we used the source crossing procedure. Furthermore we used two papers of significant relevance to the educational historiography of Rio Grande do Norte, Nestor dos Santos Lima‟s book (1927) and the dissertation fo Marta Maria de Araújo (1979). The main authors who supported the study were: Almeida (1989), Saviani (2008), Trindade (2010), Cascudo (1984), Stamatto (2012), Macêdo (2015), Medeiros Neta (2011) and Magalhães (2004).The analysis pointed out that the Escolas de Primeiras Letras marked the process of educational institutionalization reasserting itself as a scholar unitary model with the units expansion in the majority of the national territory. Without going into the merits of education quality, it is concluded that these schools represented opportunities to the population to acquire the elementary knowledge through scholar spaces created with this goal.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInstitucionalização educacionalInstrução primáriaEscolas de primeiras letrasA organização do ensino primário nacional e a disseminação das escolas de primeiras letras na Cidade do Príncipe (1808-1889)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTOrganizaçãoensinoprimário_Santos_2019.pdf.txtOrganizaçãoensinoprimário_Santos_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain400209https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26839/2/Organiza%c3%a7%c3%a3oensinoprim%c3%a1rio_Santos_2019.pdf.txt09d4cf7ed6b14cbd89693a56bab18d77MD52THUMBNAILOrganizaçãoensinoprimário_Santos_2019.pdf.jpgOrganizaçãoensinoprimário_Santos_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26839/3/Organiza%c3%a7%c3%a3oensinoprim%c3%a1rio_Santos_2019.pdf.jpgdcc3798cc3ad8f41bf93af01b0132c2dMD53ORIGINALOrganizaçãoensinoprimário_Santos_2019.pdfapplication/pdf3395626https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26839/1/Organiza%c3%a7%c3%a3oensinoprim%c3%a1rio_Santos_2019.pdf3382049a291b8c9492d441e768f66cb7MD51123456789/268392019-05-26 03:20:18.15oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26839Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:20:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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