Uma sequência didática a partir da temática terremotos com ênfase em CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Anderson Luiz Pinheiro de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16084
Resumo: Throughout its history the population of the region of Mato Grande, which includes the city of João Câmara, in Rio Grande do Norte, was subject to earthquakes. These events are caused by a geological fault, known as fault Samambaia. In the 1980s there was an intensification of this phenomenon culminating in an earthquake 5.1 on the Richter scale in the early hours of November 30, 1986, causing researchers from Brazil and other countries to shift to the region to conduct research in Seismology. During this period there was a strong interaction between scientists and local people. With the aim of studying how people experienced that moment that marked the history of the city of João Câmara, from interviews with some individuals who witnessed the incident, is that this research was developed. Taking as a theoretical approach to Science, Technology and Society (STS), aimed to thus carry the theme in a systematic way to the classroom, promoting ways to help teachers with the scientific training and guidance to students in case of occurrence of earthquakes
id UFRN_cd024e0fe61f6472807e63ce326fe220
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16084
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Anderson Luiz Pinheiro dehttp://lattes.cnpq.br/3723032966140457http://lattes.cnpq.br/0043059721601657Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgohttp://lattes.cnpq.br/2070193023615764Germano, Marcelo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650Borba, Gilvan Luiz2014-12-17T15:04:58Z2013-02-082014-12-17T15:04:58Z2012-07-27OLIVEIRA, Anderson Luiz Pinheiro de. Uma sequência didática a partir da temática terremotos com ênfase em CTS. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16084Throughout its history the population of the region of Mato Grande, which includes the city of João Câmara, in Rio Grande do Norte, was subject to earthquakes. These events are caused by a geological fault, known as fault Samambaia. In the 1980s there was an intensification of this phenomenon culminating in an earthquake 5.1 on the Richter scale in the early hours of November 30, 1986, causing researchers from Brazil and other countries to shift to the region to conduct research in Seismology. During this period there was a strong interaction between scientists and local people. With the aim of studying how people experienced that moment that marked the history of the city of João Câmara, from interviews with some individuals who witnessed the incident, is that this research was developed. Taking as a theoretical approach to Science, Technology and Society (STS), aimed to thus carry the theme in a systematic way to the classroom, promoting ways to help teachers with the scientific training and guidance to students in case of occurrence of earthquakesNo decorrer de toda sua história a população da região do Mato Grande, que inclui a cidade de João Câmara, no Rio Grande do Norte, esteve sujeita a terremotos. Esses eventos são causados por uma falha geológica, conhecida como Falha da Samambaia. Na década de 1980 houve uma intensificação desse fenômeno que culminou com um terremoto 5,1 graus na Escala Richter na madrugada de 30 de novembro de 1986, fazendo com que pesquisadores brasileiros e de outros países se deslocassem para a região no sentido de realizar pesquisas na área de Sismologia. Nesse período houve uma forte interação entre cientistas e a população local. Com o objetivo de estudar como as pessoas vivenciaram esse momento que marcou a história da cidade de João Câmara, a partir da realização de entrevistas com alguns sujeitos que presenciaram o ocorrido, é que foi desenvolvida esta pesquisa. Tomando como referencial teórico a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), objetivou-se, assim, levar o tema de forma sistematizada para a sala de aula, promovendo meios de contribuir com os professores na formação científica e orientação aos estudantes em caso de ocorrência de terremotosapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaCTShistória oralJoão CâmaraterremotosSTSoral historyJoão CâmaraearthquakesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma sequência didática a partir da temática terremotos com ênfase em CTSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAndersonLPO_DISSERT.pdfapplication/pdf1550407https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16084/1/AndersonLPO_DISSERT.pdfd203e711b20ef3d932fa000084f3aea8MD51TEXTAndersonLPO_DISSERT.pdf.txtAndersonLPO_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain243659https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16084/6/AndersonLPO_DISSERT.pdf.txtdcf0a84f34a60594c851811b1cec7601MD56THUMBNAILAndersonLPO_DISSERT.pdf.jpgAndersonLPO_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3233https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16084/7/AndersonLPO_DISSERT.pdf.jpg031ccdf8034a4c7d4ba9e9b017f00d61MD57123456789/160842017-11-02 11:05:19.503oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16084Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T14:05:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma sequência didática a partir da temática terremotos com ênfase em CTS
title Uma sequência didática a partir da temática terremotos com ênfase em CTS
spellingShingle Uma sequência didática a partir da temática terremotos com ênfase em CTS
Oliveira, Anderson Luiz Pinheiro de
CTS
história oral
João Câmara
terremotos
STS
oral history
João Câmara
earthquakes
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma sequência didática a partir da temática terremotos com ênfase em CTS
title_full Uma sequência didática a partir da temática terremotos com ênfase em CTS
title_fullStr Uma sequência didática a partir da temática terremotos com ênfase em CTS
title_full_unstemmed Uma sequência didática a partir da temática terremotos com ênfase em CTS
title_sort Uma sequência didática a partir da temática terremotos com ênfase em CTS
author Oliveira, Anderson Luiz Pinheiro de
author_facet Oliveira, Anderson Luiz Pinheiro de
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3723032966140457
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0043059721601657
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2070193023615764
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Germano, Marcelo Gomes
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0279191804042650
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Anderson Luiz Pinheiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borba, Gilvan Luiz
contributor_str_mv Borba, Gilvan Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv CTS
história oral
João Câmara
terremotos
topic CTS
história oral
João Câmara
terremotos
STS
oral history
João Câmara
earthquakes
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv STS
oral history
João Câmara
earthquakes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Throughout its history the population of the region of Mato Grande, which includes the city of João Câmara, in Rio Grande do Norte, was subject to earthquakes. These events are caused by a geological fault, known as fault Samambaia. In the 1980s there was an intensification of this phenomenon culminating in an earthquake 5.1 on the Richter scale in the early hours of November 30, 1986, causing researchers from Brazil and other countries to shift to the region to conduct research in Seismology. During this period there was a strong interaction between scientists and local people. With the aim of studying how people experienced that moment that marked the history of the city of João Câmara, from interviews with some individuals who witnessed the incident, is that this research was developed. Taking as a theoretical approach to Science, Technology and Society (STS), aimed to thus carry the theme in a systematic way to the classroom, promoting ways to help teachers with the scientific training and guidance to students in case of occurrence of earthquakes
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-27
dc.date.available.fl_str_mv 2013-02-08
2014-12-17T15:04:58Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:04:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Anderson Luiz Pinheiro de. Uma sequência didática a partir da temática terremotos com ênfase em CTS. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16084
identifier_str_mv OLIVEIRA, Anderson Luiz Pinheiro de. Uma sequência didática a partir da temática terremotos com ênfase em CTS. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Ciências Naturais e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16084/1/AndersonLPO_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16084/6/AndersonLPO_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16084/7/AndersonLPO_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d203e711b20ef3d932fa000084f3aea8
dcf0a84f34a60594c851811b1cec7601
031ccdf8034a4c7d4ba9e9b017f00d61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777134271332352