Uma experiência da dança como conteúdo da educação física na Escola Municipal João Vitor da Silva Lima - Ielmo Marinho/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Joel Dikson de Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43737
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar uma experiência pedagógica sobre a dança como conteúdo da educação física escolar que atendesse às expectativas em relação ao conteúdo dança no ensino fundamental, visando identificar possibilidades de ensino e dificuldades encontradas que pudessem contribuir para a ampliação desse conteúdo na escola. A metodologia empregada baseou-se num relato de experiência, em que o investigador atuou como pesquisador-participante. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal João Vitor da Silva Lima, na comunidade de Alegria, distrito de Ielmo Marinho-RN. A coleta de dados ocorreu durante 18 aulas da Unidade de Ensino com o conteúdo dança na Educação Física. Os registros das aulas ocorreram por meio de observações, fotos e um diário de anotações de campo, em que as avaliações se deram a partir das aulas, envolvendo aproximadamente 22 crianças/alunos. Os resultados demonstraram que, mesmo diante dos desafios enfrentados pelo professor de Educação Física quanto à sua prática no cotidiano escolar, por ser um conteúdo pouco trabalhado, despertou nos alunos interesse e/ou prazer pela dança, partindo de aulas construtivas envolvendo a arte do movimento como forma de incentivo à aprendizagem. Como considerações finais, aponta-se que a dança, como conteúdo da Educação Física, pode ser uma boa estratégia de incentivo no processo de ensino aprendizagem escolar, proporcionando benefícios positivos que trabalham o movimento, a criatividade, a musicalidade, a socialização, as atitudes, os gestos e a leveza. Destaca-se que, no processo de aprendizagem, o professor de Educação Física, por ser um facilitador, exerce grande influência na aprendizagem dos alunos, de modo que é visto como protagonista nessa construção do conhecimento.
id UFRN_cd668016112878c964a256c176e74fb1
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43737
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nogueira, Joel Dikson de Limahttp://lattes.cnpq.br/4175626906419886http://lattes.cnpq.br/2452504102904189Marques, Danieli Alves Pereirahttp://lattes.cnpq.br/6024670193365228Azevedo, Laise Tavares Padilha Bezerra Gurgel deDias, Maria Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/1131977255034974Medeiros, Rosie Marie Nascimento dehttp://lattes.cnpq.br/4739820420408872Surdi, Aguinaldo César2021-10-07T23:36:35Z2021-10-07T23:36:35Z2021-08-26NOGUEIRA, Joel Dikson de Lima. Uma experiência da dança como conteúdo da educação física na Escola Municipal João Vitor da Silva Lima - Ielmo Marinho/RN. 2021. 105f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43737O objetivo deste trabalho foi analisar uma experiência pedagógica sobre a dança como conteúdo da educação física escolar que atendesse às expectativas em relação ao conteúdo dança no ensino fundamental, visando identificar possibilidades de ensino e dificuldades encontradas que pudessem contribuir para a ampliação desse conteúdo na escola. A metodologia empregada baseou-se num relato de experiência, em que o investigador atuou como pesquisador-participante. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal João Vitor da Silva Lima, na comunidade de Alegria, distrito de Ielmo Marinho-RN. A coleta de dados ocorreu durante 18 aulas da Unidade de Ensino com o conteúdo dança na Educação Física. Os registros das aulas ocorreram por meio de observações, fotos e um diário de anotações de campo, em que as avaliações se deram a partir das aulas, envolvendo aproximadamente 22 crianças/alunos. Os resultados demonstraram que, mesmo diante dos desafios enfrentados pelo professor de Educação Física quanto à sua prática no cotidiano escolar, por ser um conteúdo pouco trabalhado, despertou nos alunos interesse e/ou prazer pela dança, partindo de aulas construtivas envolvendo a arte do movimento como forma de incentivo à aprendizagem. Como considerações finais, aponta-se que a dança, como conteúdo da Educação Física, pode ser uma boa estratégia de incentivo no processo de ensino aprendizagem escolar, proporcionando benefícios positivos que trabalham o movimento, a criatividade, a musicalidade, a socialização, as atitudes, os gestos e a leveza. Destaca-se que, no processo de aprendizagem, o professor de Educação Física, por ser um facilitador, exerce grande influência na aprendizagem dos alunos, de modo que é visto como protagonista nessa construção do conhecimento.The objective of this work was to analyze a pedagogical experience on dance, as a content of physical education in schools, which met expectations regarding dance content in elementary school, aiming to identify teaching possibilities and difficulties encountered that could contribute to the expansion of this content in the school. The methodology used was based on an experience report, in which the researcher acted as a participating researcher. The study sample consisted of two classes from the seventh year of elementary school, from the João Vitor da Silva Lima Municipal School, in the community of Alegria, district of Ielmo Marinho-RN. Data collection took place during 18 dance classes in Physical Education. Classes were recorded through observations, photos and a field note diary, where evaluations took place from the classes, involving approximately 22 children/students. The results showed that, even in the face of the challenges faced by the Physical Education teacher regarding their practice in daily school life, because it is a little worked content, it awakened in students the interest and/or pleasure in dance, starting from constructive classes involving art of the movement as a way to encourage learning. In conclusion, it is pointed out that dance, as a content of Physical Education, can be a good incentive strategy in the teaching process of school learning, providing positive benefits that work with movement, creativity, musicality, socialization, attitudes, gestures and lightness. It is noteworthy that, in the learning process, the Physical Education teacher, as a facilitator, exerts a great influence on the students' learning, so that they are seen as protagonists in this construction of knowledge.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilEducação Física EscolarUnidade de ensinoEnsino fundamental - TCCDança - TCCUma experiência da dança como conteúdo da educação física na Escola Municipal João Vitor da Silva Lima - Ielmo Marinho/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExperienciadancaconteudo_Nogueira_2021.pdfapplication/pdf2280912https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43737/1/Experienciadancaconteudo_Nogueira_2021.pdf99b15a478634b321e0a2c2a19633ffd9MD51123456789/437372022-05-02 12:26:32.123oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43737Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:26:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma experiência da dança como conteúdo da educação física na Escola Municipal João Vitor da Silva Lima - Ielmo Marinho/RN
title Uma experiência da dança como conteúdo da educação física na Escola Municipal João Vitor da Silva Lima - Ielmo Marinho/RN
spellingShingle Uma experiência da dança como conteúdo da educação física na Escola Municipal João Vitor da Silva Lima - Ielmo Marinho/RN
Nogueira, Joel Dikson de Lima
Educação Física Escolar
Unidade de ensino
Ensino fundamental - TCC
Dança - TCC
title_short Uma experiência da dança como conteúdo da educação física na Escola Municipal João Vitor da Silva Lima - Ielmo Marinho/RN
title_full Uma experiência da dança como conteúdo da educação física na Escola Municipal João Vitor da Silva Lima - Ielmo Marinho/RN
title_fullStr Uma experiência da dança como conteúdo da educação física na Escola Municipal João Vitor da Silva Lima - Ielmo Marinho/RN
title_full_unstemmed Uma experiência da dança como conteúdo da educação física na Escola Municipal João Vitor da Silva Lima - Ielmo Marinho/RN
title_sort Uma experiência da dança como conteúdo da educação física na Escola Municipal João Vitor da Silva Lima - Ielmo Marinho/RN
author Nogueira, Joel Dikson de Lima
author_facet Nogueira, Joel Dikson de Lima
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4175626906419886
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2452504102904189
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Marques, Danieli Alves Pereira
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6024670193365228
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Azevedo, Laise Tavares Padilha Bezerra Gurgel de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Dias, Maria Aparecida
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1131977255034974
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Joel Dikson de Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Surdi, Aguinaldo César
contributor_str_mv Surdi, Aguinaldo César
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Unidade de ensino
Ensino fundamental - TCC
Dança - TCC
topic Educação Física Escolar
Unidade de ensino
Ensino fundamental - TCC
Dança - TCC
description O objetivo deste trabalho foi analisar uma experiência pedagógica sobre a dança como conteúdo da educação física escolar que atendesse às expectativas em relação ao conteúdo dança no ensino fundamental, visando identificar possibilidades de ensino e dificuldades encontradas que pudessem contribuir para a ampliação desse conteúdo na escola. A metodologia empregada baseou-se num relato de experiência, em que o investigador atuou como pesquisador-participante. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal João Vitor da Silva Lima, na comunidade de Alegria, distrito de Ielmo Marinho-RN. A coleta de dados ocorreu durante 18 aulas da Unidade de Ensino com o conteúdo dança na Educação Física. Os registros das aulas ocorreram por meio de observações, fotos e um diário de anotações de campo, em que as avaliações se deram a partir das aulas, envolvendo aproximadamente 22 crianças/alunos. Os resultados demonstraram que, mesmo diante dos desafios enfrentados pelo professor de Educação Física quanto à sua prática no cotidiano escolar, por ser um conteúdo pouco trabalhado, despertou nos alunos interesse e/ou prazer pela dança, partindo de aulas construtivas envolvendo a arte do movimento como forma de incentivo à aprendizagem. Como considerações finais, aponta-se que a dança, como conteúdo da Educação Física, pode ser uma boa estratégia de incentivo no processo de ensino aprendizagem escolar, proporcionando benefícios positivos que trabalham o movimento, a criatividade, a musicalidade, a socialização, as atitudes, os gestos e a leveza. Destaca-se que, no processo de aprendizagem, o professor de Educação Física, por ser um facilitador, exerce grande influência na aprendizagem dos alunos, de modo que é visto como protagonista nessa construção do conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-07T23:36:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-07T23:36:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NOGUEIRA, Joel Dikson de Lima. Uma experiência da dança como conteúdo da educação física na Escola Municipal João Vitor da Silva Lima - Ielmo Marinho/RN. 2021. 105f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43737
identifier_str_mv NOGUEIRA, Joel Dikson de Lima. Uma experiência da dança como conteúdo da educação física na Escola Municipal João Vitor da Silva Lima - Ielmo Marinho/RN. 2021. 105f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43737/1/Experienciadancaconteudo_Nogueira_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 99b15a478634b321e0a2c2a19633ffd9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117772345344000