Epistemologia da complexidade e pesquisa em turismo: criando sinergias para repensar o desenvolvimento cultural de Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mate, Alberto José
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52253
Resumo: Este trabalho resulta de uma pesquisa de Doutorado em Turismo, intitulada “Epistemologia da complexidade e pesquisa interdisciplinar no turismo: criando sinergias para repensar o desenvolvimento cultural de Moçambique”. A pesquisa tinha como objetivo estruturar com densidade o paradigma da complexidade para fazer dialogar as múltiplas abordagens entre turismo, políticas culturais, economia criativa e o processo de desenvolvimento em Moçambique. Os procedimentos metodológicos incluíram a pesquisa bibliográfica; a análise documental de fontes primárias, como legislação, políticas públicas, relatórios, programas de atividades como Plano Estratégico da Cultura 2012-2022 e Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo em Moçambique II 2016-2025; a observação participante; e as entrevistas narrativas com alguns agentes culturais, para compreender as dinâmicas do campo cultural. Os dados da pesquisa confirmaram a tese de que a interação entre o turismo e a economia criativa pode constituir uma possibilidade para o desenvolvimento cultural de Moçambique. Esse fato se verifica a partir dos avanços e das reformas alcançadas na elaboração de um quadro legal para o turismo e a cultura, que pode levar o país a alcançar o desenvolvimento cultural. Todavia, ainda existem alguns desafios que devem ser ultrapassados para ampliar as liberdades substantivas dos agentes culturais que participam do circuito da economia criativa, pois ainda prevalece a tradição de uma política cultural marcada pela hegemonia das dimensões político-administrativa e econômica, que precisa de ser substituída por uma visão sistémico-organizacional que reconhece a complementaridade das diversas dimensões da cultura e, por via disso, promover processos horizontais, como o maior envolvimento das comunidades locais no planejamento e gestão de políticas de turismo e cultura. Dado que os debates sobre economia criativa são emergentes na esfera pública moçambicana, as redes culturais ainda são fracas e é necessário ampliá-las e reforçar o seu poder para ultrapassar as dificuldades de financiamento ou de promoção e integração das atividades culturais no turismo e melhorar a transparência nos processos de gestão dos fundos públicos para cultura. Existem algumas iniciativas na cidade de Maputo que buscam a aproximação entre as escolas e o patrimonio cultural, mas ainda não há uma cultura dos museus. Urge apostar, então, em ações de educação patrimonial nas escolas, promovendo o vasto patrimônio cultural para que seja apreciado, valorizado e consumido pelos cidadãos nacionais e posteriormente integrado na experiência turística. O olhar sistêmico-organizacional das sinergias entre turismo e cultura permitiu compreender as dinâmicas e contradições sociais, as relações de poder e os processos de resistência aos discursos hegemônicos sobre o crescimento econômico, num contexto em que o turismo vai sinalizando para a integração da cultura, a criatividade, a memória, as tradições e as vivências das comunidades locais e periféricas rumo à emancipação social, à solidariedade, à humanização das práticas de turismo e ao desenvolvimento cultural.
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Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52253Este trabalho resulta de uma pesquisa de Doutorado em Turismo, intitulada “Epistemologia da complexidade e pesquisa interdisciplinar no turismo: criando sinergias para repensar o desenvolvimento cultural de Moçambique”. A pesquisa tinha como objetivo estruturar com densidade o paradigma da complexidade para fazer dialogar as múltiplas abordagens entre turismo, políticas culturais, economia criativa e o processo de desenvolvimento em Moçambique. 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Todavia, ainda existem alguns desafios que devem ser ultrapassados para ampliar as liberdades substantivas dos agentes culturais que participam do circuito da economia criativa, pois ainda prevalece a tradição de uma política cultural marcada pela hegemonia das dimensões político-administrativa e econômica, que precisa de ser substituída por uma visão sistémico-organizacional que reconhece a complementaridade das diversas dimensões da cultura e, por via disso, promover processos horizontais, como o maior envolvimento das comunidades locais no planejamento e gestão de políticas de turismo e cultura. Dado que os debates sobre economia criativa são emergentes na esfera pública moçambicana, as redes culturais ainda são fracas e é necessário ampliá-las e reforçar o seu poder para ultrapassar as dificuldades de financiamento ou de promoção e integração das atividades culturais no turismo e melhorar a transparência nos processos de gestão dos fundos públicos para cultura. Existem algumas iniciativas na cidade de Maputo que buscam a aproximação entre as escolas e o patrimonio cultural, mas ainda não há uma cultura dos museus. Urge apostar, então, em ações de educação patrimonial nas escolas, promovendo o vasto patrimônio cultural para que seja apreciado, valorizado e consumido pelos cidadãos nacionais e posteriormente integrado na experiência turística. O olhar sistêmico-organizacional das sinergias entre turismo e cultura permitiu compreender as dinâmicas e contradições sociais, as relações de poder e os processos de resistência aos discursos hegemônicos sobre o crescimento econômico, num contexto em que o turismo vai sinalizando para a integração da cultura, a criatividade, a memória, as tradições e as vivências das comunidades locais e periféricas rumo à emancipação social, à solidariedade, à humanização das práticas de turismo e ao desenvolvimento cultural.This paper results from a PhD research in Tourism, entitled "Epistemology of complexity and interdisciplinary research in tourism: creating synergies to rethink the cultural development of Mozambique". The research aimed at structuring with density the paradigm of complexity to bring into dialogue the multiple approaches between tourism, cultural policies, creative economy and the development process in Mozambique. The methodological procedures included bibliographic research; documentary analysis of primary sources such as laws, public policies, reports, work programmes such as the Strategic Plan for Culture 2012-2022 and the Strategic Plan for the Development of Tourism in Mozambique II 2016-2025; participant observation; and narrative interviews with some cultural operators to understand the dynamics of the cultural field. The research data confirmed the thesis that the interaction between tourism and creative economy may constitute a possibility for the cultural development of Mozambique. This would be the case of the advances and reforms achieved in the elaboration of a legal framework for tourism and culture, which may lead the country to achieve cultural development. However, there are still some challenges that need to be overcome in order to expand the substantive freedoms of cultural agents participating in the creative economy circuit, as the tradition of a cultural policy marked by the hegemony of the political-administrative and economic dimensions still prevails, which needs to be replaced by a systemic-organizational vision that recognizes the complementarity of the various dimensions of culture and, by this means, promotes horizontal processes, such as the greater engagement of local communities in the planning and management of tourism and culture policies. Given that debates on creative economy are emerging in the Mozambican public sphere, cultural networks are still weak and it is necessary to expand them and strengthen their power to overcome difficulties in funding or promoting and integrating cultural activities into tourism and to improve transparency in the management processes of public funds for culture. There are some initiatives in Maputo City that seek to bring schools and cultural heritage closer together, but there is still no museum culture and it is urgent to invest in heritage education actions in schools, promotion of the vast cultural heritage so that it is appreciated, valued and consumed by national citizens and subsequently integrated into the tourist experience. The systemic-organizational look at the synergies between tourism and culture has allowed us to understand the social dynamics and contradictions, power relations and processes of resistance to hegemonic discourses on economic growth, in a context in which tourism is signaling the integration of culture, creativity, memory, traditions and experiences of local and remote communities towards social emancipation, solidarity, humanization of tourism practices and cultural development.Universidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em TurismoUFRNBrasilcomplexidadeturismoculturaeconomia criativa e desenvolvimento culturalcomplexitytourismculturecreative economy and cultural developmentEpistemologia da complexidade e pesquisa em turismo: criando sinergias para repensar o desenvolvimento cultural de Moçambiqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEpistemologiaComplexidadePesquisaMocambique_Mate_2023.pdfapplication/pdf40053858https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52253/1/EpistemologiaComplexidadePesquisaMocambique_Mate_2023.pdfa00fdb29a4bd27833d18082c9ff6a8c2MD51123456789/522532023-05-04 16:41:50.647oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52253Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-04T19:41:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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