Cognitive functions in typically developing children with varied socioeconomic status and the impact of training on executive functions and reading skills

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fujii, Renata Callipo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30597
Resumo: A compreensão de leitura pode ser entendida como uma habilidade cognitiva complexa que demanda uma diversidade de competências e processos linguísticos. Funções Executivas desempenham um importante papel para a cognição e para o processamento da linguagem. Desta feita, pautado em estudos sobre Funções Executivas, Processamento da Leitura e Condições Socioeconômicas, o presente estudo investigou: (i) as relações entre Funções Executivas, Condições Socioeconômicas e medidas de habilidades cognitivas; (ii) a eficácia de uma intervenção que fez uso de jogos que diretamente e especificamente requerem o uso do sistema de Funções Executivas sobre as mesmas funções (transferência direta); (iii) a eficácia de uma intervenção que fez uso de jogos que diretamente e especificamente requerem o uso do sistema de Funções Executivas sobre o processamento da leitura (transferência indireta). Participaram deste estudo 122 alunos de 3o e 4os anos da rede privada e pública das escolas de Natal/RN. Os participantes foram randomicamente divididos em 2 grupos. Um deles treinou com jogos que ativam funções executivas (experimental). O outro grupo (controle ativo) treinou com jogos que não ativam Funções Executivas. Testes escritos também foram administrados com o intuito de mensurar o processamento da leitura bem como a atenção dos alunos. Os resultados indicaram que existem relações íntimas entre Funções Executivas e desempenho escolar. Os dados sugerem que funções executivas e atenção seletiva melhoram consideravelmente após o treino. A habilidade de leitura de pseudopalavras também melhorou depois do treino, especificamente em relação à fluência de decodificação, o que sinaliza para uma importante contribuição da intervenção em trazer benefícios para os processos de aquisição de linguagem e leitura. As principais contribuições do presente estudo são os caminhos que ele pode oferecer para propósitos pedagógicos (ajustando treinos de funções executivas para melhor se encaixar em grupos específicos de alunos), portanto, servindo de ajuda para professores, como também servir de guia para políticas públicas educacionais.
id UFRN_cf6192b704f8459f03c88055888b7a81
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30597
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fujii, Renata CallipoFinger, IngridBuchweitz, AugustoGodoy, Mahayana CristinaMota, Natalia BezerraWeissheimer, Janaina2020-11-18T14:09:34Z2020-11-18T14:09:34Z2020-07-20FUJII, Renata Callipo. Cognitive functions in typically developing children with varied socioeconomic status and the impact of training on executive functions and reading skills. 2020. 150f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras E Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30597A compreensão de leitura pode ser entendida como uma habilidade cognitiva complexa que demanda uma diversidade de competências e processos linguísticos. Funções Executivas desempenham um importante papel para a cognição e para o processamento da linguagem. Desta feita, pautado em estudos sobre Funções Executivas, Processamento da Leitura e Condições Socioeconômicas, o presente estudo investigou: (i) as relações entre Funções Executivas, Condições Socioeconômicas e medidas de habilidades cognitivas; (ii) a eficácia de uma intervenção que fez uso de jogos que diretamente e especificamente requerem o uso do sistema de Funções Executivas sobre as mesmas funções (transferência direta); (iii) a eficácia de uma intervenção que fez uso de jogos que diretamente e especificamente requerem o uso do sistema de Funções Executivas sobre o processamento da leitura (transferência indireta). Participaram deste estudo 122 alunos de 3o e 4os anos da rede privada e pública das escolas de Natal/RN. Os participantes foram randomicamente divididos em 2 grupos. Um deles treinou com jogos que ativam funções executivas (experimental). O outro grupo (controle ativo) treinou com jogos que não ativam Funções Executivas. Testes escritos também foram administrados com o intuito de mensurar o processamento da leitura bem como a atenção dos alunos. Os resultados indicaram que existem relações íntimas entre Funções Executivas e desempenho escolar. Os dados sugerem que funções executivas e atenção seletiva melhoram consideravelmente após o treino. A habilidade de leitura de pseudopalavras também melhorou depois do treino, especificamente em relação à fluência de decodificação, o que sinaliza para uma importante contribuição da intervenção em trazer benefícios para os processos de aquisição de linguagem e leitura. As principais contribuições do presente estudo são os caminhos que ele pode oferecer para propósitos pedagógicos (ajustando treinos de funções executivas para melhor se encaixar em grupos específicos de alunos), portanto, servindo de ajuda para professores, como também servir de guia para políticas públicas educacionais.Reading comprehension refers to a complex cognitive ability that draws on a variety of language skills and processes. Executive Functions play an important role in complex cognition and are essential mental processes needed for language processing. Thus, based on research about Executive Functions, Language Processing and Socioeconomic Status, this study investigated: (i) the relationships between EF skills, SES and measures of achievement and cognitive abilities; (ii) the effectiveness of a gaming intervention that directly and specifically taxes the EF system on the same set of skills (near transfer); (iii) the effectiveness of a gaming intervention that taxes the EF system on reading abilities (far transfer). Overall, 122 3 rd and 4th grade students from private and public schools in Natal / RN took part in this study. They were randomly split into two groups. One group trained on Android tablets games which taxed Executive Function skills. The other group (active control) trained on Android tablet games which minimally taxed Executive Function skills. Paper and pencil tasks were also administered to assess reading comprehension and attention. Results indicated that there is a very close relation between EF skills, and scholastic outcomes. Findings also pointed out that children’s updating feature of working memory and their selective attention improves after training. The ability to read pseudowords also improves after training, which signals an important contribution of the intervention in ameliorating decoding skills and language acquisition processes. The main contributions of this study are that it might offer insights for pedagogical purposes (adjusting EF training to best fit each specific group of students, therefore aiding teachers); as well as serve as guideline for future educational policies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em Estudos da LinguagemUFRNBrasilProcessamento da Leitura. Funções Executivas. Treinamento Cognitivo. Condições SocioeconômicasCognitive functions in typically developing children with varied socioeconomic status and the impact of training on executive functions and reading skillsFunções executivas em crianças com desenvolvimento típico em níveis socioeconômicos variados e o impacto do treino sobre as funções executivas e a habilidades de leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRenataCallipoFujii_TESE.pdfapplication/pdf2474312https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30597/1/RenataCallipoFujii_TESE.pdfc60e2d3d7023083a47666922c75a452bMD51TEXTRenataCallipoFujii_TESE.pdf.txtRenataCallipoFujii_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain190624https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30597/2/RenataCallipoFujii_TESE.pdf.txt89434cbec6818a35be18e004a61f3ffcMD52THUMBNAILRenataCallipoFujii_TESE.pdf.jpgRenataCallipoFujii_TESE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30597/3/RenataCallipoFujii_TESE.pdf.jpg8290d49f8b4ab59ae41b910b799e77d6MD53123456789/305972020-11-22 04:53:51.989oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30597Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-22T07:53:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cognitive functions in typically developing children with varied socioeconomic status and the impact of training on executive functions and reading skills
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Funções executivas em crianças com desenvolvimento típico em níveis socioeconômicos variados e o impacto do treino sobre as funções executivas e a habilidades de leitura
title Cognitive functions in typically developing children with varied socioeconomic status and the impact of training on executive functions and reading skills
spellingShingle Cognitive functions in typically developing children with varied socioeconomic status and the impact of training on executive functions and reading skills
Fujii, Renata Callipo
Processamento da Leitura. Funções Executivas. Treinamento Cognitivo. Condições Socioeconômicas
title_short Cognitive functions in typically developing children with varied socioeconomic status and the impact of training on executive functions and reading skills
title_full Cognitive functions in typically developing children with varied socioeconomic status and the impact of training on executive functions and reading skills
title_fullStr Cognitive functions in typically developing children with varied socioeconomic status and the impact of training on executive functions and reading skills
title_full_unstemmed Cognitive functions in typically developing children with varied socioeconomic status and the impact of training on executive functions and reading skills
title_sort Cognitive functions in typically developing children with varied socioeconomic status and the impact of training on executive functions and reading skills
author Fujii, Renata Callipo
author_facet Fujii, Renata Callipo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Finger, Ingrid
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Buchweitz, Augusto
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Godoy, Mahayana Cristina
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Mota, Natalia Bezerra
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fujii, Renata Callipo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weissheimer, Janaina
contributor_str_mv Weissheimer, Janaina
dc.subject.por.fl_str_mv Processamento da Leitura. Funções Executivas. Treinamento Cognitivo. Condições Socioeconômicas
topic Processamento da Leitura. Funções Executivas. Treinamento Cognitivo. Condições Socioeconômicas
description A compreensão de leitura pode ser entendida como uma habilidade cognitiva complexa que demanda uma diversidade de competências e processos linguísticos. Funções Executivas desempenham um importante papel para a cognição e para o processamento da linguagem. Desta feita, pautado em estudos sobre Funções Executivas, Processamento da Leitura e Condições Socioeconômicas, o presente estudo investigou: (i) as relações entre Funções Executivas, Condições Socioeconômicas e medidas de habilidades cognitivas; (ii) a eficácia de uma intervenção que fez uso de jogos que diretamente e especificamente requerem o uso do sistema de Funções Executivas sobre as mesmas funções (transferência direta); (iii) a eficácia de uma intervenção que fez uso de jogos que diretamente e especificamente requerem o uso do sistema de Funções Executivas sobre o processamento da leitura (transferência indireta). Participaram deste estudo 122 alunos de 3o e 4os anos da rede privada e pública das escolas de Natal/RN. Os participantes foram randomicamente divididos em 2 grupos. Um deles treinou com jogos que ativam funções executivas (experimental). O outro grupo (controle ativo) treinou com jogos que não ativam Funções Executivas. Testes escritos também foram administrados com o intuito de mensurar o processamento da leitura bem como a atenção dos alunos. Os resultados indicaram que existem relações íntimas entre Funções Executivas e desempenho escolar. Os dados sugerem que funções executivas e atenção seletiva melhoram consideravelmente após o treino. A habilidade de leitura de pseudopalavras também melhorou depois do treino, especificamente em relação à fluência de decodificação, o que sinaliza para uma importante contribuição da intervenção em trazer benefícios para os processos de aquisição de linguagem e leitura. As principais contribuições do presente estudo são os caminhos que ele pode oferecer para propósitos pedagógicos (ajustando treinos de funções executivas para melhor se encaixar em grupos específicos de alunos), portanto, servindo de ajuda para professores, como também servir de guia para políticas públicas educacionais.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-18T14:09:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-18T14:09:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FUJII, Renata Callipo. Cognitive functions in typically developing children with varied socioeconomic status and the impact of training on executive functions and reading skills. 2020. 150f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras E Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30597
identifier_str_mv FUJII, Renata Callipo. Cognitive functions in typically developing children with varied socioeconomic status and the impact of training on executive functions and reading skills. 2020. 150f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras E Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30597/1/RenataCallipoFujii_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30597/2/RenataCallipoFujii_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30597/3/RenataCallipoFujii_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c60e2d3d7023083a47666922c75a452b
89434cbec6818a35be18e004a61f3ffc
8290d49f8b4ab59ae41b910b799e77d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832847609921536