Corpo-devir: improvisação em dança na preparação do artista cênico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cibele Ribeiro da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20493
Resumo: RESUMO: A presente dissertação tem objetivo como investigar a improvisação - tal como é realizada no contexto da Dança Contemporânea - como possibilidade de preparação corporal do artista cênico. Propõe realizar uma reflexão sobre o processo da preparação corporal proposto por mim através da observação dos procedimentos experimentados no Grupo de Pesquisa Corpo-devir, especialmente criado nessa pesquisa, que estudou e vivenciou a improvisação em dança e, ainda, apresentar relatos e reflexões dos participantes sobre sua experiência, com ênfase especial na possível contribuição para a formação dos artistas da cena. Justifica-se, assim, no ensejo de que o artista cênico usufrua dos conhecimentos trazidos pela prática da dança e se perceba sujeito criador da própria formação artística, e, ainda, que essa prática possa contribuir com perspectivas artístico-pedagógicas do corpo cênico, da cena e dos processos criativos nas artes cênicas. O trabalho tem abordagem qualitativa com tratamento descritivo das observações e está baseado em pesquisa bibliográfica, videográfica e somática dos procedimentos de improvisação em dança contemporânea. Os principais interlocutores teóricos dessa dissertação são Gilles Deleuze, Félix Guattari, Maurice Merleau-Ponty, Jorge Larossa, João Francisco Duarte Jr., Rudolf Laban e Klauss Vianna, sendo que os dois últimos e o coletivo Judson Dance Theater contribuem ainda, com as concepções metodológicas utilizadas nas oficinas. ABSTRACT: This master thesis aims to investigate the improvisation - as it is realized as the context of Contemporary Dance - as a possibility of body preparation of the scenic artist. It proposes to realize a reflection on the process of body preparation, proposed by me through the experiment procedures the observation with Grupo de Pesquisa Corpo-devir, specially formed in this research. This group studied and lived the improvisation in dance and also presented reports and reflections of the participants about their experience, giving special emphasis in the possible contribution for the formation of artists of the scene. In this way it is justified that the scenic artist enjoys the knowledge through the practice of the dance and realizes as being the creator of this own artistic formation. Also, the artist realizes that this practice may contribute with the artistic-pedagogic perspectives of the scenic group, of the scene and the creative processes in the scenic arts. The work has a qualitative approach, with descriptive treatment of observations, and it is based in bibliographical, video graphic and somatic of the improvisation procedures in contemporary dance. The main theoretical-practical interlocutors of this dissertation are Gilles Deleuze, Félix Guattari, Maurice Merleau-Ponty, Jorge Larrosa, João Francisco Duarte Jr., Rudolf Laban and Klauss Vianna, being the last two and the collective Judson Dance Theater, still contribute with methodological concepts used in the workshops.
id UFRN_cf629bbc91ec0810b37525598d604534
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20493
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Cibele Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/1279687354082804http://lattes.cnpq.br/5255588024266396Haderchpek, Robson Carloshttp://lattes.cnpq.br/4286695631161068Hernandez, Márcia Maria Strazzacappahttp://lattes.cnpq.br/1574008360415424Porpino, Karenine de Oliveira2016-05-17T23:03:59Z2016-05-17T23:03:59Z2013-04-30SILVA, Cibele Ribeiro da. Corpo-devir: improvisação em dança na preparação do artista cênico. 2013. 181 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20493RESUMO: A presente dissertação tem objetivo como investigar a improvisação - tal como é realizada no contexto da Dança Contemporânea - como possibilidade de preparação corporal do artista cênico. Propõe realizar uma reflexão sobre o processo da preparação corporal proposto por mim através da observação dos procedimentos experimentados no Grupo de Pesquisa Corpo-devir, especialmente criado nessa pesquisa, que estudou e vivenciou a improvisação em dança e, ainda, apresentar relatos e reflexões dos participantes sobre sua experiência, com ênfase especial na possível contribuição para a formação dos artistas da cena. Justifica-se, assim, no ensejo de que o artista cênico usufrua dos conhecimentos trazidos pela prática da dança e se perceba sujeito criador da própria formação artística, e, ainda, que essa prática possa contribuir com perspectivas artístico-pedagógicas do corpo cênico, da cena e dos processos criativos nas artes cênicas. O trabalho tem abordagem qualitativa com tratamento descritivo das observações e está baseado em pesquisa bibliográfica, videográfica e somática dos procedimentos de improvisação em dança contemporânea. Os principais interlocutores teóricos dessa dissertação são Gilles Deleuze, Félix Guattari, Maurice Merleau-Ponty, Jorge Larossa, João Francisco Duarte Jr., Rudolf Laban e Klauss Vianna, sendo que os dois últimos e o coletivo Judson Dance Theater contribuem ainda, com as concepções metodológicas utilizadas nas oficinas. ABSTRACT: This master thesis aims to investigate the improvisation - as it is realized as the context of Contemporary Dance - as a possibility of body preparation of the scenic artist. It proposes to realize a reflection on the process of body preparation, proposed by me through the experiment procedures the observation with Grupo de Pesquisa Corpo-devir, specially formed in this research. This group studied and lived the improvisation in dance and also presented reports and reflections of the participants about their experience, giving special emphasis in the possible contribution for the formation of artists of the scene. In this way it is justified that the scenic artist enjoys the knowledge through the practice of the dance and realizes as being the creator of this own artistic formation. Also, the artist realizes that this practice may contribute with the artistic-pedagogic perspectives of the scenic group, of the scene and the creative processes in the scenic arts. The work has a qualitative approach, with descriptive treatment of observations, and it is based in bibliographical, video graphic and somatic of the improvisation procedures in contemporary dance. The main theoretical-practical interlocutors of this dissertation are Gilles Deleuze, Félix Guattari, Maurice Merleau-Ponty, Jorge Larrosa, João Francisco Duarte Jr., Rudolf Laban and Klauss Vianna, being the last two and the collective Judson Dance Theater, still contribute with methodological concepts used in the workshops.This master thesis aims to investigate the improvisation – as it is realized as the context of Contemporary Dance - as a possibility of body preparation of the scenic artist. It proposes to realize a reflection on the process of body preparation, proposed by me through the experiment procedures the observation with Grupo de Pesquisa Corpo-devir, specially formed in this research. This group studied and lived the dance improvisation and also presented reports and reflections of the participants about their experience, giving special emphasis in the possible contribution for the formation of artists of the scene. In this way it is justified that the scenic artist enjoys the knowledge through the practice of the dance and realizes as being the creator of this own artistic formation. Also, the artist realizes that this practice may contribute with the artistic-pedagogic perspectives of the scenic group, of the scene and the creative processes in the scenic arts. The work has a qualitative approach, with descriptive treatment of observations, and it is based in bibliographical, video graphic and somatic of the improvisation procedures in contemporary dance. The main theoretical-practical interlocutors of this dissertation are Gilles Deleuze, Félix Guattari, Maurice Merleau-Ponty, Jorge Larrosa, João Francisco Duarte Jr., Rudolf Laban and Klauss Vianna, being the last two and the collective Judson Dance Theater, still contribute with methodological concepts used in the workshops.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICASPreparação corporalImprovisação em dançaComposição instantâneaEducação somáticaDança contemporâneaCorpo-devir: improvisação em dança na preparação do artista cênicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCorpo-devirImprovisacaoDanca_Silva_2013.pdfCorpo-devirImprovisacaoDanca_Silva_2013.pdfapplication/pdf4177718https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20493/1/Corpo-devirImprovisacaoDanca_Silva_2013.pdf05ba207ab4c32a336f36fd9a33bbd4e9MD51TEXTCibeleRibeiroDaSilva_DISSERT.pdf.txtCibeleRibeiroDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain410743https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20493/6/CibeleRibeiroDaSilva_DISSERT.pdf.txt6fc1d538ef8fb7aa6fc882ba9c72d4f6MD56Corpo-devirImprovisacaoDanca_Silva_2013.pdf.txtCorpo-devirImprovisacaoDanca_Silva_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain410743https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20493/8/Corpo-devirImprovisacaoDanca_Silva_2013.pdf.txt6fc1d538ef8fb7aa6fc882ba9c72d4f6MD58THUMBNAILCibeleRibeiroDaSilva_DISSERT.pdf.jpgCibeleRibeiroDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1992https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20493/7/CibeleRibeiroDaSilva_DISSERT.pdf.jpg70fb7aa0180628300f31361a490f7ca1MD57Corpo-devirImprovisacaoDanca_Silva_2013.pdf.jpgCorpo-devirImprovisacaoDanca_Silva_2013.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1992https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20493/9/Corpo-devirImprovisacaoDanca_Silva_2013.pdf.jpg70fb7aa0180628300f31361a490f7ca1MD59123456789/204932019-01-30 00:20:02.0oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20493Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T03:20:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo-devir: improvisação em dança na preparação do artista cênico
title Corpo-devir: improvisação em dança na preparação do artista cênico
spellingShingle Corpo-devir: improvisação em dança na preparação do artista cênico
Silva, Cibele Ribeiro da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Preparação corporal
Improvisação em dança
Composição instantânea
Educação somática
Dança contemporânea
title_short Corpo-devir: improvisação em dança na preparação do artista cênico
title_full Corpo-devir: improvisação em dança na preparação do artista cênico
title_fullStr Corpo-devir: improvisação em dança na preparação do artista cênico
title_full_unstemmed Corpo-devir: improvisação em dança na preparação do artista cênico
title_sort Corpo-devir: improvisação em dança na preparação do artista cênico
author Silva, Cibele Ribeiro da
author_facet Silva, Cibele Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1279687354082804
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5255588024266396
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Haderchpek, Robson Carlos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4286695631161068
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Hernandez, Márcia Maria Strazzacappa
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1574008360415424
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cibele Ribeiro da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porpino, Karenine de Oliveira
contributor_str_mv Porpino, Karenine de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Preparação corporal
Improvisação em dança
Composição instantânea
Educação somática
Dança contemporânea
dc.subject.por.fl_str_mv Preparação corporal
Improvisação em dança
Composição instantânea
Educação somática
Dança contemporânea
description RESUMO: A presente dissertação tem objetivo como investigar a improvisação - tal como é realizada no contexto da Dança Contemporânea - como possibilidade de preparação corporal do artista cênico. Propõe realizar uma reflexão sobre o processo da preparação corporal proposto por mim através da observação dos procedimentos experimentados no Grupo de Pesquisa Corpo-devir, especialmente criado nessa pesquisa, que estudou e vivenciou a improvisação em dança e, ainda, apresentar relatos e reflexões dos participantes sobre sua experiência, com ênfase especial na possível contribuição para a formação dos artistas da cena. Justifica-se, assim, no ensejo de que o artista cênico usufrua dos conhecimentos trazidos pela prática da dança e se perceba sujeito criador da própria formação artística, e, ainda, que essa prática possa contribuir com perspectivas artístico-pedagógicas do corpo cênico, da cena e dos processos criativos nas artes cênicas. O trabalho tem abordagem qualitativa com tratamento descritivo das observações e está baseado em pesquisa bibliográfica, videográfica e somática dos procedimentos de improvisação em dança contemporânea. Os principais interlocutores teóricos dessa dissertação são Gilles Deleuze, Félix Guattari, Maurice Merleau-Ponty, Jorge Larossa, João Francisco Duarte Jr., Rudolf Laban e Klauss Vianna, sendo que os dois últimos e o coletivo Judson Dance Theater contribuem ainda, com as concepções metodológicas utilizadas nas oficinas. ABSTRACT: This master thesis aims to investigate the improvisation - as it is realized as the context of Contemporary Dance - as a possibility of body preparation of the scenic artist. It proposes to realize a reflection on the process of body preparation, proposed by me through the experiment procedures the observation with Grupo de Pesquisa Corpo-devir, specially formed in this research. This group studied and lived the improvisation in dance and also presented reports and reflections of the participants about their experience, giving special emphasis in the possible contribution for the formation of artists of the scene. In this way it is justified that the scenic artist enjoys the knowledge through the practice of the dance and realizes as being the creator of this own artistic formation. Also, the artist realizes that this practice may contribute with the artistic-pedagogic perspectives of the scenic group, of the scene and the creative processes in the scenic arts. The work has a qualitative approach, with descriptive treatment of observations, and it is based in bibliographical, video graphic and somatic of the improvisation procedures in contemporary dance. The main theoretical-practical interlocutors of this dissertation are Gilles Deleuze, Félix Guattari, Maurice Merleau-Ponty, Jorge Larrosa, João Francisco Duarte Jr., Rudolf Laban and Klauss Vianna, being the last two and the collective Judson Dance Theater, still contribute with methodological concepts used in the workshops.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-17T23:03:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-05-17T23:03:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Cibele Ribeiro da. Corpo-devir: improvisação em dança na preparação do artista cênico. 2013. 181 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20493
identifier_str_mv SILVA, Cibele Ribeiro da. Corpo-devir: improvisação em dança na preparação do artista cênico. 2013. 181 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20493/1/Corpo-devirImprovisacaoDanca_Silva_2013.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20493/6/CibeleRibeiroDaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20493/8/Corpo-devirImprovisacaoDanca_Silva_2013.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20493/7/CibeleRibeiroDaSilva_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20493/9/Corpo-devirImprovisacaoDanca_Silva_2013.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 05ba207ab4c32a336f36fd9a33bbd4e9
6fc1d538ef8fb7aa6fc882ba9c72d4f6
6fc1d538ef8fb7aa6fc882ba9c72d4f6
70fb7aa0180628300f31361a490f7ca1
70fb7aa0180628300f31361a490f7ca1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832928676380672