Parentes, vizinhos e compadres: estratégias de resistência e relações interraciais na Boa Vista dos Negros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sebastião Genicarlos dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31746
Resumo: A ausência de estudos sistemáticos sobre a questão étnica impediu visualizar a pluralidade racial do sertão do Seridó. Com as políticas públicas favorecendo o debate sobre as emergências étnicas criadas no início do séc. XXI, as relações interraciais começaram a ser objeto de pesquisa antropológica e histórica, colocando em xeque o discurso das elites regionais. Na linha dessas investigações, o presente trabalho propõe retomar o problema a partir das dinâmicas locais: são observadas as relações que a comunidade quilombola da Boa Vista dos Negros mantém com seus vizinhos, os representantes das elites locais, tais como fazendeiros, as autoridades eclesiais e políticas. Numa perspectiva que associa a antropologia à história, explora-se aqui as memórias quilombolas em diálogo com as que são produzidas nas comunidades vizinhas, objetivando a compreensão de como a comunidade em foco se baseia numa rede de interações com as povoações do entorno e com autoridades civis e eclesiais para a assegurar a posse de um território e para manter uma identidade peculiar ao grupo e ainda uma história e um patrimônio ancorados na figura de uma ancestral comum, a Negra Tereza, e no pertencimento à Irmandade do Rosário. Para isso, além da tradição oral e dos resultados da observação participante, são exploradas as fontes históricas disponíveis a fim de melhor compreender a realidade estudada. Assim, as relações interraciais observadas localmente são analisadas a partir de fragmentos de trajetórias de personagens chave, especialmente Theodózio Fernandes da Cruz (1864-1951), liderança histórica reconhecido como o principal mediador entre os quilombolas e a sociedade englobante. Evidenciam-se estratégias de resistência visando manter a integridade do território e aceder a benefícios. O andamento da pesquisa tem evidenciado que a comunidade em foco mantém internamente memórias que revelam uma outra história local que, aos poucos, está sendo escrita. É ainda destacada a habilidade dos quilombolas no que diz respeito a aproximações e distanciamentos com as povoações do entorno, de forma que a discriminação e quaisquer outras formas de opressão sejam evitadas.
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XXI, as relações interraciais começaram a ser objeto de pesquisa antropológica e histórica, colocando em xeque o discurso das elites regionais. Na linha dessas investigações, o presente trabalho propõe retomar o problema a partir das dinâmicas locais: são observadas as relações que a comunidade quilombola da Boa Vista dos Negros mantém com seus vizinhos, os representantes das elites locais, tais como fazendeiros, as autoridades eclesiais e políticas. Numa perspectiva que associa a antropologia à história, explora-se aqui as memórias quilombolas em diálogo com as que são produzidas nas comunidades vizinhas, objetivando a compreensão de como a comunidade em foco se baseia numa rede de interações com as povoações do entorno e com autoridades civis e eclesiais para a assegurar a posse de um território e para manter uma identidade peculiar ao grupo e ainda uma história e um patrimônio ancorados na figura de uma ancestral comum, a Negra Tereza, e no pertencimento à Irmandade do Rosário. Para isso, além da tradição oral e dos resultados da observação participante, são exploradas as fontes históricas disponíveis a fim de melhor compreender a realidade estudada. Assim, as relações interraciais observadas localmente são analisadas a partir de fragmentos de trajetórias de personagens chave, especialmente Theodózio Fernandes da Cruz (1864-1951), liderança histórica reconhecido como o principal mediador entre os quilombolas e a sociedade englobante. Evidenciam-se estratégias de resistência visando manter a integridade do território e aceder a benefícios. O andamento da pesquisa tem evidenciado que a comunidade em foco mantém internamente memórias que revelam uma outra história local que, aos poucos, está sendo escrita. É ainda destacada a habilidade dos quilombolas no que diz respeito a aproximações e distanciamentos com as povoações do entorno, de forma que a discriminação e quaisquer outras formas de opressão sejam evitadas.The absence of systematic studies on the ethnic issue prevented visualizing the racial plurality of the Seridó backlands. With public policies favoring the debate on ethnic emergencies created at the beginning of the XXI century, interracial relations began to be the object of anthropological and historical research, putting the discourse of regional elites in check. In line with these investigations, the present work proposes to retake the problem from the local dynamics: it is observed the relations that the quilombola community of Boa Vista dos Negros has with its neighbors, the representatives of the local elites, such as farmers, ecclesial authorities and policies. In a perspective that associates anthropology to history, quilombola memories are explored in dialogue with those produced in neighboring communities, aiming at understanding how the community in question is based on a network of interactions with surrounding villages and with authorities civil and ecclesial to ensure the possession of a territory and to maintain a peculiar identity to the group and also a history and heritage anchored in the figure of a common ancestor, the Black Tereza, and belonging to the Brotherhood of the Riosário. For this, in addition to the oral tradition and the results of participant observation, the available historical sources are explored in order to better understand the studied reality. Thus, the interracial relations observed locally are analyzed from fragments of the trajectories of key characters, especially Theodózio Fernandes da Cruz (1864-1951), a historical leadership recognized as the main mediator between quilombolas and the encompassing society. Resistance strategies are evident in order to maintain the integrity of the territory and access benefits. The progress of the research has shown that the community in focus keeps memories internally that reveal another local history that, little by little, is being written. The quilombolas' ability to approach and distance themselves from the surrounding villages is also highlighted, so that discrimination and any other forms of oppression are avoided.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIALUFRNBrasilRelações interraciaisResistênciaSeridóBoa Vista dos NegrosParentes, vizinhos e compadres: estratégias de resistência e relações interraciais na Boa Vista dos Negrosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALParentesvizinhoscompadres_Santos_2020.pdfapplication/pdf3761794https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31746/1/Parentesvizinhoscompadres_Santos_2020.pdf3de866ce64fe9c5da90e2a636b721d4aMD51TEXTParentesvizinhoscompadres_Santos_2020.pdf.txtParentesvizinhoscompadres_Santos_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain351733https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31746/2/Parentesvizinhoscompadres_Santos_2020.pdf.txt69871a8eb7aeb3f7ec6d99a767c514e4MD52THUMBNAILParentesvizinhoscompadres_Santos_2020.pdf.jpgParentesvizinhoscompadres_Santos_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2031https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31746/3/Parentesvizinhoscompadres_Santos_2020.pdf.jpgc7ba380612f18f0c202ea3d731355fb1MD53123456789/317462021-03-14 05:46:38.495oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31746Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:46:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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