Os desenhos na educação infantil: documentos para conhecer as crianças, suas infâncias e pensar sua educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniel Medeiros dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28001
Resumo: Os desenhos são produzidos por grande parte das crianças em vários contextos e não somente nos espaços educativos destinados a elas na etapa da Educação Infantil. Por meio de seus desenhos as crianças vão deixando suas marcas no mundo, marcas que comunicam, por exemplo, sobre sua cultura, sua infância e determinadas práticas que a elas são direcionadas. Dessa forma, elegi como objetivo desta pesquisa analisar os desenhos, associados às falas das crianças, como documentos que contribuem para conhecermos as crianças, suas infâncias e pensar sua educação. Movido por este objetivo, decidi adentrar uma instituição de Educação Infantil, localizada na cidade de São João do Sabugí no estado do Rio Grande do Norte/Brasil, em uma turma de nível 5, composta por 19 crianças. Ancorado pelas perspectivas teóricas dos Estudos Culturais em Educação e da Sociologia da Infância, construí esta dissertação a partir da compreensão das crianças como atores sociais, sujeitos de direitos e produtores de cultura, sendo capazes de modificar sua realidade, como também de produzir cultura a partir de suas interpretações e significações estabelecidas nas relações com os adultos. Com base nessas perspectivas teóricas, escolhi a modalidade de pesquisa qualitativa por considerar o processo da pesquisa e as implicações do pesquisador em capo. Além disso, me decidi por um percurso teórico-metodológico inspirado na etnografia utilizando-me de observações em visitas regulares na escola investigada, de fotografias, do diário de campo, e de conversas com as crianças e com as professoras para a construção das informações que se constituíram como materiais de análise. Os dados construídos me permitiram organizar os resultados em dois eixos de análises. Um eixo que se organiza em torno de desenhos e falas que evidenciam aspectos de vida das crianças, como vivências relacionadas à família, à religião e a local de moradia, comprovando que o desenho de fato é um documento repleto de possibilidades para conhecer as crianças e suas infâncias. Outro eixo que visa pensar a educação das crianças considerando as práticas escolares relacionadas aos desenhos discute as práticas da professora, uma vez que os desenhos mostram aspectos dessas práticas que precisam ser problematizados e revistos já que, no contexto investigado, às crianças não têm tido um encontro promissor com essa linguagem no percurso de seu desenvolvimento. Cada desenho está ligado ao lugar da criança, fala sobre as práticas culturais as quais elas participam e aspectos das suas relações familiares, mostrando assim, a riqueza de suas vivências que são compartilhadas por meio do desenho. Além disso, percebemos o quanto o desenho nos ajuda a refletir sobre a prática docente, sobretudo, na compreensão que o profissional possui no momento de solicitar e acompanhar essa produção. Fazendo parte destes dois eixos está a constatação de que o desenho materializa as experiências significativas das crianças, e pode permitir ao adulto, conhecer aspectos de suas experiências da infância já que são canais ricos de materialização da comunicação, da construção e da expressão da linguagem infantil. São efetivos documentos que apresentam diversas possibilidades de conhecer as crianças, suas infâncias e refletir acerca de sua educação na relação consigo e com os outros.
id UFRN_cfe221361dabcf5ac66fbbe936906156
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28001
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Daniel Medeiros dosFreitas, Alessandra Cardozo deLopes, Denise Maria de CarvalhoDantas, Elaine Luciana SobralAmorim, Giovana Carla CardosoMomo, Mariangela2019-11-25T22:17:23Z2019-11-25T22:17:23Z2019-02-25SANTOS, Daniel Medeiros dos. Os desenhos na educação infantil: documentos para conhecer as crianças, suas infâncias e pensar sua educação. 2019. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28001Os desenhos são produzidos por grande parte das crianças em vários contextos e não somente nos espaços educativos destinados a elas na etapa da Educação Infantil. Por meio de seus desenhos as crianças vão deixando suas marcas no mundo, marcas que comunicam, por exemplo, sobre sua cultura, sua infância e determinadas práticas que a elas são direcionadas. Dessa forma, elegi como objetivo desta pesquisa analisar os desenhos, associados às falas das crianças, como documentos que contribuem para conhecermos as crianças, suas infâncias e pensar sua educação. Movido por este objetivo, decidi adentrar uma instituição de Educação Infantil, localizada na cidade de São João do Sabugí no estado do Rio Grande do Norte/Brasil, em uma turma de nível 5, composta por 19 crianças. Ancorado pelas perspectivas teóricas dos Estudos Culturais em Educação e da Sociologia da Infância, construí esta dissertação a partir da compreensão das crianças como atores sociais, sujeitos de direitos e produtores de cultura, sendo capazes de modificar sua realidade, como também de produzir cultura a partir de suas interpretações e significações estabelecidas nas relações com os adultos. Com base nessas perspectivas teóricas, escolhi a modalidade de pesquisa qualitativa por considerar o processo da pesquisa e as implicações do pesquisador em capo. Além disso, me decidi por um percurso teórico-metodológico inspirado na etnografia utilizando-me de observações em visitas regulares na escola investigada, de fotografias, do diário de campo, e de conversas com as crianças e com as professoras para a construção das informações que se constituíram como materiais de análise. Os dados construídos me permitiram organizar os resultados em dois eixos de análises. Um eixo que se organiza em torno de desenhos e falas que evidenciam aspectos de vida das crianças, como vivências relacionadas à família, à religião e a local de moradia, comprovando que o desenho de fato é um documento repleto de possibilidades para conhecer as crianças e suas infâncias. Outro eixo que visa pensar a educação das crianças considerando as práticas escolares relacionadas aos desenhos discute as práticas da professora, uma vez que os desenhos mostram aspectos dessas práticas que precisam ser problematizados e revistos já que, no contexto investigado, às crianças não têm tido um encontro promissor com essa linguagem no percurso de seu desenvolvimento. Cada desenho está ligado ao lugar da criança, fala sobre as práticas culturais as quais elas participam e aspectos das suas relações familiares, mostrando assim, a riqueza de suas vivências que são compartilhadas por meio do desenho. Além disso, percebemos o quanto o desenho nos ajuda a refletir sobre a prática docente, sobretudo, na compreensão que o profissional possui no momento de solicitar e acompanhar essa produção. Fazendo parte destes dois eixos está a constatação de que o desenho materializa as experiências significativas das crianças, e pode permitir ao adulto, conhecer aspectos de suas experiências da infância já que são canais ricos de materialização da comunicação, da construção e da expressão da linguagem infantil. São efetivos documentos que apresentam diversas possibilidades de conhecer as crianças, suas infâncias e refletir acerca de sua educação na relação consigo e com os outros.In contemporary times, drawings are used by most children in various contexts and not only at the reference spaces destined to them in Preschool Education. Through their draws, the children leave their marks in the world, marks that communicate, for example, about their culture, the childhood and some practices they are guided by. This way, I chose as objective if this research analyse those drawings, associated with the children’s speeches, as documents that contribute for us to know the children, their childhood and think about their education. Moved by the question how the drawings with the speeches of the children contribute for us to understand the ways of being a child, live the childhood and think their education, I decided to go in a school of Preschool Education, located at São João do Sabugi, state of Rio Grande do Norte/Brazil, in a level 5 class, composed by 19 childrens. Anchored by the theoretical perspectives of Cultural Studies in Education and Sociology of Childhood, I build this dissertation from the comprehension of the children as social actors, beings of rights and producers of culture, being able to modify their reality, also to produce culture from their understanding and meanings stablished in relationships with adults (CORSARO, 2011). Based in these theoretical perspectivies, I chose the qualitative research method by considering the constructed view from the considerations of the entire research process. Beyond that, I decided for a theoretical-mothodological course inspired by ethnography using observations, drawnings, field journal, photographs, talking to the children and the teachers to the construction of information that constituted as materials to analyze. The obtained data allowed me to organize the results in two axes of analysis. One of those axes that organizes around the life aspects of the children’s life, as family, the religious and living experiences, proving the drawings are, in fact, a document full of possibilities to know the children and their childhood, once they show records that children live on their own contexts. The other axe discusses the teacher's practices, since the drawings also show aspects of this practice that need to be problematized and reviewed, because, by the investigated context, the children haven’t had a promising encounter with this language among their growing. Being part of this two axes are the confirmation that the drawing materialize the significant experiences of the children and alow to the adult know aspects of their childhood's experiences. However, it comes to a fact that the drawings by itself do not allow a just interpetation about what it's been representing at the top of the paper, is necessary allow the children to talk about what they produced, once their senses may be distinct from the ones assigned by the adults. The adult logic of look quickly the children's drawings without stablishing a dialog does not allow closeness to children and their childhoods. It's necessary for the teacher to allow the children to create their drawings in their own rhythm and modes, without requirements, respecting, this way, they moments of expression that do not stop them from teach another languages. Thus, become confirmed that drawing are the most rich way of materialization of the comunication, construction and expression of the childhood language. They are effective documents that present a lot of different possibilities to knowing the children, their childhood and reflecting about their education in the relation with themselves and with the others.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODesenhosCriançaInfânciaCulturaOs desenhos na educação infantil: documentos para conhecer as crianças, suas infâncias e pensar sua educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenhoseducaçãoinfantil_Santos_2019.pdfapplication/pdf1779905https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28001/1/Desenhoseduca%c3%a7%c3%a3oinfantil_Santos_2019.pdf8dfaf3528200a8c4a8a9f86fec23f184MD51TEXTDesenhoseducaçãoinfantil_Santos_2019.pdf.txtDesenhoseducaçãoinfantil_Santos_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain317104https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28001/2/Desenhoseduca%c3%a7%c3%a3oinfantil_Santos_2019.pdf.txt5a09dadde63f1fb825afb85f37d5d76bMD52THUMBNAILDesenhoseducaçãoinfantil_Santos_2019.pdf.jpgDesenhoseducaçãoinfantil_Santos_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1474https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28001/3/Desenhoseduca%c3%a7%c3%a3oinfantil_Santos_2019.pdf.jpg985c41a3245892c8fea2ee92ce65aad9MD53123456789/280012019-12-01 02:28:16.939oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28001Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:28:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os desenhos na educação infantil: documentos para conhecer as crianças, suas infâncias e pensar sua educação
title Os desenhos na educação infantil: documentos para conhecer as crianças, suas infâncias e pensar sua educação
spellingShingle Os desenhos na educação infantil: documentos para conhecer as crianças, suas infâncias e pensar sua educação
Santos, Daniel Medeiros dos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Desenhos
Criança
Infância
Cultura
title_short Os desenhos na educação infantil: documentos para conhecer as crianças, suas infâncias e pensar sua educação
title_full Os desenhos na educação infantil: documentos para conhecer as crianças, suas infâncias e pensar sua educação
title_fullStr Os desenhos na educação infantil: documentos para conhecer as crianças, suas infâncias e pensar sua educação
title_full_unstemmed Os desenhos na educação infantil: documentos para conhecer as crianças, suas infâncias e pensar sua educação
title_sort Os desenhos na educação infantil: documentos para conhecer as crianças, suas infâncias e pensar sua educação
author Santos, Daniel Medeiros dos
author_facet Santos, Daniel Medeiros dos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Freitas, Alessandra Cardozo de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lopes, Denise Maria de Carvalho
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Dantas, Elaine Luciana Sobral
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Amorim, Giovana Carla Cardoso
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daniel Medeiros dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Momo, Mariangela
contributor_str_mv Momo, Mariangela
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Desenhos
Criança
Infância
Cultura
dc.subject.por.fl_str_mv Desenhos
Criança
Infância
Cultura
description Os desenhos são produzidos por grande parte das crianças em vários contextos e não somente nos espaços educativos destinados a elas na etapa da Educação Infantil. Por meio de seus desenhos as crianças vão deixando suas marcas no mundo, marcas que comunicam, por exemplo, sobre sua cultura, sua infância e determinadas práticas que a elas são direcionadas. Dessa forma, elegi como objetivo desta pesquisa analisar os desenhos, associados às falas das crianças, como documentos que contribuem para conhecermos as crianças, suas infâncias e pensar sua educação. Movido por este objetivo, decidi adentrar uma instituição de Educação Infantil, localizada na cidade de São João do Sabugí no estado do Rio Grande do Norte/Brasil, em uma turma de nível 5, composta por 19 crianças. Ancorado pelas perspectivas teóricas dos Estudos Culturais em Educação e da Sociologia da Infância, construí esta dissertação a partir da compreensão das crianças como atores sociais, sujeitos de direitos e produtores de cultura, sendo capazes de modificar sua realidade, como também de produzir cultura a partir de suas interpretações e significações estabelecidas nas relações com os adultos. Com base nessas perspectivas teóricas, escolhi a modalidade de pesquisa qualitativa por considerar o processo da pesquisa e as implicações do pesquisador em capo. Além disso, me decidi por um percurso teórico-metodológico inspirado na etnografia utilizando-me de observações em visitas regulares na escola investigada, de fotografias, do diário de campo, e de conversas com as crianças e com as professoras para a construção das informações que se constituíram como materiais de análise. Os dados construídos me permitiram organizar os resultados em dois eixos de análises. Um eixo que se organiza em torno de desenhos e falas que evidenciam aspectos de vida das crianças, como vivências relacionadas à família, à religião e a local de moradia, comprovando que o desenho de fato é um documento repleto de possibilidades para conhecer as crianças e suas infâncias. Outro eixo que visa pensar a educação das crianças considerando as práticas escolares relacionadas aos desenhos discute as práticas da professora, uma vez que os desenhos mostram aspectos dessas práticas que precisam ser problematizados e revistos já que, no contexto investigado, às crianças não têm tido um encontro promissor com essa linguagem no percurso de seu desenvolvimento. Cada desenho está ligado ao lugar da criança, fala sobre as práticas culturais as quais elas participam e aspectos das suas relações familiares, mostrando assim, a riqueza de suas vivências que são compartilhadas por meio do desenho. Além disso, percebemos o quanto o desenho nos ajuda a refletir sobre a prática docente, sobretudo, na compreensão que o profissional possui no momento de solicitar e acompanhar essa produção. Fazendo parte destes dois eixos está a constatação de que o desenho materializa as experiências significativas das crianças, e pode permitir ao adulto, conhecer aspectos de suas experiências da infância já que são canais ricos de materialização da comunicação, da construção e da expressão da linguagem infantil. São efetivos documentos que apresentam diversas possibilidades de conhecer as crianças, suas infâncias e refletir acerca de sua educação na relação consigo e com os outros.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-25T22:17:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-25T22:17:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Daniel Medeiros dos. Os desenhos na educação infantil: documentos para conhecer as crianças, suas infâncias e pensar sua educação. 2019. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28001
identifier_str_mv SANTOS, Daniel Medeiros dos. Os desenhos na educação infantil: documentos para conhecer as crianças, suas infâncias e pensar sua educação. 2019. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28001/1/Desenhoseduca%c3%a7%c3%a3oinfantil_Santos_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28001/2/Desenhoseduca%c3%a7%c3%a3oinfantil_Santos_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28001/3/Desenhoseduca%c3%a7%c3%a3oinfantil_Santos_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8dfaf3528200a8c4a8a9f86fec23f184
5a09dadde63f1fb825afb85f37d5d76b
985c41a3245892c8fea2ee92ce65aad9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117656617156608