Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Deise Cristina Gomes da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30723
Resumo: A presente pesquisa foi elaborada com o intuito de ampliar as reflexões acerca do campo de estudo em Turismo e as nuances que envolvem a formação profissional, em nível superior, do turismólogo. Por sua natureza dinâmica, o universo turístico vem se revelando como um fenômeno complexo e, sob o ponto de vista educacional, essa relação se torna ainda mais evidente, pois a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade que engloba o conhecimento, possibilita diversas interpretações ao desenvolvimento de um arcabouço teórico único. Nesse sentido, a multiplicidade do saber turístico, muitas vezes, dificulta a compreensão sobre as reais capacidades, ou seja, as competências, que regem o futuro diplomado na área, bem como a identificação profissional para o mercado de trabalho. Portanto, o estudo tem como objetivo geral compreender a formação profissional e as competências do turismólogo, na percepção dos representantes do “trade turístico”, professores e coordenadores dos cursos de Turismo no estado do Rio Grande do Norte. Em princípio, o impacto de um estudo voltado à teoria de competências e à formação do Bacharel em Turismo, para o estado do Rio Grande do Norte que visualiza o turismo como uma das atividades que mais gera e arrecada receitas, é bastante significativo para a compreensão da importância do profissional que integra esse mercado. Assim, buscando compreensão sobre os respectivos universos, academia e mercado, utilizouse de metodologia de caráter qualitativa, exploratória, por meio de análise documental e de conteúdo, utilizando-se de entrevista semiestruturada com os atores da pesquisa, após, efetuou-se a triangulação de dados por meio do software de análise qualitativa NVIVO. Dessa forma, como resultado, constatou-se que as competências do turismólogo direcionam-se aos aspectos administrativos/gerenciais com o foco em planejamento e gestão. O pilar de destaque da tríade que formula a competência: conhecimento, habilidade e atitude-CHA é o C, voltado ao conhecimento técnico. A Formação Profissional em Turismo ofertada no Ensino Superior do RN é percebida pelo viés da multidisciplinaridade, porém, concede ênfase, assim como nas competências, no planejamento e gestão, pontuou-se ainda, a falta de integração e comunicação eficaz entre a academia e o “trade turístico” do estado do RN. E a atuação profissional do turismólogo é percebida de maneira satisfatória e representativa pelos entrevistados da pesquisa.
id UFRN_d039dd3f24a9f268335f10d8ca0b3387
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30723
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Deise Cristina Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/2153662973041906http://lattes.cnpq.br/9227834040889428Matias, Esdras Matheus Silvahttp://lattes.cnpq.br/8131443301358985Silva, Michel Jairo Vieira dahttp://lattes.cnpq.br/9014294331694342Araujo, Maria Valeria Pereira de2020-11-27T10:13:10Z2020-11-27T10:13:10Z2018-11-30SILVA, Deise Cristina Gomes da. Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30723A presente pesquisa foi elaborada com o intuito de ampliar as reflexões acerca do campo de estudo em Turismo e as nuances que envolvem a formação profissional, em nível superior, do turismólogo. Por sua natureza dinâmica, o universo turístico vem se revelando como um fenômeno complexo e, sob o ponto de vista educacional, essa relação se torna ainda mais evidente, pois a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade que engloba o conhecimento, possibilita diversas interpretações ao desenvolvimento de um arcabouço teórico único. Nesse sentido, a multiplicidade do saber turístico, muitas vezes, dificulta a compreensão sobre as reais capacidades, ou seja, as competências, que regem o futuro diplomado na área, bem como a identificação profissional para o mercado de trabalho. Portanto, o estudo tem como objetivo geral compreender a formação profissional e as competências do turismólogo, na percepção dos representantes do “trade turístico”, professores e coordenadores dos cursos de Turismo no estado do Rio Grande do Norte. Em princípio, o impacto de um estudo voltado à teoria de competências e à formação do Bacharel em Turismo, para o estado do Rio Grande do Norte que visualiza o turismo como uma das atividades que mais gera e arrecada receitas, é bastante significativo para a compreensão da importância do profissional que integra esse mercado. Assim, buscando compreensão sobre os respectivos universos, academia e mercado, utilizouse de metodologia de caráter qualitativa, exploratória, por meio de análise documental e de conteúdo, utilizando-se de entrevista semiestruturada com os atores da pesquisa, após, efetuou-se a triangulação de dados por meio do software de análise qualitativa NVIVO. Dessa forma, como resultado, constatou-se que as competências do turismólogo direcionam-se aos aspectos administrativos/gerenciais com o foco em planejamento e gestão. O pilar de destaque da tríade que formula a competência: conhecimento, habilidade e atitude-CHA é o C, voltado ao conhecimento técnico. A Formação Profissional em Turismo ofertada no Ensino Superior do RN é percebida pelo viés da multidisciplinaridade, porém, concede ênfase, assim como nas competências, no planejamento e gestão, pontuou-se ainda, a falta de integração e comunicação eficaz entre a academia e o “trade turístico” do estado do RN. E a atuação profissional do turismólogo é percebida de maneira satisfatória e representativa pelos entrevistados da pesquisa.The present research was elaborated with the intention of broadening the reflections about the field of study in Tourism and the nuances that involve the professional formation, at a higher level, of the turismologist. Due to its dynamic nature, the tourism universe has been revealed as a complex phenomenon and, from the educational point of view, this relationship becomes even more evident, since the multidisciplinarity, interdisciplinarity that encompasses knowledge, allows diverse interpretations to the development of a framework theoretical. In this sense, the multiplicity of tourism knowledge often makes it difficult to understand the real capabilities, that is, the competences that govern the future graduate in the area, as well as the professional identification for the job market. Therefore, the general objective of the study is to understand the professional training and the skills of the tourist, in the perception of the representatives of the tourist trade, teachers and coordinators of the courses of Tourism in the state of Rio Grande do Norte; and as specific, to investigate the vocational skills of the training; analyze the professional training of the tourism graduate; and evaluate the professional performance of the bachelor. In principle, the impact of a study focused on the theory of competencies and the training of the Bachelor in Tourism for the state of Rio Grande do Norte, which views tourism as one of the activities that generates and collects revenues, is quite significant for understanding the importance of the professional that integrates this market. Thus, searching for an understanding of the respective universes, academy and market, we used a qualitative, exploratory methodology, through documentary and content analysis, using a semistructured interview with the research actors, after which it was carried out the triangulation of data through the NVIVO qualitative analysis software. As a result, as a result, it was verified that the competences of the tourist is directed to administrative / managerial aspects with a focus on planning and management. The main pillar of the triad that formulates competence: knowledge, ability and attitude-CHA is the C, aimed at knowledge. The Professional Training in Tourism offered in Higher Education of the RN is perceived by the bias of multidisciplinarity, but it emphasizes, as well as in the skills, in the planning and management, it was also pointed out the lack of integration and effective communication between the academy and the "Tourist trade" of the state of RN. And the professional performance of the tourist is perceived in a satisfactory and representative way by the interviewees of the research.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilTurismoFormação profissionalCompetências e habilidadesTurismólogoCompetências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCompetenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf.txtCompetenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain313766https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30723/2/Competenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf.txt81e48ea4d6a1095464e8adc77ba44603MD52THUMBNAILCompetenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf.jpgCompetenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30723/3/Competenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf.jpga4601229cec5a321f857108294adcf40MD53ORIGINALCompetenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdfapplication/pdf1012071https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30723/1/Competenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf83d050714ef8910bb7c918650a02fac3MD51123456789/307232020-11-29 04:46:32.265oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30723Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:46:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN
title Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN
spellingShingle Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN
Silva, Deise Cristina Gomes da
Turismo
Formação profissional
Competências e habilidades
Turismólogo
title_short Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN
title_full Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN
title_fullStr Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN
title_full_unstemmed Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN
title_sort Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN
author Silva, Deise Cristina Gomes da
author_facet Silva, Deise Cristina Gomes da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2153662973041906
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9227834040889428
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Matias, Esdras Matheus Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8131443301358985
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Michel Jairo Vieira da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9014294331694342
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Deise Cristina Gomes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Maria Valeria Pereira de
contributor_str_mv Araujo, Maria Valeria Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Formação profissional
Competências e habilidades
Turismólogo
topic Turismo
Formação profissional
Competências e habilidades
Turismólogo
description A presente pesquisa foi elaborada com o intuito de ampliar as reflexões acerca do campo de estudo em Turismo e as nuances que envolvem a formação profissional, em nível superior, do turismólogo. Por sua natureza dinâmica, o universo turístico vem se revelando como um fenômeno complexo e, sob o ponto de vista educacional, essa relação se torna ainda mais evidente, pois a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade que engloba o conhecimento, possibilita diversas interpretações ao desenvolvimento de um arcabouço teórico único. Nesse sentido, a multiplicidade do saber turístico, muitas vezes, dificulta a compreensão sobre as reais capacidades, ou seja, as competências, que regem o futuro diplomado na área, bem como a identificação profissional para o mercado de trabalho. Portanto, o estudo tem como objetivo geral compreender a formação profissional e as competências do turismólogo, na percepção dos representantes do “trade turístico”, professores e coordenadores dos cursos de Turismo no estado do Rio Grande do Norte. Em princípio, o impacto de um estudo voltado à teoria de competências e à formação do Bacharel em Turismo, para o estado do Rio Grande do Norte que visualiza o turismo como uma das atividades que mais gera e arrecada receitas, é bastante significativo para a compreensão da importância do profissional que integra esse mercado. Assim, buscando compreensão sobre os respectivos universos, academia e mercado, utilizouse de metodologia de caráter qualitativa, exploratória, por meio de análise documental e de conteúdo, utilizando-se de entrevista semiestruturada com os atores da pesquisa, após, efetuou-se a triangulação de dados por meio do software de análise qualitativa NVIVO. Dessa forma, como resultado, constatou-se que as competências do turismólogo direcionam-se aos aspectos administrativos/gerenciais com o foco em planejamento e gestão. O pilar de destaque da tríade que formula a competência: conhecimento, habilidade e atitude-CHA é o C, voltado ao conhecimento técnico. A Formação Profissional em Turismo ofertada no Ensino Superior do RN é percebida pelo viés da multidisciplinaridade, porém, concede ênfase, assim como nas competências, no planejamento e gestão, pontuou-se ainda, a falta de integração e comunicação eficaz entre a academia e o “trade turístico” do estado do RN. E a atuação profissional do turismólogo é percebida de maneira satisfatória e representativa pelos entrevistados da pesquisa.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-27T10:13:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-27T10:13:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Deise Cristina Gomes da. Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30723
identifier_str_mv SILVA, Deise Cristina Gomes da. Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30723/2/Competenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30723/3/Competenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30723/1/Competenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 81e48ea4d6a1095464e8adc77ba44603
a4601229cec5a321f857108294adcf40
83d050714ef8910bb7c918650a02fac3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823686731303485440