Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30723 |
Resumo: | A presente pesquisa foi elaborada com o intuito de ampliar as reflexões acerca do campo de estudo em Turismo e as nuances que envolvem a formação profissional, em nível superior, do turismólogo. Por sua natureza dinâmica, o universo turístico vem se revelando como um fenômeno complexo e, sob o ponto de vista educacional, essa relação se torna ainda mais evidente, pois a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade que engloba o conhecimento, possibilita diversas interpretações ao desenvolvimento de um arcabouço teórico único. Nesse sentido, a multiplicidade do saber turístico, muitas vezes, dificulta a compreensão sobre as reais capacidades, ou seja, as competências, que regem o futuro diplomado na área, bem como a identificação profissional para o mercado de trabalho. Portanto, o estudo tem como objetivo geral compreender a formação profissional e as competências do turismólogo, na percepção dos representantes do “trade turístico”, professores e coordenadores dos cursos de Turismo no estado do Rio Grande do Norte. Em princípio, o impacto de um estudo voltado à teoria de competências e à formação do Bacharel em Turismo, para o estado do Rio Grande do Norte que visualiza o turismo como uma das atividades que mais gera e arrecada receitas, é bastante significativo para a compreensão da importância do profissional que integra esse mercado. Assim, buscando compreensão sobre os respectivos universos, academia e mercado, utilizouse de metodologia de caráter qualitativa, exploratória, por meio de análise documental e de conteúdo, utilizando-se de entrevista semiestruturada com os atores da pesquisa, após, efetuou-se a triangulação de dados por meio do software de análise qualitativa NVIVO. Dessa forma, como resultado, constatou-se que as competências do turismólogo direcionam-se aos aspectos administrativos/gerenciais com o foco em planejamento e gestão. O pilar de destaque da tríade que formula a competência: conhecimento, habilidade e atitude-CHA é o C, voltado ao conhecimento técnico. A Formação Profissional em Turismo ofertada no Ensino Superior do RN é percebida pelo viés da multidisciplinaridade, porém, concede ênfase, assim como nas competências, no planejamento e gestão, pontuou-se ainda, a falta de integração e comunicação eficaz entre a academia e o “trade turístico” do estado do RN. E a atuação profissional do turismólogo é percebida de maneira satisfatória e representativa pelos entrevistados da pesquisa. |
id |
UFRN_d039dd3f24a9f268335f10d8ca0b3387 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30723 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Deise Cristina Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/2153662973041906http://lattes.cnpq.br/9227834040889428Matias, Esdras Matheus Silvahttp://lattes.cnpq.br/8131443301358985Silva, Michel Jairo Vieira dahttp://lattes.cnpq.br/9014294331694342Araujo, Maria Valeria Pereira de2020-11-27T10:13:10Z2020-11-27T10:13:10Z2018-11-30SILVA, Deise Cristina Gomes da. Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30723A presente pesquisa foi elaborada com o intuito de ampliar as reflexões acerca do campo de estudo em Turismo e as nuances que envolvem a formação profissional, em nível superior, do turismólogo. Por sua natureza dinâmica, o universo turístico vem se revelando como um fenômeno complexo e, sob o ponto de vista educacional, essa relação se torna ainda mais evidente, pois a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade que engloba o conhecimento, possibilita diversas interpretações ao desenvolvimento de um arcabouço teórico único. Nesse sentido, a multiplicidade do saber turístico, muitas vezes, dificulta a compreensão sobre as reais capacidades, ou seja, as competências, que regem o futuro diplomado na área, bem como a identificação profissional para o mercado de trabalho. Portanto, o estudo tem como objetivo geral compreender a formação profissional e as competências do turismólogo, na percepção dos representantes do “trade turístico”, professores e coordenadores dos cursos de Turismo no estado do Rio Grande do Norte. Em princípio, o impacto de um estudo voltado à teoria de competências e à formação do Bacharel em Turismo, para o estado do Rio Grande do Norte que visualiza o turismo como uma das atividades que mais gera e arrecada receitas, é bastante significativo para a compreensão da importância do profissional que integra esse mercado. Assim, buscando compreensão sobre os respectivos universos, academia e mercado, utilizouse de metodologia de caráter qualitativa, exploratória, por meio de análise documental e de conteúdo, utilizando-se de entrevista semiestruturada com os atores da pesquisa, após, efetuou-se a triangulação de dados por meio do software de análise qualitativa NVIVO. Dessa forma, como resultado, constatou-se que as competências do turismólogo direcionam-se aos aspectos administrativos/gerenciais com o foco em planejamento e gestão. O pilar de destaque da tríade que formula a competência: conhecimento, habilidade e atitude-CHA é o C, voltado ao conhecimento técnico. A Formação Profissional em Turismo ofertada no Ensino Superior do RN é percebida pelo viés da multidisciplinaridade, porém, concede ênfase, assim como nas competências, no planejamento e gestão, pontuou-se ainda, a falta de integração e comunicação eficaz entre a academia e o “trade turístico” do estado do RN. E a atuação profissional do turismólogo é percebida de maneira satisfatória e representativa pelos entrevistados da pesquisa.The present research was elaborated with the intention of broadening the reflections about the field of study in Tourism and the nuances that involve the professional formation, at a higher level, of the turismologist. Due to its dynamic nature, the tourism universe has been revealed as a complex phenomenon and, from the educational point of view, this relationship becomes even more evident, since the multidisciplinarity, interdisciplinarity that encompasses knowledge, allows diverse interpretations to the development of a framework theoretical. In this sense, the multiplicity of tourism knowledge often makes it difficult to understand the real capabilities, that is, the competences that govern the future graduate in the area, as well as the professional identification for the job market. Therefore, the general objective of the study is to understand the professional training and the skills of the tourist, in the perception of the representatives of the tourist trade, teachers and coordinators of the courses of Tourism in the state of Rio Grande do Norte; and as specific, to investigate the vocational skills of the training; analyze the professional training of the tourism graduate; and evaluate the professional performance of the bachelor. In principle, the impact of a study focused on the theory of competencies and the training of the Bachelor in Tourism for the state of Rio Grande do Norte, which views tourism as one of the activities that generates and collects revenues, is quite significant for understanding the importance of the professional that integrates this market. Thus, searching for an understanding of the respective universes, academy and market, we used a qualitative, exploratory methodology, through documentary and content analysis, using a semistructured interview with the research actors, after which it was carried out the triangulation of data through the NVIVO qualitative analysis software. As a result, as a result, it was verified that the competences of the tourist is directed to administrative / managerial aspects with a focus on planning and management. The main pillar of the triad that formulates competence: knowledge, ability and attitude-CHA is the C, aimed at knowledge. The Professional Training in Tourism offered in Higher Education of the RN is perceived by the bias of multidisciplinarity, but it emphasizes, as well as in the skills, in the planning and management, it was also pointed out the lack of integration and effective communication between the academy and the "Tourist trade" of the state of RN. And the professional performance of the tourist is perceived in a satisfactory and representative way by the interviewees of the research.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilTurismoFormação profissionalCompetências e habilidadesTurismólogoCompetências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCompetenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf.txtCompetenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain313766https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30723/2/Competenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf.txt81e48ea4d6a1095464e8adc77ba44603MD52THUMBNAILCompetenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf.jpgCompetenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30723/3/Competenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf.jpga4601229cec5a321f857108294adcf40MD53ORIGINALCompetenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdfapplication/pdf1012071https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30723/1/Competenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf83d050714ef8910bb7c918650a02fac3MD51123456789/307232020-11-29 04:46:32.265oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30723Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:46:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN |
title |
Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN |
spellingShingle |
Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN Silva, Deise Cristina Gomes da Turismo Formação profissional Competências e habilidades Turismólogo |
title_short |
Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN |
title_full |
Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN |
title_fullStr |
Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN |
title_full_unstemmed |
Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN |
title_sort |
Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN |
author |
Silva, Deise Cristina Gomes da |
author_facet |
Silva, Deise Cristina Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2153662973041906 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9227834040889428 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Matias, Esdras Matheus Silva |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8131443301358985 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Michel Jairo Vieira da |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9014294331694342 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Deise Cristina Gomes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araujo, Maria Valeria Pereira de |
contributor_str_mv |
Araujo, Maria Valeria Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Formação profissional Competências e habilidades Turismólogo |
topic |
Turismo Formação profissional Competências e habilidades Turismólogo |
description |
A presente pesquisa foi elaborada com o intuito de ampliar as reflexões acerca do campo de estudo em Turismo e as nuances que envolvem a formação profissional, em nível superior, do turismólogo. Por sua natureza dinâmica, o universo turístico vem se revelando como um fenômeno complexo e, sob o ponto de vista educacional, essa relação se torna ainda mais evidente, pois a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade que engloba o conhecimento, possibilita diversas interpretações ao desenvolvimento de um arcabouço teórico único. Nesse sentido, a multiplicidade do saber turístico, muitas vezes, dificulta a compreensão sobre as reais capacidades, ou seja, as competências, que regem o futuro diplomado na área, bem como a identificação profissional para o mercado de trabalho. Portanto, o estudo tem como objetivo geral compreender a formação profissional e as competências do turismólogo, na percepção dos representantes do “trade turístico”, professores e coordenadores dos cursos de Turismo no estado do Rio Grande do Norte. Em princípio, o impacto de um estudo voltado à teoria de competências e à formação do Bacharel em Turismo, para o estado do Rio Grande do Norte que visualiza o turismo como uma das atividades que mais gera e arrecada receitas, é bastante significativo para a compreensão da importância do profissional que integra esse mercado. Assim, buscando compreensão sobre os respectivos universos, academia e mercado, utilizouse de metodologia de caráter qualitativa, exploratória, por meio de análise documental e de conteúdo, utilizando-se de entrevista semiestruturada com os atores da pesquisa, após, efetuou-se a triangulação de dados por meio do software de análise qualitativa NVIVO. Dessa forma, como resultado, constatou-se que as competências do turismólogo direcionam-se aos aspectos administrativos/gerenciais com o foco em planejamento e gestão. O pilar de destaque da tríade que formula a competência: conhecimento, habilidade e atitude-CHA é o C, voltado ao conhecimento técnico. A Formação Profissional em Turismo ofertada no Ensino Superior do RN é percebida pelo viés da multidisciplinaridade, porém, concede ênfase, assim como nas competências, no planejamento e gestão, pontuou-se ainda, a falta de integração e comunicação eficaz entre a academia e o “trade turístico” do estado do RN. E a atuação profissional do turismólogo é percebida de maneira satisfatória e representativa pelos entrevistados da pesquisa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-27T10:13:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-27T10:13:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Deise Cristina Gomes da. Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30723 |
identifier_str_mv |
SILVA, Deise Cristina Gomes da. Competências, formação e atuação profissional do turismólogo: análise na percepção da academia e mercado turístico do RN. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30723/2/Competenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30723/3/Competenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30723/1/Competenciasformacaoeatuacao_Silva_2018.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
81e48ea4d6a1095464e8adc77ba44603 a4601229cec5a321f857108294adcf40 83d050714ef8910bb7c918650a02fac3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823686731303485440 |