"Não já tem o figurino? O que você quer mais?": acumulação capitalista e precarização do trabalho de atrizes e atores no brasil contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Bruna Massud de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30134
Resumo: A presente pesquisa de doutorado inscreve-se enquanto tese que propôs investigar em termos científicos, a partir da Teoria Social Crítica, os fundamentos presentes no capitalismo que determinam a constituição e o aprofundamento da precarização do trabalho de atrizes e atores brasileiros/as enquanto mecanismo de acumulação do capital, considerando seu cariz estrutural, como, também, os elementos que são reatualizados na contemporaneidade. Para tanto, se constitui enquanto pesquisa qualitativa que, através de análise documental e bibliográfica, unida à realização de entrevistas semiestruturadas, parte do pressuposto que o trabalho é categoria fundante do ser social, análise que dialoga com a gênese e as transformações societárias ocorridas sobretudo a partir da década de 1970 e, especificamente no Brasil, em meados da década de 1990, considerando nessas, os rebatimentos da crise capitalista e o contexto de reestruturação produtiva e perda de direitos, que implicam em mecanismos de (re)produção de uma força de trabalho essencialmente precarizada: a categoria profissional atrizes e atores brasileiros/as. Relevante, portanto, o desenvolvimento desse estudo diante da expansão do pauperismo, do desemprego e de formas aprofundadas de precarização e desregulamentação do trabalho no mundo e, no Brasil, objetos de intervenção e análise do Serviço Social, com importante recorte no pós-golpe jurídico-parlamentar e midiático ocorrido em 2016, dada a implementação de um ostensivo projeto de contrarreformas, que atacam, com destaque, os setores trabalhista e previdenciário, medida estratégica para a acumulação continuada do capital neoliberal. A pesquisa também analisou o recrudescimento do conservadorismo no Brasil que se evidenciou com a chegada do presidente Jair Bolsonaro na Presidência da República que coloca em ascensão um período de irracionalismo e do subjetivismo nas esferas econômica, social, política e cultural, como, igualmente, ocasionou uma (re)atualização da censura na arte e cultura com importantes rebatimentos para os sujeitos envolvidos na seara do trabalho artístico. A partir disso, ao recuperar e problematizar o processo de formação sóciohistórica específica e diferenciada do país, termina-se por analisar igualmente o percurso histórico da política cultural e, com isso, a análise do Estado enquanto elemento central nesse processo, no sentido da relação existente entre a precarização do trabalho dos/as atores e atrizes e a ação estatal na oferta de políticas públicas para a cultura, pensando ainda o atual contexto de retirada de suas funções, acirramento da questão social e aprofundamento da barbárie capitalista. Analisou-se por fim, em um sentido contra-hegemônico, a apreensão sobre as formas de resistência e organização política da categoria profissional artística no Brasil e sua relevância histórica, trazendo como referências, para pensar a atualidade, as experiências políticas de diversos movimentos artístico contra a ditadura civil-militar de 1964 no país.
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Tese (Doutorado em Serviço Social) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30134A presente pesquisa de doutorado inscreve-se enquanto tese que propôs investigar em termos científicos, a partir da Teoria Social Crítica, os fundamentos presentes no capitalismo que determinam a constituição e o aprofundamento da precarização do trabalho de atrizes e atores brasileiros/as enquanto mecanismo de acumulação do capital, considerando seu cariz estrutural, como, também, os elementos que são reatualizados na contemporaneidade. Para tanto, se constitui enquanto pesquisa qualitativa que, através de análise documental e bibliográfica, unida à realização de entrevistas semiestruturadas, parte do pressuposto que o trabalho é categoria fundante do ser social, análise que dialoga com a gênese e as transformações societárias ocorridas sobretudo a partir da década de 1970 e, especificamente no Brasil, em meados da década de 1990, considerando nessas, os rebatimentos da crise capitalista e o contexto de reestruturação produtiva e perda de direitos, que implicam em mecanismos de (re)produção de uma força de trabalho essencialmente precarizada: a categoria profissional atrizes e atores brasileiros/as. Relevante, portanto, o desenvolvimento desse estudo diante da expansão do pauperismo, do desemprego e de formas aprofundadas de precarização e desregulamentação do trabalho no mundo e, no Brasil, objetos de intervenção e análise do Serviço Social, com importante recorte no pós-golpe jurídico-parlamentar e midiático ocorrido em 2016, dada a implementação de um ostensivo projeto de contrarreformas, que atacam, com destaque, os setores trabalhista e previdenciário, medida estratégica para a acumulação continuada do capital neoliberal. A pesquisa também analisou o recrudescimento do conservadorismo no Brasil que se evidenciou com a chegada do presidente Jair Bolsonaro na Presidência da República que coloca em ascensão um período de irracionalismo e do subjetivismo nas esferas econômica, social, política e cultural, como, igualmente, ocasionou uma (re)atualização da censura na arte e cultura com importantes rebatimentos para os sujeitos envolvidos na seara do trabalho artístico. A partir disso, ao recuperar e problematizar o processo de formação sóciohistórica específica e diferenciada do país, termina-se por analisar igualmente o percurso histórico da política cultural e, com isso, a análise do Estado enquanto elemento central nesse processo, no sentido da relação existente entre a precarização do trabalho dos/as atores e atrizes e a ação estatal na oferta de políticas públicas para a cultura, pensando ainda o atual contexto de retirada de suas funções, acirramento da questão social e aprofundamento da barbárie capitalista. Analisou-se por fim, em um sentido contra-hegemônico, a apreensão sobre as formas de resistência e organização política da categoria profissional artística no Brasil e sua relevância histórica, trazendo como referências, para pensar a atualidade, as experiências políticas de diversos movimentos artístico contra a ditadura civil-militar de 1964 no país.The present doctoral research subscribes as a thesis that has proposed to investigate in scientific terms, through Critical Social Theory, the fundamentals present in capitalism that determine the constitution and deepening of labor precarization for Brazilian actors and actresses as a mechanism of capital accumulation, considering its structural character, as well as the elements that are re-actualized in contemporaneity. To that end, it is constituted as qualitative research that, through documentary and bibliographical analysis, in addition to the application of semistructured interviews, is based on the premise that labor is the founding category of the social self, an analysis that speaks to the genesis and societal transformations that took place starting in the 1970’s and, especially in Brazil, around the 1990’s, considering in them, the consequences of the capitalist crisis and the context of productive restructuring and loss of rights, that lead to mechanisms of (re)production of a workforce that is essentially made precarious: the category of Brazilian actors and actresses. It is relevant, therefore, the development of this study given the expansion of pauperism, unemployment, and of comprehensive forms of precarization and deregulation of labor in the world and, in Brazil, objects of Social Work intervention and analysis, with the important framework in the post legal-congressional and mediatic coup that took place in 2016, given the implementation of an ostensible counter-reform project, that attack, mainly, the labor and social security sectors, a strategic measure for the continued accumulation of neoliberal capital. The research also analyzed the upsurge of conservatism in Brazil that was made evident by the rise of president Jair Bolsonaro to the presidency which puts in ascension a period of irrationality and of subjectivism in the economic, social, political and cultural realms, as well as, caused a (re)actualization of censorship in the arts and culture with important consequences for the subjects involved in artistic work. Based on that, in retrieving and problematizing the process of specific and differentiated socio-historical formation of the country, one ends up equally analyzing the historical course of cultural policy and, with that, the analysis of the State as a core element in this process, in the sense of the existing relationship between labor precarization of actors/actresses and State action in providing cultural public policy, also considering the current context of the withdrawal of its duties, the intensification of the social issue and the furthering of capitalist barbarism. Lastly, it was assessed, in a counter-hegemonic manner, the apprehension over resistance forms and political organization of the artistic professional category in Brazil and its historical relevance, introducing as reference, in order to analyze the present, the political experiences of an array of artistic movements against the 1964 civilmilitary dictatorship in the country.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIALUFRNBrasilPrecarização do trabalhoTrabalho artísticoEstadoPolíticas culturaisConservadorismo"Não já tem o figurino? O que você quer mais?": acumulação capitalista e precarização do trabalho de atrizes e atores no brasil contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTNaojatemofigurino_Lima_2020.pdf.txtNaojatemofigurino_Lima_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain802182https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30134/2/Naojatemofigurino_Lima_2020.pdf.txtf5f9991a5d367165627fa659c30b6fe1MD52THUMBNAILNaojatemofigurino_Lima_2020.pdf.jpgNaojatemofigurino_Lima_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30134/3/Naojatemofigurino_Lima_2020.pdf.jpg037daf61e08fa9647ff92adc0825ee9eMD53ORIGINALNaojatemofigurino_Lima_2020.pdfapplication/pdf2506921https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30134/1/Naojatemofigurino_Lima_2020.pdfa4350a67e171fa267449181b45cf94d8MD51123456789/301342020-09-27 04:55:59.635oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30134Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-27T07:55:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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