Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24304 |
Resumo: | Reconhecendo a importância dos cursos de pós-graduação lato sensu na formação dos profissionais de nível superior do país, cujas exigências tendem a crescer, demandando um aperfeiçoamento constante, o presente trabalho se propõe a desenvolver indicadores para avaliar qualidade e eficiência na gestão dos cursos de especialização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Através de um estudo teórico baseado, principalmente, no Paradigma Multidimensional da Administração da Educação, proposto por SANDER, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem mista, partindo do levantamento de informações sobre os cursos de pós-graduação lato sensu, junto a Coordenadores e Vice-Coordenadores, dirigentes, docentes e discentes, além da análise das características formais desses cursos. Foram alvo dessa pesquisa os cursos presenciais, autofinanciados, no período de 2011 a 2015 (vigência da Resolução nº 028/2011 do Conselho de Administração da UFRN), a partir da visão dos participantes. Como resultado, foram apontados indicadores, juntamente com a proposta de compor uma avaliação da qualidade na gestão dos cursos de especialização da UFRN, considerando critérios como eficiência, eficácia, efetividade e relevância. |
id |
UFRN_d12c9a5acfc9dd8480b558e09c6eeebc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24304 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Hora, Alberto Segundo Spinola dahttp://lattes.cnpq.br/8742418048201467http://lattes.cnpq.br/2310895002206004Rego, Denise Pereira dohttp://lattes.cnpq.br/9844373394796279Rocha Neto, Manoel Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/8133980836563371Pereira Filho, Sebastião FaustinoTorres, Tatiana de Lucena2017-11-18T00:48:51Z2017-11-18T00:48:51Z2016-12-02HORA, Alberto Segundo Spinola da. Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24304Reconhecendo a importância dos cursos de pós-graduação lato sensu na formação dos profissionais de nível superior do país, cujas exigências tendem a crescer, demandando um aperfeiçoamento constante, o presente trabalho se propõe a desenvolver indicadores para avaliar qualidade e eficiência na gestão dos cursos de especialização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Através de um estudo teórico baseado, principalmente, no Paradigma Multidimensional da Administração da Educação, proposto por SANDER, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem mista, partindo do levantamento de informações sobre os cursos de pós-graduação lato sensu, junto a Coordenadores e Vice-Coordenadores, dirigentes, docentes e discentes, além da análise das características formais desses cursos. Foram alvo dessa pesquisa os cursos presenciais, autofinanciados, no período de 2011 a 2015 (vigência da Resolução nº 028/2011 do Conselho de Administração da UFRN), a partir da visão dos participantes. Como resultado, foram apontados indicadores, juntamente com a proposta de compor uma avaliação da qualidade na gestão dos cursos de especialização da UFRN, considerando critérios como eficiência, eficácia, efetividade e relevância.Recognizing the importance of the lato sensu postgraduate courses to the formation of the higher education professionals in the country, whose requirements tend to grow, demanding a constant improvement, the present work intends to develop indicators to evaluate quality and efficiency in the management of the specialization courses at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Through a theoretical study based, primarily, on the Multidimensional Paradigm of the Educational Administration, proposed by SANDER, a mixed methods research has been developed, starting from the survey of information from lato sensu postgraduate courses, with the Coordinators and Vice-Coordinators, board members, teachers and learners, in addition to the analysis of the formal characteristics of these courses. The self-financed on-site courses were subjected to this research, from 2011 to 2015 (during the term of the Resolution nº 028/2011 of the Administrative Council of the UFRN), starting from the point of view of its participants. As result, indicators were pointed to compose a quality assessment of the management of specialization courses at UFRN, considering criteria such as efficiency, efficacy, effectiveness and relevance.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISPós-Graduação Lato SensuGestão da educaçãoIndicadores de avaliaçãoIndicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdfAlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdfapplication/pdf1389967https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24304/1/AlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf7b4bde0a2fdf65739c234981f685b161MD51TEXTAlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf.txtAlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain176691https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24304/2/AlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf.txtd9c3a6e7ac8d0fb3ba7150affa8abb96MD52THUMBNAILAlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf.jpgAlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2188https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24304/3/AlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf.jpg22aa1b5cd56ab37d1987e5aa40a54a60MD53123456789/243042022-05-04 18:27:04.517oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24304Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-04T21:27:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title |
Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
spellingShingle |
Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Hora, Alberto Segundo Spinola da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS Pós-Graduação Lato Sensu Gestão da educação Indicadores de avaliação |
title_short |
Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_full |
Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_fullStr |
Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_full_unstemmed |
Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_sort |
Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
author |
Hora, Alberto Segundo Spinola da |
author_facet |
Hora, Alberto Segundo Spinola da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8742418048201467 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2310895002206004 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Rego, Denise Pereira do |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9844373394796279 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Rocha Neto, Manoel Pereira da |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8133980836563371 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Pereira Filho, Sebastião Faustino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hora, Alberto Segundo Spinola da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Torres, Tatiana de Lucena |
contributor_str_mv |
Torres, Tatiana de Lucena |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS Pós-Graduação Lato Sensu Gestão da educação Indicadores de avaliação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-Graduação Lato Sensu Gestão da educação Indicadores de avaliação |
description |
Reconhecendo a importância dos cursos de pós-graduação lato sensu na formação dos profissionais de nível superior do país, cujas exigências tendem a crescer, demandando um aperfeiçoamento constante, o presente trabalho se propõe a desenvolver indicadores para avaliar qualidade e eficiência na gestão dos cursos de especialização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Através de um estudo teórico baseado, principalmente, no Paradigma Multidimensional da Administração da Educação, proposto por SANDER, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem mista, partindo do levantamento de informações sobre os cursos de pós-graduação lato sensu, junto a Coordenadores e Vice-Coordenadores, dirigentes, docentes e discentes, além da análise das características formais desses cursos. Foram alvo dessa pesquisa os cursos presenciais, autofinanciados, no período de 2011 a 2015 (vigência da Resolução nº 028/2011 do Conselho de Administração da UFRN), a partir da visão dos participantes. Como resultado, foram apontados indicadores, juntamente com a proposta de compor uma avaliação da qualidade na gestão dos cursos de especialização da UFRN, considerando critérios como eficiência, eficácia, efetividade e relevância. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-18T00:48:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-11-18T00:48:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HORA, Alberto Segundo Spinola da. Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24304 |
identifier_str_mv |
HORA, Alberto Segundo Spinola da. Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24304/1/AlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24304/2/AlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24304/3/AlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7b4bde0a2fdf65739c234981f685b161 d9c3a6e7ac8d0fb3ba7150affa8abb96 22aa1b5cd56ab37d1987e5aa40a54a60 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832773404295168 |