Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hora, Alberto Segundo Spinola da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24304
Resumo: Reconhecendo a importância dos cursos de pós-graduação lato sensu na formação dos profissionais de nível superior do país, cujas exigências tendem a crescer, demandando um aperfeiçoamento constante, o presente trabalho se propõe a desenvolver indicadores para avaliar qualidade e eficiência na gestão dos cursos de especialização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Através de um estudo teórico baseado, principalmente, no Paradigma Multidimensional da Administração da Educação, proposto por SANDER, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem mista, partindo do levantamento de informações sobre os cursos de pós-graduação lato sensu, junto a Coordenadores e Vice-Coordenadores, dirigentes, docentes e discentes, além da análise das características formais desses cursos. Foram alvo dessa pesquisa os cursos presenciais, autofinanciados, no período de 2011 a 2015 (vigência da Resolução nº 028/2011 do Conselho de Administração da UFRN), a partir da visão dos participantes. Como resultado, foram apontados indicadores, juntamente com a proposta de compor uma avaliação da qualidade na gestão dos cursos de especialização da UFRN, considerando critérios como eficiência, eficácia, efetividade e relevância.
id UFRN_d12c9a5acfc9dd8480b558e09c6eeebc
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24304
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Hora, Alberto Segundo Spinola dahttp://lattes.cnpq.br/8742418048201467http://lattes.cnpq.br/2310895002206004Rego, Denise Pereira dohttp://lattes.cnpq.br/9844373394796279Rocha Neto, Manoel Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/8133980836563371Pereira Filho, Sebastião FaustinoTorres, Tatiana de Lucena2017-11-18T00:48:51Z2017-11-18T00:48:51Z2016-12-02HORA, Alberto Segundo Spinola da. Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24304Reconhecendo a importância dos cursos de pós-graduação lato sensu na formação dos profissionais de nível superior do país, cujas exigências tendem a crescer, demandando um aperfeiçoamento constante, o presente trabalho se propõe a desenvolver indicadores para avaliar qualidade e eficiência na gestão dos cursos de especialização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Através de um estudo teórico baseado, principalmente, no Paradigma Multidimensional da Administração da Educação, proposto por SANDER, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem mista, partindo do levantamento de informações sobre os cursos de pós-graduação lato sensu, junto a Coordenadores e Vice-Coordenadores, dirigentes, docentes e discentes, além da análise das características formais desses cursos. Foram alvo dessa pesquisa os cursos presenciais, autofinanciados, no período de 2011 a 2015 (vigência da Resolução nº 028/2011 do Conselho de Administração da UFRN), a partir da visão dos participantes. Como resultado, foram apontados indicadores, juntamente com a proposta de compor uma avaliação da qualidade na gestão dos cursos de especialização da UFRN, considerando critérios como eficiência, eficácia, efetividade e relevância.Recognizing the importance of the lato sensu postgraduate courses to the formation of the higher education professionals in the country, whose requirements tend to grow, demanding a constant improvement, the present work intends to develop indicators to evaluate quality and efficiency in the management of the specialization courses at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Through a theoretical study based, primarily, on the Multidimensional Paradigm of the Educational Administration, proposed by SANDER, a mixed methods research has been developed, starting from the survey of information from lato sensu postgraduate courses, with the Coordinators and Vice-Coordinators, board members, teachers and learners, in addition to the analysis of the formal characteristics of these courses. The self-financed on-site courses were subjected to this research, from 2011 to 2015 (during the term of the Resolution nº 028/2011 of the Administrative Council of the UFRN), starting from the point of view of its participants. As result, indicators were pointed to compose a quality assessment of the management of specialization courses at UFRN, considering criteria such as efficiency, efficacy, effectiveness and relevance.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISPós-Graduação Lato SensuGestão da educaçãoIndicadores de avaliaçãoIndicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdfAlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdfapplication/pdf1389967https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24304/1/AlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf7b4bde0a2fdf65739c234981f685b161MD51TEXTAlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf.txtAlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain176691https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24304/2/AlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf.txtd9c3a6e7ac8d0fb3ba7150affa8abb96MD52THUMBNAILAlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf.jpgAlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2188https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24304/3/AlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf.jpg22aa1b5cd56ab37d1987e5aa40a54a60MD53123456789/243042022-05-04 18:27:04.517oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24304Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-04T21:27:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
spellingShingle Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Hora, Alberto Segundo Spinola da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
Pós-Graduação Lato Sensu
Gestão da educação
Indicadores de avaliação
title_short Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_full Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_fullStr Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_sort Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
author Hora, Alberto Segundo Spinola da
author_facet Hora, Alberto Segundo Spinola da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8742418048201467
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2310895002206004
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rego, Denise Pereira do
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9844373394796279
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Rocha Neto, Manoel Pereira da
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8133980836563371
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Pereira Filho, Sebastião Faustino
dc.contributor.author.fl_str_mv Hora, Alberto Segundo Spinola da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Torres, Tatiana de Lucena
contributor_str_mv Torres, Tatiana de Lucena
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
Pós-Graduação Lato Sensu
Gestão da educação
Indicadores de avaliação
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-Graduação Lato Sensu
Gestão da educação
Indicadores de avaliação
description Reconhecendo a importância dos cursos de pós-graduação lato sensu na formação dos profissionais de nível superior do país, cujas exigências tendem a crescer, demandando um aperfeiçoamento constante, o presente trabalho se propõe a desenvolver indicadores para avaliar qualidade e eficiência na gestão dos cursos de especialização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Através de um estudo teórico baseado, principalmente, no Paradigma Multidimensional da Administração da Educação, proposto por SANDER, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem mista, partindo do levantamento de informações sobre os cursos de pós-graduação lato sensu, junto a Coordenadores e Vice-Coordenadores, dirigentes, docentes e discentes, além da análise das características formais desses cursos. Foram alvo dessa pesquisa os cursos presenciais, autofinanciados, no período de 2011 a 2015 (vigência da Resolução nº 028/2011 do Conselho de Administração da UFRN), a partir da visão dos participantes. Como resultado, foram apontados indicadores, juntamente com a proposta de compor uma avaliação da qualidade na gestão dos cursos de especialização da UFRN, considerando critérios como eficiência, eficácia, efetividade e relevância.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-18T00:48:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-18T00:48:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HORA, Alberto Segundo Spinola da. Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24304
identifier_str_mv HORA, Alberto Segundo Spinola da. Indicadores para avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24304/1/AlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24304/2/AlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24304/3/AlbertoSegundoSpinolaDaHora_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b4bde0a2fdf65739c234981f685b161
d9c3a6e7ac8d0fb3ba7150affa8abb96
22aa1b5cd56ab37d1987e5aa40a54a60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117637414584320