Aspectos técnico-interpretativos nas “Três Tocatas Armoriais” para violão solo de Danilo Guanais: novos caminhos da música armorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, José Paulo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22302
Resumo: Este trabalho trata de um estudo dos aspectos técnico-interpretativos da obra “Três Tocatas Armoriais”, do compositor potiguar Danilo Guanais (1965- ). As “Três Tocatas Armoriais” é uma obra para violão solo dividida em três movimentos, O Romance do Boi da Mão de Pau, Poema Negro e O Admirável Vôo do Pavão Misterioso, construída, segundo Guanais, sob uma concepção atualizada da Música Armorial. Objetivando entender o que seria a “versão atualizada da Música Armorial”, como afirma o compositor, procuramos apresentar uma contextualização da Música Armorial que vai desde sua produção inicial, com os primórdios do Movimento Armorial, até a produção dessa música por compositores atuais que se propõe compor Música Armorial utilizando elementos e procedimentos da música do século XX e XXI. No presente trabalho apresentamos, também, uma breve discussão sobre a dicotomia de concepção instaurado por Ariano Suassuna e Cussy de Almeida e a contribuição gerada, através dessa dualidade de pensamentos, para a produção posterior da Música Armorial. Foram utilizadas na metodologia entrevista com o compositor, análise e estudo da obra, bem como referenciais teóricos como Santos (2009), Marinho (2010), Queiroz (2014), e outros. Tem-se como objetivo apresentar elementos que propiciem ao intérprete executá-la o mais próximo possível da concepção do compositor a partir das ideias expostas pelo mesmo. Como resultados apresentamos informações sobre a concepção apresentada pelo compositor, não propondo uma discussão aprofundada da questão, onde o mesmo afirma produzir suas obras a partir de elementos que se caracterizam como uma “versão atualizada da Música Armorial”. Apresentamos, no último capítulo, os materiais que foram utilizados para a construção da obra, como por exemplo as literaturas que o motivaram na produção das peças; os elementos filosóficos presentes na obra “Três Tocatas Armoriais”, principalmente no último movimento, O Vôo Admirável do Pavão Misterioso, que sugere a imagética de uma máquina tentando alçar vôo. Apresentamos, também, a análise do material melódico, utilização da nota pedal, característica presente na música dos violeiros utilizados na Música Armorial, bem como sugestões técnico-interpretativas da obra.
id UFRN_d20ff2f30f8f0641572fad2b320ad77c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22302
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pereira, José Paulohttp://lattes.cnpq.br/3730453677648351http://lattes.cnpq.br/7363371226281326Satomi, Alice Lumihttp://lattes.cnpq.br/2073986486219986Queiroz, Rucker Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/6857099875317506Lira, Ezequias Oliveira2017-03-16T22:40:28Z2017-03-16T22:40:28Z2016-12-13PEREIRA, José Paulo. Aspectos técnico-interpretativos nas “Três Tocatas Armoriais” para violão solo de Danilo Guanais: novos caminhos da música armorial. 2016. 70f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22302Este trabalho trata de um estudo dos aspectos técnico-interpretativos da obra “Três Tocatas Armoriais”, do compositor potiguar Danilo Guanais (1965- ). As “Três Tocatas Armoriais” é uma obra para violão solo dividida em três movimentos, O Romance do Boi da Mão de Pau, Poema Negro e O Admirável Vôo do Pavão Misterioso, construída, segundo Guanais, sob uma concepção atualizada da Música Armorial. Objetivando entender o que seria a “versão atualizada da Música Armorial”, como afirma o compositor, procuramos apresentar uma contextualização da Música Armorial que vai desde sua produção inicial, com os primórdios do Movimento Armorial, até a produção dessa música por compositores atuais que se propõe compor Música Armorial utilizando elementos e procedimentos da música do século XX e XXI. No presente trabalho apresentamos, também, uma breve discussão sobre a dicotomia de concepção instaurado por Ariano Suassuna e Cussy de Almeida e a contribuição gerada, através dessa dualidade de pensamentos, para a produção posterior da Música Armorial. Foram utilizadas na metodologia entrevista com o compositor, análise e estudo da obra, bem como referenciais teóricos como Santos (2009), Marinho (2010), Queiroz (2014), e outros. Tem-se como objetivo apresentar elementos que propiciem ao intérprete executá-la o mais próximo possível da concepção do compositor a partir das ideias expostas pelo mesmo. Como resultados apresentamos informações sobre a concepção apresentada pelo compositor, não propondo uma discussão aprofundada da questão, onde o mesmo afirma produzir suas obras a partir de elementos que se caracterizam como uma “versão atualizada da Música Armorial”. Apresentamos, no último capítulo, os materiais que foram utilizados para a construção da obra, como por exemplo as literaturas que o motivaram na produção das peças; os elementos filosóficos presentes na obra “Três Tocatas Armoriais”, principalmente no último movimento, O Vôo Admirável do Pavão Misterioso, que sugere a imagética de uma máquina tentando alçar vôo. Apresentamos, também, a análise do material melódico, utilização da nota pedal, característica presente na música dos violeiros utilizados na Música Armorial, bem como sugestões técnico-interpretativas da obra.This paper is a study about the technical-interpretative aspects in “Três Tocatas Armoriais,” whose author is the Potiguar Danilo Guanais (1965 –). “Três Tocatas Armoriais” is a work for solo guitar and is divided into three movements: Romance do Boi da Mão de Pau, Poema Negro and O Admirável Vôo do Pavão Misterioso. It was made, according to Guanais, under the updated conception of Armorial Music. In order to understand what is the "updated version of Armorial Music", as the composer says, we tried to present a contextualization of Armorial Music, since its initial production, with the beginnings of the Armorial Movement, until the production of the song by current composers who proposed to compose Armorial Music using elements and procedures of 20th and 21st century music. We also present a brief discussion about the dichotomy of conception established by Ariano Suassuna and Cussy de Almeida, and its contribution, with the duality of thoughts, for the later production of Armorial Music. In methodology it was used an interview with de composer, analysis and study of the work, and some references as Santos (2009), Marinho (2010) and Queiroz (2014). The aim of this paper is to show elements that enable the interpreter to perform it as close as possible to the composer's conception. As results we present information about the conception presented by the composer, without in-depth discussion, in which the author affirms to produce his works from elements that are characterized as an "updated version of Armorial Music.” The materials used for the construction of the work are presented at the last chapter and were the literatures that motivated the coposer in the production of the plays; the philosophical elements present in “Três Tocatas Armoriais”, especially in the last movement, O Vôo Admirável do Pavão Misterioso, which suggests the imagery of a machine trying to fly. It was also presented an analysis of the melodic material, the application of the pedal note, which is a characteristic of the music of the guitar players used in Armorial Music, and some technical-interpretative suggestions of the work.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAMúsica armorialTrês Tocatas ArmoriaisRepertório violonísticoAspectos técnico-interpretativos nas “Três Tocatas Armoriais” para violão solo de Danilo Guanais: novos caminhos da música armorialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJosePauloPereira_DISSERT.pdfJosePauloPereira_DISSERT.pdfapplication/pdf8760451https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22302/1/JosePauloPereira_DISSERT.pdf80de85a8613112a48ea787f32b7e956dMD51TEXTJosePauloPereira_DISSERT.pdf.txtJosePauloPereira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain151724https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22302/4/JosePauloPereira_DISSERT.pdf.txt46c207718c6238633e4bbd1e27bfc4f8MD54THUMBNAILJosePauloPereira_DISSERT.pdf.jpgJosePauloPereira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2402https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22302/5/JosePauloPereira_DISSERT.pdf.jpgdbbba9ff460c571705baa8bc7c083670MD55123456789/223022017-11-03 23:19:25.548oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22302Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T02:19:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aspectos técnico-interpretativos nas “Três Tocatas Armoriais” para violão solo de Danilo Guanais: novos caminhos da música armorial
title Aspectos técnico-interpretativos nas “Três Tocatas Armoriais” para violão solo de Danilo Guanais: novos caminhos da música armorial
spellingShingle Aspectos técnico-interpretativos nas “Três Tocatas Armoriais” para violão solo de Danilo Guanais: novos caminhos da música armorial
Pereira, José Paulo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Música armorial
Três Tocatas Armoriais
Repertório violonístico
title_short Aspectos técnico-interpretativos nas “Três Tocatas Armoriais” para violão solo de Danilo Guanais: novos caminhos da música armorial
title_full Aspectos técnico-interpretativos nas “Três Tocatas Armoriais” para violão solo de Danilo Guanais: novos caminhos da música armorial
title_fullStr Aspectos técnico-interpretativos nas “Três Tocatas Armoriais” para violão solo de Danilo Guanais: novos caminhos da música armorial
title_full_unstemmed Aspectos técnico-interpretativos nas “Três Tocatas Armoriais” para violão solo de Danilo Guanais: novos caminhos da música armorial
title_sort Aspectos técnico-interpretativos nas “Três Tocatas Armoriais” para violão solo de Danilo Guanais: novos caminhos da música armorial
author Pereira, José Paulo
author_facet Pereira, José Paulo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3730453677648351
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7363371226281326
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Satomi, Alice Lumi
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2073986486219986
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Queiroz, Rucker Bezerra de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6857099875317506
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, José Paulo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lira, Ezequias Oliveira
contributor_str_mv Lira, Ezequias Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Música armorial
Três Tocatas Armoriais
Repertório violonístico
dc.subject.por.fl_str_mv Música armorial
Três Tocatas Armoriais
Repertório violonístico
description Este trabalho trata de um estudo dos aspectos técnico-interpretativos da obra “Três Tocatas Armoriais”, do compositor potiguar Danilo Guanais (1965- ). As “Três Tocatas Armoriais” é uma obra para violão solo dividida em três movimentos, O Romance do Boi da Mão de Pau, Poema Negro e O Admirável Vôo do Pavão Misterioso, construída, segundo Guanais, sob uma concepção atualizada da Música Armorial. Objetivando entender o que seria a “versão atualizada da Música Armorial”, como afirma o compositor, procuramos apresentar uma contextualização da Música Armorial que vai desde sua produção inicial, com os primórdios do Movimento Armorial, até a produção dessa música por compositores atuais que se propõe compor Música Armorial utilizando elementos e procedimentos da música do século XX e XXI. No presente trabalho apresentamos, também, uma breve discussão sobre a dicotomia de concepção instaurado por Ariano Suassuna e Cussy de Almeida e a contribuição gerada, através dessa dualidade de pensamentos, para a produção posterior da Música Armorial. Foram utilizadas na metodologia entrevista com o compositor, análise e estudo da obra, bem como referenciais teóricos como Santos (2009), Marinho (2010), Queiroz (2014), e outros. Tem-se como objetivo apresentar elementos que propiciem ao intérprete executá-la o mais próximo possível da concepção do compositor a partir das ideias expostas pelo mesmo. Como resultados apresentamos informações sobre a concepção apresentada pelo compositor, não propondo uma discussão aprofundada da questão, onde o mesmo afirma produzir suas obras a partir de elementos que se caracterizam como uma “versão atualizada da Música Armorial”. Apresentamos, no último capítulo, os materiais que foram utilizados para a construção da obra, como por exemplo as literaturas que o motivaram na produção das peças; os elementos filosóficos presentes na obra “Três Tocatas Armoriais”, principalmente no último movimento, O Vôo Admirável do Pavão Misterioso, que sugere a imagética de uma máquina tentando alçar vôo. Apresentamos, também, a análise do material melódico, utilização da nota pedal, característica presente na música dos violeiros utilizados na Música Armorial, bem como sugestões técnico-interpretativas da obra.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-16T22:40:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-16T22:40:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, José Paulo. Aspectos técnico-interpretativos nas “Três Tocatas Armoriais” para violão solo de Danilo Guanais: novos caminhos da música armorial. 2016. 70f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22302
identifier_str_mv PEREIRA, José Paulo. Aspectos técnico-interpretativos nas “Três Tocatas Armoriais” para violão solo de Danilo Guanais: novos caminhos da música armorial. 2016. 70f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22302/1/JosePauloPereira_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22302/4/JosePauloPereira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22302/5/JosePauloPereira_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 80de85a8613112a48ea787f32b7e956d
46c207718c6238633e4bbd1e27bfc4f8
dbbba9ff460c571705baa8bc7c083670
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117842976374784