Booktok Brasil: uma análise das estratégias de comunicação de Tiago Valente no incentivo à leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Toni Lucas Bento
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55957
Resumo: O TikTok, aplicativo lançado pela empresa ByteDance em 2017, atingiu um bilhão de usuários ativos diariamente em 2022, tornando-se uma plataforma de mídia social amplamente popular. O Booktok, comunidade literária da plataforma, adquiriu destaque em 2020, impactando o mercado de livros e impulsionando obras para as listas de best-sellers. Este estudo tem como objetivo analisar o Booktok, focando no perfil do influenciador Tiago Valente (@otiagovalente), pioneiro no Brasil com mais de 480 mil seguidores. A pesquisa explora estratégias de influência e engajamento desse contexto e seu impacto no mercado literário, principalmente por meio do perfil de Tiago Valente. Considerando a lacuna acadêmica existente sobre o assunto, a investigação é um esforço para aprofundar a compreensão sobre esse contexto empírico, visando ampliar o entendimento de sua influência na promoção da leitura e na indústria literária, bem como analisar as dinâmicas entre os Booktokers e seu público. A abordagem metodológica desta pesquisa foi um estudo de caso, aliado a uma análise de conteúdo para identificar as estratégias de engajamento e estímulo à leitura adotadas pelo influencer. Já o referencial teórico é constituído a partir das reflexões de autores(as) como Raquel Recuero (2009), Pierre Lévy (1997), Paula Sibilia (2007), Thaysa Costa do Nascimento (2023), Henry Jenkins (2009) e Tamara Mariana Weinberg Jeffman (2017).
id UFRN_d283340e09c0a2ea4894fe012239b527
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55957
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Carneiro, Toni Lucas BentoAndrade, Alice Oliveira de2023-12-14T22:19:26Z2023-12-14T22:19:26Z2023-12-06CARNEIRO, Toni Lucas Bento. Booktok Brasil: uma análise das estratégias de comunicação de Tiago Valente no incentivo à leitura. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55957O TikTok, aplicativo lançado pela empresa ByteDance em 2017, atingiu um bilhão de usuários ativos diariamente em 2022, tornando-se uma plataforma de mídia social amplamente popular. O Booktok, comunidade literária da plataforma, adquiriu destaque em 2020, impactando o mercado de livros e impulsionando obras para as listas de best-sellers. Este estudo tem como objetivo analisar o Booktok, focando no perfil do influenciador Tiago Valente (@otiagovalente), pioneiro no Brasil com mais de 480 mil seguidores. A pesquisa explora estratégias de influência e engajamento desse contexto e seu impacto no mercado literário, principalmente por meio do perfil de Tiago Valente. Considerando a lacuna acadêmica existente sobre o assunto, a investigação é um esforço para aprofundar a compreensão sobre esse contexto empírico, visando ampliar o entendimento de sua influência na promoção da leitura e na indústria literária, bem como analisar as dinâmicas entre os Booktokers e seu público. A abordagem metodológica desta pesquisa foi um estudo de caso, aliado a uma análise de conteúdo para identificar as estratégias de engajamento e estímulo à leitura adotadas pelo influencer. Já o referencial teórico é constituído a partir das reflexões de autores(as) como Raquel Recuero (2009), Pierre Lévy (1997), Paula Sibilia (2007), Thaysa Costa do Nascimento (2023), Henry Jenkins (2009) e Tamara Mariana Weinberg Jeffman (2017).The TikTok app, launched by ByteDance in 2017, reached one billion daily active users in 2022, becoming a widely popular social media platform. The Booktok, a literary community within the platform, gained prominence in 2020, impacting the book market and propelling works onto the best-seller lists. This study aims to analyze Booktok, focusing on the profile of the influencer Tiago Valente (@otiagovalente), a pioneer in Brazil with over 480 thousand followers. The research explores engagement and influence strategies within this context and their impact on the literary market, primarily through Tiago Valente's profile. Considering the existing academic gap on the subject, the investigation strives to deepen the understanding of this empirical context, aiming to broaden the comprehension of its influence on promoting reading and the literary industry, as well as analyzing the dynamics between Booktokers and their audience. The methodological approach of this research was a case study combined with content analysis to identify the engagement strategies and promotion of reading adopted by the influencer. The theoretical framework draws upon the reflections of authors such as Raquel Recuero (2009), Pierre Lévy (1997), Paula Sibilia (2007), Thaysa Costa do Nascimento (2023), Henry Jenkins (2009), and Tamara Mariana Weinberg Jeffman (2017).Universidade Federal do Rio Grande do NorteJornalismoUFRNBrasilComunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBooktokComunidades VirtuaisInfluência MidiáticaLiteraturaTiago ValenteTikTokBooktok Brasil: uma análise das estratégias de comunicação de Tiago Valente no incentivo à leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55957/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALTCC_Toni_Lucas_Versão_Final.pdfTCC_Toni_Lucas_Versão_Final.pdfapplication/pdf2207889https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55957/1/TCC_Toni_Lucas_Vers%c3%a3o_Final.pdf81d6c24204e6a2c37bf7fad1f28988feMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55957/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/559572023-12-14 19:19:26.756oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55957Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-14T22:19:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Booktok Brasil: uma análise das estratégias de comunicação de Tiago Valente no incentivo à leitura
title Booktok Brasil: uma análise das estratégias de comunicação de Tiago Valente no incentivo à leitura
spellingShingle Booktok Brasil: uma análise das estratégias de comunicação de Tiago Valente no incentivo à leitura
Carneiro, Toni Lucas Bento
Booktok
Comunidades Virtuais
Influência Midiática
Literatura
Tiago Valente
TikTok
title_short Booktok Brasil: uma análise das estratégias de comunicação de Tiago Valente no incentivo à leitura
title_full Booktok Brasil: uma análise das estratégias de comunicação de Tiago Valente no incentivo à leitura
title_fullStr Booktok Brasil: uma análise das estratégias de comunicação de Tiago Valente no incentivo à leitura
title_full_unstemmed Booktok Brasil: uma análise das estratégias de comunicação de Tiago Valente no incentivo à leitura
title_sort Booktok Brasil: uma análise das estratégias de comunicação de Tiago Valente no incentivo à leitura
author Carneiro, Toni Lucas Bento
author_facet Carneiro, Toni Lucas Bento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Toni Lucas Bento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Alice Oliveira de
contributor_str_mv Andrade, Alice Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Booktok
Comunidades Virtuais
Influência Midiática
Literatura
Tiago Valente
TikTok
topic Booktok
Comunidades Virtuais
Influência Midiática
Literatura
Tiago Valente
TikTok
description O TikTok, aplicativo lançado pela empresa ByteDance em 2017, atingiu um bilhão de usuários ativos diariamente em 2022, tornando-se uma plataforma de mídia social amplamente popular. O Booktok, comunidade literária da plataforma, adquiriu destaque em 2020, impactando o mercado de livros e impulsionando obras para as listas de best-sellers. Este estudo tem como objetivo analisar o Booktok, focando no perfil do influenciador Tiago Valente (@otiagovalente), pioneiro no Brasil com mais de 480 mil seguidores. A pesquisa explora estratégias de influência e engajamento desse contexto e seu impacto no mercado literário, principalmente por meio do perfil de Tiago Valente. Considerando a lacuna acadêmica existente sobre o assunto, a investigação é um esforço para aprofundar a compreensão sobre esse contexto empírico, visando ampliar o entendimento de sua influência na promoção da leitura e na indústria literária, bem como analisar as dinâmicas entre os Booktokers e seu público. A abordagem metodológica desta pesquisa foi um estudo de caso, aliado a uma análise de conteúdo para identificar as estratégias de engajamento e estímulo à leitura adotadas pelo influencer. Já o referencial teórico é constituído a partir das reflexões de autores(as) como Raquel Recuero (2009), Pierre Lévy (1997), Paula Sibilia (2007), Thaysa Costa do Nascimento (2023), Henry Jenkins (2009) e Tamara Mariana Weinberg Jeffman (2017).
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-14T22:19:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-14T22:19:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARNEIRO, Toni Lucas Bento. Booktok Brasil: uma análise das estratégias de comunicação de Tiago Valente no incentivo à leitura. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55957
identifier_str_mv CARNEIRO, Toni Lucas Bento. Booktok Brasil: uma análise das estratégias de comunicação de Tiago Valente no incentivo à leitura. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Jornalismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55957/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55957/1/TCC_Toni_Lucas_Vers%c3%a3o_Final.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55957/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
81d6c24204e6a2c37bf7fad1f28988fe
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117698963898368