Lunga: a interseção entre cangaço e gênero no sertão nordestino de Bacurau
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45870 |
Resumo: | A construção do indivíduo pós-moderno sugere alterações nos conceitos preestabelecidos, visando inclusão e o rompimento com as formas binárias dominantes. O presente trabalho tem como objetivo entender a formação da figura do cangaceiro na história cinematográfica nacional, bem como relacioná-la com as indagações da teoria queer a partir de Lunga, personagem do filme Bacurau (2019), analisando se este, autenticamente, compõe a figura de um cidadão político-queer. A base teórica para identidade, gênero e sexualidade perpassa, principalmente, por questões dos autores como Stuart Hall e Judith Butler, sendo posta em diálogo com a visão a respeito do cangaço de Rui Facó. Utilizando a metodologia para análise fílmica desenvolvida por Manuela Penafria, realiza-se a seguinte estruturação para o estudo: 1) observação das representações de cangaceiros no cinema nacional; 2) contextualização da filmografia prévia de Kleber Mendonça Filho, um dos realizadores de Bacurau (2019), e; 3) análise do personagem-questão, Lunga. Por fim, o objeto de estudo demonstra ser um representante do cangaço pós-moderno ao, apesar de continuar como símbolo de luta e violência como forma de sobrevivência no sertão nordestino, adquire novas camadas, mesmo reafirmando questões do binarismo de gênero a qual tenta refutar. |
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Silva, Luís Fernando Siqueira de VasconcelosCarvalho, Breno da Silva2022-02-08T12:43:51Z2022-02-08T12:43:51Z2022-02-03SILVA, Luis Fernando Siqueira de Vasconcelos. Lunga: a interseção entre cangaço e gênero no sertão nordestino de Bacurau. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45870A construção do indivíduo pós-moderno sugere alterações nos conceitos preestabelecidos, visando inclusão e o rompimento com as formas binárias dominantes. O presente trabalho tem como objetivo entender a formação da figura do cangaceiro na história cinematográfica nacional, bem como relacioná-la com as indagações da teoria queer a partir de Lunga, personagem do filme Bacurau (2019), analisando se este, autenticamente, compõe a figura de um cidadão político-queer. A base teórica para identidade, gênero e sexualidade perpassa, principalmente, por questões dos autores como Stuart Hall e Judith Butler, sendo posta em diálogo com a visão a respeito do cangaço de Rui Facó. Utilizando a metodologia para análise fílmica desenvolvida por Manuela Penafria, realiza-se a seguinte estruturação para o estudo: 1) observação das representações de cangaceiros no cinema nacional; 2) contextualização da filmografia prévia de Kleber Mendonça Filho, um dos realizadores de Bacurau (2019), e; 3) análise do personagem-questão, Lunga. Por fim, o objeto de estudo demonstra ser um representante do cangaço pós-moderno ao, apesar de continuar como símbolo de luta e violência como forma de sobrevivência no sertão nordestino, adquire novas camadas, mesmo reafirmando questões do binarismo de gênero a qual tenta refutar.The construction of the postmodern individual suggests changes in pre-established concepts, aiming at inclusion and the rupture of the dominant binary forms. The present work aims to understand the formation of the cangaceiro figure in the national cinematographic history, as well as to relate it to queer theory issues from Lunga, a character in the film Bacurau (2019), analyzing whether this authentically composes the figure of a queer-political citizen. The theoretical basis for identity, gender and sexuality permeates, mainly, by issues of authors such as Stuart Hall and Judith Butler, being placed in dialogue with the vision about the cangaço of Rui Facó. Using the methodology for film analysis developed by Manuela Penafria, the following structuring of the study is carried out: 1) observation of representations of cangaceiros in national cinema; 2) contextualization of the previous filmography of Kleber Mendonça Filho, one of the directors of Bacurau (2019), and; 3) analysis of the character, Lunga. Finally, the object of study proves to be a representative of the postmodern cangaço when, despite continuing as a symbol of struggle and violence as a form of survival in the northeastern sertão, it acquires new layers, even reaffirming gender binarism issues which it tries to refute.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialGêneroQueerCangaçoBacurauCinema NacionalLunga: a interseção entre cangaço e gênero no sertão nordestino de Bacurauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45870/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52ORIGINALIntersecaoCangacoGeneroSertao_Silva_2022.pdfIntersecaoCangacoGeneroSertao_Silva_2022.pdfapplication/pdf19135207https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45870/1/IntersecaoCangacoGeneroSertao_Silva_2022.pdf727ec63ede79e58d09b584df5414e0a6MD51123456789/458702023-01-12 17:33:15.074oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T20:33:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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