O acesso à informação e sua contribuição como valor social para as pessoas com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Christiane Gomes dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39744
Resumo: Na sociedade contemporânea, a informação é considerada como elemento primordial que está movimentando o crescimento dos diversos setores sociais atuando como importante instrumento de desenvolvimento econômico, político e social, sendo gerada em seu meio com o principal objetivo de focalizar o desenvolvimento da sociedade, influenciando os fatores de decisão diante da dinâmica social, que se apropria da informação como produto de alto valor que está possibilitando o crescimento político-econômico impulsionado pelas inovações tecnológicas, atuando como recurso estratégico para o estabelecimento das atividades produtivas de bens. No entanto, deve-se evidenciar que esse mesmo contexto social de reestruturação técnico-econômica, encontra-se demarcado por significativas desigualdades na distribuição e acesso à informação, favorecendo o aumento da desigualdade social, sabendo-se que a informação é um dos principais elementos que possibilita a produção de conhecimento no indivíduo, o que permite a sua formação e o desenvolvimento social. Nesse sentido, compreendendo-se a informação como recurso estratégico de sobrevivência e instrumento de inserção social, esta pesquisa visa em geral compreender o valor social da informação perante as condições de busca e acesso à informação das pessoas com deficiência visual, no contexto da sociedade contemporânea, de modo, especificamente, a contemplar a busca pela informação como importante bem que possibilita o processo de inserção social e apresentar as formas de acesso à informação, estabelecidas pelas pessoas com deficiência visual para suprir suas necessidades de informação. A metodologia utilizada foi a pesquisa em âmbito bibliográfico estabelecido com os recursos de informação bibliográfica e eletrônica, em particular com os estudos desenvolvidos a partir das obras de Borges (2009) e Marín (2009), que abordam aspectos significativos relacionados aos processos de busca e acesso à informação pela pessoa com deficiência visual, bem como o desenvolvimento de pesquisa de campo com a realização de entrevistas com estudantes e profissionais com cegueira que possibilitaram condições básicas e efetivas necessárias do modo como estabelecem o acesso à informação, proporcionando a compreensão de suportes e serviços de informação que utilizam, observando-se as estratégias e as dificuldades decorrentes do processo de busca e acesso à informação. Com o estudo, considerou-se que os procedimentos estabelecidos pelas pessoas com deficiência visual, concernente ao processo de acesso à informação, são importantes recursos e serviços que possibilitam a efetivação desse processo, no entanto, encontra-se em um mesmo plano de dificuldades que constituem no desenvolvimento de barreiras que continuam a ampliar a condição da desigualdade da distribuição informacional e do conhecimento, destinando apenas a essas pessoas o que é considerado como estritamente necessário para as suas formações, agravando o processo de exclusão social.
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No entanto, deve-se evidenciar que esse mesmo contexto social de reestruturação técnico-econômica, encontra-se demarcado por significativas desigualdades na distribuição e acesso à informação, favorecendo o aumento da desigualdade social, sabendo-se que a informação é um dos principais elementos que possibilita a produção de conhecimento no indivíduo, o que permite a sua formação e o desenvolvimento social. 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