A formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por estudante com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos: desafios e perspectivas
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27579 |
Resumo: | A prática inclusiva perpassa o processo do ensino e da aprendizagem quando este é pensado e sistematizado de maneira que todos os envolvidos nesse movimento sejam considerados como sujeitos singulares em seu ritmo e produção do conhecimento. A pesquisa intitulada “A formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por estudante com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos – EJA: desafios e perspectivas” analisa a mediação do processo de formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por um estudante com deficiência intelectual na EJA. De maneira específica, objetiva descrever Situações de aprendizagem envolvendo jogos matemáticos em sala de aula junto a estudante com deficiência intelectual e identificar elementos que fundamentam o processo de formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por estudante com deficiência intelectual. Para o desdobramento da investigação, referenciamo-nos na teoria histórico-cultural, que permite apreender do fenômeno os atributos que lhe são inerentes. Coerente com o embasamento da teoria histórico-cultural, optamos pela pesquisa colaborativa, pois esta abordagem metodológica nos aponta os elementos que permitem desenvolver as ações/mediações de modo compartilhado e colaborativo, viabilizando, desse modo, a formação daqueles conceitos. As reuniões, as narrativas escritas e oral, o planejamento, a observação colaborativa e os encontros colaborativos, foram os procedimentos metodológicos adotados, visto que não apenas são condizentes com a modalidade de pesquisa, assim como se coadunam aos objetivos propostos. As operações mentais da comparação, análise e síntese, abstração e generalização foram as categorias utilizadas para a análise do conteúdo produzido, sendo mobilizadas pelo pensamento, função mental que tem predominância no processo de formação de conceitos. A colaboração e a mediação pedagógica numa perspectiva inclusiva permitiram que, ao final do processo, confirmássemos a tese de que as mediações pedagógicas colaborativas por meio de jogos matemáticos contribuem para a formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por estudante com deficiência intelectual. |
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Carvalho, Márcia Maria DiasNunes, Débora Regina de PaulaSilva, Luzia Guacira dos SantosPontes, Mercia de OliveiraRodrigues, Janine Marta CoelhoNascimento, José Mateus doCabral, Marlucia Barros LopesMartins, Lucia de Araújo Ramos2019-08-19T23:36:35Z2019-08-19T23:36:35Z2019-05-24CARVALHO, Márcia Maria Dias. A formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por estudante com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos: desafios e perspectivas. 2019. 229f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27579A prática inclusiva perpassa o processo do ensino e da aprendizagem quando este é pensado e sistematizado de maneira que todos os envolvidos nesse movimento sejam considerados como sujeitos singulares em seu ritmo e produção do conhecimento. A pesquisa intitulada “A formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por estudante com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos – EJA: desafios e perspectivas” analisa a mediação do processo de formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por um estudante com deficiência intelectual na EJA. De maneira específica, objetiva descrever Situações de aprendizagem envolvendo jogos matemáticos em sala de aula junto a estudante com deficiência intelectual e identificar elementos que fundamentam o processo de formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por estudante com deficiência intelectual. Para o desdobramento da investigação, referenciamo-nos na teoria histórico-cultural, que permite apreender do fenômeno os atributos que lhe são inerentes. Coerente com o embasamento da teoria histórico-cultural, optamos pela pesquisa colaborativa, pois esta abordagem metodológica nos aponta os elementos que permitem desenvolver as ações/mediações de modo compartilhado e colaborativo, viabilizando, desse modo, a formação daqueles conceitos. As reuniões, as narrativas escritas e oral, o planejamento, a observação colaborativa e os encontros colaborativos, foram os procedimentos metodológicos adotados, visto que não apenas são condizentes com a modalidade de pesquisa, assim como se coadunam aos objetivos propostos. As operações mentais da comparação, análise e síntese, abstração e generalização foram as categorias utilizadas para a análise do conteúdo produzido, sendo mobilizadas pelo pensamento, função mental que tem predominância no processo de formação de conceitos. A colaboração e a mediação pedagógica numa perspectiva inclusiva permitiram que, ao final do processo, confirmássemos a tese de que as mediações pedagógicas colaborativas por meio de jogos matemáticos contribuem para a formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por estudante com deficiência intelectual.The included practice goes beyond the teaching-learning process when it is analyzed and organized so that all the participants of this movement are considered as singular people in their rhythm and production of knowledge. The entitled research “Formation of the Basic Mathematical Operations Concepts per Student with Disability in EJA (Educação de Jovens e Adultos) – Challenges and Perspectives” analyzes the mediation in the formation process of the basic mathematical operations per student with intellectual disability in EJA. In a specific way, this research intends to describe situations of learning that involve mathematical games in the classroom, next to the student with intelectual disability, and also intends to identify elements that serve as a basis for the formation process of the basic mathematical operations concepts per student with this specific disability. So it examinates elements that serve as a basis for the formation process of basic mathematical operations per student with this specific disability. The historical and cultural theory that allows to hold the own attributes of the phenomenon was our reference for developing the investigation. Having as support the principles of this theory, we select the collaborative research because it is a methodological approach that shows us the elements for developing actions/ mediations – in a shared and collaborative way – to become possible the formation of those concepts. Meetings, oral and written stories, planning, collaborative observation and others were the methodological procedures used, since they are not compatible with the research modality but also in line with the proposed aims. Some categories were used to analyze the data directed by thought – mental function that prevails in the process of content formation –, such as comparison mental operations, analysis and summary, abstraction and generalization. Collaboration and pedagogical mediation, in an included perspective, allowed us to confirm the following thesis: pedagogical collaborative mediations, through the use of mathematical games, have an important contribution to the formation of the basic mathematical operations per student with intellectual disability.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODeficiência intelectualEducação de Jovens e AdultosFormação de conceitos das operações matemáticas fundamentaisJogos matemáticosA formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por estudante com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos: desafios e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFormaçãoconceitosoperações_Carvalho_2019.pdf.txtFormaçãoconceitosoperações_Carvalho_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain551668https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27579/2/Forma%c3%a7%c3%a3oconceitosopera%c3%a7%c3%b5es_Carvalho_2019.pdf.txtffa9aea2a28f4c0ca8e0bac867918017MD52THUMBNAILFormaçãoconceitosoperações_Carvalho_2019.pdf.jpgFormaçãoconceitosoperações_Carvalho_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27579/3/Forma%c3%a7%c3%a3oconceitosopera%c3%a7%c3%b5es_Carvalho_2019.pdf.jpgd8ae8c91616794130246715dc7be9eb0MD53ORIGINALFormaçãoconceitosoperações_Carvalho_2019.pdfapplication/pdf3380619https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27579/1/Forma%c3%a7%c3%a3oconceitosopera%c3%a7%c3%b5es_Carvalho_2019.pdf70f80ca3f43d46456b6cb1499865c297MD51123456789/275792019-08-25 02:20:15.603oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27579Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-08-25T05:20:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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