Assalto poético no CEJA Lia Campos: um ensino de história aliado à arte, contra a violência e sua naturalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Batista Gomes da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46948
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a violência e sua naturalização na contemporaneidade, tendo em vista uma busca de orientação na vida profissional que leve a ações práticas promovedoras de uma cultura de paz no âmbito do espaço escolar. Tomam-se como referência os homicídios ocorridos na periferia da cidade de Natal (RN), cuja maior vítima é o jovem com perfil social (pobre, negro, morador de periferia) semelhante ao da escola, Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Profa. Lia Campos, campo de atuação profissional do pesquisador. A abordagem parte de teóricos de diversas áreas como, Lilia M. Schwarcz, Hannah Arendt, Marilena Chauí, Marcelo Perine, Zygmunt Bauman, Jean Claude Chesnais, que têm se preocupado em refletir sobre a violência. O campo de reflexão do autor, no entanto, é o da História. Assim, são considerados também documentos oficiais que tratam da educação no Brasil e, especialmente, do ensino de história. Trata-se de uma pesquisa-ação, em que são identificadas situações problemáticas que demandam respostas a partir das próprias pessoas envolvidas. As fontes da pesquisa constituíram-se de entrevistas com integrantes da comunidade escolar e com profissionais da área de segurança. Foram utilizados também, estudos de órgãos que medem a violência, como o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o OBVIO (Observatório da Violência-RN). A proposta do trabalho traz uma perspectiva de atuação mais ampla, envolvendo conteúdos não apenas de História. Como resultado da dissertação, propõe-se reativar o projeto interdisciplinar Assalto Poético e a produção de um videoclipe (o produto) com questões em torno da violência e em prol de uma cultura de paz, na escola e fora dela.
id UFRN_d426afa8167b97deeadf34e9db9d8689
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46948
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, João Batista Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/6776409505921656http://lattes.cnpq.br/0324787585868429Santos, Magno Francisco de Jesushttp://lattes.cnpq.br/9046069221784194Costa, Bruno Balbino Aires dahttp://lattes.cnpq.br/6237253183382621Fagundes, José Evangelista2022-04-13T20:28:04Z2022-04-13T20:28:04Z2022-01-17SILVA, João Batista Gomes da. Assalto poético no CEJA Lia Campos: um ensino de história aliado à arte, contra a violência e sua naturalização. 2022. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46948Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a violência e sua naturalização na contemporaneidade, tendo em vista uma busca de orientação na vida profissional que leve a ações práticas promovedoras de uma cultura de paz no âmbito do espaço escolar. Tomam-se como referência os homicídios ocorridos na periferia da cidade de Natal (RN), cuja maior vítima é o jovem com perfil social (pobre, negro, morador de periferia) semelhante ao da escola, Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Profa. Lia Campos, campo de atuação profissional do pesquisador. A abordagem parte de teóricos de diversas áreas como, Lilia M. Schwarcz, Hannah Arendt, Marilena Chauí, Marcelo Perine, Zygmunt Bauman, Jean Claude Chesnais, que têm se preocupado em refletir sobre a violência. O campo de reflexão do autor, no entanto, é o da História. Assim, são considerados também documentos oficiais que tratam da educação no Brasil e, especialmente, do ensino de história. Trata-se de uma pesquisa-ação, em que são identificadas situações problemáticas que demandam respostas a partir das próprias pessoas envolvidas. As fontes da pesquisa constituíram-se de entrevistas com integrantes da comunidade escolar e com profissionais da área de segurança. Foram utilizados também, estudos de órgãos que medem a violência, como o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o OBVIO (Observatório da Violência-RN). A proposta do trabalho traz uma perspectiva de atuação mais ampla, envolvendo conteúdos não apenas de História. Como resultado da dissertação, propõe-se reativar o projeto interdisciplinar Assalto Poético e a produção de um videoclipe (o produto) com questões em torno da violência e em prol de uma cultura de paz, na escola e fora dela.This study aims to reflect upon violence and its naturalization in contemporaneity, with a view to a search for guidance in professional life that leads to practical actions that promote a culture of peace in the school environment. The homicides that occurred in the peripheral zone of the city of Natal (RN) are taken as reference, whose victims are mostly young people with a social profile (poor, black, periphery resident) similar to the students at the “Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Profa. Lia Campos”, which was the researcher’s field of professional activity. The approach comes from theorists from different areas of study, Lilia M. Schwarcz, Hannah Arendt, Marilena Chauí, Marcelo Perine, Zygmunt Bauman, Jean Claude Chesnais, who have been concerned with reflecting upon violence. The author's field of reflection, however, is History. Therefore, official documents related to education in Brazil and, especially, History teaching, are also taken into consideration. This is action research, in which problematic situations that demand answers are identified directly from the people involved. The research sources consisted of interviews with the members of the school community and with professionals of the security area. Studies of agencies that measure violence were also used, such as the IAER (Institute of Applied Economic Research) and the Violence Observatory of Rio Grande do Norte (VORN). The study proposal brings a wider acting perspective, involving not only History content. As a result of this dissertation, it is proposed to reactivate the interdisciplinary project “Poetic Assault” and make a video clip (the product) with issues upon violence and in favor of a culture of peace, at school and beyond.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilEnsino de HistóriaNaturalização da violênciaConsciência históricaCultura de pazAssalto poético no CEJA Lia Campos: um ensino de história aliado à arte, contra a violência e sua naturalizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAssaltopoeticoCEJA_Silva_2022.pdfapplication/pdf1873635https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46948/1/AssaltopoeticoCEJA_Silva_2022.pdfe4b66be6e71e4b9bc0e9fff8805192b5MD51123456789/469482022-05-02 12:36:25.315oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46948Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:36:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Assalto poético no CEJA Lia Campos: um ensino de história aliado à arte, contra a violência e sua naturalização
title Assalto poético no CEJA Lia Campos: um ensino de história aliado à arte, contra a violência e sua naturalização
spellingShingle Assalto poético no CEJA Lia Campos: um ensino de história aliado à arte, contra a violência e sua naturalização
Silva, João Batista Gomes da
Ensino de História
Naturalização da violência
Consciência histórica
Cultura de paz
title_short Assalto poético no CEJA Lia Campos: um ensino de história aliado à arte, contra a violência e sua naturalização
title_full Assalto poético no CEJA Lia Campos: um ensino de história aliado à arte, contra a violência e sua naturalização
title_fullStr Assalto poético no CEJA Lia Campos: um ensino de história aliado à arte, contra a violência e sua naturalização
title_full_unstemmed Assalto poético no CEJA Lia Campos: um ensino de história aliado à arte, contra a violência e sua naturalização
title_sort Assalto poético no CEJA Lia Campos: um ensino de história aliado à arte, contra a violência e sua naturalização
author Silva, João Batista Gomes da
author_facet Silva, João Batista Gomes da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6776409505921656
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0324787585868429
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Magno Francisco de Jesus
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9046069221784194
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, Bruno Balbino Aires da
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6237253183382621
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Batista Gomes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagundes, José Evangelista
contributor_str_mv Fagundes, José Evangelista
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Naturalização da violência
Consciência histórica
Cultura de paz
topic Ensino de História
Naturalização da violência
Consciência histórica
Cultura de paz
description Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a violência e sua naturalização na contemporaneidade, tendo em vista uma busca de orientação na vida profissional que leve a ações práticas promovedoras de uma cultura de paz no âmbito do espaço escolar. Tomam-se como referência os homicídios ocorridos na periferia da cidade de Natal (RN), cuja maior vítima é o jovem com perfil social (pobre, negro, morador de periferia) semelhante ao da escola, Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Profa. Lia Campos, campo de atuação profissional do pesquisador. A abordagem parte de teóricos de diversas áreas como, Lilia M. Schwarcz, Hannah Arendt, Marilena Chauí, Marcelo Perine, Zygmunt Bauman, Jean Claude Chesnais, que têm se preocupado em refletir sobre a violência. O campo de reflexão do autor, no entanto, é o da História. Assim, são considerados também documentos oficiais que tratam da educação no Brasil e, especialmente, do ensino de história. Trata-se de uma pesquisa-ação, em que são identificadas situações problemáticas que demandam respostas a partir das próprias pessoas envolvidas. As fontes da pesquisa constituíram-se de entrevistas com integrantes da comunidade escolar e com profissionais da área de segurança. Foram utilizados também, estudos de órgãos que medem a violência, como o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o OBVIO (Observatório da Violência-RN). A proposta do trabalho traz uma perspectiva de atuação mais ampla, envolvendo conteúdos não apenas de História. Como resultado da dissertação, propõe-se reativar o projeto interdisciplinar Assalto Poético e a produção de um videoclipe (o produto) com questões em torno da violência e em prol de uma cultura de paz, na escola e fora dela.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-13T20:28:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-13T20:28:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, João Batista Gomes da. Assalto poético no CEJA Lia Campos: um ensino de história aliado à arte, contra a violência e sua naturalização. 2022. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46948
identifier_str_mv SILVA, João Batista Gomes da. Assalto poético no CEJA Lia Campos: um ensino de história aliado à arte, contra a violência e sua naturalização. 2022. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46948/1/AssaltopoeticoCEJA_Silva_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e4b66be6e71e4b9bc0e9fff8805192b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117916085190656