Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luandrey Célio Silva da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49524
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta de ensino coletivo voltada aos estudos de base para os instrumentos de metal (trompete, trompa, trombone, bombardino e tuba) a partir de proposições no âmbito do Curso Livre de Metais (CLM) da Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire/UERN e das concepções pedagógicas de professores que atuam com o ensino coletivo de metais em diferentes contextos. A fim de atingir os objetivos propostos para esses estudos, neste trabalho, utilizamos, como técnicas de produção de dados, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a aplicação de questionário, envolvendo seis professores de diferentes instituições de ensino, que trabalham com a prática coletiva dos instrumentos de metais, com o propósito de compreender melhor quais aspectos são fundamentais para um bom desenvolvimento em aulas coletivas para esses instrumentos e, com isso, ter um melhor direcionamento na elaboração de exercícios para os estudos de base. Assim, com o cruzamento de dados, elencamos os fundamentos, levando em consideração os relatos dos professores e o plano de curso do CLM. Com isso, nossa proposta aborda os seguintes fundamentos: relaxamento – alongamento; respiração; buzzing (besourinho); notas longas; flexibilidade; articulação; escalas com articulações diversas; intervalos; e arpejos. Além disso, também abordamos a prática interpretativa com a sugestão de músicas para construção de repertório voltado para a realidade das aulas coletivas para os instrumentos de metal.
id UFRN_d534a253909632f26f7b4959aca494fc
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49524
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Luandrey Célio Silva dahttp://lattes.cnpq.br/4910349182480436http://lattes.cnpq.br/1494165090933958Silva, Gilvando Pereira daSerafim, Leandro LibardiAlves, LelioOliveira, Mário André WanderleyFarias, Ranilson Bezerra de2022-10-07T23:21:26Z2022-10-07T23:21:26Z2022-05-23COSTA, Luandrey Célio Silva da. Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área. Orientador: Ranilson Bezerra de Farias. 2022. 144f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49524O presente trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta de ensino coletivo voltada aos estudos de base para os instrumentos de metal (trompete, trompa, trombone, bombardino e tuba) a partir de proposições no âmbito do Curso Livre de Metais (CLM) da Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire/UERN e das concepções pedagógicas de professores que atuam com o ensino coletivo de metais em diferentes contextos. A fim de atingir os objetivos propostos para esses estudos, neste trabalho, utilizamos, como técnicas de produção de dados, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a aplicação de questionário, envolvendo seis professores de diferentes instituições de ensino, que trabalham com a prática coletiva dos instrumentos de metais, com o propósito de compreender melhor quais aspectos são fundamentais para um bom desenvolvimento em aulas coletivas para esses instrumentos e, com isso, ter um melhor direcionamento na elaboração de exercícios para os estudos de base. Assim, com o cruzamento de dados, elencamos os fundamentos, levando em consideração os relatos dos professores e o plano de curso do CLM. Com isso, nossa proposta aborda os seguintes fundamentos: relaxamento – alongamento; respiração; buzzing (besourinho); notas longas; flexibilidade; articulação; escalas com articulações diversas; intervalos; e arpejos. Além disso, também abordamos a prática interpretativa com a sugestão de músicas para construção de repertório voltado para a realidade das aulas coletivas para os instrumentos de metal.The present work has the objective of elaborating a proposal of collective education focused on the basic studies for the metal instruments (trumpet, horn, trombone, bombardino and tuba) from propositions in the scope of the Free Course of Metals (FCB) at the Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire/UERN and the pedagogical concepts of teachers who work with collective teaching of brass in different contexts. In order to achieve the proposed objectives for these studies, in this work we used as data production techniques the bibliographic research, the documental research and the application of a questionnaire, involving six teachers from different educational institutions, who work with the collective practice of the instruments of brass, with the purpose of better understanding which aspects are fundamental for a good development in collective classes for these instruments and, with that, to have a better direction in the elaboration of exercises for the basic studies. Thus, with the crossing of data, we list the fundamentals, taking into account the teachers' reports and the FCB course plan. With this, our proposal addresses the following fundamentals: relaxation – stretching; breathing; buzzing (beetle); long notes; flexibility; articulation; scales with different articulations; breaks; and arpeggios. In addition, we also approach the interpretive practice with the suggestion of songs for the construction of a repertoire focused on the reality of collective classes for metal instruments.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAInstrumentos de metal (música) - ensino coletivoPerformance musicalEducação musicalEscola de Música D'alva StellaEnsino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da áreainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinocoletivoinstrumentos_Costa_2022.pdfapplication/pdf16668959https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49524/1/Ensinocoletivoinstrumentos_Costa_2022.pdf07923ac088bb5b85e0e282933f80e968MD51123456789/495242022-10-07 20:22:03.413oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49524Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-07T23:22:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área
title Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área
spellingShingle Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área
Costa, Luandrey Célio Silva da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Instrumentos de metal (música) - ensino coletivo
Performance musical
Educação musical
Escola de Música D'alva Stella
title_short Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área
title_full Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área
title_fullStr Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área
title_full_unstemmed Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área
title_sort Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área
author Costa, Luandrey Célio Silva da
author_facet Costa, Luandrey Célio Silva da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4910349182480436
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1494165090933958
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Serafim, Leandro Libardi
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alves, Lelio
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Oliveira, Mário André Wanderley
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luandrey Célio Silva da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Gilvando Pereira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Farias, Ranilson Bezerra de
contributor_str_mv Silva, Gilvando Pereira da
Farias, Ranilson Bezerra de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Instrumentos de metal (música) - ensino coletivo
Performance musical
Educação musical
Escola de Música D'alva Stella
dc.subject.por.fl_str_mv Instrumentos de metal (música) - ensino coletivo
Performance musical
Educação musical
Escola de Música D'alva Stella
description O presente trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta de ensino coletivo voltada aos estudos de base para os instrumentos de metal (trompete, trompa, trombone, bombardino e tuba) a partir de proposições no âmbito do Curso Livre de Metais (CLM) da Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire/UERN e das concepções pedagógicas de professores que atuam com o ensino coletivo de metais em diferentes contextos. A fim de atingir os objetivos propostos para esses estudos, neste trabalho, utilizamos, como técnicas de produção de dados, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a aplicação de questionário, envolvendo seis professores de diferentes instituições de ensino, que trabalham com a prática coletiva dos instrumentos de metais, com o propósito de compreender melhor quais aspectos são fundamentais para um bom desenvolvimento em aulas coletivas para esses instrumentos e, com isso, ter um melhor direcionamento na elaboração de exercícios para os estudos de base. Assim, com o cruzamento de dados, elencamos os fundamentos, levando em consideração os relatos dos professores e o plano de curso do CLM. Com isso, nossa proposta aborda os seguintes fundamentos: relaxamento – alongamento; respiração; buzzing (besourinho); notas longas; flexibilidade; articulação; escalas com articulações diversas; intervalos; e arpejos. Além disso, também abordamos a prática interpretativa com a sugestão de músicas para construção de repertório voltado para a realidade das aulas coletivas para os instrumentos de metal.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-07T23:21:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-07T23:21:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Luandrey Célio Silva da. Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área. Orientador: Ranilson Bezerra de Farias. 2022. 144f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49524
identifier_str_mv COSTA, Luandrey Célio Silva da. Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área. Orientador: Ranilson Bezerra de Farias. 2022. 144f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49524/1/Ensinocoletivoinstrumentos_Costa_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 07923ac088bb5b85e0e282933f80e968
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117616600350720