ANÁLISE DO EFEITO WING ROCK EM PLACA RETANGULAR COM VARIAÇÃO DA RAZÃO DE ASPECTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante Filho, Geovanio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42948
Resumo: É perceptivo que oscilações no eixo de rolamento de uma aeronave são indesejáveis. O estudo do wing rock, em asas retangulares, é importante para uma melhor percepção do fenômeno. Há uma quantidade considerável de estudos sobre esse tema, principalmente, em asas delta, em razão da maior presença desse fenômeno nesse tipo de geometria. O estudo do fenômeno se faz necessário em razões de aspecto maiores do que 6, a fim de conhecer a influência do aumento da envergadura, em função do ângulo de ataque, no wing rock. A caracterização das oscilações geradas pelos vórtices proporciona movimentos de rotação no eixo de rolamento com base na frequência produzida pelo modelo. Neste trabalho, amostras retangulares com razão de aspecto de 6 à 8, foram colocadas em um túnel de vento com velocidade de 6 m/s, para ângulos de ataque de 0° até 25°, com o incremento de 5° a cada ensaio. O sistema de coleta de dados foi feito por meio de uma placa de Arduino Uno e um acelerômetro, modelo MPU 6050. Os resultados foram obtidos após a aplicação de uma filtragem digital feita para a inibição dos ruídos captados pelo sistema. Os resultados do número de Strouhal foram em torno de 〖10〗^(-2). Os resultados indicam que houve uma semelhança com a literatura, para a maior parte dos testes feitos, observando-se uma diminuição dos vórtices até determinado ponto, comportando-se com uma exponencial.
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