A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19808 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
id |
UFRN_d622d27ce384fe88c31274dfdad546a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19808 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Marcelo Viana dahttp://lattes.cnpq.br/1801687907907663http://lattes.cnpq.br/4265369922470937Azevedo, George Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/1088076378928302Campos, Henry de Holandahttp://lattes.cnpq.br/6482812030706034Peduzzi, Marinahttp://lattes.cnpq.br/7062074048893763Diniz, Rosiane Viana Zuzahttp://lattes.cnpq.br/9248204623363592Moreira, Simone da Nóbrega Tomazhttp://lattes.cnpq.br/3642294168997314Vilar, Maria José Pereira2016-02-18T23:41:00Z2016-02-18T23:41:00Z2014-03-28COSTA, Marcelo Viana da. A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde. 2014. 150f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19808Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESA Educação Interprofissional (IPE) se apresenta como abordagem necessária às reflexões sobre o Processo de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, na realidade brasileira. A pesquisa fornece detalhes sobre a relevância dessa abordagem em duas universidades pesquisadas, tendo como escopo explorar o uso da Educação Interprofissional em Saúde como uma estratégia capaz de fortalecer a reorientação da Educação Profissional de Saúde com vistas à qualificação dos profissionais para o trabalho colaborativo. O estudo adotou uma abordagem de métodos mistos sequenciais para estudo de casos, a partir das técnicas de grupo focal e questionários aplicados aos estudantes e entrevistas individuais para os professores de duas universidades. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo Temática Categorial e Análise Estatística Descritiva. Os resultados demonstram que estudantes e professores reconhecem a necessidade de melhorar as habilidades para a colaboração de futuros profissionais; estudantes se apresentam dispostos a vivenciar experiências de aprendizagem compartilhadas e expressam as limitações atuais na comunicação entre alunos e profissionais de diferentes categorias; ambos os sujeitos arrolados sentem a necessidade de ampliar e consolidar o debate sobre Educação Interprofissional e Trabalho Colaborativo. As duas realidades apresentam importantes fragilidades, tais como estrutura física que dificulta ações interprofissionais, dificuldades nas relações interpessoais e interprofissionais. Há nas duas universidades pesquisadas, iniciativas de IPE, no entanto algumas apresentam maiores limitações na execução das mesmas. Na realidade brasileira, embora haja importantes políticas de reorientação da formação profissional em saúde, ficou evidente as limitações das instituições formadoras na formação de habilidades e competências para o trabalho colaborativo. Assim, o debate sobre Educação Interprofissional e Trabalho Colaborativo se mostra como necessário para atribuir maior envergadura às atuais políticas. A inserção dessa discussão não se configura como tarefa simples diante das características identificadas. No entanto, a realidade de produção dos serviços de saúde apresenta demandas ao processo de formação que não podem ser negligenciadas sob pena de fragilizar a proposta de um sistema de saúde centrado nas necessidades sociais, produzidas no seio das grandes e importantes transformações históricas.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEEnsinoProfissionais de saúdeInteração interpessoalColaboraçãoComunicaçãoA educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdfEducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdfapplication/pdf1476055https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/1/EducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdfb1faba4dbe785f03fcd47262dcdf0b8eMD51TEXTMarceloVC_TESE_2014.pdf.txtMarceloVC_TESE_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain397757https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/8/MarceloVC_TESE_2014.pdf.txte1acfedb03d5f4be3498f1ea93aeaa6bMD58EducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf.txtEducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain394954https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/10/EducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf.txtd0beb3ad87de779818fb5df84ff3c454MD510THUMBNAILMarceloVC_TESE_2014.pdf.jpgMarceloVC_TESE_2014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2266https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/9/MarceloVC_TESE_2014.pdf.jpg5e47f287fbcfe0f99841fe384cf66b11MD59EducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf.jpgEducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/11/EducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf.jpg81153ed94438a3aeb7333ab3f42125ebMD511123456789/198082019-05-26 02:09:28.695oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19808Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:09:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde |
title |
A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde |
spellingShingle |
A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde Costa, Marcelo Viana da CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE Ensino Profissionais de saúde Interação interpessoal Colaboração Comunicação |
title_short |
A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde |
title_full |
A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde |
title_fullStr |
A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde |
title_full_unstemmed |
A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde |
title_sort |
A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde |
author |
Costa, Marcelo Viana da |
author_facet |
Costa, Marcelo Viana da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1801687907907663 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4265369922470937 |
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Campos, Henry de Holanda |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6482812030706034 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Peduzzi, Marina |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7062074048893763 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Diniz, Rosiane Viana Zuza |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9248204623363592 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3642294168997314 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marcelo Viana da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Azevedo, George Dantas de |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1088076378928302 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vilar, Maria José Pereira |
contributor_str_mv |
Azevedo, George Dantas de Vilar, Maria José Pereira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE Ensino Profissionais de saúde Interação interpessoal Colaboração Comunicação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Profissionais de saúde Interação interpessoal Colaboração Comunicação |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-02-18T23:41:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-02-18T23:41:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Marcelo Viana da. A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde. 2014. 150f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19808 |
identifier_str_mv |
COSTA, Marcelo Viana da. A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde. 2014. 150f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/1/EducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/8/MarceloVC_TESE_2014.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/10/EducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/9/MarceloVC_TESE_2014.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/11/EducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1faba4dbe785f03fcd47262dcdf0b8e e1acfedb03d5f4be3498f1ea93aeaa6b d0beb3ad87de779818fb5df84ff3c454 5e47f287fbcfe0f99841fe384cf66b11 81153ed94438a3aeb7333ab3f42125eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117706246258688 |