A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marcelo Viana da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19808
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
id UFRN_d622d27ce384fe88c31274dfdad546a3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19808
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Marcelo Viana dahttp://lattes.cnpq.br/1801687907907663http://lattes.cnpq.br/4265369922470937Azevedo, George Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/1088076378928302Campos, Henry de Holandahttp://lattes.cnpq.br/6482812030706034Peduzzi, Marinahttp://lattes.cnpq.br/7062074048893763Diniz, Rosiane Viana Zuzahttp://lattes.cnpq.br/9248204623363592Moreira, Simone da Nóbrega Tomazhttp://lattes.cnpq.br/3642294168997314Vilar, Maria José Pereira2016-02-18T23:41:00Z2016-02-18T23:41:00Z2014-03-28COSTA, Marcelo Viana da. A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde. 2014. 150f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19808Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESA Educação Interprofissional (IPE) se apresenta como abordagem necessária às reflexões sobre o Processo de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, na realidade brasileira. A pesquisa fornece detalhes sobre a relevância dessa abordagem em duas universidades pesquisadas, tendo como escopo explorar o uso da Educação Interprofissional em Saúde como uma estratégia capaz de fortalecer a reorientação da Educação Profissional de Saúde com vistas à qualificação dos profissionais para o trabalho colaborativo. O estudo adotou uma abordagem de métodos mistos sequenciais para estudo de casos, a partir das técnicas de grupo focal e questionários aplicados aos estudantes e entrevistas individuais para os professores de duas universidades. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo Temática Categorial e Análise Estatística Descritiva. Os resultados demonstram que estudantes e professores reconhecem a necessidade de melhorar as habilidades para a colaboração de futuros profissionais; estudantes se apresentam dispostos a vivenciar experiências de aprendizagem compartilhadas e expressam as limitações atuais na comunicação entre alunos e profissionais de diferentes categorias; ambos os sujeitos arrolados sentem a necessidade de ampliar e consolidar o debate sobre Educação Interprofissional e Trabalho Colaborativo. As duas realidades apresentam importantes fragilidades, tais como estrutura física que dificulta ações interprofissionais, dificuldades nas relações interpessoais e interprofissionais. Há nas duas universidades pesquisadas, iniciativas de IPE, no entanto algumas apresentam maiores limitações na execução das mesmas. Na realidade brasileira, embora haja importantes políticas de reorientação da formação profissional em saúde, ficou evidente as limitações das instituições formadoras na formação de habilidades e competências para o trabalho colaborativo. Assim, o debate sobre Educação Interprofissional e Trabalho Colaborativo se mostra como necessário para atribuir maior envergadura às atuais políticas. A inserção dessa discussão não se configura como tarefa simples diante das características identificadas. No entanto, a realidade de produção dos serviços de saúde apresenta demandas ao processo de formação que não podem ser negligenciadas sob pena de fragilizar a proposta de um sistema de saúde centrado nas necessidades sociais, produzidas no seio das grandes e importantes transformações históricas.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEEnsinoProfissionais de saúdeInteração interpessoalColaboraçãoComunicaçãoA educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdfEducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdfapplication/pdf1476055https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/1/EducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdfb1faba4dbe785f03fcd47262dcdf0b8eMD51TEXTMarceloVC_TESE_2014.pdf.txtMarceloVC_TESE_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain397757https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/8/MarceloVC_TESE_2014.pdf.txte1acfedb03d5f4be3498f1ea93aeaa6bMD58EducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf.txtEducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain394954https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/10/EducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf.txtd0beb3ad87de779818fb5df84ff3c454MD510THUMBNAILMarceloVC_TESE_2014.pdf.jpgMarceloVC_TESE_2014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2266https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/9/MarceloVC_TESE_2014.pdf.jpg5e47f287fbcfe0f99841fe384cf66b11MD59EducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf.jpgEducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/11/EducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf.jpg81153ed94438a3aeb7333ab3f42125ebMD511123456789/198082019-05-26 02:09:28.695oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19808Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:09:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde
title A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde
spellingShingle A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde
Costa, Marcelo Viana da
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Ensino
Profissionais de saúde
Interação interpessoal
Colaboração
Comunicação
title_short A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde
title_full A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde
title_fullStr A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde
title_full_unstemmed A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde
title_sort A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde
author Costa, Marcelo Viana da
author_facet Costa, Marcelo Viana da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1801687907907663
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4265369922470937
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Campos, Henry de Holanda
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6482812030706034
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Peduzzi, Marina
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7062074048893763
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Diniz, Rosiane Viana Zuza
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9248204623363592
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3642294168997314
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marcelo Viana da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Azevedo, George Dantas de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1088076378928302
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vilar, Maria José Pereira
contributor_str_mv Azevedo, George Dantas de
Vilar, Maria José Pereira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Ensino
Profissionais de saúde
Interação interpessoal
Colaboração
Comunicação
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Profissionais de saúde
Interação interpessoal
Colaboração
Comunicação
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-18T23:41:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-18T23:41:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Marcelo Viana da. A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde. 2014. 150f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19808
identifier_str_mv COSTA, Marcelo Viana da. A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde. 2014. 150f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/1/EducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/8/MarceloVC_TESE_2014.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/10/EducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/9/MarceloVC_TESE_2014.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19808/11/EducacaoInterprofissionalAbordagem_Costa_2014.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b1faba4dbe785f03fcd47262dcdf0b8e
e1acfedb03d5f4be3498f1ea93aeaa6b
d0beb3ad87de779818fb5df84ff3c454
5e47f287fbcfe0f99841fe384cf66b11
81153ed94438a3aeb7333ab3f42125eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117706246258688