Computação em nuvem no governo: caminhos para a formação de uma agenda governamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Marcos Fernando Machado de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19532
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender como a computação em nuvem contextualiza-se na agenda governamental e de decisão em TI, à luz do modelo dos múltiplos fluxos, considerando o status atual das políticas públicas de TI, a dinâmica da formação de agenda para a área, a interface entre as diversas instituições, e as iniciativas vigentes acerca do uso da computação em nuvem no governo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas a um grupo de elaboradores de políticas públicas e a outro grupo composto por gestores de TI. Como técnica de analise, este trabalho fez uso da análise de conteúdo e análise de documentos, apresentando parte dos resultados através de nuvem de palavras. No tocante aos principais resultados, destaca-se o excesso de regulamentação para a área, normalmente espalhadas em diversos órgãos do governo federal, o que dificulta a atuação dos gestores. Identificou-se uma falta de conhecimento acerca das normas, programas de governo, regulamentações e diretrizes. Dentre estas destaca-se um desconhecimento acerca do Programa TI Maior, a falta de efetividade do Plano Nacional de Banda Larga na visão dos entrevistados, bem como a influência do Marco Civil da Internet como um elemento que pode emperrar os avanços na utilização da computação em nuvem no governo brasileiro. Destaca-se também a burocratização do processo de aquisição de bens se serviços de TI, limitando, em muitos casos, o avanço tecnológico. Em relação à influência dos atores, não foi possível identificar a presença de um empreendedor político, bem como percebeu-se uma ausência de força política. O fluxo político foi influenciado apenas pelas mudanças dentro do governo. A fragmentação foi um fator de peso para o enfraquecimento do tema no processo de formação de agenda. A segurança da informação foi questionada por parte dos respondentes que a apontou como principal limitação aliada à falta de capacitação dos servidores públicos. Em termos de benefícios, a economia de recursos aparece em destaque, seguida pela melhoria da eficiência. Por fim, a discussão sobre a computação em nuvem precisa avançar dentro da esfera pública, considerando que a experiência internacional já está bem mais avançada, enquadrando a computação em nuvem como um elemento responsável pela melhoria dos processos, serviços prestados e economia dos recursos públicos.
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Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19532O objetivo deste trabalho é compreender como a computação em nuvem contextualiza-se na agenda governamental e de decisão em TI, à luz do modelo dos múltiplos fluxos, considerando o status atual das políticas públicas de TI, a dinâmica da formação de agenda para a área, a interface entre as diversas instituições, e as iniciativas vigentes acerca do uso da computação em nuvem no governo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas a um grupo de elaboradores de políticas públicas e a outro grupo composto por gestores de TI. Como técnica de analise, este trabalho fez uso da análise de conteúdo e análise de documentos, apresentando parte dos resultados através de nuvem de palavras. No tocante aos principais resultados, destaca-se o excesso de regulamentação para a área, normalmente espalhadas em diversos órgãos do governo federal, o que dificulta a atuação dos gestores. Identificou-se uma falta de conhecimento acerca das normas, programas de governo, regulamentações e diretrizes. Dentre estas destaca-se um desconhecimento acerca do Programa TI Maior, a falta de efetividade do Plano Nacional de Banda Larga na visão dos entrevistados, bem como a influência do Marco Civil da Internet como um elemento que pode emperrar os avanços na utilização da computação em nuvem no governo brasileiro. Destaca-se também a burocratização do processo de aquisição de bens se serviços de TI, limitando, em muitos casos, o avanço tecnológico. Em relação à influência dos atores, não foi possível identificar a presença de um empreendedor político, bem como percebeu-se uma ausência de força política. O fluxo político foi influenciado apenas pelas mudanças dentro do governo. A fragmentação foi um fator de peso para o enfraquecimento do tema no processo de formação de agenda. A segurança da informação foi questionada por parte dos respondentes que a apontou como principal limitação aliada à falta de capacitação dos servidores públicos. Em termos de benefícios, a economia de recursos aparece em destaque, seguida pela melhoria da eficiência. Por fim, a discussão sobre a computação em nuvem precisa avançar dentro da esfera pública, considerando que a experiência internacional já está bem mais avançada, enquadrando a computação em nuvem como um elemento responsável pela melhoria dos processos, serviços prestados e economia dos recursos públicos.This work aims to understand how cloud computing contextualizes the IT government and decision agenda, in the light of the multiple streams model, considering the current status of public IT policies, the dynamics of the agenda setting for the area, the interface between the various institutions, and existing initiatives on the use of cloud computing in government. Therefore, a qualitative study was conducted through interviews with a group of policy makers and the other group consists of IT managers. As analysis technique, this work made use of content analysis and analysis of documents, with some results by word cloud. As regards the main results to overregulation to the area, usually scattered in various agencies of the federal government, which hinders the performance of the managers. Identified a lack of knowledge of standards, government programs, regulations and guidelines. Among these he highlighted a lack of understanding of the TI Maior Program, the lack of effectiveness of the National Broadband Plan in view of the respondents, as well as the influence of Internet Landmark as an element that can jam the advances in the use of computing cloud in the Brazilian government. Also noteworthy is the bureaucratization of the acquisition of goods to IT services, limited, in many cases, technological advances. Regarding the influence of the actors, it was not possible to identify the presence of a political entrepreneur, and it was noticed a lack of political force. Political flow was affected only by changes within the government. Fragmentation was a major factor for the theme of weakening the agenda formation. Information security was questioned by the respondents pointed out that the main limitation coupled with the lack of training of public servants. In terms of benefits, resource economy is highlighted, followed by improving efficiency. Finally, the discussion about cloud computing needs to advance within the public sphere, whereas the international experience is already far advanced, framing cloud computing as a responsible element for the improvement of processes, services and economy of public resourcesporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOComputação em nuvemBenefíciosLimitaçõesFormação de agendaMúltiplos fluxosAgenda governamentalComputação em nuvem no governo: caminhos para a formação de uma agenda governamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALComputacaoNuvemGoverno_Medeiros_2014.pdfComputacaoNuvemGoverno_Medeiros_2014.pdfapplication/pdf2408904https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19532/1/ComputacaoNuvemGoverno_Medeiros_2014.pdf9e1351ac594d4d999f146a53d3234cf1MD51TEXTMarcosFernandoMachadoDeMedeiros_TESE.pdf.txtMarcosFernandoMachadoDeMedeiros_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain339064https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19532/6/MarcosFernandoMachadoDeMedeiros_TESE.pdf.txta3ad78e07d047201e077d367f36daaaaMD56ComputacaoNuvemGoverno_Medeiros_2014.pdf.txtComputacaoNuvemGoverno_Medeiros_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain339064https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19532/8/ComputacaoNuvemGoverno_Medeiros_2014.pdf.txta3ad78e07d047201e077d367f36daaaaMD58THUMBNAILMarcosFernandoMachadoDeMedeiros_TESE.pdf.jpgMarcosFernandoMachadoDeMedeiros_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2726https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19532/7/MarcosFernandoMachadoDeMedeiros_TESE.pdf.jpga250f00c46c7ed46003291d77bc914f5MD57ComputacaoNuvemGoverno_Medeiros_2014.pdf.jpgComputacaoNuvemGoverno_Medeiros_2014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2726https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19532/9/ComputacaoNuvemGoverno_Medeiros_2014.pdf.jpga250f00c46c7ed46003291d77bc914f5MD59123456789/195322019-01-29 22:41:21.939oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19532Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T01:41:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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