Fotoperformance: intervindo no cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ilton Luiz Fonseca de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53153
Resumo: O presente artigo é um relato de experiência com fotoperformance nas aulas de Artes no Campus Picuí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O objetivo geral desta pesquisa é investigar o desenvolvimento de ações voltadas para uma categoria de arte, a fotoperformance, na perspectiva da contextualização e mobilização da realidade sociocultural dos estudantes no ensino médio. Especificamente, este trabalho busca analisar minha experiência docente, a partir de uma ação pedagógica voltada à fotoperformance, para provocar reflexões com o intuito de aperfeiçoar a prática em sala de aula e aprofundar os conhecimentos em relação a estratégias didáticas. A pesquisa é norteada por referências da pesquisa-ação, a exemplo de Gil 1991) e Tripp (2005). A respeito da performance, a pesquisa teórica está embasada nos seguintes autores: Richard Schechner (2003); Jorge Glusberg (2009); Roselee Goldberg (2012); Regina Mellin (2008); Gilberto Icle (2018). Com esta pesquisa, alcançou-se a reflexão sobre a importância da estratégia didática para se efetivar o conhecimento em Artes Visuais, a importância da fotografia como registro e a fotoperformance como arte.
id UFRN_d6e1c2f8965abc472a682064b47ca048
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53153
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Ilton Luiz Fonseca dehttp://lattes.cnpq.br/5027136470015779http://lattes.cnpq.br/4131001511243402Barbosa, Eduardo Romero LopesGuaraldo, Laishttp://lattes.cnpq.br/7170148744222443Born, Rodrigo Montandon2023-07-07T22:50:45Z2023-07-07T22:50:45Z2023-04-03OLIVEIRA, Ilton Luiz Fonseca de. Fotoperformance: intervindo no cotidiano. Orientador: Rodrigo Montandon Born. 2023. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53153O presente artigo é um relato de experiência com fotoperformance nas aulas de Artes no Campus Picuí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O objetivo geral desta pesquisa é investigar o desenvolvimento de ações voltadas para uma categoria de arte, a fotoperformance, na perspectiva da contextualização e mobilização da realidade sociocultural dos estudantes no ensino médio. Especificamente, este trabalho busca analisar minha experiência docente, a partir de uma ação pedagógica voltada à fotoperformance, para provocar reflexões com o intuito de aperfeiçoar a prática em sala de aula e aprofundar os conhecimentos em relação a estratégias didáticas. A pesquisa é norteada por referências da pesquisa-ação, a exemplo de Gil 1991) e Tripp (2005). A respeito da performance, a pesquisa teórica está embasada nos seguintes autores: Richard Schechner (2003); Jorge Glusberg (2009); Roselee Goldberg (2012); Regina Mellin (2008); Gilberto Icle (2018). Com esta pesquisa, alcançou-se a reflexão sobre a importância da estratégia didática para se efetivar o conhecimento em Artes Visuais, a importância da fotografia como registro e a fotoperformance como arte.Este artículo es un relato de experiencia con fotoperformance en clases de Artes en el Campus Picuí del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Paraíba. El objetivo general de esta investigación es indagar cómo desarrollar acciones dirigidas a la fotoperformance, desde la perspectiva de contextualizar y movilizar la realidad sociocultural de los estudiantes de secundaria. Específicamente, esta investigación busca analizar mi experiencia docente, desde una acción pedagógica enfocada en la fotoperformance, para provocar reflexiones con el objetivo de mejorar la práctica en el aula, profundizando conocimientos en relación a las estrategias didácticas. Esta investigación presenta algunas referencias a la investigación acción, como Gil 1991) y Tripp (2005). En cuanto a la actuación el marco teórico se basa en los siguientes autores: Richard Schechner (2003); Jorge Glusberg (2009); Roselee Goldberg (2012); Regina Mellin (2008); Gilberto Icle (2018). Con esta investigación se llegó a una reflexión sobre la importancia de la estrategia didáctica para que sea efectiva, el conocimiento en Artes Visuales, la importancia de la fotografía como registro y la fotoperfomance como arte.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESFotoperformanceSequência didáticaContextualizaçãoEnsino médioAção pedagógicaFotoperformance: intervindo no cotidianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFotoperformanceintervindocotidiano_Oliveira_2023.pdfapplication/pdf1808139https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53153/1/Fotoperformanceintervindocotidiano_Oliveira_2023.pdf24d3a93ac4e7c86a648ee11f7f5944f5MD51123456789/531532023-07-07 19:51:20.254oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53153Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-07T22:51:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fotoperformance: intervindo no cotidiano
title Fotoperformance: intervindo no cotidiano
spellingShingle Fotoperformance: intervindo no cotidiano
Oliveira, Ilton Luiz Fonseca de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Fotoperformance
Sequência didática
Contextualização
Ensino médio
Ação pedagógica
title_short Fotoperformance: intervindo no cotidiano
title_full Fotoperformance: intervindo no cotidiano
title_fullStr Fotoperformance: intervindo no cotidiano
title_full_unstemmed Fotoperformance: intervindo no cotidiano
title_sort Fotoperformance: intervindo no cotidiano
author Oliveira, Ilton Luiz Fonseca de
author_facet Oliveira, Ilton Luiz Fonseca de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5027136470015779
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4131001511243402
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Barbosa, Eduardo Romero Lopes
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Guaraldo, Lais
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7170148744222443
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ilton Luiz Fonseca de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Born, Rodrigo Montandon
contributor_str_mv Born, Rodrigo Montandon
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Fotoperformance
Sequência didática
Contextualização
Ensino médio
Ação pedagógica
dc.subject.por.fl_str_mv Fotoperformance
Sequência didática
Contextualização
Ensino médio
Ação pedagógica
description O presente artigo é um relato de experiência com fotoperformance nas aulas de Artes no Campus Picuí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O objetivo geral desta pesquisa é investigar o desenvolvimento de ações voltadas para uma categoria de arte, a fotoperformance, na perspectiva da contextualização e mobilização da realidade sociocultural dos estudantes no ensino médio. Especificamente, este trabalho busca analisar minha experiência docente, a partir de uma ação pedagógica voltada à fotoperformance, para provocar reflexões com o intuito de aperfeiçoar a prática em sala de aula e aprofundar os conhecimentos em relação a estratégias didáticas. A pesquisa é norteada por referências da pesquisa-ação, a exemplo de Gil 1991) e Tripp (2005). A respeito da performance, a pesquisa teórica está embasada nos seguintes autores: Richard Schechner (2003); Jorge Glusberg (2009); Roselee Goldberg (2012); Regina Mellin (2008); Gilberto Icle (2018). Com esta pesquisa, alcançou-se a reflexão sobre a importância da estratégia didática para se efetivar o conhecimento em Artes Visuais, a importância da fotografia como registro e a fotoperformance como arte.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-07T22:50:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-07T22:50:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Ilton Luiz Fonseca de. Fotoperformance: intervindo no cotidiano. Orientador: Rodrigo Montandon Born. 2023. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53153
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ilton Luiz Fonseca de. Fotoperformance: intervindo no cotidiano. Orientador: Rodrigo Montandon Born. 2023. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53153/1/Fotoperformanceintervindocotidiano_Oliveira_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 24d3a93ac4e7c86a648ee11f7f5944f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832792310120448