Práticas matemáticas em escolas de tempo integral de "ensino médio" no RN (1978-2019): permanências e alterações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria Betânia Valentim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52501
Resumo: O presente trabalho está centrado no estudo de História da Educação Matemática (HEM) e na História do Tempo Presente (HTP), e tem como objetivo identificar e analisar as permanências e as alterações ocorridas nas práticas docentes de professores de Matemática que atuaram/atuam em escolas de ensino médio em tempo integral, no Rio Grande do Norte (RN), no período de 1978 a 2019. Esta pesquisa possui caráter qualitativo, utilizando-se dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas. Norteados pela concepção de que o ensino em tempo integral não se limita apenas à ampliação da jornada de atividades nos espaços de aquisição do conhecimento, nem somente à prática de um currículo integrado, desejosos de conhecer sobre a HEM desenvolvida ao longo dos anos no RN, elaboramos a seguinte questão: quais as permanências e quais as alterações existentes nas práticas do ensino de Matemática em escolas de ensino médio que funcionaram/funcionam na modalidade de educação/ensino integral, no período de 1978 a 2019? Foram selecionadas três escolas, que ao longo do recorte temporal dessa pesquisa, desenvolveram/desenvolvem atividades em tempo integral: duas em formato de internato e a terceira em tempo integral. Nestas instituições realizamos entrevistas com cinco ex-alunos e com três professores de Matemática que nelas lecionaram/lecionam. Para complementar as experiências relatadas, incluímos as vivências de mais dois professores do ensino médio integral recentemente implementado no RN que nos enviaram seus testemunhos por vídeos que passaram a compor nosso Produto Educacional (PE). Este PE consiste em um recurso audiovisual em formato de vídeo, intitulado de Práticas docentes em matemática na educação/ensino integral no RN (1978-2019): permanências e alterações. O vídeo é o registro das práticas matemáticas desenvolvidas pelos professores que se dispuseram a demonstrar, a partir de suas falas, como trabalharam/trabalham nessas modalidades da educação básica no RN. O objetivo do vídeo é alcançar professores em formação inicial e continuada, bem como outros professores que estão no ensino da Matemática. Nossas análises identificaram que em cada contexto as práticas matemáticas possuem características diferentes. Verificamos que das três instituições analisadas, em duas delas os professores realizavam suas atividades de maneira autônoma, permanecendo com suas práticas inalteradas ao longo de suas carreiras. No modelo de ensino da terceira instituição, percebemos a busca dos professores por mudanças e adaptações nas práticas matemáticas embora condicionadas por reformas da educação básica. Por fim, registramos as histórias das práticas docentes e acreditamos ter contribuído com as pesquisas em Educação Matemática do Rio Grande do Norte.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52501O presente trabalho está centrado no estudo de História da Educação Matemática (HEM) e na História do Tempo Presente (HTP), e tem como objetivo identificar e analisar as permanências e as alterações ocorridas nas práticas docentes de professores de Matemática que atuaram/atuam em escolas de ensino médio em tempo integral, no Rio Grande do Norte (RN), no período de 1978 a 2019. Esta pesquisa possui caráter qualitativo, utilizando-se dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas. Norteados pela concepção de que o ensino em tempo integral não se limita apenas à ampliação da jornada de atividades nos espaços de aquisição do conhecimento, nem somente à prática de um currículo integrado, desejosos de conhecer sobre a HEM desenvolvida ao longo dos anos no RN, elaboramos a seguinte questão: quais as permanências e quais as alterações existentes nas práticas do ensino de Matemática em escolas de ensino médio que funcionaram/funcionam na modalidade de educação/ensino integral, no período de 1978 a 2019? Foram selecionadas três escolas, que ao longo do recorte temporal dessa pesquisa, desenvolveram/desenvolvem atividades em tempo integral: duas em formato de internato e a terceira em tempo integral. Nestas instituições realizamos entrevistas com cinco ex-alunos e com três professores de Matemática que nelas lecionaram/lecionam. Para complementar as experiências relatadas, incluímos as vivências de mais dois professores do ensino médio integral recentemente implementado no RN que nos enviaram seus testemunhos por vídeos que passaram a compor nosso Produto Educacional (PE). Este PE consiste em um recurso audiovisual em formato de vídeo, intitulado de Práticas docentes em matemática na educação/ensino integral no RN (1978-2019): permanências e alterações. O vídeo é o registro das práticas matemáticas desenvolvidas pelos professores que se dispuseram a demonstrar, a partir de suas falas, como trabalharam/trabalham nessas modalidades da educação básica no RN. O objetivo do vídeo é alcançar professores em formação inicial e continuada, bem como outros professores que estão no ensino da Matemática. Nossas análises identificaram que em cada contexto as práticas matemáticas possuem características diferentes. Verificamos que das três instituições analisadas, em duas delas os professores realizavam suas atividades de maneira autônoma, permanecendo com suas práticas inalteradas ao longo de suas carreiras. No modelo de ensino da terceira instituição, percebemos a busca dos professores por mudanças e adaptações nas práticas matemáticas embora condicionadas por reformas da educação básica. Por fim, registramos as histórias das práticas docentes e acreditamos ter contribuído com as pesquisas em Educação Matemática do Rio Grande do Norte.The present work is centered on the study of History of Mathematics Education (HEM) and History of Present Time (HTP), and aims to identify and analyze the permanences and changes that occurred in the teaching practices of Mathematics teachers who worked/act in full-time high schools, in Rio Grande do Norte (RN), in the period from 1978 to 2019. This research has a qualitative character, using the following methodological procedures: bibliographic research, documentary research, field research and semi-structured interviews. Guided by the conception that full-time education is not limited only to the extension of the day of activities in the spaces of acquisition of knowledge, nor only to the practice of an integrated curriculum, wishing to know about the HEM developed over the years in RN, we elaborated the following question: what are the permanences and what are the existing changes in the practices of mathematics teaching in high schools that worked/functioned in the modality of education/full-time education, in the period from 1978 to 2019? Three schools were selected, which throughout the time frame of this research, developed/developed fulltime activities: two in boarding school format and the third in full-time. In these institutions we conducted interviews with five former students and with three mathematics teachers who taught/teach there. To complement the reported experiences, we included the experiences of two more teachers from the recently implemented comprehensive high school in RN, who sent us their testimonials through videos that became part of our Educational Product (EP). This EP consists of an audiovisual resource in video format, entitled Teaching practices in mathematics in comprehensive education/teaching in RN (1978-2019): permanences and changes. The video is the record of mathematical practices developed by teachers who were willing to demonstrate, from their speeches, how they worked/work in these modalities of basic education in RN. The goal of the video is to reach teachers in initial and continuing education, as well as other teachers who are in mathematics teaching. Our analyses identified that in each context the mathematical practices have different characteristics. We found that of the three institutions analyzed, in two of them the teachers performed their activities autonomously, remaining with their practices unchanged throughout their careers. In the third institution's teaching model, we noticed the teachers' search for changes and adaptations in mathematical practices although conditioned by reforms in basic education. Finally, we register the stories of teaching practices and believe to have contributed to the research in Mathematics Education in Rio Grande do Norte.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino de matemática em tempo integralHistória da educação matemáticaEnsino médio em tempo integralPráticas matemáticasPráticas matemáticas em escolas de tempo integral de "ensino médio" no RN (1978-2019): permanências e alteraçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPraticasmatematicasescolas_Moreira_2022.pdfapplication/pdf5730224https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52501/1/Praticasmatematicasescolas_Moreira_2022.pdf135baedff610c1933aacf9c720565203MD51123456789/525012023-05-25 12:24:29.957oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52501Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-25T15:24:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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